quinta-feira, 7 de junho de 2018


Analise  o filme Escola da Vida

(Proposta Metodológica de Educadores Brasileiros ) .

De
Priscila Braga Brasiliano  (texto 1)
Sebastião Pereira Viana Júnior (texto 2)

 

Retirado do site da professora Priscila Braga Brasiliano em 28/05/2018. Ajudando a construir um Brasil com educação com ética, e com o que é de mais importante, o compartilhamento das nossas idéias, para que possamos nos ajudar, e desenvolver metodologias juntos!


Professora achei muito importante colocar o seu texto em meu site, abaixo o seu texto e depois segue o meu, e a ideia e proposta que fiz sobre esse filme. Muito obrigado pelo seu resumo e tenho orgulho de colocar a sua didática  e o seu nome educadora, no meu site.  

 

(Texto 1)

Pedagoga Priscila Braga Brasilino

Esse é um blog da professora Priscila Braga, aqui você encontrará artigos, fotos, mensagens sobre a Pedagogia no Brasil.
Quarta feira,2 de Março de 2011

Resumo do filme Escola da Vida


Resumo do Filme Escola da Vida

O filme Escola da Vida mostra-nos a realidade de muitas escolas, onde professores ainda utilizam metodologias e técnicas que não despertam o interesse e envolvimento dos alunos no processo, enquanto um professor conhecido como o Sr. D. atraiu seus alunos de maneira que todos participavam e as aulas eram bem dinâmicas.
O professor Matt após a morte de seu pai queria conquistar a posição que antes o seu pai tinha de receber o troféu como o professor do ano. Ao chegar à escola, Matt tenta agradar seus alunos, mas suas metodologias ainda estão presas com o tradicional, não cria nada novo para alcançar o seu objetivo. Ao ver o Sr. D. atraindo seus alunos de uma maneira dinâmica , se relacionando com todos e ensinando de uma maneira divertida onde todos aprendiam , Matt ficou incomodado pois a atenção não estava voltada a ele.
O Sr. D. a cada dia aplicava algo de novo na vida de seus alunos, sua sala de aula não era um lugar onde somente o professor falava, mas era um lugar de construção do conhecimento em que tanto professor como aluno participavam. Este professor vivia cada momento intensamente.
Matt ao perceber a popularidade do Sr. D passou a procurar algo que denunciasse o porquê era tão bem aceito por seus alunos. Matt um dia resolveu segui-lo e pôde descobrir que o Sr. D. além de um excelente professor era também um homem que gostava de ajudar a todos, mostrando sempre os direitos de cada um. Descobriu que o Sr. D tinha câncer pulmonar e isso o deixou sensibilizado. Agora Matt compreendia o porquê de tanta dedicação com todos.
Matt resolveu mudar e usou o exemplo do Sr. D para conquistar seu sonho de ser um grande professor, suas metodologias mudaram, passou a se relacionar melhor com seus alunos, criou um espaço na sala de aula de compreensão onde todos participavam do processo, usou o que os alunos gostavam.
O Sr. D entra em crise e morre , mas deixa viva a vontade de lutar, de viver bem com todos, contribuindo por uma educação melhor superando o tradicional e as dificuldades.
Este filme faz-nos refletir que enquanto educadores temos sempre que criar algo de novo, não podemos nos acomodar com metodologias tradicionais, precisamos procurar métodos e técnicas que despertem o interesse do aluno, criando na sala de aula um espaço de construção do conhecimento.


(Texto 2)

_________________________________________________________29 / 05 / 2018

O RPG do Senhor D do filme Escola da Vida. Ministra RPG Didático

           
            Nerds unidos vamos lá! Professores, nerds, que gosta de mangás, RPG,”Chun Li” , Street Fighter, Angel e a Flor das setes Cores, cosplay, animes, sonic, revistas em quadrinhos, imitar personagens, contar piadas, fazer cosplay eu quero só essa turma, quero só professores nerds como eu, lendo esse texto, se você é um professor, e renega ser nerd, vamos lá sair do armário, tenho uma proposta para a nossa categoria .
            Assistiram o filme Escola da Vida? Pois é, tem um momento do filme que o senhor D, estava narrando RPG, fantasiado, foi muito sucinto, realmente, o filme praticamente não fala que se tratava de um RPG, mas ele tinha, características de um RPG, mas eu observei e quando despertei, me veio essa ideia na cabeça, aquilo era um RPG!
            O RPG do filme retratava os índios americanos, Lincon, astronautas, etc. ele fazia roda de conversa, e interpretava os personagens históricos, sua didática nessa narrativa consistia, em fantasiar-se, dos personagens,  retratados na escola, outros detalhes como ficha, livro etc, não foram colocados no filme. 
            O RPG narrado, era em sala de aula, as vezes contava com a ajuda de alguém como no caso do astronauta. O professor foi elogiado pela direção da escola, que reconheceu o seu empenho em narrar a historia para seus alunos. A relação dele era mais próxima do aluno, uma relação de amizade. 
            Obviamente quando falo de RPG didático, estou falando da disciplina historia que é onde estudo, e conheço melhor. Mas como já foi dito, Ministrar RPG  não é somente se fechar numa disciplina, ele pode ser interdisciplinar, profissionais da matemática, da biologia, procurem saber o que é o RPG. Vamos pesquisar e desbravar essa possibilidade para a educação.
            Entendemos que o senhor D ministrou um RPG, onde posso dizer, rudimentar,  pioneiro, mas uma proposta, onde nos temos que vestir essa vertente nos parâmetros da educação. O RPG possibilita que a educação seja narrada, em diversas possibilidades, como folclore, mitos lendas, questão do trabalhador etc.
            Vamos lá professores, vamos escrever, vamos estudar, transformar o RPG em didática para a educação é possível ! Vamos criar, as bases teóricas e cientifica para converter o RPG para o processo didático da educação.

Proposta metodológica

Ministra RPG : significa dar aula usando a didática do RPG, seguindo o que surgiu nos anos 70 nos EUA. É isso mesmo aquela brincadeira que hoje é marginalizada na mídia, digamos que é narrar a historia a partir do “professor narrador”, para o “aluno jogador”.no jogo RPG sigla “Role Play Game”, Jogo de narrativas interpretação e imaginação, usado para a educação.

RPG Didático: É converter o RPG em didática para a educação, vestir de materiais metodológicos, criar técnicas de ensino, seguindo essa proposta,vamos criar as bases para poder ministrar o RPG nas disciplinas escolares. Nesse contexto está os planos de aula, planos de narrativa, ficha de jogador, folha para organizar equipes, dados multifacetador, regras  etc.

Mesa: Consiste na turma que vai jogar o RPG, no caso da educação, eles vão estudar, a disciplina “história” usando o jogo de narrativas e interpretações e imaginação no ensino. 5 ou 6 jogadores por mesa, ou a turma toda, usando a didática.

Os grupos: Aluno ministra para aluno: uma proposta e criar grupos em sala de aula, ou afim. Escolher alunos que querem narrar e dividir os grupos usando os contexto histórico das disciplinas, no meu caso de história. Nos podemos chamar de “aluno ensina aluno”

Coisa de Nerd. Sim os jogadores de RPG existem! eles não precisam de celular, computador e de outras parafernalhas tecnológicas.  Eles só precisam de um contexto histórico, algumas fichas de RPG dados multifacetados,papel e imaginação.

Ética: pelo amor de “DEUS” professores, não me deixem faltar ética, ela tem que transbordar, para o processo da educação, “ÉTICA”. Em tudo o que fazemos .

OBS: os professores são livres para vestir o RPG didático da forma como a turma necessita, porque ele conhece a sua turma.

DICA 1: Para entender o que é um RPG,  só jogando um, ou observando pessoas jogar.Eu sei que é difícil, mas acredito!

DICA 2: Não basta conhecer a ti mesmo, mas como professor tu tem que conhecer o teu aluno!

Vamos lá nerds, professores, vamos cientificar o RPG. Vamos publicar, vamos inventar, regras, criar RPG, escrever artigos, narrar essa história, narrar o nosso contexto social de Belém do Pará. Vamos propor algo novo para mexer com a educação. Nerds unidos pelo Brasil, e pela igualdade social.









Nenhum comentário:

Postar um comentário