sexta-feira, 16 de junho de 2017

RELATORIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO NAS ESCOLAS PAULO MARANHÃO E RUTHI ROSITA








FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA
LICENCIATURA  EM HISTÓRIA

SEBASTIÃO PEREIRA VIANA JÚNIOR





RELATORIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO NAS
ESCOLAS PAULO MARANHÃO E RUTHI ROSITA

SEBASTIÃO PEREIRA VIANA JÚNIOR



























BELÉM-PA
2014






FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA
LICENCIATURA  EM HISTORIA




RELATORIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO NAS
 ESCOLAS PAULO MARANHÃO E RUTHI ROSITA


SEBASTIÃO PEREIRA VIANA JÚNIOR



                                                 

                                              
Disciplina estagio supervisionado   apresentado Ao curso de História das Faculdades   Integradas Ipiranga Como requisito parcial para obtenção do titulo de Licenciado em Historia. Orientado pela Professora. Andrea da silva Pastana.





BELÉM-Pa
2014















SEBASTIÃO PEREIRA VIANA JÚNIOR



RELATORIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO NAS
ESCOLAS PAULO MARANHÃO E RUTHI ROSITA





Disciplina estagio supervisionado   apresentado Ao curso de História das Faculdades   Integradas Ipiranga Como requisito parcial para obtenção do titulo de Licenciado em Historia. Orientado pela Professora. Andrea da silva Pastana










Data ____________________________________
Resultado_________________________________

BANCA EXAMINADORA                             

Andrea da Silva Pastana  
Faculdades Integradas Ipiranga

Assinatura_____________________________________________                                                                                              




















SUMÁRIO



INTRODUÇÃO ...................................................................................5

DESENVOLVIMENTO; ......................................................................8

OBJETIVO. Geral Especifico................................................................8

CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................9

REFERENCIAS......................................................................................11




































INTRODUÇÃO


Apresentaremos em nosso relatório sobre  as seguintes escolas, Paulo Maranhão e Ruth Rosita, ambos localizados nos bairro do Guamá. Abordaremos as atividades das mesmas no âmbito dos projetos educacionais e outras  que eles participam como o Paulo Maranhão que tem um blog, essa escola se encontra em amior atividade  na internet, enquanto a escola Ruth Rosita participou do programa  a escolado amanhã, ganhando o premio, essa mesma escola se apresenta em melhores condições, na biblioteca,e tem água para os professores, enquanto no Paulo maranhão eles tem que comprar .
O estagio foi realizado na escola Paulo Maranhão, este referente ao  ensino fundamental no período de 15/09/2014 a 29/10/2014. Sendo amplamente reconhecido,e aproveitado a experiência bem proveitosa.No estagio da escola Ruth Rosita ele foi realizada no período de  00/00/2014 a 00/00/2014. Sendo bem aproveitado como experiência.

Segue algumas informaçõe4s básica sobre as escolas:

Escola Paulo Maranhão


1200 alunos
18 salas
Sala de computação
Biblioteca
Apoio pedagógico
 Uma quadra


O Espaço Físico da Escola: Metodologia: A escola Paulo maranhão está localizada no Bairro do Guamá, na Avenida José Bonifacio. A metodologia apresentado nesse primeiro dia de aula, foi respectivamente a tradicional  escrita no quadro, e os alunos copiam, no caso era um exercício para a ao alunos resolverem, depois ela passou um trabalho com um resumo tirado do livro didático. É assim que ela trabalha não usa propriamente o livro, mas os textos que ela trás ela extrai as informações do livro didático.  
Na escola Paulo Maranhão, estive olhando na internet  as suas atividades e encontramos um Blog de sua autoria,  o blog:  http://eeefpaulomaranhao.blogspot.com.br/. Nele encontramos alguma das atividade sócias que eles promovem e citamos as seguintes:


APLICAÇÃO DO PERFIL PSICOSSOCIAL COM OS ALUNOS DA 503, 504,602,603 E 702 DO TURNO DA MANHÃ : UMA AÇÃO DO PROJETO REDE ESCOLA CIDADÃ

I Concurso de Redação, promovido pelo Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc),
Postado por E.E.E.F.PAULO MARANHAO às 21.6.13 Nenhum comentário:

Os 10 alunos da rede pública estadual de ensino que venceram o II Concurso de Redação, promovido pelo Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), serão apresentados oficialmente na próxima quarta-feira (19), durante a cerimônia de premiação, na Estação Gasômetro.

