terça-feira, 25 de setembro de 2012

Religiões como Mecanismo de Dominação

           
         OBS: (Erro);No Blog aparece como se eu fosse professor; Na verdade ainda sou estudante de História.  

        A religião como mecanismo de dominação de massas, e a sua existência quer dizer que os dominadores das mentes, que deturpam que enganam e que se beneficiam da fé alheia para suprir a sua necessidade de ser humano na sociedade capitalista.
            As igrejas ou a ideologia da religião constituem sim uma superestrutura e a infraestrutura. Porque ela chega até os mais altos escalões, e os mais baixos. Nessa cultua são as camadas baixas no capitalismo que mantém a superestrutura intacta.
            Não é de hoje que o ser humano vive a baixo, de uma camada no termo religião enquanto mecanismo de poder e ilusão. Na sociedade onde a religião é um centro de esperança para o desespero dos mais diversos, existe a elite que mantém o poder.           
            Nessa convivência do medo, e da cura para os males o alvo principal é o quanto o fiel pode doar para manter as bases da hierarquia que existe nas igrejas, cultos ou as ditas filosofias religiosas.
            Fé, esperança, cura, são alguns dos problemas onde mais são requisitados no aparelho ideológico religioso e tem gente que se aproveita disso. Para se construir na sociedade. Essas unidades funcionam como empresas.
            Se o individuo que  comanda esses mecanismos vive numa sociedade capitalista, então ele vai consumir como qualquer pessoa na sociedade então quer dizer que o sacerdote, místico,pastor, guia espiritual ou qualquer que seja a designação dada a essas pessoas serão meros consumidores no capitalismo.
            Então isso quer dizer que eles vão se aproveitar das ofertas, dízimos ou qualquer que seja a designação dada a essa atividade. E eles iram se beneficiar e muito nessa relação. É de se estranhas que muitas pessoas não pensem que as igrejas sirvam de um aparelho de reprodução nas relações para o sistema capitalista.
            Quando ela se dá a explicar tudo ela se torna dominadora e pode, existir das mais complexas ao mais simples unidades grande ou pequena. E La pode ser usada por ditadores como o foi na historia ainda hoje, como nos vemos alguns lideres se dizendo seres superiores para comandas países.
            Essa relação não se dá apenas com os grandes, mas pode constituir com uma comunidade pequena impondo regras e comportamentos que tornam o homem um ser cativo diante da elite e Deus.
            Nos primórdios do capitalismo, realmente o protestante era mais ágil que o católico nas relações comerciais, tanto que os países protestantes se desenvolveram mais rápido no capitalismo do que os católicos, essa é a base do pensamente de Max Weber na Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.
            Esse espírito desenvolveu o capitalismo, pois já estava enraizado, a desenvolvimento era questão de tempo, o espírito do capitalismo que exala dos protestantes não é apenas exclusividade deles, mas recairia depois para todas as classes sociais e religiões.        
            Todas elas constituem uma hierarquia e uma ordem a ser seguida, independente de classe social ou raça. Ela mantém sim um poder sobre as pessoas que as segui cegamente, e esperam delas um conforto que acaba sendo ilusório diante de tantas promessas e enganações de um mundo maravilhoso no além e de algo imaginário que atravessa gerações e que não existe.
            Por trás de um discurso moderninho, das igrejas existe toda uma tradição mantida as custar das filiações religiosa em todo o planeta.
 

Sebastião Pereira Viana Júnior
juniorcomunista@yahoo.com.br
(91)  8869-3808

Nenhum comentário:

Postar um comentário