quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Vitória Pessoal






LHN 02 vamos lá mostrar o que nos aprendemos na sala de aula sejais um marxista. Mudando a sala de aula você muda a sociedade acredite, uma vitória se constitui de luta e  persistência No dia 27/08/2014, eu tive uma boa noticia passamos a mais uma etapa na faculdade, vamos começar o estagio. Pra mim é uma vitória pessoal porque eu venho de uma faculdade que eu não conclui por problemas, acreditei  insisti na luta e recomecei a estudar . Apesar de ser só um começo significa muito para mim retornar a uma escola como estagiário.
            Quando eu estive na UEMA em 2006 a 2009, tive muitas alegrias e conhecimento foi lá que conheci a corrente marxista, claro não tão de forma aprofundada como no Ipiranga, e outras correntes  metodológicas para usar na aulas, em fim um m aprendizado importantíssimo na minha vida na minha formação enquanto agente transformador da sociedade, é isso que é ser um professor pra mim “um agente transformador”.
              Nesse período eu fui para a Escola  Frei Daniel onde conheci vários professores eles deixavam eu conviver com os trabalhos, claro eu estava só observando nada mais  existia o pai de um aluno que fazia trabalho voluntario lá, na verdade eu fui por curiosidade não estava regular na UEMA. A experiência não seria registrado em instituições.
            A escola Frei Daniel foi uma experiência apesar de não oficial muito gratificante conheci alunos e já com um olhar acadêmico vi como é  a realidade das escolas publicas. Depois que a ficha caiu e eu vi que não conseguiria  pagar a divida, e aliado a alguns problemas de saúde 2010 foi um período muito triste, eu tentava me reerguer, e procurava onde voltar a estudar, cheguei a pensar e viver só do trabalho mesmo. 
            Procurava cursos para fazer e nada aquele momento especial da UEMA em que eu estudei no cursinho para passar no vestibular e por intermédio de amigos me sugeriram uma particular, entre outras indicações. Até que em 2012, eu vi no jornal que a faculdade Ipiranga ia abrir o curso de história eu já tinha ida lá e me matriculado no curso de “pedagogia”. Mas não era isso que eu queria! Queria historia. O Ipiranga caiu do céu nesse momento.
            Retornei aos estudos tudo de novo, mas dessa vez  vacinado pagando a faculdade em dias. O Ipiranga foi um aprendizado a parte tive que fazer uma adaptação e me acostumar com a forma da faculdade dar diferente da  UEMA que era por modulo. Mas isso não atrapalharia o retorno. Eu gostava da UEMA, assim como gosto do Ipiranga, foram e são momentos de muitos aprendizados na minha vida.
            Através delas me possibilita o desenvolvimento de trabalhos com estudantes, e para a sociedade. Retornar a estagia na Escola Frei Daniel, é uma vitória pessoal após voltar depois de problemas pessoais e financeiros. Não ao isso mas um retorno triunfante diante das dificuldades de se estudar nesse país.  Voltas aquela escola significa um vitória e paciência de uma espera de quatro anos para poder me inserir na quadro acadêmico.
             O retorno a Escola Frei Daniel, e estudar no Ipiranga  significa acreditar na formação docente do professor de história, acreditar que é possível fazer uma “limonada se a vida  ti dá  um limão”. É acreditar na possibilidade de  mudança da sala de aula, acreditar que pelos alunos existe uma luta pessoal de cada acadêmico e futuros  professores  para se chegar até eles, e ter uma relação mais humanizada , a luta se dá por eles e com eles.




Sebastião Pereira Viana Junior
Celular oi (91) 8869 3808



Nenhum comentário:

Postar um comentário