quarta-feira, 23 de abril de 2014

Atividade na UEMA Livro Didatico e paradidático








Carla, o livro didático é aquele que a gente utiliza na escola, diariamente, que leva todos os dias, acompanha, e faz as atividades nele.
O livro paradidático é um livro que serve pra auxiliar na aprendizagem juntamente com o didático
Me lembro que no tempo da escola, lia muito aquela coleção Vagalume. Uma leitura super gostosa.
O livro paradidático pode ser um romance, um livro de aventura, etc
É paradidático porque é usado ao mesmo tempo que o didático.
Espero ter sanado tuas dúvidas a respeito



Livro didático e paradidático são diferentes quanto a seus objetivos e suas funções. O objetivo do livro didático é apresentar uma proposta pedagógica de um conteúdo selecionado no vasto campo de conhecimento em que se insere a disciplina a que se destina, organizado segundo uma progressão claramente definida e apresentado sob forma didática adequada aos processos cognitivos próprios a esse conteúdo e ainda própria à etapa de desenvolvimento e de aprendizagem em que se encontre o aluno. Sua função, como já foi dito, é servir de suporte para o ensino, um instrumento de trabalho para o professor e aluno. Já o livro paradidático tem por objetivo aprofundar ou ampliar um determinado tópico ou tema do conteúdo de uma ou mais disciplinas; sua função não é a de dar suporte ao ensino e à aprendizagem, como o livro didático, mas é a de auxiliar o ensino e a aprendizagem; uma outra diferença é que, enquanto o livro didático é concebido para um uso sobretudo coletivo e, de certa forma, obrigatório, o paradidático é concebido para uma leitura individual e freqüentemente facultativa. Quanto á segunda parte da pergunta – se há tendência de o paradidático substituir o didático – eu diria que não; o livro didático tem objetivos e funções indissoluvelmente ligados à própria essência e natureza da escola e do ensino, como comentei anteriormente, não pode ser substituído por um material que tem objetivos e funções diferentes; o paradidático certamente contribui na busca dos objetivos e no desempenho das funções que tem o livro didático, mas não tem condições de substituí-lo. Mas convém lembrar que os paradidáticos, que se multiplicaram nas últimas nas últimas décadas, vêm oferecer aos professores uma valiosa alternativa, entre as muitas e várias outras de que eles dispõem, para que não se limitem ao livro didático, exerçam sua autonomia e liberdade para ir além dele, enriquecê-lo e ampliá-lo.

Um livro didático é um livro de base para o ensino, sendo mais claro é aquele livro específico para uma matéria, por exemplo, o seu livro de matemática, de língua portuguesa, de geografia... eles são livros didáticos, específicos.
Os livros paradidáticos são livros não específicos, mas que cruzam o caminho dos livros didáticos com assuntos relacionados, ou assuntos cruzados, desta forma enriquecem o seu conhecimento em relação a diversos assuntos de uma forma mais lúdica.
Uma pena que só sejam usados, em sua maioria, nas aulas de língua portuguesa e/ou literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário