quarta-feira, 23 de abril de 2014

Agenda do Frei Daniel


Lembrando que esse trabalho não tem por objetivo mostrar o universo complicado dos estudantes adolescentes, e criança, mas contar o que eles fizeram nesse tempo em que estive  com eles,  e qual a minha participação na vida para eles, e o que pude perceber referente a minha presença para eles.
O universo deles é apenas de crianças e adolescentes, qualquer sentimento mais exaltado, requer a atenção de leitor de que eles não são adultos, por isso tudo eles  acreditam que pode, entre brincadeiras, paixão e admiração até os sentimentos  mais  perversos.   
Entre as 5º ,6º ,7º ,é que  o comportamento a partir da 6º são as tidas “brincadeiras mais agressivas” como jogar merenda, tapas, assédios moral, em sua maioria, a partir de alunos da 5º serie. As maiores partes dos atos agressivos correspondem aos maiores aquele aluno da 5º ainda é mais inocente.    


Essa turma se mostrou mais agressiva, brincadeiras mais violentas, entre elas gestos que provocam repudio. Perguntas medíocres como  “professora posso gazetar  a sua aula”, entre outra que muitas vezes não tem nada a ver, derrepente parece que eles ficam paranóicos, exatamente as 8: 32 chegaram num estagio em que quase desisto e saio da sala. Foi tanto a pressão dos alunos  no ambiente, que a professora deu uma bronca nos alunos.
Depois do intervalo e da bronca, vamos ver quanto tempo dura o silencio. A partir do momento em que ela chamou a atenção. O silencio persistiu pelo menos até as 8: 43, quando eles acabaram de copiar, as perguntar e o surgimento dos focos de barulho.
Fora a crueldade de sorrisos, e deboches  e gestos obscenos com a professora sem que ela perceba é claro. Tudo faz parte do comportamento hoje.
Entre outros gestos ridículos, está jogar lápis de propósito no chão, bater carteira segue com freqüência.   

25/09/2009 Alunos mal educados, como exemplo podemos citar, aquele que acontecimento, assim, o professor veio pedir uma cadeira, onde  estava com uma mochila. Imaginava-se que o aluno estivesse fora da sala, mas na verdade o dono estava sentado ao lado, mesmo assim, ele não falou nada mesmo sabendo que o professor precisava da cadeira.


(5º série )

(501 referencia, aluno que se parece com o professor Marcio Correa, aparenta ser o mais inteligente)

(502 referencia )

(503 referencia Estefani, a menina que grita tentando chamar a atenção)

(504 referencia )
(22/10/2009) Em termo de  padrões de idade, percebe-se que as meninas apresentam um comportamento  diferente em todos os casos. Enquanto os meninos estão voltados para o lado da brincadeira, e permanecem assim, por mais tempo, elas mantém um comportamento mais quieto, e alcançam a maturidade mais rápida.
Em algumas 5º serie, o domínio das meninas é visível, elas demonstram mais maturidade, no seu  patamar  de criança em relação a eles

(505 referencia )

(506 referencia )

(17/09/2009)= Em todas as turmas existem os comportados, e os mal educados, como disse a psicóloga, tem de tudo. Alguns são mais curiosos, e vêem me perguntar o que eu sou para a professora, e o que faço no colégio.
Até aqui, todas as salas mal diante de uma parada ou qualquer coisa que interrompa a aula. Alguns são mais exaltados, outros procuram chamar  a atenção.

Hoje tive a infeliz oportunidade de presenciar o chamado, “aluno mão de gato”, que da lhe o golpe, e esconde as unhas. Essa espécie de pessoa,  é mais perigosa, fazem as coisas, por trás no case desse aluno, ele é muito voltado para a sexualidade, fala palavrões, e faz gestos obscenos para a classe, com todo o cuidado  para o professor não ver, geralmente quando  lês negam tudo, como disse a  psicóloga.   

(6º série )

(turma 601 referencia. Aluna Sara comportada )

(25/09/2009)= temos duas alunas que chamaram a atenção, são elas, Maryele e Sara segundo a professora, as duas mantinham um comportamento parecido, eram mais quietinhas, não tinham amigos, é aquele tipo de quito que preocupa.
Isso acontecia desde a  5º serie, agora estão na 6º. Segundo a professora, agora o comportamento delas mudou, desde o ano passado. A aluna Maryele continua-nos mesmos padrões, seu comportamento em nada modificou,  em relação ao amo anterior, ela ainda tem que se preocupar em chamar e olhar para ela na ora de freqüência.
Agora a aluna Sara: mudou o comportamento, em relação ao  ano passado, hoje ela já trem amigos, conversa brinca etc., uma mudança segundo  a professora boa.
            Mas acredito que essa mudança estava previsto para  acontecer. Pois estive conversando coma Sara na 5º serie, e pude perceber que ela era uma menina comportada, mas tinha amigos, sim, e brincava livremente, apesar de confirmar pra mim que não tinha amigos porque não gostava, da bagunça que eles faziam, hoje ela está mais solta.
 A professora gosta da Sara, e me falou um pouco da história da vida dela, que tem uma irmã que estuda na 7º serie, e conversa com ela, e falou a história das meninas. A mãe delas morreu, elas moram com o avô,  e o pai que viaja muito,  segundo a professora, são duas irmãs que querem que o pai venha morar com elas, mas ele sempre promete e nunca cumpre sua profissão e desconhecida, para a professora, a aluna sara é um  amor.            
Sara é uma menina comportada e inteligente, e muito linda, e do tipo de beleza fina, e olhos que riem sem  fazer esforço no rosto, para mostrar um sorriso, e uma feição amorosa é muito carinhosa com os professores. 
(22/10/2009)= Hoje me aproximei dos alunos, dessa turma, a desculpa encontrada foi procurar datas da ficha de estagio no caderno dos alunos. Como eles são curiosos, e sempre ficavam olhando, fiz esse contato mais humano, e claro eles logo se revelaram e quiseram contato físico, como  agarro aperto de mão entre outras brincadeiras. É uma pena que esse contato não possa se transtornar numa relação mais longa, pois só estaremos até o fim do ano, nesse momento, é que nos dá prazer em ter contato com os alunos, mais em alguns, a gente quer desistir.
Quando sair perguntando sobre as datas tem aqueles que  fazem questão de mostrar se tem  para chamar atenção, no entanto, a preocupação está por conta de uma menina chamada Marielly, que não teve nenhum interesse, em me olhar nos olhos, apenas dizia que não tinha matéria, nada mais além de estar no canto isolada dos outros. 

(turma 602 referencia: Camila. Aluna que gosta de mim )

(turma 603 referencia. Aluno que grita o meu nome  )
 
(turma 604 referencia. Aluna Jennifer, e o aluno inteligente Matheus  )
 (22/10/2009)=A advertência que coloquei  nessa turma, como sendo uma das mais perigosas, se confirmou ao chegar à sala, a professora, anterior alertou sobre o mau comportamento de dois alunos, e apontou outro que tinha brigado outro dia, inclusive com o coordenador indo falar com ele.
(Chamar a atenção): Foi o que os psicólogos dizem que muitos dos comportamentos se justificam por querer chamar a atenção 

(turma 605 referencia. Diego aluno loiro, e Gerson aluno gordo  )

O aluno  Diego, desde a 5º serie, ele chamava atenção por  seu jeito afeminado, ainda mais que o porteiro, não respeita o menino, fazendo gesto e caras como gozação por ele ser desse jeito. Saber por que ele é assim, talvez isso seja impossível, nem as estagiarias que são  de psicologia podem ir a casa dele, por falta de tempo, ou por seus a fazeres na faculdade. Mas teoricamente o que posso dizer sobre esse garoto é q   eu ele foi abusado sexualmente, como  aconteceu com uma criança na  Ruy Barbosa, e hoje é homossexual. 
Os professores são realmente a todo o momento, sediados, e zoados, como dito popularmente, em vista que o aluno Diego, não mês respeitava, fazia gestos obscenos, como chupar o pirulito, de forma insinuosa, ficava em posições. A arrebitar o quadril para a turma, também é mais um da 5º serie, que já conhecia, ele acabou se afeminado ainda mais, em relação ao ano anterior.  
A aluna Jennifer, percebe que é   mais atirada, embora, os adultos não entendam esse momento Como um comportamento típico da idade, as brincadeiras, de cartinha, de namorado etc. Tudo envolvendo o seu momento. Curiosamente, quando um aluno apronta, ou já encheu a paciência da professora, e manda-os eles saírem da sala, eles me olham como se tivessem conseguido chama a atenção


(21/09/2009)= Segundo a professora, a turma  tudo que ela combina com esses alunos, não dá certo, falta de interesse, é uma turma curiosa, pois no intervalo eles não saem da sala, preferem ficar escutando musica.

(turma 606 referencia.)





 (7º série)

Sempre tem os alunos mais chamativos, a idade certa, segundo a professora é 13 anos. O retorno do intervalo sempre é agitado, gritam, dentro  e fora da sala, batem a porta de propósito, e confusão é freqüente, isso no turno da manhã, que é mais tranqüilo, segundo a professora, alunos que joga tampa de cane5a, de forma violenta por motivo algum, chutes, brigas  etc.
O quadro mais triste foi de uma Alina X que pegou uma antipatia  com o aluno X e acabou sendo expulsa da sala. Perguntei para a professora se o comportamento dessa menina é sempre assim, e ela confirmou desde a 5º serie, foi sempre assim.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário