quarta-feira, 23 de abril de 2014

Livro paradidatico (UEMA)





(UEMA): Universidade Estadual do Maranhão
Pólo: Belém.




PQD V











Belém Pará Brasil
Março  de 2009



















Professor: Nóe  Ferreira da Costa


Alunos:

Daniela Ribeiro de Souza

Daniela Ribeiro de Souza

Roberto Nazareno Albuquerque

Soraia Ferreira Pinto

Sebastião Pereira Júnior








O livro paradidático pode ser um romance, um livro de aventura, etc
É paradidático porque é usado ao mesmo tempo que o didático.
Espero ter sanado tuas dúvidas a respeito


Livro Didático: aborda diversos assuntos.
Livro Paradidático: aborda um assunto específico.

O livro paradidático tem por objetivo aprofundar ou ampliar um determinado tópico ou tema do conteúdo de uma ou mais disciplinas; sua função não é a de dar suporte ao ensino e à aprendizagem, como o livro didático, mas é a de auxiliar o ensino e a aprendizagem; uma outra diferença é que, enquanto o livro didático é concebido para um uso sobretudo coletivo e, de certa forma, obrigatório, o paradidático é concebido para uma leitura individual e freqüentemente facultativa. Quanto á segunda parte da pergunta – se há tendência de o paradidático substituir o didático – eu diria que não; o livro didático tem objetivos e funções indissoluvelmente ligados à própria essência e natureza da escola e do ensino, como comentei anteriormente, não pode ser substituído por um material que tem objetivos e funções diferentes.
O paradidático certamente contribui na busca dos objetivos e no desempenho das funções que tem o livro didático, mas não tem condições de substituí-lo. Mas convém, lembrar que os paradidáticos, que se multiplicaram nas últimas nas últimas décadas, vêm oferecer aos professores uma valiosa alternativa, entre as muitas e várias outras de que eles dispõem, para que não se limitem ao livro didático, exerçam sua autonomia e liberdade para ir além dele, enriquecê-lo e ampliá-lo.
Os livros didáticos  são livros não específicos, mas que cruzam o caminho dos livros paradidáticos com assuntos relacionados, ou assuntos cruzados, desta forma enriquecem o seu conhecimento em relação a diversos assuntos de uma forma mais completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário