quarta-feira, 23 de abril de 2014

Seminário professor Marcio Correa fui bem sucedido nesse trabalho, (não conclui o curso)













Sebastião Pereira Viana Júnior  2º Apresentação do grupo 3

Seminário


1-A Formação e os problemas do Professor
Discussões sobre os aspectos metodológicos e teóricos: São reservados aos cursos  de introdução: metodologia ou historiografia.
O problema   é que quando outros profissionais de áreas diferentes vão avaliar esse processo, não condiz com a realidade, tem também o problema  do próprio profissional de história, que tem uma posição a respeito, mas não há um contato com outros profissionais 

QUEM SOFRE COM ESSA FALTA DE SINTONIA É O ALUNO; COMO SE ESTIVESSEMOS LIDANDO COM UM TIPO IDEAL DE ALUNO.
1.1-Problema::
Falta de prática de investigação
Reprodutores de uma ciência já pronta e acabada
Falta de material teórico ou metodológico
Mostrar uma prática mais sadia de ensinar, a praticar a própria ciência de treinar no exercício de sua própria disciplina olhando em volta tentando mostrar uma história viva, que permita ao aluno sua própria identificação  social. 
Existe uma dificuldade em articular teoria e prática e teoria e método atualmente o profissional que faz história, que busca  também está fazendo o presente

Professor: manhã  7:30 as 12:00 –Teoricamente
6 turmas da 5° série
Cada turma com 30 a 40 alunos
501,502.503,504,505,506
180 no total


1.2-Necessidades:
O historiador como agente de mudanças
1.3-Um Profissional  e o Sistema. .
Insegurança da concepção de História
Perdido em relação a escolha do livro didático
Livros com conteúdos antiquados
Sente-se culpado por formação deficiente
Busca por graduação, ou cursos de especialização e reciclagem
Isso se torna um ciclo vicioso, pos a única segurança que lhe foi transmitido é a do mito do saber.
Com todos esses problemas o profissional acaba  transmitindo, e se tornando :
 Um Professor = Factual- Empiricista
Factual: relativo a ou quem se baseia nos fatos.
Empirismo/ (empiricista): doutrina que admite que o conhecimento provenha unicamente da experiência.  
Na verdade, nos sabemos que o profissional de história quando se  depara com uma realidade tanto dos alunos, que cada vez mais deficiente, mas por outro lado não lembra da forma ultrapassada que ele está empregando prevalecendo a idéia do repassador de conhecimentos e de informação.
Ele crítica a má formação do educador, mas esse mesmo educador critica a má formação dos alunos.
“Queremos um profissional de história que seja capaz de transmitir um   história viva e não morta, queremos um profissional capaz de transmitir um história na qual as pessoas possam se reconhecer e  se identificar, porque para nos a História é uma experiência que deve ser também concretizada no cotidiano, por que é a  partir dela que construiremos o hoje e o futuro”.  




Dicionário
-Livresco: proveniente de leituras e não de experiências ou estudos, tornando –se então um saber livresco.
-Historiografia: Ciência e arte de escrever a história, estudo histórico e crítico acerca da história ou dos historiadores.
-Abstrato: Que opera com a qualidade e relações, e não com  a realidade, abster-se de representar a realidade tangível ou imaginário.
Teorização: expo0r ou explicar por teorias.
-Antiquado: Que pensa ou age de maneira antiga, fora do uso ou modo desusada. Ultrapassado.

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