segunda-feira, 21 de abril de 2014

Resumo Elaborado do filme (Che ); Entregue nas "Faculdades Integradas Ipiranga". Como horas complementares. Curso: Licenciatura em História. Turma LHN02. Aluno: Sebastião Pereira Viana Júnior



                                                                                                                          
RESUMO  ELABORADO DO FILME “CHE” [1]
Direção; Steven Soderbergh e estrelado por Benicio del Toro como Che . Gênero: Biografia, guerra; tema principal A revolução marxista em Cuba. Atores: Benicio Del Toro - Ernesto "Che" Guevara, Rodrigo Santoro - Raul Castro,Franka Potente - Tamara Bunke, Lou Diamond Phillips - Mario Monje, Kahlil Mendez – Urbano, Julia Ormond - Lisa Howard, Édgar Ramírez - Ciro Redondo, Catalina Sandino Moreno - Aleida March, Demián Bichir - Fidel Castro, Roberto Santana - Juan Almeida Bosque; gênero histórico;Original; Che: Part One ,(França,EUA, Espanha).Duração 2:06, Ano 2008.

Sebastião Pereira Viana Júnior[2]

“Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros”
                                                                                                   Che Guevara

Apresento como parte do trabalho de atividades complementares, a resenha do filme Che, que tem presença marcante na vida principalmente do povo Cubano e para aqueles que sonham com uma revolução que seja pelo bem da maioria. E que mostra parte da vida desse revolucionário imprescindível na historia da humanidade, e das utopias a serem posta em pratica.
Após renegar os interesses capitalistas dos EUA, e abraçar a URSS, Cuba foi vista como um perigo, vindo a sofrer sanções econômicas, que prejudicaram profundamente a vida  desse povo. Foi uma agressão aos direitos humanos, a partir de  uma nação o imperialista eu foi os EUA o responsável.  A qual Che fala para as nações Unidas em suas reuniões. Do seu imperialismo raivoso, destruindo a vida comum das pessoas para que se torne presa fácil na sociedade capitalista.
As aptidões de Che Guevara tinha que estar apuradas para o debate com as nações assim Fidel comentou com ele em plena revolução. E ele respondeu com maestria os debates, e foi aplaudido. 

“Vale milhões de vezes à vida de um único homem do que todas as propriedades do homem mais rico da terra”

Em Havana maio de 1964; Aparecem as imagens da ditadura de Fulgencio Batista. No  México Julho de 1955, Um debate sobre a ditadura em que eles articulavam organizar uma revolução; E principalmente  saber o que fazer depois. Em março de 1955, Che Guevara anunciou aos dirigentes do ministério da indústria, Cubano que iria a Camaguey supervisionar a produção de cana de açúcar, Guevara desapareceu sem deixar rastros.          
Eles começam com uma reunião no México, em Julho de 1955, antes da revolução Fidel chega atrasado e fala; Metade da população não tem eletricidade, vivem em barracos, isso eles almoçando. E Raul, apresenta Ernesto a Fidel; 20% estão desempregados, nesse momento começou um debate sobre a desigualdade em Cuba, analfabetismo, exploração e os ladrões da ditadura que matavam quem contestava esse regime. O objetivo era livrar Cuba das mãos de Fulgencio Batista o ditador,.mas era preciso tirar os EUA também porque se beneficiava na manobra industrial “mercado”  e outras. 2 anos depois, em novembro de 1955, 82 homens abordo de um barco, desses apenas 12 puderam ver o dia da vitória .
Em New York dezembro de 1964, Guevara parece estar na cidade para uma conferência aos gritos de “assassinos”, o povo americano protestando contra ele. A  394 Quilômetros de havana, ele está na selva, com falta de ar, são 10 dias difíceis, só conseguia caminhar de arvore em arvore, e se apoiando em meu fuzil, ele sofreu muito com asma.
            Em outro momento parece que a crise passou, ele assumiu o comando para levar a tropa ao encontro de Fidel. Jorge era outro comandante, mas ele não confiava no Che para levar as tropas ao encontro de Fidel acreditava numa possível armadilha. Eles estavam, em um acampamento, a revolução tinha tomado rumores astronômicos, porque  já existia outros comandantes.
            Eles estavam em um acampamento, Fidel, Che e Epifanio, Raul, Vilma, e muitos se cumprimentando Fidel disse que Che ainda estava com o complexo de estrangeiro, mas alegou que ele é tão Cubano quanto qualquer um de nós, Eles formaram três colunas, 1º Raul, 2º Almeida 3º Jorge. O armamento chegou em um  caminhão no acampamento.
            Fidel tinha o plano de atacar, o quartel, porque será impossível do exercito esconder essa vitória, isso será de um grande impacto psicológico. 28 de março de 1957; preparam um ataque. Para Che, quanto mais homens o exercito tiver, maior a sua força; A partir daí Batista fechou os seus quartéis.
            “Quem se apropria de Serra Maestra, apodera-se de Cuba”. Eles tomaram o quartel, depois disso, a floresta ficou repleta de soldados, e eles tinham que agrupar as tropas. Che fala que não tinha opção, tinham que se arriscar nas matas. Fidel fala; vamos pensar, e em todo o caso ele levará as melhores armas queriam ir se encontrar na fazenda Israel Pardo, tinham que levar os ferido.
              
 “O verdadeiro revolucionário, vai onde é preciso ele não vai só apenas em combate, as vezes, é preciso aceitar outras tarefas procurar alimentos e fazer curativos, carregar companheiros, por quilômetros, em fim cuidar deles, até que possam cuidar de si . É disso que se trata”

Junho de 1957, a caminhada com os feridos; Che procura fazer amizade, com os camponeses, ele era medico, mas precisava de hospitais. Os soldados diziam que os rebeldes matavam e roubavam a comida dos camponeses. Em suas entrevista para uma jornalista, tinha um interprete com ele. Na conferencia, ele fala das revoluções, que são criadas por causa das condições de exploração “O povo falava, se não trabalho não como!” Che falava que Cuba não é a favor do  bloqueio, mas contra as injustiças.
Che atendia as pessoas, já que ele era medico, uma senhora foi para o hospital, só para ver um medico, e ele disse; bem estou aqui agora já viu. Quando um voluntário foi para entrar na guerrilha, ele disse que: Quem tem arma fica, quem não tem pode ir embora. Ele só queria homens com arma, e chamou o seu subordinado e perguntou como você me trás aqui homens sem arma! Se nos atacarmos como é que iram se defender? Che Falou para Estavan.
Cuba; Mapa para ver onde ocorreram os confrontos

Eles andavam pela mata, recrutando os camponeses, subiam montanhas, teve um que reclamou que queria atacar logo os soldados, eles eram muito estrategistas. Nesse momento três desertaram roubaram e violentaram uma camponesa, alegando ser do grupo de Fidel.

“É impossível vencer o imperialismo, sem reconhecer que sua fonte são os EUA. No sistema capitalista, vivemos como em uma jaula invisível, por exemplo acreditam no mito de que o homem vence por si mesmo, mas não entendem que as oportunidades da maioria, são determinadas por forças que nem  eles podem ver”

Em um momento eles foram encurralados, houve um combate e Raul foi ferido, segundo informações vinda de militares. Depois aparece uma sena, em que ele estava em uma festa e falava sobre a revolução. Os camponeses estavam com medo, um camponês chamado Emilio disse que temia a presença dos rebeldes aqui; Che se apresentou e disse que ninguém ia tocar em nada, e que eles iam conhecer Fidel.
Depois quando os dois grupos se encontraram, o guerrilheiro falou que ninguém feriu Raul, que isso era invenção do exercito e que nos tínhamos encurralados os tropas do exercito. Depois, dois desertores foram mortos; Fidel falou, porque Che não fez Joel tenente, ele alegou que ele não sabia ler e escrever. Ele quer aprender, mas não tem quem ensine. Che mandou ele guardar um lápis e um caderno na mochila, ele ia ensinar.
            Chega um novo recruta, o doutor Martins Paes, Che deu um presente para ele, deixou de ser medico para se tornar só guerrilheiro e ele ficou no lugar de Che. Num acampamento, dois homens vão assinar um acordo com Fidel, uma aliança política, os jornais publicavam noticias, sobre Cuba. Uns queriam derrubar Batista com uma greve geral, e eles com a luta armada, Che alega que a sua tática foi à única forma eficaz.
            Em 12 de Julho de 1957, Fidel faz um acordo; Liberdade de imprensa reforma agrária, entre outras, Che falou que não entendia como ele podia fazer acordo com essa gente, Fidel disse; que eles lutam contra o mesmo inimigo que nos, Che retruca e fala, você luta eles negociam. Nessa conversa Fidel pede para que ele assine uma coisa, “carta de condolência”, para Frank Paes, mataram a irmã dele; assine comandante; assine comandante, falou Fidel.
            Fidel determinou que uma nova coluna deveria ser formada, em sardinha 3 capitães; 1-Lalo Sardinhas, 2- Ramires Valdez, 3- Ciro Redondo; Fidel disse que não podia haver trégua; Em plena mata, Che fala para respeitar os camponeses, respeitando os seus pertences, se não a justiça revolucionaria resolve o problema.

“O verdadeiro revolucionário é guiado por sentimentos, de amor, pela humanidade, amor pela justiça, pela verdade, é impossível pensar num autêntico revolucionário sem essa qualidade”

140 homens, em  num confronte, do lado rebelde; Ele  não tinha nada contra o povo norte americano, mas contra o governo, (dizendo em uma entrevista para uma jornalista), Eles finalmente pegaram o desertor e estuprador,Estavam, foi executado que estuprou  a filha de Ronan Carlos, pena de morte parta ele. Ele pede para se confessar, mas Che diz que não há tempo pra isso, e leva um tipo no peito a queima roupa.
               (NA CONFERENCIA): Eu acho que na ONU, ele fala de uma Cuba livre, sem influencia política, território livre, da America. Os EUA interferem na America, na assembléia, ele alega que fuzilaram por imposição do imperialismo norte americano, porque a luta é até a morte.
            Dois jovens de 16 e 14 queriam se alistar, e um analfabeto, ele pediu para levantar a mão quem sabia ler e escrever, só uma mulher sabia ler. Nos não estamos aqui nas montanhas, só para atirar! Um povo que não sabe ler, e escrever, é facilmente enganado! Ele diz. Estavam sem arma, e escolhe 8 pessoas, a mulher fica como professora tínhamos uma professora nomeada, os de menor não queriam ir embora, tinha também os mensageiros. Percebemos que era uma comunidade em que não faltava trabalho para ninguém falou Che.  
            Uma vez ele chamou para se apresentar quem queria sair, do grupo em plena guerrilha pois iam para uma ação o momento era agora, quatro se apresentaram, Che mandou os dois garotos irem embora, mas  não quiseram, e foram elogiados por Che. Numa reunião com Fidel, ele diz, o importante não são os que vão, mas os que ficam e os que viram no futuro; Sardinhas é o novo capitão de Che. O individualismo deve desaparecer de Cuba! Viva Cuba livre.
            Na assembléia, um líder de governo critica Cuba, estavam, planejando o embargo econômico, isso depois da revolução.O  Tratado de 23 de outubro de 1922. Aviões norte americanos patrulhavam Cuba, vôos de reconhecimento, outubro de 1922. A Venezuela se diz livre, e  diz “não me defenda companheiro”. Na guerrilha, um avião rondava o acampamento, Che mandou não maltratar os prisioneiros, nem verbal nem fisicamente.
O exercito invadiu o acampamento, após eles terem saído de lá, eles calculam que eles estavam lá a meses e queimam tudo. Fidel mandou Che treinar novos recrutas; E o que eu faço com a coluna, Fica com Ramilo.  Che indaga sobre a decisão, mas cumpre a ordem, Fidel devia ter sua razão. A greve de 09 de abril fracassou, não derruba batista.
            Um líder faz um povo compartilhar das idéias, ele falando para uma jornalista; Che e Raul conversam com Fidel, que  deveria ser o líder da revolução, fora de Cuba ele é a única figura conhecida. Eles refletem sobre o comando da URSS, que  é o mesmo que estar nas mãos dos EUA. Em Serra Maestra, Fidel é escolhido como comandante de todas as forças armadas, Che lhe da os parabéns; Você virou um dos “grandes da America Fidel”! E provou que é possível chegar ao poder através da luta armada, apoiada pelo povo. Eles preparam um novo ataque.
            Fidel fala para as aptidões políticas de Che estarem afiadas, e fala que ele é muito afoito, e que ele é muito importante para a revolução; na conferencia, Che responde que a policia venezuelana, comete barbaria,  ao delegado do panamá, o massacre norte americano a qual o governo, Panamá,  rompeu, ele pede o fim do bloqueio econômico fim das atividade subversivas, espiões, e de países cúmplice, fim de ataques piratas, fim das violações do espaço aéreo vistoriados pelos EUA; E diz que cuba se levanta contra tudo isso! E foi aplaudido.
            15 de outubro de 1958 Vão tomar Las Vilas o partido comunista envia ajuda. Eles discutem sobre reforma agrária; As terra é de quem trabalha nela, Che agora é o único  chefe da região de Las Vilas eles estão atacando quando um guerrilheiro erra o alvo, duas vezes, com uma bazuca, Che pega a arma e acerta o quartel dando inicio a tomada da cidade. Uma mulher queria ser guerrilheira.
            Os grupos finalmente estavam juntos, eles chegavam ao povoado, e eram recebidos com festa, “quando o povo, renega o governo, não é difícil tomar  esse governo”. A mulher insiste, em fazer parte da guerrilha, ela queria guiá-los, mas Che diz já tenho um guia. O objetivo agora é tomar Havana e a mulher acabou conseguindo ficar com ele.
            Santiago está quase rendida, falta Santa Clara era tudo o que restava,  única ligação com Havana, e o resto do país. Eles mandavam mensagem pelo radio, e o exercito atacava pelo ar. Não se importando com os civis. Num confronto tinha atiradores, em cima de uma igreja, os rebeldes precisavam tomar a igreja, para avançar. Eles quebram a parede de 5 casas, para chegar por trás. O nome da moça que insistiu em ficar com Che é Aleida.
Numa outra sena, mostraram o Vaquerito no telhado, os tanques, não conseguiram entrar  as ruas,o plano do exercito é tomar a cidade rua por rua. Finalmente eles chegaram à igreja, e tomaram o lugar, houve uma pequena negociação com um grupo do exercito, rendido, mas o coronel quer que lutem até a morte. Mas os rebeldes não querem mais cubanos mortos, e insistem na rendição.
O coronel foge, e manda ficar resistindo, agora o objetivo é tomar o hotel. Que é tomado! O exercito é rendido, Iguarai é tomada, Batista abandonou o país, pelo radio o general diz, não pode se render, ele mente, diz  ter tido uma negociação com Fidel para ter uma trégua, mas não rendição, “o exercito joga sujo”. Che fala com Fidel e fica esclarecido que isso é uma revolução não negociação. Os rebeldes dão um tempo para eles se renderem são 10:19, as 11:00 eles  vão invadir com força total isso é o Che falando com um subordinado do exercito já que os lideres covardes fugiram. 
Os guerrilheiros comemoram, Che diz nos ganhamos a guerra, a revolução começa agora. Amanhã vão para Havana. Sierra Maestra, é palco da ultima investida do exercito, mas eles vencem lá também.

“Quando vencermos em Cuba, deixa eu levar a revolução para toda a America Che para Fidel, antes da revolução”

Che diz que eles representam um grande movimento para o mundo, e que todos estavam olhando para eles. Rogério pega um carro, que não é dos guerrilheiros, Che manda parar o carro, e devolver, e diz que nem se fosse de Fulgencio Batista ele faria isso, essa é a ultima sena, e eles indo para Havana vitoriosos.   







Parece que existia toda uma ética por trás dessa revolução, e a boa educação do povo, se da como nascimento, a essa revolução como mostra no filme que Che Guevara exigia aos voluntários no mínimo saber ler e escrever o que era de fundamental importância. Ele disse que não estamos aqui só para guerrilhar contra uma ditadura.
            Percebe-se que o mundo estava de olho no que acontecia por lá. Mesmo com o exercito do ditador jogando sujo, e difamando os rebeldes, ele conseguiram contornar a situação, e o povo ficou ao seu lado. Mesmo diante de ter capturado alguns inimigos, Che fala para não maltratar, nem física nem verbalmente. Essa moral retratada no filme, foi ignorada nas conferencias, a alguns do povo americano, que falavam que Che era assassino.
            Claro que houve morte, numa revolução dessa envergadura seria impossível não derramar sangue, como os guerrilheiros, aqueles que desertaram, mas eles foram punidos, e com a morte. Pois se tratava de uma guerra, não havia tempo para encarcerar os responsáveis, os EUA fazem isso atualmente, e ninguém fala nada.
            Ainda temos muito o que estudar dessa revolução, que é ética, e seus lideres realmente fizeram a diferença contra uma ditadura que só impunha os preceitos dos EUA contra o povo era uma ditadura, e os EUA não falavam nada porque tinha o seu interesse, o seu apoio foi uma grande lição para os EUA essa revolução.    
            Também  percebemos no filme, que a instituição exercito, não é muito sadia para  humanidade, eles compõe uma linha rígida de comportamento e não moral! A prova disso é esse filme que deixa claro que eles jogavam sujo contra  os guerrilheiros, que tinham um comportamento de ética a seguir, seguindo as orientações de Che.  


[1] Resumo elaborado como parte de Atividades Complementares. Para que possa ser creditadas horas
[2] Aluno do curso de licenciatura Plena em História da Faculdade Ipiranga, turma LHN 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário