terça-feira, 18 de novembro de 2014

A Discussão com o Professor tem que ser Ideológica



18/11/2014








Deixa-me Ti dizer uma coisa, o que significa estar na faculdade ou universidade. Acredito que significa no campo ideológico que represente-se compor uma “elite intelectual”, os velhos conceitos comuns do cotidiano e comportamentos esdrúxulos  tem que ser superado, você não pode mais falar como está falando ou discutindo co o coleguinha do bar, ou coma briguinha com a vovô está na hora de falar como educador.
A discussão com o professor tem que ser no parâmetro ideológico, a troca de ideias percebe-se um problema com alguns, acredito que seja um problema de auto confiança, quando há uma troca de conhecimento e que o professor mostra outros lado, ou bate de frente com a explanação do aluno, ainda encontra-se quem não aceite.
Apear da experiência de vida ainda estamos  aqui como alunos, e que nessa condição nos estamos aqui para aprender, somar etc. É bonito ver o embate ideológico ente professor e aluno, o termo ideologia aqui, pode ser entendido como um problema porque podemos falar de conceitos, técnicas, metodologias,  etc. Mas é inegável que muitas vezes, o professor passa ideologia será assim com você também.
Claro que essa é uma visão minha, você pode discordar  você pode dizer que quer “esculhambar” com o professor, porque você tem direitos, você também pode nãoadmitir que ele faça uma oposição no pensamento e que contradizem os seus, a sua insegurança no meio acadêmico é um problema para você para sua formação  como docente.
Se você não admite em hipótese alguma esse debate no bom sentido na academia, saudavelmente, você precisa rever conceitos e comportamentos não que você tenha uma psicopatia, mas para que você seja mais aberto ao dialogo no meio acadêmico.Se em algum momento o professor te desconcertou com alguma pergunta que não soube responder, ou não  gostou do comentário, você deveria pensar assim; Não se intimidar, e ir para cima do texto!
Em minha vida acadêmica, me lembro uma vez, em 2006 apresentei um trabalho sobre “O Aparelho Ideológico das Igrejas”, inesquecível,  falei alguma coisa, e um “aluno” perguntou e a CNBB, podia até saber o que era, mas no momento não olhei para o professor, e ele entendeu e respondeu.
Outra atualmente, meu TCC, na faculdade Ipiranga voltou três vezes, na terceira que a professora falou “ A discussão está boa”, ainda para voltar a quarta, nem por isso o mundo acabou. Eu não entendo isso como pressão, mas como um processo de construção de conhecimento, se você não está preparado para esse processo na faculdade, e entendi isso como pressão, é o que você vai sentir lá fora.
Se você acha  que o professor ao dialogar ele dá a popular  “mijada”, e entende assim, então meu amigo está na hora de você pensar sobre a sua vida acadêmica, se continuar assim, você terá sérios problemas lá fora.



Sebastião Pereira Viana Júnior
juniorcomunista@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário