segunda-feira, 23 de abril de 2018



22/04/2018

Vestibular Democrático da UFPa Remonta de um Processo de Desigualdades

Depressa vamos estudar, estudar e estudar, o ano todo, a vida toda, a eternidade toda, temos que ser os melhores não! Tenho que ser o melhor!Minha mãe e meu pai exige isso, e eu tenho que ser isso, eu não posso falhar, jamais falharei eu vou conseguir! Serei o melhor, e vou ser !Não  Já sou!
Sai pra lá com essa loucura, estudar, livro didático, texto,texto,e mais texto, cálculos e mais cálculos, há quem gosta e quem não gosta, cada um deveria procurar o que consegue se concentrar melhor. Era para ser assim, mas isso não  acontece.
Esse vestibular na verdade remonta de um processo de exclusão, um processo doloroso de seleção, e competição digna do processo democrático capitalista. Esse sistema democrático brasileiro e até em muitos países, é um processo que nos realmente acreditamos ser justo, e que estamos inseridos num contexto democrático.
Eu poderia discordar da democracia do vestibular, mas eu vou fazer isso, vou concordar com esse sistema, que ele realmente existe e é motivado e movido por competições, disputa, estou me referindo ao vestibular  e a Universidade, não vou me ater no sistema democrático  capitalista presidencialista  de votos do Brasil.
Nesse sistema  de vestibular você precisa passar numa concorrência desumana, cursinhos apostilas, horas sem dormir,  e o professor ainda te cobra, “tu tem que te espertar!”, a tua família te cobra, por mais incrível que pareça você realmente acredita estar num sistema democrático de direito.Você tem que ser o orgulho da família, mas para isso somente passando no vestibular da federal.  
Você acredita que o seu direito é competir, e que isso é democrático,quando na verdade, você não consegue pensar em outra possibilidade além desse sistema democrático, conservador,tradicional, de concurso publico, vestibular  e outras disputas,  pensar em outra possibilidade além da democrática é pensar que estamos errados, é por isso que nos acabamos por entrar num processo mental alienador.
A nossa mente criou uma prisão para nos, não conseguimos trocar na ideia de democracia, sem a disputa seja por concurso,vestibular,eleição, você realmente acredita que está livre, e pode fazer as suas escolhas e acreditar no que quiser acreditar. Mas você acredita realmente que é livre na democracia do vestibular mesmo que para isso tenha que entrar numa disputa cruel com o seu concorrente, e querer terminar como o Cyper preso num casulo em Matrix.

Meu-Dicionárionarinho para ajudar no texto  

Democrática: estou dizendo  que esse sistema é movido por disputas e competições, e na verdade se trata de um processo de seleção, e não é para todos,por isso a democracia é isso, disputa seleção, somente os melhores entra .  

Democracia capitalista: remonta de um processo histórico quando a revolução burguesa e os iluministas criaram a ideia de democracia, no nosso contexto ela se tornou neoliberal.

O ultimo parágrafo:  terminei com a ideia de Matrix, onde somos presos ao sistema e acreditamos ser livres.

Contestando: que fique claro aqui não estou contestando que não existe democracia, afirmo de novo ela existe, sim, mas ela exige que aja conflito entre as pessoas, todos querendo a melhor parte, todos disputando vagas, então democracia é isso disputa,disputa,disputa.!!!!!!!!!!
Sebastião Pereira Viana Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário