quarta-feira, 6 de julho de 2016

rabalho de: “Currículo e Diversidade Cultural” Professor: Walter da Silva Braga; Turma: LHN 02 (LGN 30) (Faculdades Integradas Ipiranga). Elaborar um jornal na Perspectiva do Ensino fundamental. Organização do currículo no Ensino Fundamental.

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Curso: HISTÓRIA LPN 30
Disciplina: Currículo e Diversidade Cultural
Professor: Walter da Silva  Braga       
Assunto: Elaboração de um Jornal voltado para o Ensino Fundamental  
Data: 09/05/2016




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ORGANIZAÇÃO DO CURRICULO NO ENSINO FUNDAMENTAL

HISTÓRIA  /   PEDAGOGIA


INTRODUÇÃO

Apresentamos o trabalho da elaboração  de um jornal escolar, com assuntos e reportagens voltados para a educação, reportagens, artigos, opiniões, conversa com alunos fazem parte desse trabalho. A questão do debate das desigualdades, e a realidade das escolas fizeram parte desse jornal com características humanista. 
A entrevista com os estudantes da passagem Rui Barbosa, o que eles pensam o que esperam da escola e da vida. O RPG, e uma critica construtiva para trazer temas e assuntos voltado para a realidade do belenense, no nosso bairro, da nossa rua.
Entrevistas, artigos voltados para o tema educação, e uma homenagem aos professores com o texto “orgulho de ser professor”, o referido trabalho é voltado para uma visão de futuro gestores, fazendo criticas construtivas.Não queremos que continue sempre a mesma historia, a mesma escola, mas que as coisas possam mudar para melhor um dia.
“O educador que tem como compromisso ser agente de transformação social não pode deixar de procurar o melhor caminho para vencer o desafio de mudar seu próprio modo de pensar  e de proceder, tampouco pode esquecer sua missão de facilitador do crescimento de seus alunos, contribuindo, desse modo para que as gerações futuras possam usufruir uma existência mais digna” VEIGA,pp,10  
Procuramos elaborar nosso trabalho com base numa perspectiva democrática explorando o universo lúdico da criança e do mundo adolescente, especificamente do ensino fundamental.

O papel  essencial do professor será orientar os alunos a buscar os caminhos e a produzir o conhecimento, dentro do seu contexto próprio partindo do que já sabemos dos saberes do senso comum. MARTINS,pp23.

Com base nessa citação, e com base nessa produção teórica que trabalhamos as matérias, como por exemplo, o RPG, quando propomos aos adolescentes a trazerem as narrações para a sua  realidade da cidade de Belém.
            O objetivo desse jornal, foi o debate de uma Gestão Democrática, entre os docentes, por isso o nome. Em vista que nosso trabalho objetiva  uma participação democrática na elaboração das matérias.

A construção de um processo democrático  de decisões que visa eliminar as relações competitivas corporativas e autoritárias rompendo com a rotina burocrática no interior da escola, VEIGA,pp,2

A citação acima mostra uma realidade nas instituições, é pois necessário criar uma nova mentalidade a respeito da gestão, das formas de ensinar, de trabalhar com os alunos.
Se nos enquanto docente não conseguirmos organizar um trabalho acadêmico, de forma democrática,  como é que nos sairemos numa gestão de escola, diante de todo esse debate de gestão democrática a se implantar nas escolar. Na elaboração desse projeto, nos trabalhamos com a diversidade o foco aqui, foi o trabalho pedagogico0, voltado para o ensino fundamental, na construção desse jornal.






DESENVOLVIMENTO


No processo da construção da aprendizagem estudamos as possibilidades das corrente de ensino, e métodos. Antes o estudo dos fatos  e problemas era uma metodologia, hoje essa perspectiva mudou.Nos anos 1980,1990ª proposta base era em Piaget, e Vygostky, que provem de que o aluno já vêem de casa com algum conhecimento comum, e que o trabalho seria feito em cima desse conhecimento era o movimento construtivista, ainda hoje se usa esse método.

 A abordagem superficial envolve o apelo a memorização de conteúdo, por vezes desconectados dos conteúdos destinados apenas a alcançar sucesso em provas ou avaliações, mas que logo são esquecidos MARTINS,pp20


A citação a cima, aponta tórias que  surgiram ou métodos o que antes era voltado para o professor no centro, agora era o aluno no centro, e a exploração das suas capacidades. Logo a tendência atual propõe a existência da efetividade entre alunos e  professores, coisa que não era pensado antes. “A pedagogia da pergunta deve substituir a pedagogia das certezas, dos saberes, pré passados, das verdades definitivas. FREIRE 1992”.
Essa pedagogia permite uma abordagem interdisciplinar possibilitando o aprender a pensar. Procurar abordar uma visão de trabalho de gestores, procurando construir uma perspectiva de construção social, ouvir os alunos, construírem, compartilhar, mudar a sociedade, com atividades que façam os alunos tem um processo de reflexão sobre a sua realidade.
Em nossa perspectiva procuramos produzir material, não somente retirar  da internet, mas produzir temas e assuntos da nossa realidade, da nossa cultura, como o pessoal do RPG, quando propomos a eles narrarem o jogo com a perspectiva de nossa cidade.
A experiência com as pessoas, a interação, constrói o ser humano, procuramos inspiração na elaboração desse jornal escolar, na perspectiva do filme “Escritores da Liberdade”, porque quando se muda um currículo de um aluno que tinha uma tendência errônea, se muda o mundo, se salva uma criança, um jovem, isso é mudar o mundo.
Transformar a realidade dos estudantes, dos jovens, é transformar o mundo para um perspectiva melhor. Nosso trabalho  foi voltado para a educação, trabalhando em cima do que nos podemos ajudar a construir uma escola melhor.
Debates, artigos matérias foram feito  objetivando abordar o assunto educação, voltado para o ensino fundamental, alunos e entrevistas e charges fazem parte desse projeto.










CONCLUSÃO

Por fim em nosso trabalho, percebemos que o projeto  nos trouxe uma possibilidade de entender melhor o contexto escolar, a parte humana dos alunos, entrevistados, e a visão de que os estudantes querem uma relação mais humana com os professores, como explica as  professora Fátima em seu artigo “Afetividade entre professores e alunos”.
Em nosso trabalho humanista percebemos que por mais difícil que esteja, a escola está em processo de mudança, seja ela na questão da gestão,  da estrutura, da preocupação com aparte humana de alunos e professores.
Entendemos no trabalho que é preciso resgatar a questão humana dos profissionais e alunos, mesmo banalizado pela tendência selvagem capitalista, de que tudo não passa de mão de obra para o trabalho e para o lucro do capitalista. Nos precisamos voltar a nossa humanidade, superar essa tendência capitalista  selvagem.
Os alunos querem ter sua juventude, eles querem interações lúdicas, o brincar faz parte da adolescência, 6º ano, por exemplo, se você colocar um jogo fazendo uma ligação com as disciplinas eles vão aprender brincando.
O trabalho foi muito importante para adquirimos experiência, o cotidiano da sala de aula, não só isso, mas o aluno fora  da escola, brincando, de divertindo e como estudam e o que buscam na escola. 

































REFERENCIAS



VEIGA, Ilma Passos. Projeto Político –Pedagógico da escola. Papirus,  campinas SP2006

MARTINS, santos. O trabalho com projeto de pesquisa. Do ensino fundamental e médio,Papirus,Campina Sp,2005



































































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