quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Uma Nação Injusta que não Satisfaz







Estivemos num debate na faculdade no dia 05/08/2014, debate sobre a historia do Brasil  e a sua famigerada formação enquanto estado; Vamos ao resumo e que os brasileiros ainda não tem consciência da verdade do país em que vive. Pra começar analisamos que o país enquanto estado formado, e o reflexo dessa realidade de alienação do povo se dá por fato histórico, em que desde sedo em nossa formação como estado, que foi feita por uma elite, o estado foi moldado para comportar os interesses daquele pessoal que teve uma formação comum, mas que pertenciam a uma elite ou agrária, ou ligada ao estado português.
Percebemos que nasce ai a exclusão do povo brasileiro como micro submisso   ao macro elite. Diferente dos EUA em que a nação nasceu a partir da iniciativa civil, foram eles que pagaram a guerra contra a Inglaterra pela independência, vendendo joias e outros objetos pessoais, tínhamos ai uma nação que nascia diferentemente do Brasil, eles nasceram a partir da  sociedade civil organizada, aqui no Brasil nos não tivemos  essa capacidade.
Nunca ouve no Brasil  a oportunidade de uma sociedade civil organizada, o povo nunca teve voz. A arena política é o espaço das disputas pelo poder que é o congresso nacional. A Vale a FIFA, entre outros grandes congromelados capitalistas, defendem os seus interesses, com competência e influencia. Ao contrario da sociedade civil, que protestou contra a construção de hidrelétrica, mas não foi ouvida, contra a FIFA e não foi ouvida, a copa saiu de qualquer jeito.
Esse pais injusto sai contra as guerras atuais, nessas reuniões de nações, e esquece o seu tenebroso passado, onde eles massacraram o Paraguai. Onde eles para  manter o território,  massacraram os cabanos, foram 75% da população, a balaiada, a Sabinada, o estado agiu com estrema violência. Nossa história na verdade é forjada com ferro, fogo e sangue, o estado é violentíssimo. Quem não ouviu falar no massacre de canudos. Nos tornamos  uma nação a  partir do interesse  de uma elite violenta.
Esse interesse, não permitiu mexer na estrutura portuguesa que foi mantida. A constituição linda e bela, por trás excluía negros e índios, ela dizia quem não se enquadrava no perfil de brasileiro, não era cidadão e ela defendia que nos éramos livres, que não havia escravidão no Brasil. E os negros e índios, eles podiam se revoltar se tivesse consciência desse lado escuro da Constituição, mas o estado ia lhe oferecer porrada prisão, é isso que o Brasil oferece para quem não fica quieto agindo da forma que eles querem, beneficiando os grandes e poderosos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário