quarta-feira, 6 de julho de 2016

Caderno pagando disciplinas (curso conlcuido); Anotações da fala dos professores. 2016, Faculdades Integradas Ipiranga; Turma LHN 02 (LBN 10) LGN 30).Curso Licenciatura em História. Aluno: Sebastião Pereira Viana Júnior.

(PARTE 2)


RIBEIRO darcy. Povo brasileiro a formação e o sentido do Brasil. São Paulo, Companhia das letras,1995.

FAUSTO Boris. Historia do Brasil, São Paulo. Editora das Universidade de São Paulo, 2013

23/02/2016
SOCIEDADE CULTURA ETICA E CIDADANIA
PROFESSORA: SARA DE SOUZA RIBEIRO 

O processo das grandes navegações e a reforma no novo mundo, o filme “A descoberta do Novo Mundo” 1492, focado na metodologia da época.  Essa sociedade se deu através de uma mistura entre negros, índios, europeus. A partir daí se deu a nova sociedade. Negros vindo para o Brasil, se  pensa um uma escravidão mão de obra e religião, comidas, danças, arte e culturas, e um sistema econômico, mazelas, tribos, etc.
DE ONDE ESSES NEGROS VIERAM: África   se pensa logo em doenças, candomblé  etc. MÃO DE OBRA NEGRA: tem um universo paralelo toda a riqueza que vêem com eles, miscigenação,  artesanato,festas,etc. e misturados coma data a culturas, festas etc. e misturando com toda a cultura eles deram origem a nossa sociedade.
 FILME: O continente africano como concepção de riqueza, dança, culto, como se relacionam, quando se pensa em Europa, 2º, pe3nsa-se em novo, povo, Inglês, espanhol holandês, Mas quem se destacou foi os portugueses No texto de Boris tem os tipos que eles falam, mais tinha rituais.

O QUE É UMA SOCIEDADE? É onde as pessoas passam a viver em estado cultural, os índios tinham uma estrutura econômica, tinha um modo econômico  sua cultura e seus valores.
CARACTERISTICAS DOS NATIVOS: Até mesmo física, onde região vai ter pele amarelada cabelo liso, estatura mais baixa, isso vai ter as características de uma nova sociedade, tanto que no Brasil ninguém [e igual, e o índio está em todo o contexto brasileiro.   
O índio trabalha para a cultura e seus deuses, o europeu passa a comerciar e enriquecer cada vez  mais, a  questão da guerra, o indígena por uma questão cultural. Eles se apropriam dos  que eram capturados, todos esses acontecimentos eles inseriam na antropologia. Segundo a crença a carne, eles se nutriam da força e coragem desses guerreiros.
O homem branco vai para a guerra para conquistar territórios, o homem branco, negro indígena, cada um vai glorificar o seu deus ou os seus deuses.os Xamãs, a trindade, entidades africanas  etc. 
AINDA É DIFICIL ANALISAR A CULTURA INDIGENA? A questão  de preconceito, esses relatos vêem de certos preconceitos foram escritos por viajantes o processo de conquista de olhar religioso, seria diferente. As cores como se vestiam, eram regras ainda hoje faz parte da nossa sociedade. Quando se torna um clã etc.
AFRICA: a historia não se rompe ele é sempre um processo, a  economia da cana de açúcar, tribos inimigas, se associaram com o colono, para aprender com outros, era uma guerra entre irmãos, mas existia a concepção de nação, no século XVIII que vai surgindo de forma gradual essa concepção.

CORREÇÃO DO TEXTO: Boris fausto

Nos estamos para interpretar  vamos ler e trabalhar as perguntas, 1º isso reflete em maior e menor grau o olhar saber, esses grupos sociais vêem como entende-los. Como beber do preconceito em relação a esses grupos, muitos desses relatos preconceituosos foram feito pelos viajantes,  o europeu é superior ao nativo, faz parte do arcabouço histórico, desde as primeiras palavras começaram a ver as culturas deles, como inferior, a nossa, sempre é superior. (esses escritos não foram feito por indígenas) 
Para o colonizador, o indígena ele está em estado natural, com a catequese, ele   está resgatando o indígena para a palavra de Deus, o negro eles vão se formar, eles não tem vida (no caso dos negros, não eram humanos), a igreja não era contra a escravidão, ela é a favor  da  conquista de novos fieis.   
DARCI RIBEIRO: Sociedade se dá pela miscigenação, dessa mesclagem dessa cultura entre  o europeu a indígena, e o negro eles difundem o negro e defendem o ensino do estudo africano, nas escolas. Uma sociedade não pode ser entendida dentro de um laboratório a visão porque queriam fazer um mapeamento genético, como um vírus se propagou na sociedade. 

VER “CLOVIS BARROS FILHO”.Palestrante 

ARTIGO: Formação do Povo brasileiro numa analise antropológica.

Se começar a ler um artigo e não entender um resumo, para e volte tudo novamente.

INTRODUÇÃO: tipo de leitura,
Metodologia, que tipo de trabalho,
Objetivo: hipótese ou pergunta.

Se não entendeu leia o restante do artigo. Formação do povo brasileiro, e sua diversidade  ATRIBUIDO A UM PRECONCEITO CENTENARIO, E FRUTO DE UM CONJUNTO de atividades, o europeu que trás de tudo esse sentimento de superioridade.
O QUE É CULTURA? É A PALAVRA a forma de ver a forma de cultura de geração a geração e o conhecimento dentro dessa sociedade nacionalismo, futebol, carnaval, e outros elementos, e outros que  são características de determinadas regiões, candomblé,círio, etc. Todos esses conhecimentos que vão passando de geração em geração elas são transformadores.  

02/02/2016

SOCIEDADE CULTURA ÉTICA E CIDADANIA
PROFESSORA: SARA DE SOUZA RIBEIRO



Turma: LBN 10
Alunos:
Sebastião Pereira Viana Júnior
Edemir   Mougo Von Paumgartten Júnior


A essência do homem é construída socialmente e historicamente

4º ATIVIDADE

1º )  Identifique no presente texto o que é etnocentrismo?

R=>É uma postura vinculada ao modo dos indivíduos verem o mundo a partir de seu próprio ponto de vista, pelo qual tende a  rejeitar,negar  e até mesmo agir com preconceito e discriminar qualquer cultura que não seja igual a sua.  

PROFESSORA: O olhar etnocêntrico, vêem do europeu, em relação ao índio, se levar para a sala de aula não pode discriminar em sala de aula, tem que ter muito cuidado porque os indivíduos estão em formação, criança, adolescente etc. E através das brincadeiras que semeia o preconceito. “Paixão, pp,6”

2º )  Qual o principal objetivo do texto?

R=>Falar sobre preconceito, e uma proposta para a superação do etnocentrismo.

PROFESSORA: A formação Atual e uma postura de preconceito que é centenário,  a fim de Alencar elementos de superação a objetos e buscar a origem do preconceito que ainda hoje está enraizado, na nossa sociedade, no processo de colonização, onde está a cura, a  partir do relativismo a postura que possuímos, em relação ao conceito aos outros., 


3º )  De que  forma se descreve o até discrimina no presente texto?

R=>O ato de descriminar passa longe de ser apenas o ato de criar e separar com base nas categorias. Por exemplo; ao criar a categoria de cor e descriminá-los agregando valores cria-se  por conseqüência hierarquias.
As pessoas tende como base sua cor da pela , com isso  a conseqüência é a ofensa a exclusão o menosprezo  e o desprezo com vista  inferiorizar um determinada étnica, ou comunidade, e até individualmente. “Paixão, pp,6”

PROFESSORA: Hierarquizar a mente humana, ou aprisionar ou libertar, quando se vê já condenou ou observou, por ser gordo, magro, etc. nem se conhece já julgamos, nos temos que nos  policiar. Se um  individuo é diferente, e tem uma limitação não podemos desprezar, não podemos discriminar, se ele não consegue, nos vamos fazer juntos, principalmente   se for uma deficiência irreversível, autismo, etc, se for uma que não é possível superar se dá outro tratamento.

4º )  O que é cultura? E como ela se  manifesta na sociedade?

R=>Cultura é tudo  aquilo que as pessoas cultivam, seja em termos da agricultura , do conhecimento da arte, ou mesmo de hábitos ou costumes . É  tudo aquilo que o homem vivencia realiza e transmite por meio da linguagem, ou seja a cultura está relacionado com os conteúdos simbólicos da vida. “Paixão, pp,10”

PROFESSORA: Tudo depende do meio social, que se vive, a gerações futuras, não vão se compartir como os nossos pais, a  sociedade vai mudando, no século XIX, a mulher tinha que seguir a Deus e ao marido.
Cada um tem o seu estilo e se meter onde quer, essa questão de preconceito é a libertação, mas no meio social  ele tem que seguir, eles iam se lançar numa escala, a tendência é a que o individuo tem que se adequar ao meio.etc. 


5º ) Em que momento e porque a antropologia se utiliza de “métodos”  e “sistemas”  para estudar o homem? Este tipo de analise, de acordo com o texto , é suficiente ou não para estudar o  individuo em uma sociedade?

R=>Preocupou-se buscar na sociologia a antropologia para podermos questionar uma visão ou  conceito complexo, e diversificado.

“postura etnocêntrica  de nossa própria sociedade, cultura superada a situação vigente , uma vez que seu  reconhecimento não podemos compreender a sociedade em que vivemos. A busca por essa compreensão ainda está sendo construída, a luz de uma visão dessas teorias, a qual é proposto como relativizar superação alteridade. “Paixão, pp,14”

PROFESSORA: E uma pesquisa qualitativa, de observação participante, ele passa a fazer parte desse grupo, e passa a estudar. Mo século XIX, a antropologia precisava criar métodos que podiam ser comprovados em laboratório, tamanho do crânio, mãos etc. isso já não bastava mais para estudar a sociedade.
A antropologia compreendeu que no laboratório não poderia dar suporte para entender o homem, eles saem do laboratório, e  vão para o campo social. Ver como esse homem se comporta,  o que faz, qual seus cultos etc.


6º ) De acordo com o texto, identifique  o que é o “mito da democracia racial”. 

R=> No Brasil ocorre o mito  da democracia racial, ela ocorre de maneira velado, se diz que no  Brasil não tem preconceito, mas ocorre uma desvalorização e desumanização, o que culmina com o não reconhecimento simbólico das tradições, saberes e fazeres do povo afro descendente, que vive neste país. 

PROFESSORA: é o caso de que não existe uma democracia racial no Brasil


REFERENCIAS:

PAIXÃO Josuel Stenio. A Formação do Povo Brasileiro e suas Conseqüências no Âmbito.    


01/03/2016
Sociedade Cultura Ética e Cidadania
Sara de Souza Ribeiro

Grupo 2
Sebastião
 Edenir

De que forma esse conceito está no conceito educacional?

1-Conceito de Sociedade: São indivíduos que conseguem viver em harmonia pode  ser no meio acadêmico de historia etc. Identificam o conceito.

2-Conceito de cultura: É tudo aquilo que é produzido pelo homem, e compartilhado de forma que se entenda, pode ser um artefato, idéias, etc. que se produz e transmite.


No Brasil o processo de formação será  todo essa carga dos europeus e seus medos, houve uma mistura dos europeus e seus medos, houve uma mistura do europeu índio e africano.
Para entender o etnocentrismo, temos que entender que a sociedade passou por processos violentos, como a escravidão, e o termo pejorativo de que o índio é preguiçoso, se falarmos dos relatos dos viajantes, que fizeram uma construção negativa e esses grupos.
O texto constrói isso, ele debate sobre o etnocentrismo, que basicamente é um olhar preconceituoso  em relação a outras culturas, e até a indivíduos de forma individual.
E o texto de RIBEIRO, propõe uma superação desse olhar, etnocêntrico, através do relativismo   cultural e a necessidade do debate para  questão social, através da questão sociológica, e antropológica. O etnocentismo consistem em um olhar preconceituoso sem que se conhece o indivíduo ou grupo.

OBS: Não pode o professor na sala de aula dar questões como verdade e errado, ele não pode definir um assunto como pronto e acabado.

ETNOCENTRIMO: É  o seu superior

02/03/2016

SOCIEDADE CULTURA ÉTICA E CIDADANIA
PROFESSORA: SARA DE SOUZA RIBEIRO



Turma: LBN 10
Aluno:
Sebastião Pereira Viana Júnior

5º ATIVIDADE:
TEXTO: A cultura afro como norteadora  da cultura brasileira?

1º ) Qual o objetivo do texto?
R=> O objetivo do texto é resgatar a cultura afro, que acultura brasileira tem um desconhecimento sobre suas origens o que gera um preconceito a essa questão.

2º ) R=> Qual a metodologia utilizada para desenvolver o presente artigo?
R=>O autor SILVA utiliza muitos “sites”, que provem de usuários leigos, que passam uma espécie de conhecimento do senso comum.

3º )O que é cultura de acordo com  o texto e suas experiências empírica? 
 R=>Segundo SILVA,  a cultura é uma produção humana, fruto de sua inteligência e que possibilita o seu entendimento, da mesma forma que permite o repasse de geração em geração.
Em nosso entendimento, se eu produzo um desenho, ele é cultura agora depende  se for uma cultura de resistência,  ou “marxismo cultural”, ou uma tendência avessa a essa perspectiva ou uma cultura que expressa uma forma comum, sem uma expressão de resistência.

4º )de que forma o negro pode preservar ou transformar o sua  cultura e seus valores no Brasil?
R=>Ele faz adaptação desses valores, hora aceitando pela força da igreja, e hora fazendo uma mesclagem com culturas compatíveis com a sua, ocorreria um intercambio  de culturas. 

5º ) Qual a contribuição do povo Africano para a formação brasileira? Identifique três exemplos?
R=>A contribuição africana no aspecto cultural, foi muito relevante, tanto na formação física da população quanto em aspectos culturais,.
Exemplo: culinária, língua,  musica, religião etc.
Patrimônio cultural imaterial: Frevo, capoeira
Patrimônio cultural Material:  utensílios de cozinha e indumentária, esculturas  de argila, tempero na culinária.

6º ) As considerações finais sustentam o objetivo do texto?Justifique?
R=>O objetivo do texto é levantar uma critica  a termos pejorativos e mal informados sobre a cultura afro até preconceituosa, embora essa cultura esteja presente, em grande escala em nossa sociedade. 
As considerações sustentam o objetivo Existe uma espécie de medo do desconhecido, porque ele fala da desinformação, e de uma cultura que vive a margem, sempre relegada a termos pejorativos a ela.   


29/03/2016
Sociedade cultura Ética e cidadania

Texto A formação ética desafiando a pratica  educativa

Questões:

1º )  Qual o objetivo do texto?
R= O debate sobre a ética, no espírito das pessoas, e na sociedade da filosofia, e por filósofos foi lá a sua origem


2º )  De acordo com o texto, como nasce a ética e qual a sua definição?
R= A ética surgiu com o advento da filosofia, e da política, do pensamento humano e a necessidade de moralização humana.


3º) De que forma se apresenta a educação na modernidade?
R= A educação tem que se apresentar atrelada a ética, ela tem que constituir um sistema  de moralidade a função de educar.


4º ) Qual a relação da educação com a ética na modernidade?
R= A ética na modernidade, não fica presa apenas a instituição escolas, ela abrange todo o cenário social. Ela se expõe a CONSCIENCIA, ESSE PROCESSO SÓ SE DÁ ATRAVEZ DA EDUCAÇÃO, QUE É A RELAÇÃO DESSES DOIS APARELHOS, ideológicos, e educação e  ética.


5º ) Por fim qual a conclusão do texto?

R= Ele propõe que o educador, é o baluarte, desse processo, de mudança, através da ética mesmo ela se transforma ao longo do tempo.Nesse contra ponto,  da necessidade de moral de implantar uma ética aparece o fator que prejudicam como uma sociedade, autoritária, e que dificulta a implantação de uma educação democrática’.



N2=> avaliação, atividades e seminários.

Nossa equipe:

Sebastião
Francisco
Edemir

Tema:

OBS: Plano de aula, trabalha o tempo e a instituição se é católica protestante etc.

Objetivos:
Específicos: qual é o objetivo da aula, fazer com que o aluno entenda o que é sociedade.

Avaliação: na precisa expor, basta escrever o texto!

Não é estrutura de papel, é de plano de aula, outra coisa é a didática como ministrar, e o tom de voz.
Não olhar para a parede, se concentrar nos alunos, olhar no olho deles.

Apresentar documentos, jornais, revistas educativas, livros didáticos, como se deu a formação da sociedade brasileira, é diferente para biólogo, historiadores, sociólogos.


Equipe e dias:

1º => (26/04/2016)   AS 19:10=>Barbara Pereira. O que é Sociedade e de que forma ela se relaciona no modelo escolar.  


2º => (26/04/2016)   AS 19:30=> Jose melissa Freitas. Como se deu a formação da sociedade brasileira.


3º => (26/04/2016)  AS 19:50=>Sebastião e Francisco. Nossa equipe: Como se deu a formação da cultura brasileira.

4º => (26/04/2016)  AS  20:10=>Carla Priscila. A Sociedade  atual e a questão ética.


5º => (26/04/2016)  AS 20:30=>Paulo Castro. A relação entre ética e as instituições justas.


(03/05/2016)  AS 19:50=> . Ana Paula (a doidinha). Conceitos Históricos Cidadania e Democracia.

(03/05/2016)  AS 19:50=> os Movimentos sociais e a luta pela Cidadania


Já debatemos o conceito de sociedade, cultura agora vamos debater ética .


EXPLANAÇÃO DA PROFESSORA:


ETICA:

A  mistura de uma sociedade de grupos, valores, visão de mundo,  passa a ser misturar a forma a cultura , quando nasce, começa a se inserir, ele começa mostrar a sociedade de, a escolas, a religião, historinhas, etc, fazem parte de nosso processo cultural,se passa determinado valores, de que é certo e errado.
            As verdades que são  impar, ela é o momento, em que o iluminismo se manifesta, ele passa a ser valorizado e se culturas não expressa pela questão da fé, da religiosidade, não ele que julga, na visão de deus, do que é certo, e errado a questão a  partir do iluminismo ele pensa de forma racional, a ele passa a questão, mas o que é certo e errado. É importante discutir o que é tica.
A ética passa a andar  em vários setores, da sociedade, como educador, temos que ter muito cuidado com o nosso posicionamento, porque vai influenciar os nossa alunos.

Ética no processo de formação dos alunos 
Ética no processo de formação do docente

O que é ética, o trabalho de pesquisar passa por um processo, quem que nunca foi chacoteado por ser correto, passa a ser ridicularizado  pela sociedade, trabalha com formação de individuo, tem que ter cuidado com o teu posicionamento, exemplo: Se você trabalha numa escola evangélica, e vai para o terreiro de Umbanda , não é coisa correta.
Em cima da instituição, nosso trabalho, o plano de aula, ainda hoje tem outros valores, que fazem partir da nossa cultura.no governo é difícil as questões do uniforme, aluno, não pode se diferenciar. Ética é a questão  do respeito, mas não copiamos e acabamos e nos leva a interpretar



12/04/2016
Sociedade cultura Ética e Cidadania
Sara de Sousa


REVISÃO:

As coisas foram se perdendo da antiga democracia e estudos gregos, e a mudança nos costumes. Ética: são valores saberes, e a importância de se entender esses valores, mas vamos perdendo essa concepção de valores,. No Brasil a estrutura social é pobre.

SOCIEDADE: é onde um grupo de indivíduos passa a viver em sociedade, passa a viver em estado cultural. Cultura, é tudo aquilo que adquirirmos e produzimos, é um paradigma.

ARTIGO: É UMA FERRAMENTE FANTASTICA: tem que buscar qual o objetivo do texto!

OBJETIVO:  discutir a possibilidade de ensino, ética e de quem  é essa possibilidade. Ética na antiguidade, era um e hoje ela se modificou.

HOJE: Por modernidade contraponto, é agora, hoje, tem outro sentido, e vai se perdendo. Crise e valores: Corrupção, violência televisão aberta, os valores familiares vão se per4dendo as instituições tem uma função, completamente diferente, o ser humano se destruindo. Hoje os valores tão se perdendo, mas tem  mais, os valores se  chama A MÃE DE SENHORA, hoje vai se perdendo, isso a 20 - 30 anos atrás, era muito forte.
Porque o adolescente é facilmente manipulado, exemplo: a maconha, se ele fala, não e não fumar, vai ter que ter muita segurança. Os educadores têm que trabalhar de forma a ter que ter muita segurança.
Os educadores têm que trabalhar de forma muito incisiva, a ética vai ser a base para formar o cidadão. O nosso processo de formação foi ocidental, não  tem   quase contato,com o oriente.
A SOCIEDADE VASI INFLUENCIAR MAS NÃO  vai definir você sabe o que é certo e errado. OBS: Ela não permite definir  o que é certo não podemos fechar numa verdade acabada. Criança é um ser em formação, se você contribui de forma errada, você destrói aquela criança, e nos estamos trabalhando para formar cidadãos.
ETICA:  é ter valores, e saber respeitar os outros, o julgamento é exato, é um mecanismo de  defesa, se age certo, respeita todos. Vão equilibrar.
O sistema de ensino virou uma instituição  de lucro,  o sistema de ensino, de hoje não induz o aluno a pensar, e se tornar um ser critico. Hoje é buscar estudar a importância do ensino de ética, é solido, nessa discussão, será que as instituições estão fechadas, em volta a formar um cidadão que pense.
O sistema educacional vai se transformando em Belém, era diferente, de homens, e mulheres, elas tinham que educação religiosa, voltada para a família, e o marido. O sistema educacional se transforma ele vai se modificando com o tempo e a sociedade. Pode ser uma ferramenta de construção, mas também de destruição.
A avaliação continuada: é muito mais produtiva, a método tradicional é muito mais problemático, não aparece o resultado. Compete à educação, cabe a nos próprio, um sistema educacional justo e ético. Ler as regras, que nos precisamos respeitar, se não fosse as regras, sabe como nos sustentaríamos.
A escola é a primeiro meio social que  a criança  tem, ela tem contato com os pais,  ela os vê de cima para baixo na escola ela  já vê de igualdade, ai vê um mundo diferente.


12/04/2016
SOCIEDADE CULTURA ETICA E CIDADANIA
Sara de Souza


Ética sociedade e cultura se entrelaçam.


ATIVIDADE:


De acordo com as leituras do textos realizados, em sala de aula, responda a seguinte questão!




Qual o conceito de Sociedade Cultura Ética e Cidadania? Em que momento esses conceitos se fundem ? 

R=>




LIVRO ETICA E CIDADANIA  Construindo os valores da Sociedade.

A retomada da consciência vêem no período pós guerra, desenvolvem-se organismo internacionais, os vencedores vão se reunir para formar um projeto de desenvolver a  questão da economia doa países derrotados, a preocupação era com a economia, não foi preocupação com a cultura, e o bem das pessoas. Foi a questão da economia criou-e o FMI, o banco mundial.
A preocupação o desenvolvimento humano, cria-se a Unesco, a Onu, junto elas vão criar mecanismo para desenvolver projetos, isso no século XX, projetos educacionais para a America latina e   áfrica, essas organizações  ocidentais, eles impõem a sua cultura, ou seus valores, desenvolve,m e passam a ser uma forma de subjuga a America.
Como fica a situação do Brasil, recebendo uma carga cultural vinda dos EUA isso passa a ser imposto, é diferente, da nossa realidade vêem o processo de alfabetização, o desenvolvimento cultural é um projeto mas a nossa realidade não comporta esse processo, ai começa o processo de formação de cidadãos.
Para o estado, nos não podemos roubar, matar tem que pagar o imposto, o cidadão que compõe esse sistema sem infrações é ético.   Se ele se vê violento, ele para, o lugar continua, o estado um movimento, e os  diversos trabalhos.
 Diretrizes da educação,  saúde, lazer, cultura, diversidades, tudo de qualidade, políticas publicas, segurança, educação, a questão da ética, e moral, se confunde , ela tem um principio laico e especifico, a ética e a profissão projetos de pesquisas, se a pesquisa não passar no conselho de ética, ela não é publicada, não pode ofender  ninguém.
O objetivo é justamente com situações em para a sala de aula, para que o nosso aluno possa pensar. Criar a discussão na cabeça do aluno, ele pode  passar a entender o que é certo e errado, quando nos infligimos a lei,  do estado. Mas é para isso salvar ávida a ética, ou não? Qual era o certo? Ai se começa a questionar quem vai decidir é o Júri, vai julgar essa situação, ( o caso dos pais que importaram o remédio para a filha, que é proibido no Brasil ).
 Quando se fala da ética, se o estado não fornece a medicação, ele tem que buscar lá fora, e como fica o direito desse cidadão, se ele é condenado por crime, ? Salvar a vida de alguém com remédio é crime?


(As mulheres eram consideradas seres inferiores, os seres humanos pag.50)


A HISTORIA é permanente, mutável, ou será que o individuo muda a historia, hoje escravos é crime, uma mulher no século XVIII, em Belém que freqüentava um bar, era vista como prostituta, hoje uma mulher que estuda, é o certo, antigamente, a mulher que estudava era uma aberração, a educação dela era voltado para o marido, a educação religiosa, de cozinha costureiras, bordar, um lugar para nos é uma observação.
Mulher era  para cozinhar, rezar e ter filhos,não podemos dizer que se alguma se encontram nessas condições elas são daquela época.


(ANACRONISMO):  é julgar ações do passado, com o presente 


Mas nos julgamos pelo nosso olhar, hoje elas tem  algumas  mais liberdade, alguma querem realmente ser donas de casa, e falam com segurança o que quer, mas em muitos casos a pessoa vira chacota, motivos de risadas etc.
Dignidade e pluralidade política, dignidade, é ter acesso a cultura, lazer, os direitos e valores e se desenvolvem para trabalhar o individuo com dignidade, nos cobramos muito dos outros, mas não fazem a nossa parte. Quando fazem coisas que não gostamos, mas já ofendemos a pessoa.
“Seres humanos e mulheres são iguais”, quer dizer que é preconceituoso, 1988, a mulher não era em gente ainda, ela passa a ser cidadão no século XX. 1988, nos respeitamos a privacidade de outros, Mas as tecnologia ainda vêem para o mau, a teologia o usa da imagem, virou algo, nossa idéias vai para o face, stagran.
Tais valores  representa atitudes base para  a escola,  do conteúdo da escola, mas tem 3 pontos:

1º )=>-refere-se ao núcleo moral de uma sociedade, valores necessários ao convívio da sociedade, brasileira. Você julga para causar a relação testemunha de Jeová  ou seja, vêem esse elemento, destrói-se  a democracia impedir o fortalecimento do Brasil.


2º )=>Não humilhar e subjugar, os diferentes, respeitar.


Não se escuta mais carimbo, você prefere escutar musicas internacionais, mas você não entende nada, isso quer dizer que a cultura americana está enraizada entranhada no Brasil. A cultura norte americana, ela faz parte do núcleo vitorioso, expande-se na forma de dominação cultural, mental e intelectual.
Cidadania, vêem com o individuo e a sua relação um estudo, o direito  de ir e vir. Moral é a conduta da pessoa. O processo de educação muda de acordo com o momento histórico, formação da moralidade e formação espiritual, patriótica e humanista, do aluno. Esse contexto educacional em torno de 1941.
Em 1964, formação Moral e Cívica nas escolas,  para o aluno, volta o momento, esse período a ditadura militar, foi um golpe em 1964, foi um período ou golpe, depende do ponto de vista, é reger normas que não deve ser contestada, deve –se respeitar as normas daquele3 momento, se ele for lutar ele vai levar bala.
É o contexto que forma o grande currículo do momento, o questionamento é fundação  da escola, em debate esse conceito e a discussão de ensino ética ou não, na academia, ética e valores aos alunos.cabe a escola empenhar na formação moral de um   aluno, as pessoas não nascem boas ou  mas, é a sociedade que educa, os seu membros o papel da escola é fundamental, mas não é a única principalmente no ensino inicial, não pode dizer que sai transformando um cidadão, mas ele vivencia em casa também.
Se ele é agressivo, na escola,  não é que nasceu com ele essa agressividade, o que ele vê em casa é o meio mas quando o meio é controlado, ele influencia,m mas não determina. Não é porque vive num me3io de estrema violência, que você vai ser um marginal, a criança está na verdade vazia, ele pega informações e começa a criar os seus valores.
O texto fala que a escola é fundamental existe um projeto da educação, moral e cívica, mas ela não é a totalidade, desde a família, não pode abrir não é entregar para o estado, a família, tem que estar em conjunto com o estado.  Tem que se preparar psicologicamente para o trabalho, se não agüente, n;ao se mete. Diz-se que é uma oportunidade de emprego, cuidado, deve estar seguro se conseguirá.
Uma coisa é ter teoria outra coisa é a pratica, a lei é muito bem elaborada,  e trabalhada, mas na  hora de ir para a pratica, é complicado, se o aluno agredir o professor, se ele se defender ele vai pegar a penalidade. Se o professor se defender, não é para quem quer, é para quem agüenta.
A escola se essas idéias não forem conhecidos  pelo cidadão, não tem como se posicionar, de forma correta, como cidadão, qual o nosso papel da escola, compreende-se em que momento nos podemos usar esses conceitos, em momento mais vamos cruzar esses conceitos.
O momento é a tomada de consciência, pela ética, moral para passar para a alma, 29% quando se está formando quando ele está vai depender da decisão de cada um, mas no processo de formação não é só de professor.














SOCIEDADE CULTURTA ETICA E CIDADANIA
PROFESSORA: SARA DE SOUZA
31/05/2016


Ultimo texto do semestre, vai cair na N2

TEXTO:MOVIMENTOS SOCIAIS CIVIL E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NO BRASIL . “AZEVEDO  Daviane Aparecida de”



1º ) Qual o objetivo do texto presente no artigo?

R=O objetivo é propor uma visão do contexto histórico, dos movimentos sociais e grupos variados, propondo uma democracia participativa.


2º ) O que são movimentos sociais?

R=Os movimentos sociais são um mecanismo de reivindicação de direitos, uma mobilização social que envolve pessoas, etnia, negros, homossexuais e outras categorias.

“são meios potencializadores de novas formas de fazer política, de participação sócia, de construção do processo democrático e de transformação social”AZEVEDO,pp,214


3º ) Qual a importância dos movimentos sociais para a sociedade como um todo?

R= Os movimentos sociais são um importante mecanismo, para a conquista dos direitos, estes, negados ou não disponibilizados pelo estado.

“Os movimentos sociais sempre existiram e cremos que sempre existirão. Isto porque representa forças sociais organizadas que aglutinam as pessoas, de ordem numérica, mas como sempre de atividades e de experimentação social”,GOHN,PP215,2004


“Desta forma as lutas desencadeadas na sociedade civil, são absolutamente essenciais num processo de efetiva transformação social a caminha da emancipação humana”,AZEVEDO,pp,217




4º ) De que forma caracteriza-se a Democracia participativa no texto?

R=A perspectiva de uma sociedade civil é um projeto para perspectiva um processo de libertação das amarras reducionistas  dos interesses particulares . a necessidade do fortalecimento das políticas publicas, e da sustentabilidade.

A democracia participativa apenas pode produzir seus desdobramentos ótimos se dispuser de cidadãos e de associações com disposição política para experiências dinâmicas coletivas e cooperativas. Pensadas como recurso de transformação social, somente pode avançar se seus cidadãos forem alcançados por processos fortes de educação política conscientização e politização. AZEVEDO,PP211.


5º ) O que são  os movimentos sociais populares e de que forma ele se relaciona aos movimentos sociais?

R=Movimentos sociais populares geralmente são caracterizado por massas, como metalúrgicos, professores, são populares, eles podem se relacionar  a medida que esses movimentos se identificam com outros, conseguindo direitos e beneficiando a todos. 
Os movimentos populares surgiram na década de 70, 80, encontra partida com o neoliberalismo, que gerou o desemprego, e o estado então fecha as portas para as negociações, então o estado se coloca em defesa da acumulação do capital. Ocorre o enfraquecimento desses movimentos.


As transformações no contexto político levaram também a emergência , ou ao fortalecimento, de outros atores sociais, como as ONGs e outras entidades do terceiro setor. Assim os movimentos populares passam a ser aliados ou até me4smo disputar com tais grupos organizados para demandar as necessidades sócias no poder publico AZEVEDO.pp,217(gohn,pp,2013)






EXPLANAÇÃO DA PROFESSORA:


O texto pode ser escrito de uma forma, mas a nossa interpretação é outra

1º Questão  : ela fala dos movimentos sociais, no Brasil, através de algumas teorias no processo de formação da nossa sociedade, o que são os movimentos sociais,  como se organizam, quando surgem quando desaceleram, e a relação do estudo como a política neo liberal,e a r4edemocratiazação, do Brasil.
A historia é um processo de conceitos  de sociedade, miscigenação e o processo de formação. E de que forma se relaciona na sociedade. E qual o conceito de cidadania enquanto sujeito, e o agente de participativa da sociedade com direitos e deveres.
De  que forma ser esclarecido, ou pode organizar, ou ingressar num movimento social,  em qual realmente eu acredito que pode haver a mudança.

2º questão: São lutas coletivas porque o individuo se organiza em grupos sociais, os professores do Ipiranga se mobilizam por direitos, seria um movimento social, e não popular. POPULAR: metalúrgicos, professores, conjunto maguari, bairro do Guamá,Todos lutando pela melhoria deles.  
Está preocupado com a segurança primeiro e depois, mas nos se começarmos a partir dos movimentos sociais.As vezes, um individuo movimenta uma turma existem movimentos próximos de forma peculiar, mas para algo mais amplo busca-se os movimentos sociais.
Não brigam pela melhoria do toda a sociedade, mas só de seus interesses específicos. Dentro  dos movimentos sociais, tem meus interesses pois não é o objetivo de todos, mas de alguém individual, ou de um grupo comandando uma grande massa

Exemplo: ONGs, feministas, trabalhistas etc.

Mas quando um  parte para a luta acaba por beneficiar a todos.

 3º Questão: A sociedade civil somos  nos, e muitas vezes ela é beneficiada pelos movimentos sociais, os direitos trabalhistas não foram todos, mas todos  foram beneficiados, todos ganhara os direitos .

DITADURAS E MOVIMENTOS SOCIAIS:

4º Questão: O processo de redemocratização no Brasil, nasce a partir da década de 70, na década de 80, com a democracia esses movimentos desaceleraram, vai buscar o direito de conquista com o estado. Os movimentos sociais desaceleram, a partir do momento que o estado passa a ter um sistema neoliberal.
Tem o maior participação do estado, com o afastamento do estado, as empresas privadas passam a ter mais autonomia, ocorre as privatizações, apropriação dos bens naturais, etc. o estado passa o poder para as mãos da propriedade privada.
As participações vão se modificando de acordo com o ocorre com o Brasil, que sofre influencia  de forças externas, e interna, esse processo  é a globalização, que influencia na nossa vida.


5º Questão: Movimento social é a caracterização e informação, ele tem que ter o sentimento de que é certo e errado, e de que e critico.
Na 2º guerra mundial a propaganda incentiva os jovens a irem para a guerra, a medida que eles vão morrendo, as famílias percebem que aquelas propagandas, não eram verdade, aquela historia dos heróis americanos etc.
Não  temos que nos colocar a margem da globo, RBA e outras emissoras, temos sim que assistir e saber distinguir os valores, ter um olhar critico sobre o que é transmitido para nos.
O estado passou o poder para as empresas privadas, por isso os movimentos sociais deram uma desacelerada nos anos 70,80. A quem os movimentos sociais tem que se dirigir quando precisam se manifestar? O estado ou as empresas?





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LINGUAGEM E MEIO DE COMUNICAÇÃO
PROFESSOR RAIMUNDO DE ARAUJO TOCATINS

27/01/2016



Somos formadores de opinião, os professores
Formar uma sociedade melhor se tiver leitor melhores.
Saber ler o mundo que o cerca.
Ao textos servem para influenciar  a pesquisa vão destruir a sua própria invenção.Na época da eleição disputou Ramiro Bentes Elcione, e Edimilson, os grandes estão aliados  com os grandes do agro negocio .
Linguagem sócio lingüística.
Modo de acordo com a região faixa de idade e condição social. O Brasil é o único pais colonizado por Portugal, porque não tem sotaque português?é por causa da influencia  dos indígenas, nos falamos bem diferente dos portugueses, (nosso português e diferente)
Na época da ditadura não podia formar alunos críticos, hoje está sendo quebrado isso, a ditadura queria o professor no seu lugar,  e calado, mas ho9je nos temos quem formar os alunos críticos e leitores críticos.
Para os biólogos ver os Alimentos trangeneros,   ver que impacto isso trás para a nossa saúde, para o corpo das pessoas, qual a conseqüência, ele não tem que defender a sociedade. E alimentos orgânicos e os pesticidas, agrotóxicos etc. nas carnes e legumes.
( é uma turma interdisciplinar, historia biológica).
Uma escola interdisciplinar fazer a mesa redonda entre os professores e fazer o debate, nos não sabemos aplicar debates e pesquisas. Michel Fuko, os micros  poderes e a minoria não muito é porque indígenas e negros o macro poderes, empresários, governantes. E a rede social que da oportunidade para esse grupo falar.  As áreas estão hoje entrelaçando o meio ambiente está voltado para o capitalismo.
INTERDICIPLINALIDADE: A ligação entre as disciplinas história biologia geografia, etc.O professor não é mais o detentor do conhecimento, estamos aqui para dialogar. O professor não é só dar aula, e3le é um militante, MACAMBA é um termo que não existe, Macumba é um instrumento musical.

Provas:
N1     N2     N3

Trabalhos  juntos
 Prova  escrita
Seminário s
A terceira prova são 10 questões

 03/02/2016
Linguagem e meio de comunicação

Hoje é uma era completamente diferente, hoje é digital.
CULTURA DE MASSA: meios de comunicação meios de mídia, radio, televisão, cinema  é a chamada “mídia de massa”, se aceitarmos música americana, foi reinventado tudo o que foi o cinema, não é só cultura de massa, mas é digital também.

MIDIA E MEIO DE COMUNICAÇÃO: na década de 70, 80, não tinha o domínio, o filmes tinham que esperar passar na televisão, para quem não ia no cinema, pelo menos até a década de 90 ainda era assim.
No radio programas jornalísticos novelas, show, teve   a era do radio, em São Paulo e assistia os vídeo as pessoas, em Belém  teve também os artistas que cantavam radio, tinha a radio marajoara  etc. 
Sempre teve os Assinantes, quando surgiu no Brasil ela surge aos moldes doa rádios. A Record na década de 70, ela mostrava os shows o radio tape, quando muda o instrumento muda a forma de comunicação nessa era, nos éramos apenas espectadores.
O youtube é uma oportunidade antes ficava só na mão dos donos dos meios de comunicação, primeiro passava nos cinemas depois passava na televisão, na década de 90, ai veio a quebra, da questão do vídeo K7, já foi quebrado o conteúdo não ficou mais não dele,  tinha os direitos autorais mas fugiu  ao controle deles.
Depois começaram a copiar ocorre a crise mo conteúdo a ser distribuído para todos, depois veio o CD e o DVD  e a pirataria. Com muita força, e hoje e a questão da digital basta um só site  e assiste online o filme, entre a crise, os grandes empresas mas acabaram sobrevivendo.
Eles passam como uma questão de crime sobre a pirataria, na época do CD foi bem curta, as pessoas não estão mais assistindo televisão, como antes mais estão no meio digital serve uma crise em vários sentidos, estão começando a pensar a Tv interativa, na rede social, pode discutir com Willian Bonner, não dá pra discutir como está esse modelo hoje.
A REDE SOCIAL MOSTRAVA UMA COISA, A MIDIA MOSTRAVA OUTRO Lado, na rede social é a opinião das outras pessoas. Compreendo o texto além do material  verbal, década de 80, políticos no palanque depois foi os comícios, nas ruas a questão mudou depois ele não ia mais para o palanque, eles iam para o estúdio.
O Ipiranga bloqueia o face, porque eles acham  que o FACEBOOK só é brincadeira o problema hoje não é  a falta de  informação é saber selecionar a informação.
            No Brasil sofremos influencia da cultura erudita, exemplo: teatro da paz não vai ser o carimbo vai ser  a musica clássica, e por outro lado tinha a cultura popular exemplo:   a cultura indígena a musica a vestimenta, os negros de dis tudo é macumba, isso é cultura popular.

(LIVRO O QUE É CULTURA. Jose Luiz dos Santos tem em PDF)

É uma preocupação contemporânea, os caminhos que conduzimos os grupos humanos, as suas relações presente e as perspectivas para o futuro,  a humanidade está maçada por contatos, conflitos entre modos diferentes de organizar a vida social.
            É por meio da cultura é as características que vão marcar cada indivíduo ou grupo social, seja em qual sociedade que elas vivem, atual,mente  e a sociedade capitalista.
            Assim a cultura caracteriza a humanidade como um todo e ao mesmo tempo individualiza a sociedade, a grande questão e o trabalho do educado e entender essa cultura
            Ao longo de seu processo de desenvolvimento a humanidade se adaptou a natureza, produzindo cultura e se desenvolvendo, também tem as questão da biológica, características, cor, etc. Se formou os grupos a qual consiste em grande parte a sociedade hoje 

EU
Cultura também é tudo aquilo que o homem produz. Cadeira, livros, teorias. armas guerras etc.

Pergunte o que é cultura? Se pensa que o filme europeu teatro e o grupo suburbano (acredita que não  e nossa visão da elite). As pessoas tem um olhar das elites, a visão  ainda é muita européia, nos temos um olhar colonizado. Escola musica, em Inglês, mas não entendemos nada , isso é herança da cultura de massa.
A nossa cultura hoje é uma mistura não pode um autor dizer que ele inventou isso, tem que ver o que tem por trás.Antes tinha A CULTURA popular e erudita, hoje ocorre uma hibridização começaram a se misturar se a pessoa não tiver antenado com as coisas da sociedade, ela tem que entender que ficar a frente da televisão é alienação. Toda a cultura ficou misturado “Hibrida”.
A cultura das mídias vão começar a dialogar entre si, o Jornal nacional mostra uma noticia, a gente sabe que é falsa, hoje nos podemos mostrar para outras pessoas eu isso não é o que está passando no jornal.
Muitos livros tiveram suas vendas alavancadas por filmes, geralmente as pessoas viram o filme e não leram o livro, depois chegou a internet e quebra  com essa tendência, eles lançaram  o filme baseado nos,livros o ideal seria ver os dois no filme tem a imagens as vezes não vêem o próprio livro esta escrito.  Qual a importância  e o impacto dessa cultura na gente, e mo sujeito contemporâneo de hoje?
            O curso é formado de professores não é técnico, se não é licenciatura, tem  que estar  ANTENADO, ele não pode estar no contexto sem estar antenado na sociedade. Discutir  a mídia é uma formação interdisciplinar, A globo passa o conteúdo de interesse sobre cultura mas as 4:00 é difícil alguém assistir; ( mas é isso que eles querem que os jovens não assistam).


MIDIA=>media, de mediação

ATIVIDADE: ler o texto e fazer uma pesquiza inicial Walter Beijamin e fazer uma pesquisa comentada.

LINGUAGEM E MEIO DE COMUNICAÇÃO
PROFESSOR RAIMUNDO

ATIVIDADE: ler o texto e fazer uma pesquisa inicial Walter Beijamin e fazer uma pesquisa comentada.

Linguagem e meio de comunicação

Hoje é uma era completamente diferente, hoje é digital.
CULTURA DE MASSA: meios de comunicação meios de mídia, radio, televisão, cinema  é a chamada “mídia de massa”, se aceitarmos música americana, foi reinventado tudo o que foi o cinema, não é só cultura de massa, mas é digital também.

MIDIA E MEIO DE COMUNICAÇÃO: na década de 70,80,não tinha o domínio, o filmes tinham que esperar passar na televisão, para quem não ia no cinema, pelo menos até a década de 90 ainda era assim.
No radio programas jornalísticos novelas, show, teve   a era do radio, em São Paulo e assistia os vídeo as pessoas, em Belém  teve também os artistas que cantavam radio, tinha a radio marajoara  etc. 
Sempre teve os Assinantes, quando surgiu no Brasil ela surge aos moldes doa rádios. A Record na década de 70, ela mostrava os shows o radio tape, quando muda o instrumento muda a forma de comunicação nessa era, nos éramos apenas espectadores.
O youtube é uma oportunidade antes ficava só na mão dos donos dos meios de comunicação, primeiro passava nos cinemas depois passava na televisão, na década de 90, ai veio a quebra, da questão do vídeo K7, já foi quebrado o conteúdo não ficou mais não dele,  tinha os direitos autorais mas fugiu  ao controle deles.
Depois começaram a copiar ocorre a crise mo conteúdo a ser distribuído para todos, depois veio o CD e o DVD  e a pirataria. Com muita força, e hoje e a questão da digital basta um só site  e assiste online o filme, entre a crise, os grandes empresas mas acabaram sobrevivendo.
Eles passam como uma questão de crime sobre a pirataria, na época do CD foi bem curta, as pessoas não estão mais assistindo televisão, como antes mais estão no meio digital serve uma crise em vários sentidos, estão começando a pensar a Tv interativa, na rede social, pode discutir com Willian Bonner, não dá pra discutir como está esse modelo hoje.
A REDE SOCIAL MOSTRAVA UMA COISA, A MIDIA MOSTRAVA OUTRO Lado, na rede social é a opinião das outras pessoas. Compreendo o texto além do material  verbal, década de 80, políticos no palanque depois foi os comícios, nas ruas a questão mudou depois ele não ia mais para o palanque, eles iam para o estúdio.
O Ipiranga bloqueia o face, porque eles acham  que o FACEBOOK só é brincadeira o problema hoje não é  a falta de  informação é saber selecionar a informação.
            No Brasil sofremos influencia da cultura erudita, exemplo: teatro da paz não vai ser o carimbo vai ser  a musica clássica, e por outro lado tinha a cultura popular exemplo:   a cultura indígena a musica a vestimenta, os negros de dis tudo é macumba, isso é cultura popular.
Cultura é ? Se pensa que o filme europeu teatro e o grupo suburbano (acredita que não  e nossa visão da elite). As pessoas tem um olhar das elites, a visão  ainda é muita européia, nos temos um olhar colonizado. Escola musica, em Inglês, mas não entendemos nada , isso é herança da cultura de massa.
A nossa cultura hoje é uma mistura não pode um autor dizer que ele inventou isso, tem que ver o que tem por trás.Antes tinha A CULTURA popular e erudita, hoje ocorre uma hibridização começaram a se misturar se a pessoa não tiver antenado com as coisas da sociedade, ela tem que entender que ficar a frente da televisão é alienação. Toda a cultura ficou misturada “Hibrida”.
As culturas das mídias vão começar a dialogar entre si, o Jornal nacional mostra uma noticia, a gente sabe que é falsa, hoje nos podemos mostrar para outras pessoas eu isso não é o que está passando no jornal.
Muitos livros tiveram suas vendas alavancadas por filmes, geralmente as pessoas viram o filme e não leram o livro, depois chegou a internet e quebra  com essa tendência, eles lançaram  o filme baseado nos,livros o ideal seria ver os dois no filme tem a imagens as vezes não vêem o próprio livro esta escrito.  Qual a importância  e o impacto dessa cultura na gente, e mo sujeito contemporâneo de hoje?
            O curso é formado de professores não é técnico, se não é licenciatura, tem  que estar  ANTENADO, ele não pode estar no contexto sem estar antenado na sociedade. Discutir  a mídia é uma formação interdisciplinar, A globo passa o conteúdo de interesse sobre cultura mas as 4:00 é difícil alguém assistir; ( mas é isso que eles querem que os jovens não assistam).


MIDIA=> media, de mediação

EU
Cultura também é tudo aquilo que o homem produz. Cadeira, livros, teorias. armas guerras etc.

EU
A Mídia na verdade  é um mecanismo ideológico capitalista burguês, provêem de uma cultura imposta, que é jogado em cima da cultura popular,  os ideais de beleza, consumismo, individualismo, sexualidade envolve todo esse contexto ideológico, cabe  anos avaliamos primeiro que é de um acultura elitizada, a realidade deles não eá  mesma da nossa.

(LIVRO O QUE É CULTURA. Jose Luiz dos Santos tem em PDF)

É uma preocupação contemporânea, os caminhos que conduzimos os grupos humanos, as suas relações presente e as perspectivas para o futuro,  a humanidade está maçada por contatos, conflitos entre modos diferentes de organizar a vida social.
            É por meio da cultura é as características que vão marcar cada indivíduo ou grupo social, seja em qual sociedade que elas vivem, atual,mente  e a sociedade capitalista.
            Assim a cultura caracteriza a humanidade como um todo e ao mesmo tempo individualiza a sociedade, a grande questão e o trabalho do educado e entender essa cultura
            Ao longo de seu processo de desenvolvimento a humanidade se adaptou a natureza, produzindo cultura e se desenvolvendo, também tem as questão da biológica, características , cor, etc, se formou os grupos a qual consiste em grande parte a sociedade hoje 

REFERENCIAS:

SANTA Ella Lucia. “Cultura e Artes pos humano”, da cultura das mídias a cyber cultura. Paulos, 2003

SANTOS José Luiz. O que é Cultura, brasiliense, 2009

17/02/2016
LINGUAGEM E MEIO DE COMUNICAÇÃO
PROFESSOR RAIMUNDO TOCANTINS

O carnaval  aqui em Belém se achou de fazer igual no Rio de Janeiro,uma cultura midiática.  CULTURA DE MASSA RAQDIO, CINEMA, tinham os  produtores e os receptores, a pessoa não podia interferir, no meio no 1º momento (MEIOS MASSIVOS). 2º MOMENTO DAS MIDIAS: TV  a cabo, internet e o publico pode agora interferir, já passa a ter um comportamento diferente os dosi vão se mesclar o produto  e o receptor, quando tem na mídia, social, a pessoa passa a produzir informações.
Ainda está muito homenageada, as pessoas gostam muito das mesmas coisas, na cultura digital nos podemos produzir a produção, os filmes continuam fácil tudo tem uma consenso. Belém tem uma forte relação com o cinema, televisão e cinema percorreram caminhos separados, eles nunca se uniram pra fazer alguma coisa.

1º MASSAS
Sociedade das Mídias: década de 70 e 80, a comunicação se referia a cultura de massas, MAS COMEÇA a aparecer uma coisa nova no mundo, que começa a alterar a hegemonia da cultura de massa, surge pequenos aparelhos.
FILME (PARIS TEXAS): é um filme caseiro, a personificação de filmes domésticos. O receptos  começa a escolher  surge a cultura Cibernética  (cyber Cultura). Cultura digital,  foi uma transição mas ela não desaparece, a cultura digital está na superfície, ela é nova (cultura das mídias). DEFINE A QUESTÃO DE MUDANÇAS: ELA TRATA DE UM PERCURSO  especifico, de uma época foram pequenos aparelhos que forma surgindo e minaram a sociedade , isso é A CULTURA DAS MIDIAS, a  DIGITAL vêem mais tarde. 
            No Brasil não tem muito o debate  e reflexão sobre  assuntos relevantes, o caso dos Black Block, as pessoas não entendiam , a mídia a mídia ia tentar formar uma opinião para o povo, eles diziam que eram movimento de vândalos, e o pessoal da internet dizia que Ra reivindicações, e as pessoas tomam partido da mídia ou das redes social, não teve um aprofundamento sobre o assunto.
            Jornal é um meio clássico ele estão entendendo o meio digital, , não é um jovem de maneira totalizada mas uma parcela, tirar o presidente é um golpe de estado, querer tirar o presidente na marra, tem muito menos ato  político, talvez muitas pessoas, sejam um fantoches nas mãos de algum grupo. A cultura de massas não está mais hegemônica, todos os jornais do mundo estão presentes nessa rede social.    
            PERIFERIA: são tratados com a cultura periférica como os indígenas só os mais velhos falavam a língua, os jovens não, o folclore passa de geração em geração “as narrativas” as festas tradicionais, na pesquisa os meios de comunicação entra a radio,a televisão e o celular não  tinham internet na época.
Essa cultura toda a língua as narrativas foram deixadas de lado, a noite, os mais velhos se reuniam com os mais novos, para contar historias só  que foi quebrando, eles iam escutar o radio a televisão porque os mais velhos começaram a morrer e se perdia essas narrativas.
Não é paras deixar de lado as mídias, mas é sim continuar com as narrativas com as suas historias e isso tem interferência com a nossa vida, qual  é o contexto?


2º  VIDEO : características da cultura de massa: extremamente inteligente, existe um que podemos usar de forma inteligente, INDUSTRIA CULTURAL  e entretenimento.
COPNCEITO: INDUSTRIA CULTURAL: a industria é o sistema que produz a industria chega no meio espedaçado, e algo imaterial, em sua essência mais, é algo que causa um choque.

PRODUTO DA INDÚSTRIA: esta dificuldade hoje a produção de algum artefato, de forma a conquistar lucros, cinema, televisão,  no século XX era o esporte, um grande produtor de lucro.Quando a cultura começa a dar prejuízo  não tem como ela sobreviver, como pode acontecer com o futebol como aconteceu com o cinema Olímpia.

ENTRETENIMENTO: ele se torna a questão de trabalho e fica em oposição e pensamento e não trabalha  e não pensamentos, é um prazer sem que aja reflexão não te deixa a busca, e o fácil, ele funciona como um produto de mercado .

Não existe humanidade sem cultura, não existe superior nem inferior, elas são diferentes os valores são diferentes as épocas são diferentes.

POTENCIAIS: No Brasil tem uma visão positivista a rde Globo nas tele novelas ´[e um elemento de “coesão social” costuma reproduzir essa unidade, nacional, TV a cabo, não significa que é diferente.

PROFESOR: Indústria  cultural, o que é ? Indústria  e cultura é complicado, indústria em larga escala e a cultura está localizada em varias regiões, tem uma , ela é uma visão ampla. Indústria  e  cultura é diferente.
PRODUTOS: A questão dos lucros hoje em dia foi multifacetada, (várias faces) . A empresa rede globo produz novelas, filmes shows jogos etc, são produtos   dessa industria  cultural, de uma industria capitalista também.
            Vão industrializar  e reproduzir isso da reprodução em larga escala estão relacionado ao lucro, o que da lucro vai ser produzido exemplo, o Re x PA, hoje tem canal fechado pra esse jogo.Hoje é o MMA ante era o boxe.

ENTRETENIMENTO: tem que ser o que desperte o interesse também fala a questão do “besteirol” nos anos 90, quando tinha a TV pirata, se discute o humor, casseta e Planeta mas tinha alguma coisa de critica. Em vez de novela, passou a ser cinema, mas é a mesma coisa, a  cultura sendo cobrada num modelo de industria uma forma de olhar não ingênuo. Se se prende em gênero, tem uma estrutura fixa os conflitos e o final feliz

LINGUAGEM E MEIO DE COMUNICAÇÃO
PROFESSOR: RAIMUNDO TACANTINS
Aluno: Sebastião Pereira Viana Júnior

2º ATIVIDADE:

1º ) Defina e conceito de industria cultural?

R=> PRODUTO DA INDÚSTRIA: Esta dificuldade hoje a produção de algum artefato, de forma a conquistar lucros, cinema, televisão,  no século XX era o esporte, um grande produtor de lucro.Quando a cultura começa a dar prejuízo   não tem como ela sobreviver, como pode acontecer com o futebol como aconteceu com o cinema Olímpia.
            Indústria  cultural, o que é ? Indústria  e cultura é complicado, indústria em larga escala e a cultura está localizada em varias regiões, tem uma , ela é uma visão ampla. Indústria  e  cultura é diferente.



2º )Apresente um exemplo desses produtos da industria cultural ?

R=> PRODUTOS: A questão dos lucros hoje em dia foi multifacetada, (várias faces) . A empresa rede globo produz novelas, filmes shows jogos etc, são produtos   dessa industria  cultural, de uma industria capitalista também.
            Vão industrializar  e reproduzir isso da reprodução em larga escala estão relacionado ao lucro, o que da lucro vai ser produzido exemplo, o Re x PA, hoje tem canal fechado pra esse jogo. Hoje é o MMA antes era o boxe. Pode ser qualquer cultura o que não dá lucro deixa de existir na indústria cultural.


3º ) Encontrem desses produtos da industria cultural, algo que seja inteligente, que considera construtivo socialmente? Exemplo: Novelas, filmes, etc. o autor da exemplo como os Witt e Sopranos.

R=> O filme escolhido foi “Che”, onde percebemos que o filme trás questões como ética que envolveram aquela revolução, coisa que é constantemente e fervorosamente batido pelos EUA, e outros, que taxam aqueles guerrilheiros de assassinos.
Claro que teve morte, mas foram nos combates, quando os americanos gritavam “assassino,Assassino”, para o Che Guevara, quando ele foi  na ONU denunciar o as atrocidades do imperialismo, esse mesmo povo se esquece que da atrocidades que o seu país  os EUA, faz  com o seu imperialismo e fez na segunda guerra mundial ao lançar as bombas atômicas.  
            Claro a punição  para os guerrilheiros renegados, que cometiam algum crime,  era o fuzilamento, porque naquelas condições na floreta não tinha outro  jeito, estavam, em  plena guerra.
Punição para os criminosos, não roubar carros e outros pertence dos militares da ditadura do Fulgêncio Batista, foram uma das questões do filme   

REFERENCIAS:

Filme Che. Direção; Steven Soderbergh e estrelado por Benicio del Toro como Che . Gênero: Biografia, guerra; tema principal A revolução marxista em Cuba. Atores: Benicio Del Toro - Ernesto "Che" Guevara, Rodrigo Santoro - Raul Castro,Franka Potente - Tamara Bunke, Lou Diamond Phillips - Mario Monje, Kahlil Mendez – Urbano, Julia Ormond - Lisa Howard, Édgar Ramírez - Ciro Redondo, Catalina Sandino Moreno - Aleida March, Demián Bichir - Fidel Castro, Roberto Santana - Juan Almeida Bosque; gênero histórico;Original; Che:  Part One ,(França,EUA, Espanha).Duração 2:06, Ano 2008.

2/03/2016
Linguagem e Meio de Comunicação
Raimundo Tocantins


Teatro na se encaixa no conceito de indústria cultural, hoje no século XXI, eles vieram com uma nova roupagem, no programa CULT, eles estão reprisando aqueles filmes dos anos 80, 90, como se fosse cultural nobre, exemplo< Uma linda mulher ser vista como um conto de fadas, isso é uma agressão querer passa a imagem da prostituição se ruma coisa boa.
Esse tendência é chamado de produto “requentado”, que está voltando, ,temos que abrir o olhar do aluno para essas questões. Nos anos 80,90, se diziam vamos assistir essa besteirol hoje está voltando como uma cultura.
Exemplo: a transmissão do Oscar, que consegue assistir,  porque é uma cultura americana, tem piadas, que é cultural, é longe O QUE ACONTECEU? Circularam artigos da veja, fazendo MANIS,  da Gloria Pires, ridicularizando o que ela fez, de que ela não entendia, ninguém pode saber, quem sabe ela n;ao estava contrariada por estar lá num domingo, ou por entender que aquilo não faz parte da nossa cultura. 
Eles falaram que ela não tinha assistido os filmes, o Oscar tem pouca relação com o que nos conhecemos aqui no Brasil, ela talvez queria passar a imagem de que esse evento não é essa coisa toda.

O CONCENSO DOS ESTUDOS DENTRO DA LINGGUAGEM:
O estudo o que é discurso?
Analise do discurso?
Maria do Rosário vídeo o saber do discurso.


MARIA DO ROSARIO ENTENDER O QUE É DISCURSO: Mídia e Discurso?

É  um corpo de pesquisa  que trabalha com linguagem toda produção é um discurso ele é oral, o que produz  um sentido para as pessoas é um discurso. A revolta dos estudantes 1968, franceses, gu8erra do Vietnã,  os feministas, (filme os sonhadores). Michel Fouko se o conhecimento deve ficar preciso na universidade ou deve ser útil a sociedade.  MIVHAEL FOUCAUT: Obra anos 60,70, intelectual militante, sua obra  é uma reflexão sobre A SOCIEDADE .
Como os saberes produzem o que nos somos, a medica diz que nos temos que ter saúde, mas esse saber está sempre ligado ao poder,  “ eles querem  controlar você “. As relações de poder interpessoal, produtiva, é micro e macro.
3º Aspectos processo de subjetivação, e saber, da medicina, os poderes dizem  que nos devemos ser saudáveis, ai vamos pra academia, quem somos nos hoje. A medida que nos compreendemos nos podemos fazer a diferença.
(filme pina): Ele mostra a imagem que nos podemos ser diferentes.

Discurso: Não existe abstrato, dança, pinturas, e tudo aquilo  que produz sentido, O poder vêem e diz uma coisa, não podemos fazer esse exemplo, programas Bem Estar, é uma forma de controle, social ligado ao povo e ao poder, esta relacionado ao poder.

MIDIA E DISCURSO
LINGUAGEM E SUAS DIVERSIDADES: GILMES MUSICAS,
A MIDIA  coloca o enredo, se é um discurso verbal, uma carta, outdo, sena de filme, etc. passa a compreender o sentido produzido, pelo discurso da mídia, puxa o sujeito a historia.
Compreende a produção dos sentidos  realizados pela mídia pelos sujeitos históricos, nos somos formadores de opinião nos temos que contribuir pelo que ouvimos da mídia, do poder, compreende que o enunciado produzido pela mídia são textos. Os enunciados um visível e um verbal. OS TEXTOS mostram que determinadas figuras regem enaltecidos e outro relacionamento ( o sentido dos humanos e desqualificação).
O efeito do  humor é pra se desqualificar, destrutivo, existe uma razão para fazer sentido.   As vezes procuramos entender da forma que nos passam, e não da maneira correta, nem na nossa visão procuramos fazer. As informações não passam o que faz os índios, sai de suas  terras, expor a noticias, nas relevâncias, é uma forma de controle de como nos passamos essa informação.
DISCURSO MIDIA E IDENTIDADE: Não acontece de forma pacifica, o efeito da coerência fica evidente, nos textos da mídia, as vezes não é a verdade ou a realidade. Vimos é de forma simbólica, aquilo no caso dos índios é uma mediação da noticia, ou seja não divulgam toda a verdade. A mídia faz a mediação entre os leitores, então não é a verdade é uma mediação.
Ele vai construir um texto riquíssimo para passar uma cordialidade, eles passam pelos markteiros, para transformar a imagem  deles.Ewm muito casos os índios saem por causa das empreiteiras.
(outro texto) Eles são brasileiros, quando diz “eles”, esta dizendo que existe uma distancia entre o povo e o governo, eles usaram a frases dele, “Eu sou brasileiro e não desisto nunca. O pronome quer dizer que eles estão distante das massas, se privilegia a língua portuguesa, para criar uma imagem na sociedade. 

09/03/2016
LINGUAGEM E MEIOS DE COMUNICAÇÃO


Revisão para a prova

Lucia Santaela: Cultura das Mídias;

CULTURA DE MASSAS: Indústria  cultural,

O que compreendemos sobre  cultura de mídia?Antes da cultura das mídias, existia a cultura de massas, não tínhamos a opção de escolher, assistíamos televisão, radio, cinema, não tinha oportunidade de escolher. Antes das culturas de mídia era a cultura das massas.
O momento da cultura das mídias é quando passa a  ter uma escolha, começa quando começa a aparecer o vídeo K7, as pessoas passam a ir numa locadora, alugar fita VHS, é numa locadora esse é um momento muito importante e o espectador passa a ter uma escolha. (ver no Google cultura de mídia).
A questão era mais  popular, carnaval, futebol, a erudita e de uma cultura feita por uma elite, teatro da paz que veio de fora. O que é massa, chama-se de cultura popular, o que vêem de fora, chama-se cultura erudita, teatro da paz. Ambos estão presentes a TELEVISÃO não desaparece quando se fala em mídia, a questão social econômica não está  afastada.
Antes da cultura de mídias, era tudo mais caro, uma câmera  era caro, no inicio da década de 90, surge a internet discada muito lenta e a tela com letras verdes, causou problemas na vista das pessoas.  

