quarta-feira, 6 de julho de 2016

Trabalho de: “Linguagem e Meio de Comunicação” Professor: Raimundo de Araujo Tocantins; Turma: LHN 02 (LBN 30) (Faculdades Integradas Ipiranga). Resumo do artigo: Poder e Mídia e Criminalização dos Movimentos Sociais no Brasil nas Ultimas 30 décadas..













FACULDADES  INTEGRADAS  IPIRANGA

PROFESSOR   (M A) : RAIMUNDO  ARAUJO  TACANTINS

DISCIPLINA LINGUAGEM E MEIO DE COMUNICAÇÃO

Artigo Analisado:
PODER E MIDIA E CRIMINALIZAÇAO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL NAS ULTIMAS TRINTA DÉCADAS

TRABALHO DAS DISCIPLINAS HISTORIA /BIOLOGIA

ALUNOS    LBN 10
Docentes:












Os movimentos sociais só  torna-se noticias quando a policia entra em confronto com eles. É por isso que muitos os rejeitam  sem conhecê-los. Por outro lado, o discurso da manutenção da ordem social e a ideologia dominante transmitido pela mídia fazem esconder as injustiças sociais, a concentração de renda, as desigualdades sociais e a manutenção do poder e do sistema capitalista VOLANIN,pp,14


A sociedade acaba por se convencer e levar em consideração que o ato de lutar por um direito torna-se um crime contra a ordem social. VOLANIN,pp,14




Proletários de todos os países uni-vos!. MARX  e ENGELS, pp,97





























INTRODUÇÃO


O referido trabalho tem por objetivo faze uma analise da visão que a mídia dá aos movimentos sociais no Brasil, o contesto social que o Brasil vive, envolvido por uma mídia burguesa, e os meios  de comunicação e partidos políticos atrelados a esses interesses.
Abordar como nos últimos 30 anos, as mídias vêem marginalizando os movimentos sociais. A Mídia da elite brasileira, sempre reforça que os movimentos de MST, sem teto, e outros, são um risco a  sociedade.
Em contra partida surge a resistência dos movimentos sociais, como as ONGs e sites, contra uma poderosa arma complexa toda uma estrutura midiática capitalista. É pois necessário que a tomada da consciência da necessidade das lutas sociais seja entendido como uma luta, não como uma ameaça, como o governo e a mídia impões em sua mídia. 
A questão dos lucros hoje em dia foi multifacetada, (várias faces) . A empresa rede globo produz novelas, filmes shows jogos etc., são produtos   dessa industria  cultural, de uma industria capitalista também.
            Vão industrializar  e reproduzir isso da reprodução em larga escala estão relacionado ao lucro, o que da lucro vai ser produzido exemplo, quanto mais eles chamarem a atenção para a questão da violência e da banalização mais eles vendem, e aliena as pessoas.
            É essa a mídia que vai criminalizar os movimentos sociais, um aparelho ideológico que só visa ao lucro, hoje se diz que não é sensacionalista. Mas são sim!Quanto mais eles colocarem de forma negativa  os assuntos, mais eles vendem o seu produto final de sue aparelho ideológico. E um desses alvos dessas maquina, objetiva a criminalização dos Movimentos Sociais. 






















1-MOVIMENTOS SOCIAIS; E COMO A MIDIA EXPÕE 
PARA A SOCIEDADE EM SEU APARELHO IDEOLOGICO




Pense, num certo momento,  a sociedade desperta para questões sociais, e começa a se movimentar, começa a quebrar os velhos paradigmas da sociedade capitalista, deixamos de lado a classe dominante e a sua cultura imposta,  nos organizamos em “cooperativas humanistas”, e  não capitalista. E começamos a trabalharmos para o nosso “desenvolvimento humano”, para as nossas necessidades e não para o capitalismo e para a classe dominante.
Médicos, professores, cientistas, e outros,  conseguem se desprender das amarras do individualismo, da própria opressão do patrão, Esse novo trabalho e feito para o bem comum,  começamos a ter consciência de socializar o trabalho e a cultura produzida, e não, vender a baixos preços para o mercado.
Quando os jovens vão ao shopping aos montes, isso é um protesto, o que é produzido por nos, não é para todos, isso é apenas um dos pensamentos que a grande mídia quer afogar, eles querem empurrar uma consciência de que você tem que pagar pelo produto que é ético, essa ética é toda construída para manter a sociedade capitalista.
Privatização da água da luz,  dos bens natureza,  tudo na natureza, está apropriado pela burguesia, eles estão destruindo o sistema. Então a luta é para manter essa sociedade, eles tende a banalizar, criminalizar os movimentos sociais, o dia que a consciência humana  e  a moralidade  se elevar será essa realidade mudará.

Sebastião Pereira Viana Júnior;  Arquivo pessoal





1.1-EXPLICAÇÕES BASICAS SOBRE NOSSO ESTUDO


A conjuntura social do Brasil, é marcada por três aspectos, a qual nos deteremos a estudá-los. Que se posiciona contraio  diretamente aos movimentos sociais

Alta mídia burguesa: é uma burguesia voltada para a defesa de sua hegemonia, e a manutenção do sistema capitalista.

Campo ideológico: Ideologia é um conjunto de idéias, que os meios de comunicação, tv, radio etc., nas mãos dessa rica burguesia

Outra função da ideologia, segundo Chauí, é de que  os valores da classe dominante são estendido à classe dominada. VOLANIN, pp,6.


Movimentos sociais: seria a resistência, onde o poder publico é incompetente se levante esses movimentos; Eles conseguem ter alguns meios alternativos para a resistência.


1.2-MOVIMENTO SOCIAL

Os movimentos sociais se caracterizam por um contexto sócio histórico, que ocorre em um paradigma, seja ele da classe, raça etnia etc. Atualmente esses movimentos tende a se organizar em redes, para lutar por um objetivo em comum, e nos diferentes temas. “Ou seja os movimentos transitam, fluem e acontecem em espaços não consolidados das estruturas e organizações sociais. Na maioria das vezes eles estão questionando estas estruturas e propondo novas formas organização a sociedade” política.GOHN e BRINGELpp,20   
Percebemos que o autor na citação, explica que ele aborda uma questão de classe social, como processo de lutas sociais, e de resistência. E mais, ele aborda a tendência marxista de  classe opressora e oprimidos.
A sua ideologia tem a função de manter uma classe sobre a outra., em oposição,  p próprio Marx internacionaliza os movimento do proletariado, em suas lutas  sociais no Manifesto Comunista, quando ele conclui o texto:  Proletários de todo o  Mundo Uni vos !
Essa mídia que articula e molda os interesses da elites, seja ela agrária, industrial, é  a mesma que criminaliza os movimentos sociais, é a mesma que impõe uma cultura da mesmice da miséria e da pobreza, e de que tudo está certo.

1.3-MIDIA NO BRASIL

O contexto histórico que vivemos no Brasil  hoje, sem duvida constitui um processo de formação da sociedade capitalista, e da democracia capitalista. Essa democracia consiste num aparelho alienatário da população, tudo o que foge ao seu controle é brutalmente repreendido, e banalizado recebendo da mídia toda uma carga negativa a seu respeito
Nesse processo e nessa superestrutura do governo, nesse controle, está em contra partida, os movimentos sociais,   MST, movimento indígena, movimento dos sem teto, GLBT, etc. Constituem movimentos que são tachados constantemente pela mídia   de ameaça a ordem e a tranqüilidade da população, “ mas eles são a população !”.
Os movimento surgem a partir de uma necessidade onde o estado não tem competência para atuar, ou por interesses acaba por beneficiar grupos empresariais, ou grandes conglomerados econômicos.

Ou seja, os movimentos transmitem, fluem e acontecem  em espaços não consolidados das estruturas organizacionais.  Na maioria das vezes    eles estão questionando estas estruturas e propondo novas forma de organização à sociedade política. (...)...,GOHN e BRINGEL ,pp,20


No Brasil, os movimentos sociais sempre foram alvo da grande mídia burguesa, essa mídia impõe para a população, uma visão distorcida dos verdadeiros valores do que se está buscando num movimento.
Esse aparelho constitui-se por se caracterizar por se rum aparelho ideológico opressor. Como a religião, e o capitalismo, ele tende a favorecer um grupo,  e os interesses de um grupo, acabando, o “estado” a andar lado a lado com esses burgueses da grande mídia. 
Esses senhores do colarinho branco burgueses, abrangem um todo um sistema econômico e político de poder na sociedade brasileira, é por objetivos dessa mídia e do estado, banalizar, e criminalizar os movimentos sociais.
A fim de manter uma população atônica e calada, diante dos mandos e desmandos do estado, não se pode contestar a pureza e a miséria nesse pais, tudo tem que estar na ordem.Mesmo que essa ordem, dessa autoritária, com o objetivo de alienar a população, em seus textos e reportagens criminalizando os movimentos.
            Essa cultura que é transmitida pela grande mídia burguesa, no Brasil, no espaço privado, o produto e o telespectador, são fronteiras  que se diminuem, e que mas que se confunde com a realidade com o quem se transmite, fica algo fora do rela e que a classe subalterna aceita sem questionar. 


Atualmente a chamada “grande mídia” continua operando de forma camuflada,mas sob outro foco: não apenas de reproduzir a ideologia política do Estado, mas sob domínio da propaganda e defensiva da ideologia dominante  e subordinada a lógica do mercado. . VOLANIN, pp,9.

            Na citação acima, percebemos que a ideologia é manipulada de forma a atender as necessidades da classe dominante, seja ela movimentar preços, pesquisas, resultados de pesquisa de eleição etc.
Em nossa historia os interesses político e econômicos, sempre tem servido aos interesses da classe dominante, a grande mídia brasileira vêem controlando a sociedade a muito tempo, através de seu aparelho ideológico. Essa ideologia dominante e subordinada a lógica do mercado.
Esse embate, da grande mídia, e sua  campanha redes de televisão,portais, jornais, revistas de grande circulação nacional, sempre voltado para os interesses da elite, e seu poder sob o capital financeiro para manter o estado sob seu domínio.
A ditadura militar, foi impiedosa em caçar e criminalizar os movimentos sociais, e como  sempre os estado, mesmo quando ele se diz está na democracia, sempre eles favoreceu os grande empresários, como segue na citação a baixo:

Ninguém tem duvida de que o papel infame da ditadura militar, seus ataques sistemáticos aos movimentos sociais, suas funções ideológicas e mantenedoras da ordem burguesa na sociedade brasileira,  legitimando a exploração, a miséria a desigualdade social, oriunda a sociedade de classe. VOLANIN, pp,9.
  
            Essa mídia opressora e dominadora, passa questionar tudo e qualquer fato, uma vez que a concentração do poder da mídia está nas mãos de poucos, assim  a mídia influencia na vida das pessoas, filosoficamente é como se vivêssemos numa Matrix, com o agente Schimidith  determinando  a sua vida, uma  prisão que você  não consegue se libertar, porque tudo ali que é imposto é uma verdade, que você não tem como contestar.
            Você acredita  que é livre porque pode escolher se acredita ou não, você pensa que pode escolher no que quer acreditar, você acredita que vivemos num estado democrático, que é livre para votar, se não votar tas ferrado.Eles impões uma cultura de miséria, pobreza,, de que isso é normal,  e você acredita.


Os movimentos sociais não são meramente abstratos. Eles são constituídos por sujeitos: homens e mulheres a mídia ao criminalizar um movimento popular, criminaliza os sujeitos neles inseridos VOLANIN,pp,15.


Na citação a cima percebemos como é colocado a cultura da criminalização dos movimentos sociais, embora a população seja taxada de criminosa, ainda em grande escala, a cultura do medo, e da criminalização são bastante forte no Brasil.
O conflito entre  população e a classe dominante, esta querendo manter propriamente o que lhe dá lucro,  e única exclusivamente, a existência do capitalismo como sistema da classe dominante. 





1.4-“INTENTORA COMUISTA”. A  PRIMEIRA VITIMA DA AGRESSIVIDADE E DO PODER DA MIDIA


Em 1935, a mídia, motivados por seu poder, de classe dominante, detentores dos meios de comunicação, pois esse movimento foi duramente oprimido pelos meios dominantes de comunicação. Banalizando e criminalizando o movimento como um processo extremista e de criminosos. Entre organizações de grupos sociais todos oprimidos pelo estado e pela mídia.


1.5-PROFESSORES CONSTANTEMENTE VITIMAS DA  REVISTA VEJA E DA MIDIA EM GERAL

Numa clara violação aos direitos da greve a revista Veja, anuncia que os professores durante a greve estariam, que as férias estariam ameaçadas. Eles colocam como algo definitivo, e fechado, objetivando desviar os olhares para o verdadeiro motivo daquele movimento, “os dados reais estavam voltados para a desvalorização salarial do professor,  e do desgaste humano devido a quantidade de atividade que o professor recebe VOLANIN, pp,2 ”.
O que se vê hoje nas  greves em Belém e nas lutas do professores,  em Belém na sala de aula, é  que os alunos vêem com aquele estigma da mídia,  de que a culpa da greve e do atraso escolar é “culpa do professor”. Eles vêem bombardeados pela mídia burguesa, quando na verdade, o governo não está preocupado com o trabalho do professor e o bem deles em seu campo de trabalho. 
Desvalorização do profissional, agressão no dia a dia, falta de estrutura nas instituições de ensino, necessidade de carga horária grande para ter o mínimo de um salário maior, poder publico ausento e inoperante, entre outros aspectos que deixam o professor sozinho em seu trabalho, nunca é divulgado pela mídia. O professor não pode ser somente funcionário publico, ele tem que partir para outras instituições particulares para aumentar sua renda, tomando assim praticamente todo o seu dia.

Noticias  transmitidas em um período correspondente a cinqüenta anos de diferença entre uma e outra, mostra o mesmo objetivo dos de muitos órgãos de comunicação; criminalizar os movimentos sociais ou manifestações populares que  vão aquém dos interesses de grupos a concentração do poder e dos veículos de comunicação VOLANIN, pp,2

Entendemos na citação  de Volanin, percebemos  que existe um interesse que se resume pela luta pelo poder, e  a interpretação ligada a esses interesses que é dado pela mídia, criminalizar os movimentos soais, é o mesmo que dizer a sociedade, fica quieta, ou dizer que a população, é composta por vândalos e  desordeiros que querem acabar com a ordem nacional.
Embora existe uma luta desigual, da grande mídia, e da informações transmitidas, e o entendimento de como o “receptor midiático” entende  esse processo, da manipulação das informações e a postura antiética da mídia. Que possui um a postura ideológica e política em relação à estrutura e organização da sociedade, mas especificamente sobre os movimentos sociais. VOLANIN, pp,2.
            Nesse processo, entendemos que existe toda uma ideologia oculta imposta, é pois necessário, entender as intenções e interesses almejados por essa mídia brasileira, que tem o poder sobre esse mecanismo de dominação em suas mãos.   


2-IDOELOGIA E PODER IDEOLOGICO DO SISTEMA
CAPITLAISTA E DO ESTADO  E DA CLASSE DOMINANTE

Consistem manter poder sobre todo um processo do uso dos meios, de comunicação, nessa jogada suja, está a grande mídia, e os sistema capitalista. A grande contestação que levantamos é que a mídia o poder, está voltado para a manutenção do sistema capitalista, e o que esse  sistema existe para manter a sociedade hierarquizada.
A sociedade não pode contestar as desigualdades, não pode contestar a pobreza, não pode contestar essas relação de poder que a sociedade capitalista mantém, sem que seja duramente reprimida por essa  “DITADURA MIDIATICA BURGUESA”, o objetivo é manter a classe dominante sempre no poder.    
Esse sistema da classe dominante se constituem, por uma opressão sobre os movimentos e organizações populares no Brasil. Isso se constitui por um monopólio, acaba por influencias todo um contexto social, individuais e sociais.
Segundo Marx escreveu que a ideologia citou um sistema que pode se sobrepor a consciência individuais, para ele a ideologia pode ser usada para reprimir toda forma de manifestação, como vemos no quadro social brasileiro.Ele coloca que a ideologia pode ocasionar  todo um sistema de aprisionamento social coletivo e individual. 
Para ele toda essa carga ideologia provem da classe dominante, que detém os meios de produção  material. E também os meios de produção intelectual e político. Esse  poder constituem no objetivo da manutenção da sociedade capitalista. 



Com isso, a mídia,  por mais  que esteja  a serviço privado transmite a ideologia do poder estatal, visto Ester está sempre sob influenciada sobre a classe dominante e detentora dos meios de comunicação mais influentes  e conseqüentemente alienadoras. VOLANIN, pp,5


            Percebemos na citação que o grande fator opressor, é o estado, por mais que a mídia, esteja voltado para os interesses privados, e de transmitir essa ideologia da classe dominante para, esse aparelho consiste em (econômico,social e político, plano das idéias). O estado é ainda o grande detentos de controle social, e ele possui mecanismos violentos de repressão que se ria a policia, caso ele preciso usar a força, e não só a ideologia.
Embora haja resistência por causa das varias classes sociais existentes,   ainda sim acaba por força maior da opressão ideológica prevalecer os preceitos e as idéias da classe dominante, e esse mecanismo de opressão é a mídia.   

Os conflitos sociais são camuflados, justificando as diferenças existentes, decorrente da ordem natural das coisas. São considerados naturais os fatos em que na verdade são frutos das ações humanas, por exemplo, dizer que a divisão de classe faz parte da natureza. VOLANIN, pp,6.


            Na citação a cima percebemos como é forte o pode4r da mídia e das pessoas que detém, o poder de  divulgação, querer tornar assuntos de desigualdades socais, e da existência da classe sociais, como algo da natureza, como se fosse normal, é  afirmar que a humanidade é inocente por natureza, acreditar nessa conversa é para os tolos.
            Divisão de classe social, não é uma dádiva, não é algo natural, não é místico não PE divino não é nada. É sim uma ação humana de um grupo opressor sobre os outros, é comum sim!Mas não é justo a manutenção da existência da divisão de classes, porque ela gera hierarquias, e pobrezas.
A questão do domínio da cultura como forma de movimento social, começo com a escola de Franfurt, principalmente através de   Horkeheime e Adono a partir da década de 40, relacionado a questão da economia, chegou-se a conclusão que dominando a questão cultural, se conseguiria grande possibilidade de sucesso. 
Esse foi um movimento que foi pioneiro em questionar o processo de industrialização da cultura.Segundo esse movimento a mídia passa a ser uma transmissora de dominação e da cultura de elite. 
Essa produção midiática serviria toda para o controle social e para a alienação das classes subalternas, uma jogada inteligente, uma vez que como a população  ficaria em grande parte a mercê da ideologia da elite. 
Os meios de comunicação de massa, está diretamente ligados a esses aspectos, esse campo ideológico esta voltado para a permanência e manutenção  da  sociedade das divisões  classes e do sistema capitalista. Essa cultura para Frenkjurt, ela não é apenas um sistema de opressão, na medida em que as massas pegam esse conteúdo  e fazem uma releitura desse material e começa a contestá-lo.

