quinta-feira, 8 de maio de 2014

Educador Profissão Apaixonante.







 Escrito em 2009 durante uma greve de professores da rede publica


Segue a greve dos professores, no momento ela funcionando assim: aqueles  que aderiram a greve, estão parados algum tempo,  sem dar aula. Alguns professores estão no seu horário normal, outros firmam o protesto e mantém - se  irredutíveis. Alguns grupos  querem ser atendidos diretamente com a governadora, que manda representante, ou secretária, depende de como ela vê  e entende a importância da classe. Eles não aceitam, querem falar diretamente com a governadora.
Com um  sindicato fraco, e desorganizado, de nota zero,  e que não atinge a todos. Ao contrario do sindicato  dos rodoviários, que sabe o que quer. Estrategicamente escolhem um data, comemorativa, para entrar em ação, então o ministério publico, recebe duas pressões, do sindicato dos comerciantes, para liberar a frota se não as vendas nessa data vão dar um grande prejuízo.
Quando o ministério público, ordena colocar 40% da frota, não é porque eles estão preocupados com o trabalhador, ou com as aulas, é por causa da pressão, de duas classes que jogam sujo, ou rola algum acordo, que fica só entre eles, e que  não podemos especular aqui.Então eles tem poder porque atinge o mercado, ao contrario dos professores que tem apenas os estudantes como maiores  prejudicados.
Entre as gafes do governo, estão: Mostrar um futebol pela tv, esse que se arrasta  no quadro  nacional, falido, e sem motivação. "A propaganda Pará Terra de Direitos" em resposta a alguns acontecimentos envolvendo o campo, e o MST. Preparação de uma festa para comemorar  a escolha de Belém como uma das sede da Copa, que serviria para amenizar os ânimos dos grevistas da educação e da população.
Mas, a maior derrota que o governo sofreu, foi no futebol,  foi essa que chamou a atenção  do povo realmente. A exclusão de Belém, causou comoção e por sinal foram muito que enviaram cartas a jornais. O mais dramático, concluía que torceria contra o Brasil na Copa, imagine o que ele  vai fazer nas urnas. Acredito que,  por causa desse fato seja difícil ela conseguir a sua meta principal.
Alheio a greve, dos  professores, os escândalos que tem projetado o Estado na mídia  nacional, são triste. Como as crianças da Santa Casa. CPI da pedofilia atc. Talvez o povo não se lembraria, de um escândalo que envolvesse o  governo, caso fosse de corrupção de algum secretário, ou outro assunto. O governo iria saber contornar, e seria capas, de reeleger a governadora.
Enquanto isso, As ONGs que ministram aula de graça para alunos do pré- vestibular, estão amenizando esse problema de  falta de aula, pós hoje nos sabemos que o aluno que só assiste,  aulas de escola publica, já começa em desvantagem com relação a escola  privada.
A valorização dos profissionais da educação do estado, é um dos planos de governo, como foi debatido  na 1º Conferencia Estadual de Educação, e a projeção do (PEE) Plano Estadual de Educação.
Ficou estabelecido que a contribuição da sociedade paraense, ou seja o Governo,  para a I Conferencia Nacional de Educação Básica, segundo objetivo da conferencia Estadual, constituam-se como um recorte das deliberações desta, que se organizaram conforme os eixos temáticos propostos pelo Ministério da educação, a saber:
1-Desafios da Construção  de um sistema nacional  Articulado de educação;
2- Democratização da Gestão e Qualidade social de educação    
3- Construção do regime  de Colaboração entre os Sistemas de ensino, tendo como um dos instrumentos o financiamento  da educação;
4-Inclusão e diversidade da educação básica
5- Formação e valorização profissional

"Assim, o Governo  reafirma, o seu compromisso com uma educação publica de Qualidade para todos"

A vida de um professor, não é fácil além de ter que ministrar a família, casa, a rua onde mora, ainda tem que enfrentar, um cotidiano que não é fácil a dos alunos que reflete na escola. Então pelos rumores que a greve está tomado, no caso, alguns professores já estão voltando, desprestigia o sindicato e, confirma que a educação no Brasil não tem valor, é o que posso imaginar sobre essa falta de vontade do governo.
 Quando nos pensamos que iria  mudar alguma coisa, com um governo  popular, como ele mesmo se intitula. Com esses acontecimentos, ser governo só pode significar uma  coisa, sair contra a categoria, não abrir os arquivos da época da ditadura, no caso o presidente Lula, e empurrar com a barriga a questão da educação.
Os alunos que ficam sem aula, ganham as ruas, a praça. O quadro no bairro do Guamá é desesperador, a escola  Frei Daniel, não tem aula, percebemos um racha nesse movimento, alguns alegam que a greve é de todos, outros que não atingiu a todos.
Alheio a esse greve, acontece que, quando o professor recebe aqueles livros no inicio de cada ano letivo,  que não tem nada  ver com nossa realidade. A primeira coisa que  alguns fazem, é  descartam logo qualquer  possibilidade de estudar todo esse livro até  o fim do ano, imagine com um tempo desse perdido com a greve.
Resta aos educadores se desdobrar para  suprir a necessidade que as crianças precisam, o Pará  é o penúltimo em media de educação. Não entendo, se o foco principal da cidadania, depois da saúde é a educação, sendo que essa é quem alavanca um Estado, então porque,  o governo não dá valor a esses profissionais.
 Não que eles não se orgulhem  de ser professores, o problema é que, não estamos vendo por parte do Brasil os recursos para educação, a não ser enrolar com outros fatores  inúteis, como trocar uniforme, da policia, material escolar medíocre etc.                    
Para encerrar essa carta, vou contar uma história. Em Dezembro de 2008, cheguei em uma certa escola, para estagiar. Os alunos estavam sem aula a três meses, por causa de problemas de saúde do professor. Curiosamente quando cheguei, tinha acabado de chegar a professora substituta, keidelsen Salles, a qual me atendeu muito bem, e nos dois fomos para a sala. Seria para alunos da quinta série, ficaram alegres, os mais atentos logo  perceberam dois professores, veio me perguntar um aluno, falei que o Estado fez isso para corrigir o erro por causa de vocês terem ficado três meses sem aula, então ele mandou dois logo. Não esperei resposta, mas no outro dia aqueles mais curiosos, mais observadores,  concluíram que um de nos no caso eu, seria um estagiário,  por tanto a preocupação do governo era brincadeira completou o aluno; Nossas crianças são inteligente, assim como inocente  só precisam ser trabalhadas, e  educadas governadora ! Mas para isso é preciso in vestir em educação.



Sebastião pereira Viana Júnior
oi(91) 88693808


Nenhum comentário:

Postar um comentário