quarta-feira, 6 de julho de 2016

Trabalho de: “ Sociedade Cultura ética e Cidadania” Professora: Sara de Souza Ribeiro ; Turma: LHN 02 (LBN 30) (Faculdades Integradas Ipiranga). TEXTO: A cultura afro como norteadora da cultura brasileira?

02/03/2016








SOCIEDADE CULTURA ÉTICA E CIDADANIA

PROFESSORA: SARA DE SOUZA RIBEIRO





Turma: LBN 10
Aluno:
Sebastião Pereira Viana Júnior










5º ATIVIDADE:




















TEXTO: A cultura afro como norteadora  da cultura brasileira?



1º ) Qual o objetivo do texto?
R=> O objetivo do texto é resgatar a cultura afro, que acultura brasileira tem um desconhecimento sobre suas origens o que gera um preconceito a essa questão.

2º ) R=> Qual a metodologia utilizada para desenvolver o presente artigo?
R=>O autor SILVA utiliza muitos “sites”, que provem de usuários leigos, que passam uma espécie de conhecimento do senso comum.

3º )O que é cultura de acordo com  o texto e suas experiências empírica? 
 R=>Segundo SILVA,  a cultura é uma produção humana, fruto de sua inteligência e que possibilita o seu entendimento, da mesma forma que permite o repasse de geração em geração.
Em nosso entendimento, se eu produzo um desenho, ele é cultura agora depende  se for uma cultura de resistência,  ou “marxismo cultural”, ou uma tendência avessa a essa perspectiva ou uma cultura que expressa uma forma comum, sem uma expressão de resistência.

4º )de que forma o negro pode preservar ou transformar o sua  cultura e seus valores no Brasil?
R=>Ele faz adaptação desses valores, hora aceitando pela força da igreja, e hora fazendo uma mesclagem com culturas compatíveis com a sua, ocorreria um intercambio  de culturas. 

5º ) Qual a contribuição do povo Africano para a formação brasileira? Identifique três exemplos?
R=>A contribuição africana no aspecto cultural, foi muito relevante, tanto na formação física da população quanto em aspectos culturais,.
Exemplo: culinária,língua,musica,religião etc.
Patrimônio cultural imaterial: Frevo, capoeira
Patrimônio cultural Material:  utensílios de cozinha e indumentária, esculturas  de argila, tempero na culinária.


6º ) As considerações finais sustentam o objetivo do texto?Justifique?
R=>O objetivo do texto é levantar uma critica  a termos pejorativos e mal informados sobre a cultura afro até preconceituosa, embora essa cultura esteja presente, em grande escala em nossa sociedade. 

As considerações sustentam o objetivo Existe uma espécie de medo do desconhecido, porque ele fala da desinformação, e de uma cultura que vive a margem, sempre relegada a termos pejorativos a ela.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário