segunda-feira, 10 de junho de 2013

O Poder da Alienação e do Interesse particular


(OBS): (Erro);No Blog aparece como se eu fosse professor; Na verdade ainda sou estudante de História. 



Muitos dos nossos movimentos seja eles sindicais, ou mesmo ao decorrer da história da humanidade, sofreu intensa, e mesmo seria retaliação por parte das elites, que geralmente pegavam quem tinha em mente a idéia e tratava de calar aquele rebelde, seja na época do coronelismo e das grandes oligarquias no Brasil. Que infelizmente ainda é assim. A alienação de Marx está muito ligado a condição do trabalhador não conseguir se libertar de sua relação com o seu trabalho, ele usa a mercadoria que produz. Logo ele está alienado porque não está nem ai para  a existência do exercito de reserva uma vez que ele está empregado.
A política do “cala-te boca” é mais comum do que possa se imaginar ela existe no cotidiano das pessoas, no sindicato, nas lutas sindicais etc. Sempre é acometida por interesses particulares da elite que abrange o interesse particular do menor ou seja do operário. No Livro “Escritos sobre Sindicatos”. De Leon Trotski, quando tinha a existência dos fura greve sempre, que eram alguns operários que não aderiam às greves, entre outras idéias do autor.
A sociedade capitalista, consiste me quem está empregado, fica alienado e não está nem ai para o resto do exercito de reserva, eles estão calados, sempre as ordens da elite. São capazes de se calar quando o interesse  particular for ressarcido, e por alguma compra os oferecimento de cargo maior, isso aconteceu com Lula na época de seus movimentos sindicais, na época da ditadura militar.  
            A política do interesse particular, está presente mais do que nunca no nosso cotidiano, no centro comunitário, a onde houver a relação do homem em sociedade, política vai haver quem se corrompe para suprir as suas necessidade pessoais e corromper os interesses dos excluídos, ou daqueles que ficaram de fora da relação real do capitalismo, e suas formas de produção.  
            Quando nos corrompemos para dar lugar a necessidades, criamos uma bola de neve, em vez de resolver o problema, ele acumula, e pode atingir alguém que está ligado a você como sua família, e muito mais grave se torna um problema social, que abrange essa republica brasileira, que nos podemos chamar de um poder corrupto a serviço de um poder que podemos chamar que englobam as grandes oligarquias do Brasil. Esses corrompem e calam as cabeças idealizadas das camadas sociais.
            Geralmente o poder do dinheiro, é maior que o poder de um jovem romântico que sonha com uma vida igual para todos; Quando esses senhores donos das grandes maquinas desse país, corrompem e modificam os interesses a seu favor, tornando-se assim, a favor da minoria, que abrange somente o interesse particular de grandes grupos políticos desse país. Não precisa pensar muito não, basta olharmos para a configuração dessa Estado para saber como anda nossa democracia infestada de oligarquias no mundo da política; veja quem você está elegendo, como se comportam, e se constituem uma oligarquia.  
            O Brasil hoje parece ser isso; esses grupos políticos andam controlando e comandando os movimentos sociais no país; Esse poder alienador e enganador, se destacam no campo político, religioso, onde houver a relação política do homem e o “poder do homem sobre o homem”. Geralmente essa relação se encontra nessa sociedade capitalista que se mantém de forma desonesta no mundo. Você pode ser a próxima vitima e se alienar, se já não é um!   

           
Sebastião Pereira Viana Júnior
juniorcomunista@yahoo.com.br
(91) 8869-3808

Nenhum comentário:

Postar um comentário