CULTURA POPULAR: brega, tecno-brega, folclore.

CULTURA ERUDITA: Tudo o que vêem de fora.

CULTURA DE MASSA: Décadas de 70 e 80,  televisão, radio cinema, o publico não tinha opção de escolher o quem assistir,, assistia o que era imposto.

CULTURA DE MIDIA: Inicio doa anos 90, surge o vídeo K7, o publico agora tem um opção de escolher o que assistir, pode ir  as locadoras e alugar filmes. Também surge a pirataria.

CULTURA DIGITAL: O publico começa a produzir seus filmes amadores, Aparelhos começam a ser barateados, celular maquinas fotográficas etc. Eles começam  a interagir e fazer produções independentes.

Cada um tem um momento histórico, e eles estão presente hoje. A informação é  porque temos que ter um olhar além  do texto, um olhar critico.

MIDIA E DISCURSO: é necessário compreender a linguagem qual linguagem verbal, visual e as questões extra lingüísticas, exemplo: a questão histórico social, tem que compreender alem do enunciado, musica “Cálice de Fogo” trata de uma questão lingüística a historia da época, vai mudar a compreensão, era a época da ditadura militar, ESSA COMPREENSÃO É ALEM DA LINGUISTICA .
Para  entender tem que ir alem do enunciado, e o contexto histórico em que foi produzido, tem que consultar a historia e a sociedade da época. Na ditadura militar o discurso era de resistência, hoje é sem percepção, e está voltado a interesses da mídia, “não é uma sociedade tão livre,  os seringueiros militantes pela terra, ainda são assassinados, eles tem que ficar sob constante vigilância”.
MAFALDA: essa personagem criada na época da ditadura militar na America  latina, são quadrinhos, passa a idéia de infantil, era uma linguagem camuflada.  O Jornal a Folha de São Paulo fez parte da elite, a  relação das mídia com o discurso tem           que compreender isso alem, e ver o momento histórico, o discurso é tudo aquele que faz sentido, é um discurso.
Quando se pensa em curso superior, se pensa em formar leitores críticos. O discurso é produzido por sujeitos sociais e não existe sem mídia, são os meios de comunicação todos estão relacionados.



30/04/2016
Linguagem e Meio de Comunicação


(Perigo duvidoso): porque as estatísticas enganadas, qual o interesse que a mídia tem nisso, vender jornais, impressos e enchendo a tele noticia de noticias de violência, (QUAIS SÃO OS MOTIVOS QUE FAZEM A MIDIA USAR ESSA VIOLENCIA?).Exploração do corpo da mulher, e vender muito, ela mostra uma felicidade, do tipo de corpo de pessoas brancas.
No discurso da mídia mostra o que é ser uma pessoa de bem, A GRANDFE CRITICA É QUESTIOPNAR A CULTURA DO MEDO!. É  um texto filosófico,não   existe termos da estande, mas na sociedade, exemplo:ela pode não ter sido assaltada mas, mas ela vive com medo por causa da mídia.
O fenômeno na década de 90, o fenômeno chamado  fúria do transito, como era fabricado o reflexo que tinha nas pessoas, não pensar nessa realidade, mas na nossa realidade, eles alegam um tipo de perigo  hoje, é a questão relâmpago.
Apresenta-se num programa televisivo, e debate sobre os vários  tipos de violência que é a violência do transito. (um programa que elege um tipo de violência para falar) Exemplo: Cidade Alerta.O Barra pesada é mais uma linguagem coloquial, que aborda vários aspectos. Mostrar o que eles  fomentam, o que eles esperam disso.
É passado de uma forma tão coerente que se acredita que ocorre com a gente, ele pega uma pessoa para eu sirva de testemunha, o que pode acontecer se você buzinar para alguém pode levar um tiro, se olhar com a cara feia também, pode levar um soco de alguém no transito.
Um apresentador entra na sena, e mostra uma falta corriqueira, que é um pequeno preço, pode se tornar um grande e leva a gente a coeditar que pode  acontecer com nos, isso ocorre em Belém.
O leitor  não Le tudo, ma sob o  que  ler é  o enunciado, é já acredita que é verdade, ele não mostra mas, fala no final que quantos foram afetados só cinco pessoas. Quem ler só o primeiro parágrafo,  só vê a metade , as vezes eles põe o entendimento no final.
Caderno política, só quem le, vêem a crise, causada pelo governo, só le o titulo é já sai comentando, não le, nenhuma linha, interesse:fazer o produto mostrar, mas utiliza e4sse subterfúgio, fazer o leitor acreditar. O Amazônia  é para outro publico, tem muita imagem, mulheres, o Liberal é para outro publico.
Dever-se relativizar, alguns casos de estatísticas, quanto mais se fala, um assunto, mais se faz ele crescer. Qual seria o interesse desses meios de comunicação, Não   se fala dos perigos de sair a noite, não é possível que todo mundo seja assaltado, quando sai na rua, tele jornal, qual o interesse? A  audiência, dinheiro, tudo voltado para a cultura do medo.
A realidade  do congresso parte é a favor da liberação da maconha, e das armas, existe interesse nesse dialogo. Também existe o interesse do mercado em vender e lucrar com armas.

EU: também tem o lado moral da humanidade, todo mundo armado, dignifica que isso vai virar um faroeste, e a moral e a ética humana, em vez se subir vai decair .










           


16/06/2016; ultima disciplina do curso


FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA

HISTORIA E SEUS CONCEITOS “disciplina online”

PROFESSORA:  ANDREA DA SILVA PASTANA

Aluno: Sebastião Pereira Viana júnior









Nenhum homem é jamais é tudo o que pode ser,  seus propósitos não terminam quando a sua vida chega ao termo. Nem ele vive num mundo exausto, a idade não estiola, nem o habito enfraquece O amor do Filosofo a verdade o amor do Artista a beleza e o amor do Santo a virtude. A sempre mais saber, a amar e a fazer.  

Youtube; vídeo O papel do professor . Vertentes Sociológicas. Professor Ronei Luis Soares





































VIDEO 1:

PROGRAMA HISTÓRIA

Resumo 1 principal
Oficio do Historiador
Maria Helena Capelato


“Ler a historia, estudar a historia e transmitir a historia”

Preocupação em transmitir a minha paixão pela historia aos calouros, não se entende muito bem o significado das aulas, só  no amadurecimento ao longo do curso, que o aluno, começa a entender o que é o oficio do historiador. O mercado de trabalho é maior do que se imagina ampliou muito o campo do historiador. 
            Por exemplo: para se construir a usina de Belo Monte, tem um especialista, que faz  parte do corpo. No caso de um tombamento de um edifício, no caso de restaurações coisas do patrimônio, tem sempre um relatório de um historiador. Que é sempre muito importante. Que tem sempre um papel fundamental nesses processos. O historiador faz parte desse relatório faz um parecer faz parte da autorização geral, essa é uma das atividades do historiador, que tem uma técnica.
            A historia com datas e fatos que Capelo fala que detestava na época do ginásio, mas foi no cursinho, que  ela se encantou com a historia, porque era ensinada de uma outra forma, de outra maneira muito diferente.

O OFICIO DO HISTORIADOR:

O HISTORIADOR Carlos Guisboll, ele faz uma comparação do oficio do historiador com o detetive, o historiador é o Sherlock Homer, porque ele trabalho com processo indiciário, de indicações eu ele encontra através das pistas, esse processo todo da ação do historiador, da reconstituição da historia, é muito fascinante, você vai redescobrindo a historia, você vai descobrindo as coisas, e depois começam a fazer sentido.
Tem um aspecto no trabalho do historiador, que é alguém que revela alguma coisa, que descobre alguma coisa. O que se espera de um historiador é a descoberta de aspectos do passado, mas sempre com muita suspeita. Porque aquilo que está escrito nos documentos,  que era como antigamente, a perspectiva do historiador , do século XIX inicio do século XX, isso já caiu por terra.
            O historiador tem que ir para o documento na perspectiva de desconstruir o documento, de ver o que está por trás dele de ver como ele foi construído. O documento não vale elo seu valor de face, tem que se descobrir porque ele foi construido, como ele foi construído.
O historiador tem algumas questões básicas,
O que aconteceu?
Porque aconteceu?
Como aconteceu?
Em que tempo? O tempo é a matéria prima da historia
Em que lugar?

Tem essas questões  quem orientem o trabalho do historiador, então quando se vai para o material então já sabe  que aquele material foi construído, e que aquela documentação é fruto do seu tempo, e quem construiu e como construiu.   Tem que ficar atento ao discurso, ao silencio, exemplo: porque a imprensa não noticia alguma coisa que está acontecendo. Você vai atrás pra saber, é muito instigante o trabalho do historiador.
O historiador, não cria uma historia referente aquela passado, não existe parte inventada, a preocupação do historiador, é que ele saiba, fazer a desconstrução Michel Fucoth, contribuiu muito para a historia. Porque ele disse que o documento é o monumento que precisa ser desconstruído, se você desconstrói, você vê todas as relações que estão envolvidas, e que dão o produto que você está analisando.O historiador tem que suspeitar, e desconfiar do documento, não pode ter nenhum ingenuidade.
Mas existem regras, métodos  e tem a questão do objetividade, e da subjetividade, pela visão antiga, nos primórdios, a perspectiva era de que o historiador tinha que ser absolutamente, objetivo e imparcial. Com as revisões historiográfica, na segunda metade do século XX, isso cai por terra.
O  historiador tem um compromisso com a verdade, ele tem um compromisso objetivo, mas há um relativismo ai, porque o historiador ele faz parte  da historia, ele faz parte do dia de hoje, mas com o dia de hoje, ele vai olhar para o passado por isso o titulo é pensar com a história,  e pensar   sobre a história. Quer dizer a sua historia ela está ali. Você não pode pensar que está ausente, você tem que trabalhar com essa subjetividade.
È por isso que os nossos trabalho são avaliados, para ver se houve esse distanciamento Você não pode ser parcial, Objetividade é uma coisa, parcialidade é outra. Se você pertence a um partido político, faz uma analise desse partido político, enaltecendo esse partido, isso se chama, parcialidade. 
A imparcialidade é possível?    Ela tem que ser trabalhada, o historiador deve buscar a imparcialidade, ele não pode deixar a sua paizão te dirigir, não pode fazer uma  analise proselitista, nesse sentido, mesmo que trabalho com paixão, mas na hora de apresentar os resultados, tem que ficar atento para ver se a paixão não prevalece no trabalho.
     Em 1968 foi um Ano complicado para a educação, era uma época em que os professores ainda tinha aquelas visão antiga, o historiador tem que saber fazer perguntas ao texto, quem escreveu, quando escreveu, porque escreveu, são perguntas básicas ele não pode ficar só no texto, tem que sair do texto tem uma leitura interna e externa.
Assim  tem o cruzamento do conteúdo, com o aquilo que você tem que ir atrás para saber como foi produzido esse conteúdo.    A historia factual, positivista, historia metódica, era essa historia que capelo não gostava, que se dizia neutra, mas na verdade não era, porque para eles o documento era sagrado, o que estava no documento era verdade.
Quais éramos documentos da época, era os documentos institucionais que era a historia oficial, que tinham muito compromisso com os interesses político era documentos produzidos pelo governo, e no fundo aquela historia servia para estimular a construção de uma identidade nacional. Depois no século 1929 teve uma critica da escola dos Annales. Mas a grande revisão, a  revolução foi a partir de 1970 -1980, com a crise do comunismo, com as denuncias  dos crimes de Stalin.
Tem uma conjuntura, um impacto da segunda guerra mundial, uma serie de fatores, eu a historia passou por um processo de revisão muito grande. Exemplo: não se faz historia sem uma questão, sem um problema. No doutorado tem que ter uma tese, mas a questão se colocou o relativismo histórico, todas as ciências humana passaram por isso, tem uns que vão com Foucout até o fim.
A contribuição dele foi mostrar o que é o documento e como desconstruir esse documento, outros historiadores partam da perspectiva de que Foucouth que não leva  em conta a historia.  Capelo leva em conta a perspectiva de que a historia tem que ter personagens. Foucout  enxerga sobre a ótica da estrutura, mas outros historiadores falam que tem que ter o personagem, o historiador precisa dos sujeitos históricos. Nos não somos só estrutura.Para foucouth, quando se busca que rumores tomou uma sociedade, a perspectiva é a sociedade, esquece-se os sujeito históricos.
Carlos Ghisbol O queijo Vermes ele proporciona a historia da perspectiva cultural ele vai reconstituindo a sociedade no seus vários aspectos a cultura como ato de circulação,  ele diz que não existe a cultura popular e de elite.os de baixo faz cultura a partir do que vêem de cima,então ESSA SEPARAÇÃO NÃO EXISTE.
  Os ingleses e franceses, contribuíram com historia de leitura da família etc, uma nova perspectiva de historia, tudo isso é um sintoma dessa mudança na perspectiva da história nas tendências acompanha as questões da sociedade, se pensa a historia do meio ambiente,

Resumo secundário

As referencias não estavam muito claro, só com o aprofundamento que se entende o oficio do historiador. As  escolha do curso de historia, é para ser professor de historia, o mercado de trabalho é muito amplo, para o professor de historia.
Experiência: porque vai fazer historia? Ela é uma pessoa, muito ela é uma pessoa muito satisfeita porque ela também transmite a historia. OFICIO: o historiador é alguém que descobre aspectos do passado, mas com muito sujeito, as coisas do século XX já caiu por terra.
Ele tem que ir para a documentação, na perspectiva de que tem que desconstruir o documento. Como aconteceu, porque aconteceu a documentação é fruto de seu tempo, é usar um processo muito sutil.
OBS: Tem que fazer a desconstrução: não deve ter nenhuma ingenuidade, arte é a perspectiva que o historiador tinha que ser imparcial, hoje caiu por terra, ele é parte dessa historia, no dia a dia dele, ele vai pensar com a historia, e o historiador pensa sobre a historia.
A historia era institucional, o trabalho de Michael Foucaut, é essencial, pra historia, a grande contribuição foi com em pensar em desconstruir esse documento; O Michael Foucaut, tem uma perspectiva no oficio  de historiador, e tem que ter personagens.
O historiador precisa dos sujeitos históricos, nos não somos estruturas nos somos sujeitos, A referencia é a sociedade, porque ele se transforma num líder, como ele se tornou quem torna ele nesse líder ? Hitler não é o super homem, ele é um líder de uma sociedade em estado critico.
Guismbol trabalho de destaque,: Queijo e os Vermes, o atual faz reflexões, mais sofisticado antes ele propõe uma historia que revoluciona a historia cultural. Tem a cultura popular, e a cultura de elite; ele diz que não existe, a de baixo produz coisa que vêem   de cima, e vai circularmente.
Século XIX, os temas das prostitutas, os franceses contribuem muito para essa tendência cultural. 


VIDEO 2

FUNDAMENTOS FILOSOFICOS EM EDUCAÇÃO

Resumo 2
O papel do professor
Vertentes Sociológicas
Professor Ronei Luis Soares

Que espécie de conduta moral o professor deve defender em suas classes? Deve procurar desenvolver o comportamento mais apreciado  por sua comunidade, deve encorajar o desenvolvimento de certos traços de caráter que ele acredita serem desejáveis, ou deve deixar que o caráter do aluno se forme em respostas as expectativas do grupo de colegas da mesma classe.

ÉTICA: é o estudo dos valores no domínio da conduta humana. Trata de questões de como que a vida é boa para todos os homens, seu propósito e ter valores corretos, como base para valores corretos  

FILME ADVOGADO DO DIABO: o filme é um retrato do mundo em que vivemos, e aborda diversos temas como a globalização, a corrupção, ocultismo, insexto, religião ambição negócios ilícitos entre outros fatores .

Em certas épocas, a ética estava vinculados as religiões

Existem dois tipos de teorias éticas que são pertinentes:

INTUICIONISMO: é o valor moral que é diretamente aprendido pelo individuo, percebemos se uma coisa é certa ou errada. Mediante os valores morais e natos, os valores morais que aprendemos desse modo são corretos  Em si mesmo, sua correção não pode ser provada logicamente, ou testada empiricamente, só pode ser intuída.   

NATUCIONISMO: Sustenta que os valores morais devem ser determinados por estudos cuidadosos das conseqüências averiguáveis, a que dão origem. Uma pessoa que aceita a interpretação naturalista, da ética, escolhe ou justifica os valores morais de acordo com as investigações cientificas, que revelam a cerca co comportamento certo ou errado.
E as experiências vitais examinadas sugerem o melhor caminho para os seres humanos se conduzirem. Em suma, o naturalista num exame  objetivo das conseqüências praticas de qualquer ato de conduta humana.

Poderão os valores morais serem ensinados no mesmo sentido em que ensina o conhecimento factual. Sócrates procurou responder a essa interrogação, partindo do pressuposto de que as virtudes morais elas as tem em cada individuo, ele defendeu a tese de que o mestre deve  incutir esses valores na consciência de seus alunos.

MAS O ESTUDANTE ATUARÁ DE ACORDO COM O QUE APRENDEU ?

Todos  reconhecemos ser difícil, poder se afirmar que o estudante apreendeu realmente alguma coisa. Se não estiver capacitado para agir de acordo com isso, ai está por tanto a dificuldade da questão se for ensinar e aprender entendemos simplesmente transmitir e adquirir conhecimento sobre valores  morais, então esses são ensináveis .
Os professores também podem testar os alunos para averiguar que eles conhecem sobre valores morais e ajudá-los a escolher o que é certo e errado para a vida pessoal, ou escolher valores para a vida pessoal. Pode incutir que o estudante não trapaceie no texto
O Maximo que o professo pode esperar, é que o estudante, é eu o estudante saiba o que é certo e o que é errado. Saiba por que isso é certo e aquilo é errado, e tenha alguma idéia sobre o que deve fazer a respeito daquilo que sabe. Se alem disso o estudante se empenhas na conduta certa, o professor terá sido mais do que amplamente recompensado por seus esforços.

ESTETICA E EDUCAÇÃO:

A estética é o estudo no domínio da beleza, o artista deve criar a partir dos seus impulsos e experiências pessoais, nessa parte não devemos apenas Atribuir o ensino da arte como auxilio no processo educativo. E ensino da arte é muito importante, devemos descobrir os dons do aluno e aperfeiçoá-los.
Mas no caso devemos transcender o item  estético e educação pois devemos entender aqui o significado  puro do termo estética que não deverá entendido como uma teoria de belo, mas como um estudo da sensibilidade.
Através de leitura da pintura da musica, conseguiremos com um texto literário, um pincel uma palheta, além de uma flauta acordar o artista que dorme dentro de cada estudante. A proposta aqui é buscar a importância da arte, no processo educativo entendendo-o de maneira mais ampla do que um simples ensino escolar.
Os valores da estética são difíceis de se avaliar, por sua tendência é pessoal e subjetiva. Uma obra de arte, sucida respostas em determinadas pessoas, quem irá dizer que sua resposta é mais apropriada, a arte deve refletir fielmente a vida e a experiência humana.


Uma pintura jamais deve ser uma copia...O ar que vemos nas pinturas dos velhos mestres nunca é o ar que respiramos

Degar

O artista segue seu próprio rumo, ele cria a partir de seus impulsos, experiências pessoais, expressa seus sentimentos sobre a beleza ou a verdade  do mundo, e sobre o que ele pensa  e talvez mostre o que  ele pensa do que o mundo deve ser.O artista deve falar a todos os homens do seu tempo, não a um pequeno grupo.
Alguns mostram-se céticos  em relação na chamada responsabilidade social do artista, a sociedade muda, um artista nascido numa geração, pode estar criando para a geração seguinte. Será ele condenado por não conseguir agradar os seus contemporâneos, um artista que agrada os seus críticos, está provavelmente no fim dos seus poderes inventivos, pois os críticos tende a julgar   de acordo com os padrões aceitos, na verdade o artista rejeitado pode ser o verdadeiro inovador.

VALORES IDEALISTASA E  EDUCAÇÃO

Para o idealista, os valores e a ética são absolutos, o bom o verdadeiro e o belo não mudam fundamentalmente, geração e geração ou de sociedade para sociedade e sua essência permanece constante.não são criações humanas mas parte integrante da própria natureza  do universo.
Ao estudante diz o idealista, devem ser ensinados valores douradores e o modo de viver de acordo com eles, pois são esses valores que colocam em harmonia com o todo espiritual, ou mais vasto a que pertence. Seus valores só se tornem significativos  na medida em que relacionam com uma ordem essencialmente espiritual do universo, uma ordem que o professor pode elucidar para o aluno.
Nenhum homem é jamais  tudo que pode ser, seus propósitos não terminam quando sua vida chega ao termo, nem ele vive num mundo exausto,a idade não estiola nem o habito enfraquece o amor do filosofo a verdade, o amor do artista a beleza, ou o amor do santo a virtude, a sempre mais a fazer e amar 

VALORES  REALISTA E  EDUCAÇÃO

Os realistas concordam que os idealistas, que os valores fundamentais são basicamente permanentes. Mas divergem entre si e seus motivos para assim pensar, os realistas clássicos concordam com Aristóteles que existe uma lei moral universal acessível a razão que vincula todos os homens como seres racionais.
Os realistas religiosos cristãos concordam, que podemos compreender que grande parte dessa lei moral, mediante o uso da razão, mas insistem em afirma que a lei foi estabelecida por Deus  que nos dotou com toda capacidade racional para nos discernir .
Os realistas científicos negam que os valores  tenham qualquer sansão sobre o natural, o bem é aquilo que nos ajustas ao nosso meio ambiente, o mau aquilo que nos aliena eles concordam em que os professores devem transmitir certos valores bem definidos, os padrões estéticos e básicos que ensinamos as crianças., não devem ser afetadas por questões temporárias, a criança deve entender claramente  a natureza do que é certo e do que é errado.Respeitando o que objetivamente bom e belo, sem levar em conta as mudanças de moral e de costumes estéticos.  
Os realistas clássicos insistem  que apesar da concentração na matéria de estudo, as escolas devem produzir indivíduos bem formados na acepção  aristotélica de serem moderados e temperados em todas as coisas. Os realistas religiosos cristãos declaram que a ética realista é inadequada, pois o homem foi criado para transcender o natural e atingir o sobrenatural. A verdadeira finalidade da educação moral é a salvação das almas. O realista religioso cristão treina tanto a vontade quanto o intelecto do homem  embora Deus ofereça a salvação, o individuo deve decidir se aceita ou não, a vontade por tanto deve ser habituada a fazer as escolhas certas.  

VALORES PRAGMATICOS E EDUCAÇÃO

Para o pragmatista os valores são relativos os caninos éticos e morais não são permanente, eles devem sofrer alterações a medida que mudam culturas e sociedades, isto não é pretender que os valores orais flutuem de mês para mês, quer tão somente dizer, que nenhum preceito pode ser considerados universalmente vinculativo.A criança deve aprender como tomar decisões morais  difíceis, não recorrendo a princípios rigidamente a prescritos, mas decidindo que curso de ação é sucetivo de produzir os melhores resultados para o maior numero de seres humanos.
 Os pragmatistas incita nos a testar o mérito  dos nossos valores, do mesmo modo que testamos as verdades de nossas idéias devemos examinar imparcial e cientificamente os problemas das questões humanas, escolher os valores que parecem ter melhores probabilidade de resolva-los.
Esses valores não nos devem ser impostos por uma autoridade superior, devem decorrer de um acordo após uma discussão aberta e esclarecidas, baseadas em provas objetivas.

Minha crença no absoluto, baseada no bem que me proporciona, deve aceitar o repto de todas as minhas outras crenças. “ela” colide com outras verdades minhas, a cujo beneficio detesto, renunciar por causa

Willian James

Tal é a atitude moral do pragmatista cuja doutrina segundo James da maleabilidade as nossa teorias e alem disso alarga o campo de procura  de Deus
Qual é pois a base do pragmatista, vejamos o mesmo filosofo descrever a sua doutrina ao seu estilo próprio e inimitável, o pragmatismo de fato não tem quaisquer preconceitos, dogmas obstrutivos,caninos rígidos, que contará como prova, é completamente maleável.
Acolherá qualquer hipótese, considera qualquer evidencia, seu único teste de verdade provável, é o que funciona melhor , o que se adapta melhor a cada parte da vida e se combina com a letividade  dos reclames de experiência, nada sendo omitido.Ainda segundo James veja desde já até que ponto é democrático.Suas maneiras são tão diversas e flexíveis, seus recursos são ricos e intermináveis, e suas conclusões tão amigáveis quanto as da natureza. 

A ERA VARGAS

A ECONOMIA NO PERIO COLOMNIAL E IMPERIAL baseou-se na exportação de matérias primas. Na era de Getulio Vargas a industrialização começou a deslanchar. A partir de 51 Vargas sustenta seu sucesso em industrialização sobre o tema de três pilares, a presença do estado, no setor de petróleo, siderurgia e energia elétrica. Reservando as empresas nacionais o setor de auto peças e as estrangeiras a montagem de carros.Entre 1930



Parei em 21:14



Resumo  secundário

O que é ética?

Que espécie o professor deve defender o caráter, ou deixar que o caráter dos alunos de forme com o grupo de colegas? As respostas devem ser de acordo com a ética, de cada um. ETICA: É o estudo dos valores na conduta humana, a ética já esteve vinculada a religião, FILME ADVOGADO DO DIABO: O filme  é o retrato de mundo, globalizado, corrupção, ocultismo etc.
Os valores morais, devem ser determinados a extensão, naturalista, da ética, rever, o que é certo e errado, do comportamento humano. A virtude é suscitava deve ser enraizada e a pessoa o toma consciência de que é certo e errado. Ensinar e aprender  sobre valores morais então esse processo constitui em ensino.
Pode  propor que o estudante não trapaceie no texto, se ele conseguir, seguir valores morais no modo cultural, de modo que aja coerência, de forma mais ampla. Ao críticos divergem, pode dizer quem está certo o conhecimento cientifico é amplo.
Uma pintura jamais deve ser uma copia, a sociedade muda, o artista faz a arte, para a geração seguinte. Ao estudante deve ser ensinado valores  douradores, em valores só se torna significativos.
Valores Realistas da educação: Os realistas clássicos que existem essa lei universal, os realistas científicos, regras qualquer força sobrenatural. Os realistas clássicos, a escola deve produzir na perspectiva aristotélica. Os realistas religiosos se voltam para a salvação da alma.


OS PROFESSORES ESTÃO EMPENHADOS EM TRANSMITIR VALORES MORAIS COM OS ALUNOS.

VALORES PRAGMATICOS DA EDUCAÇÃO:

Testar os métodos de nossos valores, e a melhor probabilidade de valores, e esses valores, não devem, mas deve vir de instituições como o estado. A ERA VARGAS: A economia no império, matéria prima, Vargas começa a  deslanchar siderúrgico, energia elétrica. Vargas se aproxima da Alemanha nazista.
No estado novo, se revela uma tendência nacionalista e a propaganda, e ele se aproxima da Alemanha nazista. Se o espírito de aluno for baseado no conceito ético, ele não tem mais problema de relacionamento.
A ética e a estética, para o engrandecimento da educação, na estética, ele vai liderar a sua meta, para apreciar a arte.

OBRA INDICADA: Maria Lucia Arruda Aranha; Filosofia da Educação.







A educação: é geralmente considerada um empreendimento moral, ou seja os professores estão empenhados a chamar a atenção para o que deve ser dito e  feito e para o modo como os professores falam para os estudantes de vem se comportar 

Ética é o estudo dos valores no comportamento humano

Os professores estão empenhados em transmitir valores morais e em aperfeiçoar o comportamento individual e social.






VIDEO 3:

CANTINHO DA HISTORIA

Resumo 3 Principal
Metodologia e Projeto Científico
Anna Cicelle Garcia Alanis


Metodologia e o Projeto Científico

Existe um momento na vida do estudante em que se opta entre o magistério e  a pesquisa, mas as vezes dá pra levar os dois, mas nem sempre. Quando se opta pela pesquisa, normalmente clã pelo segundo ou terceiro ano,   e tem logo que se pensar num projeto de pesquisa as vezes ligado ao trabalho do professor.
Projetos de pesquisas, seguem normas bem especificas, por tanto é necessário que se cumpra as etapas nessa redação, para conseguir não apenas a aprovação da pesquisa num determinado departamento, mas também o financiamento pelas agencias federais ou estaduais ou até mesmo por agencias particulares, ligadas a bancos e fundações.
Do mesmo modo esse tipo de estrutura de projeto pode ser apresentado, num mestrado, doutorado, ou pós doutorado, é uma estrutura clássica, e que se compõe com as estruturas:

1-Escolha o seu tema: vai selecionar um tema de trabalho, vai da pesquisa, vai do você encontrou, das fontes da bibliografia, do que você encontrou, interessante daquilo que você  vai do seu desejo de estudar. Não pense muito em temas da moda, porque a moda  vai e passa, e muitas ve4zes nos vamos ficar ligado a um determinado tema pelo resto da vida, então  cuidado na hora de selecionar, também cuidado com o modo com as universidades restringem, em alguma que tem só duas linhas de pesquisas,   também cuidado com ter que escolher entre uma e outra.
As vezes, é melhor pensar mais alto, se você quer um tema diferente as vezes é melhor pensar em outras universidade. Depois de delimitado o seu tema, você pode organizar, as suas fontes as suas bibliografia e você pode começar a redigir o seu projeto. Você começa apresentando o tema, lincando do que se trata o seu tema,é coisa simples, as vezes, dois parágrafos basta para explicar o que você quer fazer. 
   Delimitar o que é o seu tema, qual o período histórico que você pretendo estudar, é muito mais uma explanação do titulo  do seu projeto, do quem um desenvolvimento porque o desenvolvimento você vai fazer ao longo da redação,

2-Estabelecer um Objetivo: O que é simples, o que eu  pretendo estudando esse tema, a onde eu quero chegar, você estabelece uma meta, e um objetivo em um parágrafo, por exemplo:Se véu estou estudando as famílias de imigrantes, durante a primeira metade do século XX, em cidades do interior de Santa Catarina, eu preciso ter um objetivo, eu não vou estudar todas as famílias, durante todo esse tempo, pra saber tudo sobre elas, então você estabelece qual é o seu grau de interesse nessa  famílias e o que você pretende encontrar nessa pesquisas, muitas vezes, ao longo da pesquisas, os objetivos são superados ou se transformam, mas a titulo de definição   você precisa  ter um objetivo claro.

3-Discussão Bibliográfica: Apresentou o tema, definiu o objetivo você passa a discussão bibliográfica que é   Que vai passar por teoria e historiografia, normal,mente, dependendo do tema, existem muitos títulos disponíveis, e um projeto de pesquisa, vêem normalmente, com exigência das agencias de pesquisas financiadoras, que tem um numero X de paginas, ou  20, 25, muitas vezes 18 paginas, o que é um absurdo de mínimo, então para que você possa realizar uma boa discussão bibliográfica, selecione os títulos mais importantes, daqueles que você não pode passar sem é só trabalhe neles, as vezes é melhor uma discussão o com pouca bibliografia, mas muito melhor estruturada. 
É melhor remeter o leitor a uma bibliografia melhores, sem precisar necessariamente passar por elas do que uma discussão som muitos livros, que não levam a lugar nenhum. Então definiu sua linha teórica, definiu sua linha historiografia, montou essa discussão de uma maneira em que seu tem, e mostre para o leitor em que estagio se encontra a pesquisa sobre o seu tema,  e como pode ser a sua contribuição nessa pesquisa, ai passa a etapa seguinte que é a metodologia.  

4-Metodologia e fontes a serem utilizadas: é quando você vai definir quais as fontes que você vai usas, quais os documentos, se é uma pesquisa mais bibliográfica, se vai usar literatura, você defini suas fonte e o modo como vai trabalhar essas fontes. Que tipo de perspectiva teórica você vai usar para analisar essas fontes, quais são os recursos metodológicos que você tem, se você vai fazer um trabalho mais braçal digamos assim de reunião de fontes, de transcrições de coisas que se encontram  desconhecidas. Ou se você vai usar fontes que já foram compiladas por outras pessoas, mas você vai dar um novo ruma a essas fontes históricas.
Normalmente na iniciação cientifica, e até mesmo no mestrado, a uma ênfase para quês e usa fontes já compiladas, que se deixe a documentação inédita para o doutorado, mas isso vai de cada um, o interessante, é usar documentação inédita desde o começo porque permite que você se acostume a lhe dá  com o documento, sem outros olhares, que faz com que você desenvolva o seu próprio olhar.

5-Definição do cronograma: é importante se vai pedir o seu financiamento, porque as pessoas querem resultados, nos vivemos num mundo extremamente utilitário, mesmo nos de ciências humanas, somos obrigados, a definir calendários e cronogramas como se as idéias surgissem com hora marcada.
Definir quantas horas por semana, você vai verificar a sua pesquisa, qual o período que você vai ficar em arquivos, o período que você vai ler microfilmes.Quanto tempo, você vai levar para cada etapa, quanto tempo, você destina a redação da monografia final. Faça exatamente um cronograma de como você realmente pretende realizar o seu trabalho.

6-Amarrar o projeto com uma Conclusão:  em que você pode sintetizar o momento em que a pesquisa se encontra e o momento em que a pesquisa de define em qual é a sua contribuição.Porque que esse projeto é importante, porque que esse projeto deve ser aceito, isso é em linhas gerais científicos, essa é uma estrutura básica, que vale não apenas para a ciências humanas, mas   para as ciências exatas e biológicas, porque defini estritamente qual será o seu trabalho, qual será a sua contribuição ao mundo da ciência, e como você pretende fazê-la.


Tanto as agencias de pesquisas e outras,m procuram resultados, nos vivemos em um mundo em que o conhecimento, está sendo quantificado, e está perdendo muito em qualidade,. Se você precisa desses mecanismos para publicar, você precisa atender a esses processos utilitários.
Precisa desenvolver um projeto que seja plausível, do ponto de vista da realização que não seja muito no ar, muito vago, ele tem que ser extremamente sensato. Por isso na discussão bibliográfica, não viaje  muito, não parta pêra analises extremamente abstratas, seja o Maximo conciso e claro e principalmente mostre a finalidade  do seu trabalho, mostre o que o seu trabalho vai contribuir para o crescimento  do conhecimento humano.
Pense sempre em termo de clareza e objetivos,o que eu quero provar é uma coisa se  eu vou conseguir é outra, estamos num processo de elaboração, se você vai chegar ou não nos resultados em que está esperando,  isso é outra historia, normalmente por mais que se estabeleça metas precisas no projeto, a documentação pode trazer Ru,mos surpreendentes a qualquer pesquisas, de 60% sofre uma modificação na hora que o pesquisador se depara com a fonte, que tem características vivas, nas hora de abrir nossas idéias e abrir novos rumos para a pesquisa.
 Não se assuste se as fontes estiverem levando o seu trabalho para rumos diferente, você só tem a crescer, se você permitir ser levado para esses rumos que a documentação aponta. De qualquer maneira, quando você procurar as agencias financiadoras, a maior parte vai te passar já o roteiro  que exige no projeto, diferentes financiadores de pesquisa, ou diferentes departamentos de pesquisas, acrescentam esse corpo mínimo necessário.
Por isso se informe-se antes de enviar o projeto, o que cada departamento cobra,  fique atento para essa parte burocrática, porque muitas vezes, por melhor que seja a nossa idéia, por mais interessante que seja o nosso projeto, a burocracia não é apenas um entrave, a burocracia é o ponto em que nos podemos continuar ou afundar de vez. Muito cuidado com prazos normas, e critérios, tanto dos departamentos de pesquisas, quanto das financiadoras.

Resumo  secundário

ELEMENTO BASICO PARA A REFLEXÃO
NO CAMPO TEORICO ACADEMICO:
 A PESQUISA

A pesquisa no 2º , 3º  semestre, no mestrado, doutorado, é uma estrutura clássica, ai vai da nossa pesquisa, nos ficamos ligados a um determinado tema. Deve-se ter cuidado com as universidades, que restringem o trabalho acadêmico.
AS fontes e  o bibliografia, se estabelece o tema, e segue uma definição. Ao longo da pesquisa, esse objetivo se transforma e se passa os discursos bibliográfico, selecione o titulo.
Escolhe a pesquisa e qual será a nossa contribuição para a sociedade, definir a fonte, e os modos como vamos trabalhar, essa fonte, e que rumo devemos dar a essas fontes. Quanto tempo se leva para cada etapa, tem que fazer um cronograma como um trabalho, e depois amarrar o projeto, e depois defina o que vai contribuir nesse projeto, o que define restritamente  a nossa contribuição para a ciência.
Na discussão bibliográfica, não viajem não atribua, seja claro mostre a finalidade desse trabalho, e o que ele contribui para o conhecimento humano. O que eu quero provar  é uma coisa, o que eu quero mostrar é outra historia, a documentação pode sofrer alguma modificação na hora quando se depara com a fonte.
AS agencias financiadoras a maior parte já para um roteiro do projeto, por isso se informe o que o departamento cobra, porque muitas vezes, mesmo que vários projetos seja  interessante, a burocracia atrapalha, e o interesse capitalista também. 































REFERENCIAS:


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SOUZA Laura de Mello. Atlântico demonologia e colonização século XVI e XVII. São Paulo, Companhia das Letras, 1993.

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Filme:  Escritores das Liberdade.  

Filme:1492 A Conquista do Paraíso



Youtube; vídeo :Oficio do Historiador. Maria Helena Capelato

Youtube; vídeo O papel do professor . Vertentes Sociológicas. Professor Ronei Luis Soares


Youtube; vídeo Metodologia e Projeto Científico. Anna Cicelle Garcia Alanis 

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