segunda-feira, 25 de março de 2013

Yoani Sánchez, a Atualidade e as Idéias de Esquerda


 21/03/2013


OBS: (Erro);No Blog aparece como se eu fosse professor; Na verdade ainda sou estudante de História 
 

Yoani Sánchez, a Atualidade e as Idéias de Esquerda

Muito do que se pensa sobre a sociedade enquanto, permanência com um sistema, no caso do socialismo e as idéias de Karl Marx, Fidel, Che Guevara. E a tola imaginação de que o comunismo não viveria e nem pode viver em decorrência do avanço tecnológica, isso é ledo engano, a URSS, por intermédio de seu Estado, fazia o desenvolvimento tecnológico. Fidel errou quando exibiu o símbolo da Nike quando estava por  sair de seu governo. Isso é um erro que ficou marcado na historia de que “comunista merece morrer pobre”,  países socialistas não se desenvolvem, mas não esqueçamos de que houve uma campanha contra esses princípios, que foi a guerra do capitalismo contra o seu sistema de oposição.
            Apesar de ser contra o regime cubano, a Yoni Sanchez, levantou a bandeira que pede o fim do embargo econômico de Cuba num complô armado pelos EUA, e as outras nações capitalistas. Num artigo escrito por Fernando Gabeira (Publicado no Estadão de sexta feira. 02/03/2013Tags: Fernando Gabeira, Furacão sobre Cuba, liberdade de expressão, militantes brasileiros, PT, Yoani Sánchez) sobre os movimentos românticos da esquerda ele alega que são coisas atrasados, e que ficaram no século passado. Parece que a mentalidade do povo anda meia desiludida em relação a sociedade injusta que vive talvez eles vivem tanto em gabinete que esquecem as pessoas que passam fome, Como disse em seu blog “O Velho Comunista, não posso comer em paz enquanto tiver gente passando fome” 
            O que nos temos que entender é que esse pessoal, que dão palavras de conformismo na sociedade capitalista, são pessoas que não conhecem outra vida a não ser, essa em que o capitalismo lhe proporciona um emprego mas não para todos, e você fica pensando que é uma maravilha, acabam ficando bitolados nessas idéias.  Essa senhora que escreve contra o regime esquece que ela foi educada lá, e por gente que lutou contra o imperialismo, morreram para que ela pudesse ter uma vida fora dos padrões do capitalismo,  que proporciona uma grande desigualdade social.
            Tanto falar de que essas idéias ficaram para o século passado, que nesse artigo mesmo encontramos uma prova de que a atualidade está mais próxima do que nos podemos ver, como “a desigualdade que o capitalismo proporciona na sociedade” Defender a blogueira, é ficar do lado do imperialismo e das atitudes capitalistas, para uma pessoa que não pensou em todo o contexto histórico, da revolução cubana com Fidel Castro e Che Guevara, ela é egoísta, e uma traidora, prefere uma vida no capitalismo, onde a existência do exercito de reserva é uma realidade do que lutar por uma igualdade social idealizada por tantos filósofos ou teóricos. Ela luta por uma liberdade que não existe nas sociedades capitalistas, os proletariados vivem a sombra de ter que viver cansativamente de sua posição de inferioridade no capitalismo a de a qualquer momento ele pode ser um integrante do exercito de reserva.  
            A blogueira não foi capaz de ver o contexto histórico a qual Cuba está inserida, a não ser ver  a sua necessidade egoísta de uma liberdade que não existe em lugar nenhum, essa é a verdade. A grande pergunta aqui é debater que tipo de liberdade ela quer, se ela foi capaz de fazer tantas coisas que muitos  brasileiros lutam para consegui, como um diploma, e no entanto ela consegue e num país que sofre um embargo econômico terrível articulado por nações tidas como democráticas. Ainda sim há muito o que pensar sobre a relação de liberdade que os homens almejam, a sua posição em relação aos seus escritos ficaram suspeitos, se não, sem sentido algum.    

Sebastião Pereira Viana Júnior
juniorcomunista@yahoo.com.br
(91) 8869-3808

Nenhum comentário:

Postar um comentário