1º lugar: Luiz Carlos Lima da Luz – Escola Paulo Maranhão - Belém

DIVULGANDO A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO 6º ANO E 6ª SÉRIE NO 4º SALÃO DE ARTE INFANTO-JUVENIL DO CCBEU

GRAVAÇÃO DE DEPOIMENTOS DOS ALUNOS IURI, EVERTON, KATLEN, KEICY, VERA E DOS PROFESSORES FRANCISCO E MARILENE SOBRE OS SEGUINTES ASSUNTOS : ESCOLA, VIOLÊNCIA, CULTURA DA PAZ: UMA AÇÃO ORGANIZADA PELOS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UNAMA

GRUPO FOCAL COM OS ALUNOS DA 5ª E 6ª SÉRIE DESENVOLVIDO PELO PROJETO REDE ESCOLA CIDADÃ


Escola Ruth Rosita


Numero de sala 13
Numero de alunos
Uma quadra
Biblioteca
Laboratório de informática



A escola Ruth Rosita apresenta uma estrutura padrão, salas aberta a ventilação,  e ventiladores, está localizada no bairro do Guamá, conta com um grupo de professores empenhada na ideologia da educação. Ao obervar a aula do professor percebei que ela ministra uma aula dialogada, e bem dinâmica, com critica a desigualdade social no Brasil desde a época da colônia.















DESENVOLVIMENTO



OBJETIVO

Objetivo geral

* Identificar a relação aluno professor, e como o material didático foi explanado pelo professor. O relatório tem pro objetivo e metodologia do professor e as condições do espaço físico da escola  



Objetivo Especifico

*O material didático

*A metodologia do professor













METODOLOGIA

Entraremos com  a metodologia apresentado pela professora  em sala de aula ela constitui em dois momentos básicos, 1º : Por meio de exercícios e trabalhos, valendo ponto para os alunos, o que ela me disse ser bem tradicional, 2º ; A outra metodologia é com base em  que a professora elabora textos a partir do livro  didático o que ela, um texto bem básico, onde ela faz o trabalho valendo 2 pontos. Sempre elaborado do livro didático para todas as turmas.
O método usado foi com base na observação e anotações do trabalho do professor, e a comparação com as demais teorias estudadas na faculdade. A metodologia da escola, está voltada para a utilização do livre didático, oficialmente. No entanto percebemos que em certo momento a professora nos contou que ela mesma pesquisa em casa para trazer o conteúdo para os alunos.
Na escola Ruth Rosita o professor trouxe na historia do Brasil a obra Raízes do Brasil de Sergio Buarque de Holanda, tornando a aula muito interessante. Basicamente a utilização do quadro e do pincel são os métodos predominantes da metodologia. Consolidando assim um método tradicional.
O método tradicional citado a cima não quer dizer que os professores sejam ultrapassados, antiquadros etc. Muito pelo contrario eles são muito competentes,e conhecem bem a disciplina história.
 Trabalhos, textos, atividades resumo no quadro, explanação do assunto, e até dica sobre o Enem como foi no caso no ensino médio para 3º ano. Foram algumas das metodologia utilizadas.






















CONSIDERAÇÕES FINAIS

           
Existem ainda uma dificuldade, na formação e na sincrônica da escola coma sociedade e os alunos.   Falta de conhecimento não é! Esses professores foram bem preparados, pois nas conversas com eles percebemos o grau intelectual, a metodologia basicamente é ele o quadro, e Xerox,     
Percebemos que o professor ainda tem muita luta pela frente, contra um estado que não consegue manter um padrão mínimo de condições para ele trabalhar. Para driblar as dificuldades de uma escola que a partir das 9:00 começa a esquentar, falta de água entre outras a qual culpamos o estado como responsável.















REFERENCIAS


VINCENTINO Cláudio. Projeto Radix História - 6° Ano Aplicação: Didáticos - Ensino Fundamental II - História - 6º Ano. Editora Scipione. 2015

VINCENTINO Cláudio. Projeto Radix História - 7° Ano Aplicação: Didáticos - Ensino Fundamental II - História - 6º Ano. Editora Scipione. 2015

VINCENTINO Cláudio. Projeto Radix História - 8° Ano Aplicação: Didáticos - Ensino Fundamental II - História - 6º Ano. Editora Scipione. 2015

VINCENTINO Cláudio. Projeto Radix História - 9° Ano Aplicação: Didáticos - Ensino Fundamental II - História - 6º Ano.Scipione. 2015


DE HOLANDA Sergio Buarque. Raízes do Brasil. Companhia das Letras.2013