segunda-feira, 14 de maio de 2018

Analise do Filme Aprovados por Sebastião Júnior

17/ 04 / 2018
FILME  APROVADOS

Espero que essa analise sirva para os professores, que queiram fazer algo a mais por seus alunos, tais como ética moralidade e respeito. Um filme que realmente  me identifiquei, após assistir pela 2º vez, e me vi nele. Coloquei o coração e pensei muito sobre esse filme, até chegar a esse texto, e compartilho com vocês,  Ass. Sebastião Júnior             

A primeira vez que vi esse filme imaginei algo imoral, por ele ter  fraudado  uma instituição, e  por seus métodos baseado no que as pessoas queriam fazer, comida,sexo,estatuas,não fazer nada, cantar, desfilar, explodir as coisas com a mente  etc. Logo uma instituição assim não poderia existir! Hoje eu penso, porque não ! Eu também posso querer explodir as coisas com a mente, e aprender numa faculdade !


Enredo do filme

·         Nerds
·         Luta para entrar numa Universidade, faculdade
·         Cultura pessoal de cada um dos alunos, aberta pela instituição. Sout Harmor Institute of  Technogy, instituição como ideal de democracia (qualquer pessoa pode entrar concordo).
·         Instituição dos otários, como ideal de democracia tradicional conservadora,ortodoxa,tradicional.  (não concordo com isso, somente os melhores podem entrar).
·         Planos de aulas, trabalhos,provas, livros, livros didáticos,desesperos por notas,grade curricular fechada ultra cientifica,concorrência para entrar na faculdade,Temos vaga apenas para disciplinas cientifica, grade fechada. (tradicional conservadora, ortodoxa) (não concordo!)
·         Eu,você,nos. O que queremos fazer, é o que nos somos! Temos vaga para o que você quer! e o que você é! Grade aberta, respeitando o seu individual.( Sout Harmor Institute of  Technogy ) (concordo!)


Meu Texto sobre o filme Aprovados  

O clássico enredo, nerds, VS descolados (que eu chamo de otários) quando eles falavam que queriam acabar com a academia para excluir as minorias, foi uma lição de moral. O filme remonta um processo de exclusão, e de ética, não podemos ser o que a academia impõe para nos, temos nossas particularidades, a grade curricular utiliza de um processo fechado feito por intelectuais que possamos dizer de uma categoria volátil, diversificada, procurando sempre fazer o Maximo de ciência e a questão cultural individual de cada um como fica ?
As desigualdades do concurso e a ant. democracia do que nos pensamos que se chama democracia, e do que nos pensamos que se chama democrático, é um processo de  exclusão, retratada no filme.processos como concurso publico, provas são competições e são características do sistema democrático capitalista.
Os estudantes fizeram uma faculdade fictícia, tinha uma categoria que possamos dizer nerds, que simplesmente não conseguiram entrar no processo “democrático”, da tradição conservadora, para entrar na faculdade, Sout Harmor Institute of  Technogy,  que realmente foi democrático, se escreveu entrou, ai você pensa isso é loucura, e eu digo isso é democrático.
Outro ponto democrático em meu entendimento é quando  Bartleby Gaines procura entender  o que é uma faculdade ou universidade, ele se sente perdido no meio de uma loucura de, planos de aula, trabalhos, trabalhos, trabalhos, e resenha, resumo,e prova, e prova e prova, nesse contexto caótico, o personagem  entendeu que ele deveria procurar saber o que os alunos queriam  fazer, realmente segundo os seus esquemas, e a sua cultura.
Então ele procurou saber o que eles queriam fazer. Ai criou-se um diversificado processo cultural, e de categorias de gostos e vontades e prazeres dos alunos que nas instituições ditas “democráticas” não são possíveis.
Na faculdade se você coloca um RPG segundo os seus esquemas é porque  você que está ali, se for considerado retrogrado ou uma porcaria, é porque esse processo democrático não atende o individual de cada uma das pessoas, se partir do ponto de vista da instituição. ( A Instituição faculdade Ipiranga e Esamaz atendeu ao meu projeto! A nota foi 10,00)
Quando o personagem  Bartleby Gaines foi pesquisar na faculdade  o       que eles faziam lá, e inclusive perguntou para os alunos que sentiam  uma perplexidade, eles falam o que era uma faculdade com a ideia, de que aquilo era assim, e não ia mudar, ele não gostou e procurou colocar o que os alunos queriam fazer. Então direta ou indiretamente ele e os seus amigos formaram um corpo pedagógico a qual o filme retrata.  
No mais o filme retrata a amizade entre os nerds, do bola com Bartleby Gaines e a garota ruiva,  e o rapaz Handez, e o professor contratado por eles. (Prestem atenção no que o professor falava muito, sobre as instituições, ele era um indignado, não escrevi muito sobre ele, mas avaliem o que ele fala sobre as instituições.
O personagem professor do ator, Lewis Black, !” o professor” não queria mais fazer parte da instituição escola ou universidade, por acreditar que o método, e a conduta dessas instituições não condiz com anseio que ele esperava, a não ser com um propósito que  fala para o pai do Bartleby Gaines, que as instituições só serve única e exclusivamente para formar para conseguir ou um emprego, para o mercado de trabalho.Por isso, no julgamento ele levantou e defendeu mas contrariado, e desmotivado com as instituições.
Muito importante.). Outro ponto retratado foi a imoralidade do otário, quando traiu a personagem Monica Moreland, que depois escolheu ficar com o nerd  Bartleby Gaines. E o otário (fico devendo o nome do personagem) não queria, ainda pensava que ela ia ficar com ela, esses imorais pensam que tem que namorar várias mulheres porque eles acham que são homens, mas na verdade não passam de uns otários, essa imoralidade  são  características dos otários.
Quer queira ou não, os amigos formavam um corpo pedagógico, com uma metodologia e uma grade curricular, não nos parâmetros de uma faculdade tradicional e conservadora, mas eu arriscaria dizer, num material e num processo mais humano, e diversificado, do individual da cultura  de cada um daqueles alunos.
O filme é valido sim, como material metodológico para ser debatido, debatido,debatido em sala de aula, eu arriscaria o meu diploma no que estou afirmando não posso esperar o mesmo dos meus professores,  nem exigir que eles concorde, mas eu sustento o filme é valido. Para que nos possamos discutir uma proposta para uma faculdade do futuro, pensar em alguma proposta metodológica ou qualquer outra opção, ou ideia ou alternativa que possa surgir, se não, nos vamos ficar por muito tempo, nessa escola, faculdade, ou Universidade tradicional, conservadora ortodoxa, que está ai.
No filme o personagem Bartleby Gaines nerd, ficou com a Monica Moreland . O otário   não merecia ela nem o Bartleby Gaines , merecia ela, aliais, nos nunca vamos merecer as mulheres que passaram em nossas vidas.    
 
           
Meu Dicionarinho para ajudar no texto 

A PALAVRA VOLATIL: o que quero dizer no texto é que ele pulverizou o individual das pessoas, que ele vaporizou a nossa cultura.Isso no contexto da Instituição Universidade,Faculdade, escola, ortodoxa,ultra científica,tradicional e conservadora. 

METODOLOGIA DO RPG : RPG sigla Role Play Game, um jogo de narrativas e interpretações, que remonta de um processo de uma cultura nerd. Quando citei no texto, estou me referindo, ao meu trabalho na instituição Esamaz/Faculdade Ipiranga, no curso de especialização de Gestão Educacional,  orientado pela doutora Creuza Dos Santos. A instituição abriu para a minha possibilidade da minha cultura, e a nota foi 10,00. Quem diria Joy Salinas, Márcia Salinas e Fernando Salinas e companhia num trabalho de Pós Graduação NUNCA IMAGINARIA ISSO! Agradeço a instituição e os professores que acreditaram, quando nem eu acreditava.

SÓ OS MELHORES: O termo melhores, só pode entrar os melhores, nossa instituição é somente para os melhores! Remonta de um processo de desigualdade, a instituição Sout Harmor Institute of  Technogy. Os seus alunos não eram os chamados melhores, porque não conseguiram, nem todos conseguem chegar a um patamar de um nível de dificuldade que a ditadura da democracia da Universidade exige. Se acreditarmos que competição é democracia vamos viver por muito tempo na sociedade DEMOCRATICA/CAPITALISTA.

DEMOCRATICO OU DEMOCRACIA: Se a instituição Universidade exige prova, em que seja necessário alcançar um grau de estudos causticante, ela está excluindo quem não consegue alcançar essa exigência. No entanto ela é chamado de democracia, ela na verdade é uma concorrência, uma competição, e se ela é um processo de decisão, ela não é democrático num termo justo, não estou dizendo que democracia não existe, ela existe! E ela exige uma competição, concurso publico, vestibular, cursinho, compra de materiais, e  isso são parâmetros da democracia. Nos precisamos pensar em uma tese, ou ideia mais aberta, as possibilidades da cultura individual ou até coletivo. Democracia existe sim ! E é injusta, é sempre marcada por um processo doloroso e desumano de competição, para ser gestor é preciso uma competição, muito concorrida   e nem todos vão entrar, mas nos acreditamos que é justo que estamos num processo justo, porque eu posso entrar após concorrer e não se eu realmente quiser entrar.   

EXPLODIR AS COISAS COM A MENTE: O personagem (que queria explodir as coisas com a mente), entrou para a Sout Harmor Institute of  Technogy, mas estava triste, o personagem Bartleby Gaines perguntou o que você quer fazer? Ele disse explodir as coisas com a mente! Então ele entregou o abacaxi e colocou ele pra treinar, ele não esperava isso,  e ficou alegre, nem eu esperava algo do meu RPG e fui atendido, e é isso que eu quero, se o cara quer explodir as coisas com a mente, a instituição deve treinar-lo, porque é o individual dele e o meu pessoal, eu fui atendido no projeto do RPG e tirei 10,00.isso é democrático. (OBS o termo explodir as coisas com a mente é simbólico, pra mim foi o meu RPG e explodi)   

INSTITUIÇÃO E A LEI: No filme o julgamento disse que e Sout Harmor Institute of  Technogy, tinha que se adequar a legalidade da uma faculdade. Isso só para não ficarmos muito fora da realidade, é uma simbologia, mas que foi pensado no individual das pessoas e realmente temos que pensar nessa ética, e imaginar o que será, e o que queremos de  uma instituição do futuro,democrática ou não,marxista, conservadora, individualista pessoal, nossa cultura própria etc. . 

A PALAVRA INDIVIUDUAL: a palavra  que me refiro não é o individualismo capitalista, mas a questão da sua identidade pessoal, o que você gosta de fazer, é o seu  pessoal.

GRADE CURRICULAR ULTRA CIENTIFICA: me refiro as disciplinas história sociologia, biologia etc. concordo tem que ser assim!  Mas não é só isso, devemos pensar em alguma coisa mais humana, não posso dizer do que se trata, nem o que pode ser no futuro (posso citar o meu RPG, eu fiz foi o meu individual)

DROGAS: Numa sena do filme, retrata três homens supostamente consumindo droga,isso é ilegal, se o aluno perguntar tem que dizer o que eles estavam fazendo, mas com muito cuidado e advertência, para os perigos desse comportamento.  



Sebastião Pereira Viana Júnior . Graduação Licenciatura em História, e Pós Graduação. Especialização em Gestão Educacional. Espero que eu tenha tido a competência e inteligência suficiente para ter aprendido com meus professores, porque eles são nota 1000.



Ficha técnica:   data de lançamento 12 de Outubro de 2006. Gênero Comédia Nacionalidade EUA.



Obrigado pela Atenção 

Nenhum comentário:

Postar um comentário