quarta-feira, 6 de julho de 2016

Trabalho de: “ Sociedade Cultura ética e Cidadania” Professora: Sara de Souza Ribeiro ; Turma: LHN 02 (LBN 30) (Faculdades Integradas Ipiranga). Exercício.

23/02/2016








SOCIEDADE CULTURA ÉTICA E CIDADANIA

PROFESSORA: SARA DE SOUZA RIBEIRO





Turma: LBN 10
Aluno: Sebastião Pereira Viana Júnior




3º ATIVIDADE:

1º ) “É difícil analisarmos a sociedade e os costumes indígenas porque se lida com povos de culturas muito diferentes, da nossa,  e sobre a qual existem  ainda um forte preconceito”
De acordo com  o texto esse preconceito com relação ainda existe? Justifique!

R=>Sim o preconceito  existe, principalmente para esses povos que ficaram a margem da sociedade, olhar preconceituoso, etnocêntrico,  acreditar que se trata de pessoas atrasadas culturalmente, que cultuam demônios, que são fedorentos etc.
Essa visão etnocêntrica, provem de viajantes, jesuítas, que em seus relatos  tiveram visões distorcidas, o índio nunca foi ouvido, para expor seu ponto de vista, eles não foram vistos como os mais importante, assim ficariam a margem da sociedade.
Muitas dessas visões preconceituosas atualmente provem da mídia,  das novelas, filmes excluindo e dando visões errôneas sobre esses povos, em livros e outras mídias, ajudam a  construir um contexto negativo em relação a eles .


2º ) De acordo com o texto de fausto,  descreva os motivos pelo quais os grupos indígenas foram dominados por um grupo de europeus?

R=>Acredito que não existia uma nação indígena, mas grupos que possibilitaram os portugueses se aliar com alguns grupos e fazer guerra,  e se fortalecer para  dominar outras grupos indígenas. A  questão da religião também foi muito  favorável ao colono.
Outro método de dominação era por parte da igreja católica; Para a igreja o bom cristão significava também adequar os hábitos de trabalho dos europeus, a política católica protegia contra a  escravidão. (mas no entanto era por meio da arte do convencimento, o individuo entendia que estava tudo bem por isso mais grave  que a violência), era uma forma de dominação também.








3º ) Ainda sobre o texto de fausto (2013), identifique os motivos pelos quais após a ocupação das terras brasileiras opta-se pelo trabalho escravo negro, ao invés da indígena  nativo da região?

R=>Os portugueses conheciam as habilidades nos negros, muitos já tinham sua cultura onde já trabalhavam  com ferro,e criação de gado, sua capacidade de produzir era bem mais superior aos indígenas.



4º ) O que é sociedade? Veja dois autores Milton Santos, Darci Ribeiro, Boris fausto, Karl Marx.

R=> Autor pesquisado 1º  Milton Santos: uma marxista não ortodoxo; ele não gosta dos marxista ortodoxos porque ele diz que quando não se renova uma corrente, ela tende a se tornar uma religião ou dogma, e como tal ele tende a  alienar  ou “emburrecer” o ser humano.
“Por ele a idéia de formação social não deve ser confundida com a noção  social global para ele i espaço é o mesmo processo histórico. O composto econômico ou sócio econômico ele é apenas um conjunto de situações de uma totalidade, em existência de tensão, em movimentos de um grupo” SANTOS, pp,241
Para  TALCOTT PARSON, “para quem a sociedade dele é vista como um sistema global, articulado os subsistemas econômicos, políticos, religioso etc. cada qual com uma função especializada”. SANTOS,pp,241.
            A sociedade está relacionada com o espaço, e ao mesmo tempo em que a dimensão está permanentemente ocupado e se ajusta em decorrência da realidade econômica e social, mas que apo mesmo tempo sofre influência da mesma.

Autor pesquisado 2º  Darcy Ribeiro: Para esse autor se da pela miscigenação, uma mesclagem   das culturas dos europeus, africanos, e indígenas, em sua obra, ele defende o negro, e faz militância para os estudos afro descendentes nas escolas. Darcy Ribeiro é mais voltado para a questão cultural, eu constrói a sociedade e não um sistema político e econômico
Embora os indígenas não constituíam uma formação política complexa, pois não se via o Brasil como um pais,  apesar da diversificação lingüística, indígenas uma das características que vão destacar o território brasileiro.
Muitos outros povos indígenas tiveram papel na formação do povo brasileiro. Alguns deles escravos preferenciais, por sua familiaridade com a tecnologia dos paulistas antigos”. RIBEIRO,PP,34.



5º ) De acordo com o exposto em sala de aula, e os textos analisados, identifique o que é sociedade e de  que forma se deu a formação da sociedade brasileira?

R=> A formação da  sociedade brasileira segundo o texto analisado, se dá por  um processo cultural que envolve os humanos, ela não se caracteriza por apenas uma questão econômica, mas com uma camada social dividida por costumes, gostos, e comportamento e culturas  diversificado. Isso se caracteriza pó uma perspectiva cultural.
                         





REFERENCIAS:

SANTOS Milton. Espaço e Sociedade, Vozes.

SANTOS Milton. O Espaço Dividido,Edusp,2004

RIBEIRO darcy. Povo brasileiro a formação e o sentido do Brasil. São Paulo, Companhia das letras,1995.

FAUSTO Boris. Historia do Brasil, São Paulo. Editora das Universidade de São Paulo, 2013



































Nenhum comentário:

Postar um comentário