Hoggrt Willians  e Thompson, preocupados em como se constitui aq classe trabalhadora, buscam definir a noção tradicional de cultura de modo que consideram a cultura midiática aquele que passa a conceder a cultura de forma abrangente. VOLANNIN,pp,7

A citação a cima quer dizer que a cultura midiática, é uma forma de manter o controle, quando ela se torna global, ou abrangente, ou vista como verdade,  ela se torna o elemento cultural de dominação e controle das outras cultura.
Verdades, absolutas, informações pela metade, interesses, elitizados, informações baseadas em números, mas que não abrangem todo  a complexidade de um assunto são colocados como definitivo. Uma mentira falada muitas vezes se torna uma verdade. 



A mídia é um reflexo  do processo hegemônico (Williams 1978): ao mesmo tempo em que ele incorpora e se adapta as diferentes cultura, em um processo continuo de negociação; ele intera os valores,significados  e crenças da classe dominante. Esta ideologia  dominante não existe sozinha. VOLANNIN,pp,8


Essa cultura e essa imposição, que a citação a cima explica, sobre a  classe dominante, se torna um processo global, que por intermédio da mídia essa se torna o meio de propagação dessa cultura dominante. Entender esse processo, é entender um contexto sócio histórico no Brasil.Segundo VOLANIN, ter em suas mãos os meios de comunicação de massa, se torna mais hegemônica a forma de se impor a sociedade os seus valores e crenças da classe dominante.
            Quando a mídia bate nos movimentos sociais, o interesse, é para banalizar ao maximo, co0m o objetivo de manter o  que já está, não despertar a artenção social para uma nova realidade, mais de igualdade, manter a desigualdade,e o sistema capitalista é o ideário da classe dominante e seus mecanismo.


2.1-RESISTENCIA; A MIDIA ALTERNATIVA NAS MÃOS DA POPULAÇÃO. COMO FATOR DE RESISTENCIA A OPRESSÃO






E finalmente reconhecer nos meios de comunicação alternativos como forma de divulgação da importância das organizações populares para a transformação de superação da injustiças e desigualdades sociais  VOLANIN, pp,2.


Além disso, a teoria marxista avançou numa analise  dos processos de formação do proletariado enquanto classe  e movimento social, na verdade dois lados da mesma moeda , que resistiu por mais de um século . Marx e Engels apontaram  um dos problemas da formação da subjetividade  coletiva – ou da ação coletiva, como ficou consagrada a partir da de cada de 1960 nas abordagens olsonianas  e pós olsoniana: se há tendência centrípetas que contribuem para a formação da classe enquanto sujeito político.GONH e BRINGEL,pp,59




Uma demanda social provem cultura e lazer, refletem e colocam em discussão os diferentes. Então, a partir daí, esta linha de pensamento passou a entender que aquele que passa a receber a informação, deixa de ser um ser passivo e passa a ser um ser ativo, buscando uma posição de espectador fora da passividade e da dominação, resgatando –o como produtor se sentidos, como sujeito capaz de resistir e de contestar o conteúdo explicito em toda e qualquer forma de orientação midiática. VOLANIN, pp,7.


A citação a cima, propõe que o leitor deve adquirir uma postura critica em relação a essa cultura que é imposta, a partir do momento em que ele passa a não so ouvir e aceitar passivamente ele se torna um sujeito ativo.
É através dos mecanismos como face book, Watt Zapp, que está incomodando a grande camada política, que detém o poder, é através de ações para restringi-las, para proibi-las que essas ações arbitrarias se perpetuam cada vez mais.
Essa ação é uma ação do estado “democrático burguês”, você não vai dizer quer o Brasil por intermédio dessa falsa democracia representativa quer banalizar os movimentos sociais. Você vai falar que é uma ação do socialismo, porque  é isso que eles querem que você pense, que a culpa não caia sobre a “democracia” e essa gama de políticos corruptor que só defendem o seu interesses.
A mídia alternativa é isso uma forma de projeção política de oposição por parte da população, e isso está incomodando, tudo que se levante contra a ordem, é constantemente bombardeado. Lembre-se que uma mentira dita muitas vezes, ela se torna uma verdade, criminalizar os movimentos socais é objetivo único me exclusivo da grande mídia burguesa.
            A forma como aparece essa resistência é através da mídia alternativa, que se perpetua com jornais comunitários, radio comunitários, jornais escolar, essa produção cultural engloba todo um sistema de resistência chamado de “produção de material midiático alternativo”. Sendo assim mídia alternativa e movimento sociais constituem um processo de comunicação alternativo


2.2-A MIDIA: UM MEIO DE CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NAS ULTIMAS TRINTA DECADAS NO BRASIL

Os movimentos sociais abrangem uma gama de perspectivas, voltados para interesses variados reivindicado por  diversas categorias, classes, etnias etc. Esses movimentos se levantam devido a necessidade em comum, assim se organizam as redes, hoje não se defende mais partido político, o militante pode estar num partido depois ele pode estar em outro que defenda os interesses da sua comunidade.Seja ela etnia indígena, quilombola tes.
Essas condições provem das desigualdades socais  comum, que atinge todas essas categorias ou comunidades.No entanto, segundo ALVEZ (2000), esses movimentos se apresentem em suas atividades de forma precária,  muitas vezes sem nenhuma  instrução política e cultural na pratica, para os debates com os seu opressores..   

“A ênfase da luta implica considerar que a força da resistência está no encontro entre exploradores e dominados por uma libertação do reprimido pelo domínio do capital”VOLANIN,pp,11.

Segunda a citação a cima os embate se dá por uma perspectiva marxista, entre dominantes e dominados, embora na desvantagem organizacional, da classe que reivindica melhorias, ainda sim ocorre a existência das redes e dos movimentos. Contra os detentores do grande capital.
            Esse processo e essa movimentação da população através dos movimentos sociais, o que caracteriza um movimento legal e legitimo, coisa  que é inquestionável, frente ao descaso do poder publico, das desigualdades do capitalismo.
            Em contra partida e ferrenha oposição a esse levante está a grande imprensa,  ou seja a mídia burguesa, que ferrenhamente transmite uma ideologia que tende a desmerecer a participação popular, banalizar a ação da população   é a sua meta.Até para ela  manter o controle social.  
            Os movimentos sociais têm em sua origem, os movimentos de esquerda, aquela geração que lutou contra o Czarismo, na Rússia, Revolução Cubana etc. os movimentos sociais não são atual, até na idade media existiram movimentos sociais, MS se fortaleceram nas revoluções Russas e Cubanas.
            No entanto esses movimentos esbarram na opressão da mídia, que é um aparelho ideológico a serviço do estado, estado esse que eles impõe, seja por meio de ditaduras, e outros governo autoritários pronto a abafar os movimentos sociais.  


Com isso comprova-se que os movimentos sociais não são invenções das classes populares, dos capitalistas ou mesmo de intelectuais, eles nascem da insatisfação por parte de determinada classe ou grupo social. Significa  uma rebeldia coletiva, um protesto diante do confronto ideológico entre um e outro segmento social. Tomam medidas de mudança tomadas pelas sociedades em conjunto concordante que podem causar revoluções na realidade dos indivíduos. VOLANIN,pp,12.

            A citação acima explica o que é um movimento social, e como surge, constituem uma necessidade em vista da realidade, em grande parte, da exploração,da violência a esses grupos seja no campo, no trabalho, a sociedade civil se levante através desses movimentos 
            Os movimentos sociais no Brasil é muito recente,  desde as rebeliões dos escravos, as lutas operarias, camponesas, até o MTS, e muitos outros para entender a multiplicidade e ações especificas.
As estruturas midiáticas hoje no Brasil e no mundo, dificilmente abriram espaço para os debates e expressões ou constituição de interesses que ameacem a estrutura da sociedade capitalista, e cada vez mais esses movimentos sociais são criminalizados pela grande mídia.
A mídia impõe uma visão de que os movimentos sociais são ações de desordeiros, os colocam como algozes da sociedade, e de terroristas, arruaceiros  e criminosos.Até a idéia de demonizar ou satanizar esses movimentos a mídia coloca isso.
Eles joga que eles trazem prejuízo  para o mercado, e outros adjetivos cruéis são impostos a eles pela mídia. Eles se tornam noticias quando a policia entra em conflito com eles, os jornais usam editorias, artigos, colunas, profissionais pagos para desqualificar esses movimentos.


2.3-PROPOSTAS DE MUDANÇA E LEVANTE SOCIAL À HORA DO EMBATE

Por intermédio desse aparelho ideológico está a falsa globalização, como um processo democrático burguês, e a falsa propaganda  a favor da globalização, e nesse cenário que vão se levantar os movimentos sociais.
A globalização inicia-se no século XV, as praticas de sobreposição cultural já existia desde o descobrimento, do Brasil, não tinha esse nome. O processo de globalização moderno tem inicio com a expansão do capitalismo, no final do século XV.
A globalização é um fenômeno capitalista, que começou na era dos descobrimentos. É um fenômeno de necessidade da dinâmica do capitalismo, de formar uma aldeia global, que permite maiores mercados.
É uma forma de integrar ou interligar o mundo, levando em considerações aspectos econômicos, sociais, culturais, e políticos, isso tudo, gerando a fase de expansão capitalista. Esse processo por expansão marítima, desenvolveu a partir da revolução industrial.



Para  Milton Santos a Globalização se dá por ser um processo de perversidade, onde os países da America foram subjugados e massacrados. “Quando tudo permite imaginar que se tornou possível a criação de um mundo veraz”SANTOS,pp,17.


Globalização como  fabula: fala-se em aldeia global diz-se que as difusões das noticias, realmente informa as pessoas mercado homogêneo, se tornou menos unido, tornado-se mais distante o sonho da cidadania.

Globalização com perversidade: o fortalecimento do estado, o salário médio tende a baixar, a educação de qualidade é cada vez mais inacessível.


Uma outra Globalização: para Milton Santos  uma globalização mais humana, Segundo Milton Santos ele acredita que um processo de mudança ocorrerá partindo dos países pobres, feita pelos pobres.

Revolução: Para Marx o proletariado seria o agente motor desse processo para a formação da sociedade socialista se convertendo em comunista. Esse processo não seria de forma pacifica, mas o próprio capitalismo não é pacifico. 







CONCLUSÃO

            No estudo feito, percebemos que a grande mídias detentora dos meios de comunicação, apresentam propostas de controle e cultura social, por intermédio da ideologia  da classe dominante a qual ela faz parte. 
            A grande mídia burguesa opressora, transmite matérias, cultural dados, como uma verdade absoluta, a raiz do problema em grande parte, elas não divulga, exemplo dos índios só divulgam que eles estão saindo da floresta,  com dados e números mas a causas que são as madeireiras eles não descrevem.
            Em contra partida percebemos a resistência do leitor, vendo com visão critica e intervindo, a banalização dos movimentos sociais ligados a necessidade, de categorias diversas,   é constantemente criminalizada pelos meios  de comunicação, e da mídia burguesa.



























REFERENCIAS:


VOLANIN. Leopoldo. Poder e Mídia: A Criminalização dos Movimentos Sociais no Brasil nas Ultimas Trintas Décadas.


MARX e ENGELS. Karl e Friedrich. O manifesto do partido Comunista. Martin Claret.São Paulo. 2014


GOHN e  BRINGEL. Maria da Gloria e Breno M.  Movimentos Sociais na Era Global. Vozes,2012.


SANTOS, Milton, Por uma Outra Globalização. Record LTDA, Rio de Janeiro, 2000.






Nenhum comentário:

Postar um comentário