quarta-feira, 6 de julho de 2016

Trabalho de: “Sociedade Cultura Ética e Cidadania” Professora: Sara de Souza Ribeiro; Turma: LHN 02 (LBN 30) (Faculdades Integradas Ipiranga). De acordo com as leituras do textos realizados, em sala de aula, responda a seguinte questão!Qual o conceito de Sociedade Cultura Ética e Cidadania? Em que momento esses conceitos se fundem?










FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA

DISCIPLINA: SOCIEDADE CULTURA ETICA E CIDADANIA

PROFESSORA: (M.A) SARA DE SOUZA RIBEIRO




 LBN 10
Alunos:
Sebastião Pereira Viana Júnior
Edemir   Mougo Von Paumgartten  Júnior










De acordo com as leituras do textos realizados, em sala de aula, responda a seguinte questão!



Qual o conceito de Sociedade Cultura Ética e Cidadania? Em que momento esses conceitos se fundem? 

















1.SOCIEDADE:


Por conceito de sociedade, entendemos diversos aspectos, sociedade espírita é uma sociedade, indígena, capitalista etc.,  aliais, a sociedade é utilizada no dia  a dia. Sociedade é onde tem cultura e diversidade, diferenças e desigualdades sociais, como no Brasil. É onde as pessoas passam a viver em estado cultural, os índios tinham uma estrutura econômica, tinha um modo econômico  sua cultura e seus valores, antes do contado e continuam até hoje.
Para entender a sociedade brasileira, temos que fazer um resgate histórico da formação desse país. Vieram europeus e africanos de fora, e acontece a diversidade, cultural e biológica, o cabelo, olhos, fala, portanto a estrutura física e cultural,  o português “linguagem”, se fundindo com a língua tupi etc. Franceses , alemães, conseguiram se comunicar.
Uma sociedade é onde as pessoas passam a viver em estado cultural hierarquizado, os índios tinham uma estrutura econômica, tinha um modo econômico  sua cultura e seus valores. A partir daí, cria-se regras e leis necessários para uma convivência “pacifica”.


A sociedade  Brasileira  foi constituído por:

Europeus: impôs são os povos conquistadores os mais agressivos e os verdadeiros selvagens
Africanos: escravos, culturas e valores e adaptação nas novas terras
Índios: já existiam foram subjugados, pela cruz ou pela espada e resistiram bastante


“Muitos outros povos indígenas tiveram papel na formação do povo brasileiro. Alguns deles escravos preferenciais, por sua familiaridade com a tecnologia dos paulistas antigos”. RIBEIRO,pp,34.


Para Darci Ribeiro; a sociedade se dá pela miscigenação, dessa mesclagem dessa cultura entre  o europeu a indígena, e o negro eles difundem o negro e defendem o ensino do estudo africano, nas escolas. Uma sociedade não pode ser entendida dentro de um laboratório a visão porque queriam fazer um mapeamento genético, como um vírus se propagou na sociedade. 

“Por ele a idéia de formação social não deve ser confundida com a noção  social global para ele i espaço é o mesmo processo histórico. O composto econômico ou sócio econômico ele é apenas um conjunto de situações de uma totalidade, em existência de tensão, em movimentos de um grupo” SANTOS, pp,241

Para  TALCOTT PARSON, “para quem a sociedade dele é vista como um sistema global, articulado os subsistemas econômicos, políticos, religioso etc. cada qual com uma função especializada”. SANTOS,pp,241.
            A sociedade está relacionada com o espaço, e ao mesmo tempo em que a dimensão está permanentemente ocupada e se ajusta em decorrência da realidade econômica e social, mas que apo mesmo tempo sofre influência da mesma.



1.1-CULTURA:


Em sua jornada o europeu, passava pelo Inferno Atlântico, o mar tenebroso. Que era os indivíduos que se deslocaram para a America, com  pensamento e  crenças,  que essas pessoas  vão formar a nossa sociedade traziam consigo, todo um contexto cultural e interesse  de exploração,  assim entendemos que eles são  os nossos ancestrais,  no 1º  processo se caracteriza por  ocupação, e reconhecimento da área.  O 2º contato já é outra realidade, de um processo de escravidão e massacre etc. E as três grandes matrizes que formaram essa sociedade. Índios europeus e africanos, ficaram envolvidos nesse processo violento de uma nação que nascia a partir desse contato conflituoso.
O que faz esses indivíduos se lançar em outras terras.  Hoje a concepção daqueles indivíduos que vieram para a America colonizá-la ou explorá-la. Esse individuo  era  muito voltado para o misticismo, é através desse choque cultural, o europeu, passou a  querer difundir a fé católica, e o comercio paralelamente. 
O  europeu vai se visto como moderno e racionalista, esse individuo se achava o dono do planeta ele passa a se denominar “senhor dos mares”. Eles encontram índios com valores diferentes dos seus, ele vai subjugar o índio “subjugar a cultura do outro”, chama-se etnocentrismo.
“Havia a perseguição pela igreja católica, eles pegam esses indivíduos e expeliam  na America, vieram 60% o que a Europa não queria mais, são esses indivíduos que vão formar o inicio a nossa sociedade”,e da nossa cultura.
Constroem obras, profissões, culturas, diversas, ela passa através da linguagem os seus conhecimentos. Eles começam a migrar para outras regiões e a mentalidade que fez a Europeu chegar à America, e ele trás todas as suas culturas, medo crenças etc. escrita a idéia e criaram a necessidade de valorizar a sua cultura essa se chama  etnocentrismo (etnocêntrica).

Cultura é tudo  aquilo que as pessoas cultivam, seja em termos da agricultura , do conhecimento da arte, ou mesmo de hábitos ou costumes . É  tudo aquilo que o homem vivencia realiza e transmite por meio da linguagem, ou seja a cultura está relacionado com os conteúdos simbólicos da vida. “Paixão, pp,10”

Entende-s na citação que cultura, é  tudo aquilo que é produzido pelo homem, e compartilhado de forma significativa, pode ser um artefato, idéias, danças, musicas, etc. O que se produz e transmite.





1.2-ETICA:

A  mistura de uma sociedade de grupos, valores, visão de mundo,  passa a ser misturar a forma a cultura , quando nasce, começa a se inserir, ele começa mostrar a sociedade, a escolas, a religião, historinhas, etc. Fazem parte de nosso processo cultural, se passa determinado valores, de que é certo e errado.
            As verdades que são impar, ela é o momento, em que o iluminismo se manifesta, ele passa a ser valorizado, e se culturas não expressa pela questão da fé, da religiosidade, é ele que julga, através da visão de Deus, ele passa a criar punições e regras de acordo com o que Deus quer, sobre o que é certo, e errado.  A questão a  partir do iluminismo ele pensa de forma racional, a ele passa a questão, mas o que é certo e errado. É importante discutir o que é tica.
A ética passa a andar  em vários setores, da sociedade, como educador, temos que ter muito cuidado com o nosso posicionamento, porque vai influenciar os nossa alunos. Que tipo de professor fala de ética, mas não se comporta de acordo com aquilo que fala?

Ética na Sociedade:
Ética no processo de formação dos alunos 
Ética no processo de formação do docente

O que é ética, o trabalho de pesquisar passa por um processo  de ética, para ver se não ofende ninguém. Quem nunca foi motivo de criticas,  por tomar atitudes corretas, passa a ser ridicularizado  pela sociedade, trabalhar com formação de individuo, tem que ter cuidado com o teu posicionamento, exemplo: Se você trabalha numa escola evangélica, e vai para o terreiro de Umbanda , não é coisa correta.
Em cima da instituição, nosso trabalho, o plano de aula, ainda hoje tem outros valores, que fazem partir da nossa cultura no governo é difícil as questões do uniforme, aluno, não pode se diferenciar. Ética é a questão  do respeito, mas não copiamos e acabamos e nos leva a interpretar.
A ética na modernidade, não fica presa apenas a instituição escolas, ela abrange todo o cenário social. Ela se expõe a CONSCIENCIA, ESSE PROCESSO SÓ SE DÁ ATRAVEZ DA EDUCAÇÃO, QUE É A RELAÇÃO DESSES DOIS APARELHOS, ideológicos, e educação e  ética. ETICA:  é ter valores, e saber respeitar os outros, o julgamento é exato, é um mecanismo de  defesa, se age certo, respeita todos. Vão equilibrar. Refere-se  ao núcleo moral de uma sociedade, valores necessários ao convívio da sociedade, brasileira, entre os valores, estão, não  humilhar e subjugar, os diferentes, respeitar as diversidades, isso é ética.




1.3-CIÊNCIA  E O MOMENTO DA FUSÃO ENTRE SOCIEDADE CULTURA  E ÉTICA

A Ética a cultura e sociedade, se entrelaçam, nesse contexto,  social d encontro entre as cultural, a ética veio sendo debatido desde a antiguidade, quando alguns filósofos debateram esse assunto, e produziram. A ética atual, não é a mesma de autrora, ela veio se modificando s longo do tempo, como no contexto histórico que vamos explicar:
No processo de encontro entre as culturas, muitos demônios que vieram para cá, para  nossa  região, se fundiram com os existentes aqui, é por isso que essa cultura mitológica, é tão presente em  nossa sociedade. Se  compreende a cultura a partir de nossa  raça gênero, etnia. E  aspectos sociais, políticos e econômico . 
A demonologia É visto  como um campo complexo do conhecimento revolucionário com o surgimento do moderno pensamento voltado para a investigação do pensamento moderno antisuperticioso, diferenciar o pensamento, os demônios da religião e da magia.
Do que se imagina e de que se comprova o moderno vai justificar as coisas através  da ciência da superstição . A ciência   teve papel fundamental na demonologia para o europeu, o individuo estava em estado primitivo de natureza, para o europeu.  Por isso a catequese é importante, ela tira esse sujeito de seu estado primitivo. Momento importante da chegada são dois: 1º ciência: Expansão marítima mercantilista, 2º religiosidade: a America vai comprovar que as crenças de forma física e do próprio inferno no Brasil, passou a ser o paraíso depois o purgatório e o inferno.
A partir de que momento nos tivemos contato com a ciência, o conceito de sociedade a fundo, o que é uma sociedade passamos a uma assimilação bem distante.  As primeiras foram na África, em um momento o ser humano domina a natureza antes esse homem migrava, ele passa a se fixar no local, surge as estatísticas mais complexas, e uma organização que vive a partir de um líder e de regras.
A retomada da consciência vêem no período pós guerra, desenvolvem-se organismo internacionais, os vencedores vão se reunir para formar um projeto de desenvolver a  questão da economia dos países derrotados, a preocupação era com a economia, não foi preocupação com a cultura, e o bem das pessoas. Foi à questão da economia criou-e o FMI, o Banco Mundial. Mecanismo que impõe empréstimos e com isso cria dependência para outros países pobres.
A preocupação, o desenvolvimento humano, cria-se a UNESCO, a ONU, junto elas vão criar mecanismo para desenvolver projetos, isso no século XX, projetos educacionais para a America latina e   áfrica. Essas organizações  ocidentais, eles impõem a sua cultura, ou seus valores, desenvolvem e passam a ser uma forma de subjuga a America. O objetivo desse projeto educador era apenas em formar mão de obra para o mercado de trabalho!
Como fica a situação do Brasil, recebendo uma carga cultural vinda dos EUA isso passa a ser imposto, é diferente, da nossa realidade vêem o processo de alfabetização, o desenvolvimento cultural, é um projeto, mas a nossa realidade não comporta esse processo,  começa o processo de formação de cidadãos.
Para o estado, nos não podemos roubar, matar, tem que pagar o imposto, o cidadão que compõe esse sistema sem infrações é ético.
 Diretrizes da educação,  saúde, lazer, cultura, diversidades, tudo de qualidade, políticas publicas, segurança, educação, a questão da ética, e moral, se confunde, ela tem um principio laico e especifico, a ética e a profissão projetos de pesquisas, se a pesquisa não passar no conselho de ética, ela não é publicada, não pode ofender  ninguém.
A ética passou por mudanças, a ética quer se discutia na Grécia antiga não é mais a mesma, muito se perdeu ao longo do tempo, assim como a sociedade é mutável, a ética também se modifica  se modifica com o tempo.
No Brasil  a escravidão, já foi um bem privado, hoje é fora de questão, é antético  fazer algo análogo a escravidão, não pode fazer, mas vivemos numa sociedade que é ético explorar o trabalhador, a lei protege o burguês, com alguma regras e benefícios, ele pode explorar o trabalhador. Essa ética que nos vivemos, é toda para manter a sociedade capitalista, tem que seguir as regras que eles impõe, quebra – lá, é crime, mas   quem sabe isso não muda um dia.








CONCLUSÃO

Por fim, concluímos que o europeu e os índios que se encontraram tinham aspectos diferentes, embora o europeu dotado de valores religiosos, e um forte interesse econômico, ele viria acabar subjugando esse nativo, mais tarde seja pela crença, seja pela força da espada e pela escravidão.
Embora acontecesse o hibridismo, da América pré colombianas e Brasil, ainda sim o catolicismo e o protestantismo sendo culturas da elite branca acabaria por prevalecer, fundidas com outras cultural e religiosidade de aspectos diferentes,  seja ela com adaptações ou com puro radicalismo, mesmo assim houve uma fusão nas culturas. É esse o contexto que se dá na formação da sociedade brasileira.
Nesse contexto social, se deu a retomada de pensamento, sobre ética, valores, etnocentrismo, que foram repensadas anos mais tarde, por intelectuais, a igreja não pensava, não respeitavam só queria impor sua catequese.
Embora a ética viesse a ser pensada no pós guerra, ela ainda é voltado para uma condição de subjugar  os países da America, através da globalização. A ética que nos vivenciamos e estamos sendo doutrinados, é  de toda de uma perspectiva capitalista, e para a sociedade capitalista.





















REFERENCIAS  :


BARBOSA  Ival  Rebelo  Júnior. Currículo  e Diversidade

FAUSTO. Boris. Historia do Brasil, São Paulo. Editora da  Universidade de São Paulo, 2013

RIBEIRO. Darcy. Povo brasileiro a formação e o sentido do Brasil. São Paulo, Companhia das letras,1995.

RIBEIRO, Josué Stenio da paixão. A Formação do Povo Brasileiro e suas conseqüências no Âmbito  Antropológico.

SOUZA Laura de Mello. Atlântico demonologia e colonização século XVI e XVII. São Paulo, Companhia das Letras, 1993.

SANTOS Milton . O Espaço Dividido, Edusp, 2004






Nenhum comentário:

Postar um comentário