quarta-feira, 28 de junho de 2017

Plano de aula do estagio

PLANO DE AULA Nº 1
Sebastião Pereira Viana Júnior

DISCIPLINA OU PROJETO: História  Projeto de Intervenção
DIA DA SEMANA: 2º 4º e 6º  feira                                 DATA:  27  /   06      /  2015      
TURMAS: 801, 802             TURNO: Manhã        DURAÇÃO: 45 minutos.
HORÁRIO: 7: 00    AS:  12:15    SÉRIE: 8º serie  (9º  ano)     PUBLICO: Adolescentes
ASSUNTO: APRESENTAÇÃO DA TEMATICA "ANALISE DO LIVRO DIDATICO E A CORRENTE HISTORIOGRAFICA MARXISTA". OS TOPICOS SOBRE AS CHARGES QUE CRITICAM O GOVERNO POR EXCLUIR O MARXISMO DO PCN.


1 - OBJETIVO:

Identificar os tipos de marxismo presente no livro didático, no 9º  ano, como essa possibilidade marxista se apresente no livro, quais as perspectivas, como  o aluno deve entender essa corrente . O que esse estudo dessas corrente marxistas trás de contribuição para o entendimento da sociedade.
Entre os objetivos é fazer eles compreenderem a importância da corrente marxista , e questionarem porque o governo excluiu essa corrente teórica, na elaboração dos PCN, uma vez que o marxismo aborda a condição social no cotidianos dos alunos. 
            Entre as propostas é fazer eles compreender a importância do marxismo, e questionar porque o governo excluiu essa corrente teórica do PCN, já que ele aborda a nossa condição social.

2 - DESENVOLVIMENTO: (RESUMO):

            Começaremos abordando o “marxismo ortodoxo”, a sua didática fechada para entender o capitalismo, dando prosseguimento o “marxismo clássico” pautado nas lutas de classes, o burguês VS o proletariado e o “marxismo cultural”, revisionado por Thompson, entre eles a expressão  e experiência cultural do operário e a cultura da resistência.
            No segundo momento serão apresentadas as charges para aos alunos para eles pensarem a respeito da agressão do governo em retirar a “corrente marxista”, através do PCN dos livros didático. Isso será apresentar, assim que os alunos estiverem um melhor entendimento sobre essa temática.

3 - METODOLOGIA:

Aula explicativa, com tópicos no quadro, incitando a busca por questionamento e o debate. Com apresentação de tópicos no quadro, e material escrito.  

4 - RECURSOS DIDÁTICOS: E OU TECNLÓGICOS:

Texto elaborado pelos docentes, quadro magnético, e três ilustrações, que são as charges.  Elaborada por Sebastião Júnior

5 - AVALIAÇÃO / AULA:

Haverá duas pergunta para os alunos. Para eles escolherem apenas uma a que eles mais se identificarem. São duas opções

1º )  O que você entendeu sobre o marxismo? Escolha uma das vertentes "marxismo ortodoxo", "marxismo clássico", "marxismo cultural" ?

2º )  O que você achou da Charge que recebeu?  E o que acha da atitude do governo de tirar a corrente marxista  do PCN?

6 - TÓPICOS:

APRESENTAÇÃO DA TEMATICA "ANALISE DO LIVRO DIDATICO E A CORRENTE HISTORIOGRAFICA MARXISTA". OS TOPICOS SOBRE AS CHARGES QUE CRITICAM O GOVERNO POR EXCLUIR O MARXISMO DO PCN.

1=>Marxismo Ortodoxo: ( Fechado para entender o  capitalismo)

2=>Marxismo Clássico: (As lutas de classe) Proletariado  VS Burguesia

3=>Marxismo Cultural: (Marxismo revisionado por Thompson) cultura de resistência da experiência

4=> AS CHARGES:  Muito o governo já fez para poder  tirar a corrente marxista das escolar a primeira agressão já foi dada os PCN excluiu o marxismo.

8 – ANEXOS  E OBS:

OBS: O objetivo foi alcançado, os alunos desenvolveram bem a atividade no final, e alcançaram o objetivo que queríamos, de entender a importância da corrente marxista nas escolas. E desenvolveram bem sua opinião sobre a exclusão do marxismo dos PCN

7- BIBLIOGRAFIA:

Retirado do site: http://www.historiahistoria.com.br/materia.cfm?tb=alunos&id=189. Em 15/06/2015. Por Marcelo Matheus

(PDF). MARXISMO: HISTÓRIA, POLÍTICA E MÉTODO.  Walmir Barbosa

O Manifesto Comunista 160 anos depois In  Karl Marx e Friedrich Engels





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