quarta-feira, 6 de julho de 2016

Trabalho de: “ Sociedade Cultura ética e Cidadania” Professora:Sara de Souza Ribeiro; Turma: LHN 02 (LBN10) (Faculdades Integradas Ipiranga).Políticas publicas assistencialismo, política social, política participativa.






FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA

DISCIPLINA: SOCIEDADE CULTURA ETICA E CIDADANIA

PROFESSORA: (M.A) SARA DE SOUZA RIBEIRO




 LBN 10
Alunos:
Sebastião Pereira Viana Júnior
Edemir   Mougo Von Paumgartten  Júnior












De acordo com o texto de PEDRO DEMO, responda s seguintes questões.

















1º ) De acordo com o texto de Pedro Demo o que vem a ser; Política Social?

R= É a política que vem de forma a contribuir dando ao individuo poder trabalhar para poder enfrentar as desigualdades sociais, sendo assim de forma organizada para garantir os interesses dos cidadãos, garantindo sua auto sustentação, distingue em três horizontes: política assistência ou política socioeconômica, políticas participativas,  entretanto política social  não é  ajuda, piedade ou voluntariado, mas sim atende a necessidade de consciência  política, nos quais se o sujeito mais carente vem enfrentando varias dificuldades, ela tende a ajudá-lo.    



2º ) De acordo com o texto de Pedro demo o que vem  a ser:Políticas assistencialistas e a quem elas devem beneficiar?

R=é a política que vêem a dar assistência aos grupos indivíduos  onde são auto-sustentáveis. Onde precisam de condições para garantir sua necessidade de sobreviver. 




3º ) De acordo com o texto de Pedro Demo o que vem a ser política socioeconômicas e qual o seu direcionamento?


R=De acordo dom o texto, política socioeconômica é quando o estado ao invés de suprir a pobreza por meio de doações ele procura elaborar atividades econômicas para garantir sobrevivência as pessoas  com menor potencial de sobrevivência, pois gerando mais emprego também reforça e muito a qualidade de vida dos mais pobres. Seus direcionamentos é voltados para políticas de empregos, políticas de apoio  as formas de micro produção, política de  profissionalização de mão de obra, política de habitação de baixa renda, política de saúde, nutrição,  saneamento, política de previdência, política de transporte , urbanização política de fundos sociais.  



4º)De  acordo com o texto de Pedro Demo o que vem a ser: Política participativa?

R= Política participativa é quando estado garante o direito de cidadania  oferecendo serviços públicos  como: saúde,educação básica, segurança publica, acesso a informação e justiça e entre outros no entanto percebemos o quanto mais ou menos é a pobreza política.
Por isso deve haver um estudo político para atender as dificuldades dos cidadãos e que todos possam a  ser atendidos de forma democrática sem exceção, desse modo as desigualdades sociais serão menos em resposta de quanto o estado está contribuindo para o desenvolvimento social, permitindo assim os cidadãos exercerem seus direitos de forma mais justa.










DEMO, Pedro. Política Social, educação e Cidadania. 8º ,Ed,Campinas: Papirus, 2005.124 p . (Magistério Formação e Trabalho Pedagógico).  pag.,25 -42.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário