quarta-feira, 6 de julho de 2016

Trabalho de: “ Sociedade Cultura ética e Cidadania” Professora: Sara de Souza Ribeiro ; Turma: LHN 02 (LBN 30) (Faculdades Integradas Ipiranga). Elaborar uma interpretação partir do filme e do texto para próxima aula. Segundo o seu entendimento. (Filme 1492 A Conquista do Paraíso) e o texto: (O Conjunto da America Diabólica de Laura de Melo e Souza ).

02/02/2016







SOCIEDADE CULTURA ÉTICA E CIDADANIA

PROFESSORA: SARA DE SOUZA RIBEIRO





Turma: LBN 10
Alunos:
Sebastião Pereira Viana Júnior
Edemir   Mougo Von Paumgartten Júnior










2º ATIVIDADE: Elaborar uma interpretação partir do filme e do texto para próxima aula. Segundo o seu entendimento. (Filme 1492 A Conquista do Paraíso) e o texto : (O Conjunto da America Diabólica de Laura de Melo e Souza )



















INTRODUÇÃO



A pesquisa tem por objetivo  identificar os aspectos da  mentalidade dos lideres religiosos, da época, na colônia brasileira e nas sociedades pré colombianas. O texto descreve aspectos sobre a idolatria  na America pré colombiana e as formas de perseguição a essas praticas religiosas.  
No primeiro momento o texto fala sobre  a demonologia e a importância da America no desenvolvimento da ciência. O primeiro contato que o texto e o filme apresenta um contato pacifico, não foi moldado por violência apenas num primeiro contato, nem poderia, pois os espanhóis e seus lideres seja rei ou igreja, e Colombo estavam apenas reconhecendo o território para a implantação do seu projeto maior de exploração.
O autor fala que a navegação é o inicio do desenvolvimento da ciência, somente do filme ele mostra como era a convivência era de forma precária, mas foi lá que foram feitos estudos de técnicas náuticas  e astrônomas e o inicio da consolidação de uma terra redonda.   







CONTEUDO NORTEADOR

Parece que a justificativa do europeu estava em expandir a sua Fé católica, o objetivo de salvar aquelas almas que estavam cativas pelo demônio. No caso de Cristóvão Colombo,  que desejava o ouro da America, com a justificativa de recuperar a nova Jerusalém a Dom João III, justificava a colonização e a exploração brutal através da fé católica. Isso é fato do interesse de Colombo assim como todo homem de sua época ele era mais um homem sedento de ouro capaz de o tornar em um louco sanguinário. O filme prova isso tanto que ele pediu 10% de tudo o que conseguisse na America.
A PRESENÇA DA DEMONOLOGIA:  com a descoberta da America a demonologia foi a ciência teológica mais desenvolvida ou que mais se propagou (cronistas e missionários eclesiásticos ), quem fazia esses relatos. Essa tendência era caracterizada por um processo hegemônico de poder, da cristianização.
É  como se a demonização, a medida que os agressivos europeus iam se expandindo eles iam associando esses novos povos as suas crenças povos como índia Etiópia e America.
            Apesar de alguns autores como Pedro de Valencia e outros escreviam em tom antisuperticiosos, nessa época, ainda era difícil diferenciar as barreiras da magia, religião e ciência. A demonologia também  surge como um sistema de caça as bruxas, as viagens passavam a ser sinônimo de conhecer os outros.  
A DEMONOLOGIA  se desenvolveu a partir de relatos, viagens nos escritos, seja ele relacionado aos jesuítas ou não. A APROXIMAÇÃO DO MODELO SABÁTICO: para o espanhol Não havia muita diferença entre o índio idolatra e uma bruxa, a coisa boa era a igreja católica a ruim chamava-se igreja diabólica.
A demonologia é visto  como um campo complexo do conhecimento revolucionário com o surgimento do moderno pensamento voltado para a investigação do pensamento moderno antisuperticioso, diferenciar o pensamento os demônios da religião e a magia.
Do que  se imagina e de que se comprova o moderno vai justificar as coisas através  da ciência da superstição . A ciência   teve papel fundamental na demonologia para o europeu, o individuo estava em estado primitivo de natureza,por isso a catequese é importante ela tira esse sujeito de seu estado primitivo.
Parece que esse contexto histórico começou a ficar hibrido, até protestantes faziam defumação como os Tupinambás, , o contexto passa a ficar composto por misturas culturais religiosas embora houvesse e demonologia e a força para os hereges.os sacerdotes Incas, Maias, Astecas, e até pejes tupi foram quase  sempre chamados de bruxos e feiticeiros.
A mudança do nome de Terra de Santa  Cruz para Brasil foi atribuída a obra do demônio,  por João de barros e frei Vicente. Acreditaram que foi a arvore do pau vermelho que roubara o nome santificado dado a terra santa anterior.
O caso das revoltas de alguns indígenas foi atribuído a um demônio menor, e as revoltas políticas de Guaixará e Aimberê, chefes que lutam em 1566-1567. Eram chefes tamoios. Muita das informações e relatos eram Feitos por missionários e cronistas. A idolatria da America foi interpretada pelos doutores da igreja a sociedades pré colombianas e depois nasceu o humanismo cristão.
Eles viam a idolatria como uma forma de não ser naturalmente mas diabólica, ela  é o começo e o fim  de todos os males. As perseguições e caças as bruxas, e a demonização  persistiram até o século XVIII, depois ninguém mais dava importância a isso, até os portugueses estavam pouco incomodados como o sabe e os feiticeiros.    



CONCLUSÃO

Por fim, concluímos que o europeu e os índios que se encontraram tinham aspectos diferentes, embora o europeu dotado de valores religiosos, ele viria acabar subjugando esse nativo, mais tarde seja pela crença, seja pela força da espada e pela escravidão.
Embora o texto não tenha entrado nesse aspecto, o filme “A Conquista do Paraíso”, acaba por colocar essa perspectiva de um europeu agressivo e sedento de ouro e prata, a escravidão viria acontecer.
Embora acontecesse o hibridismo, da América pré colombianas e Brasil, ainda sim o catolicismo e o protestantismo sendo culturas da elite branca acabaria pro prevalecer, seja ela com adaptações ou com puro radicalismo, mesmo assim houve uma fusão nas culturas.










REFERENCIAS:


SOUZA  LAURA DE MELO. Inferno Atlântico Demonologia   e Colonização, Companhia das letras , São Paulo,1993






Nenhum comentário:

Postar um comentário