sábado, 22 de outubro de 2016

ATIVIDADE RECREATIVA NA ESCOLA PAULO MARANHÃO PARA O 6º E 7º ANO. JOGO CHUTO LUDO INSPIRADO NO FOLCLORE PARAENSE Faculdade Ipiranga


02/12/2014






FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA

DICCIPLINA: PRÁTICA PEDAGÓGICA II - EXTENSÃO-100H

PROFESSORA ANDREA DA SILVA PASTANA

PROJETO DE INTERVENÇÃO



ATIVIDADE  RECREATIVA NA ESCOLA PAULO MARANHÃO PARA O 6º E 7º ANO. JOGO  CHUTO LUDO INSPIRADO NO FOLCLORE  PARAENSE



SEBASTIÃO PEREIRA VIANA JÚNIOR
FRANCO COUTINHO LOBATO
NILTON CESAR CASTRO DE LIMA


































ATIVIDADE  RECREATIVA NA ESCOLA PAULO MARANHÃO PARA O 6º E 7º ANO. JOGO  CHUTO LUDO INSPIRADO NO FOLCLORE  PARAENSE






SEBASTIÃO PEREIRA VIANA JÚNIOR
FRANCO COUTINHO LOBATO
NILTON CESAR CASTRO DE LIMA








































Trabalho de PRÁTICA PEDAGÓGICA II - EXTENSÃO-100 H.Apresentado Ao curso de História das Faculdades   Integradas Ipiranga Como requisito parcial para obtenção do titulo de Licenciado em Historia. Orientado pela Professora Andrea da Silva Pastana.










Data ____________________________________
Resultado_________________________________

BANCA EXAMINADORA                             

Andrea da Silva Pastana 
Faculdades Integradas Ipiranga

Assinatura_____________________________________________                                                                                              


























O proletariado passa por diferentes fases de desenvolvimento. Logo que nasce começa sua luta contra a burguesia.
Karl Marx
















































SUMÁRIO



INTRODUÇÃO ........................................................5

OBJETIVO; geral, especifico....................................5

METODOLOGIA ....................................................6

AVALIAÇÃO............................................................6

CRONOGRAMA......................................................7

TEXTO TEMÁTICO.................................................8

REFERENCIAS........................................................10








































INTRODUÇÃO

A referente atividade que iremos executar no 6º ano, e 7º ano  remonta de um jogo antigo, mas divertido. Onde eles serão organizados em grupos por intermédio de sorteio. O jogo constitui em alcançar o objetivo de chegar ao final da trilha o vencedor leva um premio.
Serão usados regras e dados, o intermediador será Sebastião Júnior, Nilton, franco, que conhecem as regras  e conduzirá a partida. A principio faremos uma disputa entre meninos e meninas. Uma rodada participa três meninas e três meninos, concluindo 6 por rodada.
O jogo constitui em lançamento de dados e de acordo com os números, o jogador avança de casa, até chegar ao final. Ele apresenta elementos característicos do folclore, que podem ser usados para a discussão.  
            O folclore paraense é narrado nesse jogo, fazendo com que nos entremos em contato com uma cultura nossa.





OBJETIVO


GERAL

  • Temos por objetivo quebrar com a rotina da sala de aula,  e implementar uma brincadeira entre os alunos, levando ao estudo do folclore de forma divertida.

ESPECIFICO

  • Mostrar o folclore paraense no jogo, dentro da perspectiva da diversidade, cada um tem um jeito diferente de conhecer essas narrativas.

  • Identificar aspectos culturais de Belém, como personagens como boto, cobra grande, mãe d'água etc.


  • Interferir no entendimento do cotidiano dos alunos, mostrando a perspectiva do folclore para o belenense.











METODOLOGIA



Por intermédio de desenhos, feito com base nos personagens do folclore paraense, este exposto no tabuleiro. Faremos o aluno pensar no folclore, de uma realidade que acreditamos cultural no cotidiano do belenense. 




AVALIAÇÃO

Não haverá avaliação, mas  será entregue um folder para os alunos para que eles possa pesquisar sobre os personagens retratados no jogo, será uma sugestão. E uma incitação para que possam se interessar pelo tema. 
Haverá uma sugestão de estudos no matéria entregue para os alunos sobre: Relativismo cultural-Etnocentrismo -Cultura- Etnia e raça, para eles pesquisarem, mas sem cobrança de avaliação.






























CRONOGRAMA




Dezembro de 2014


15/12/2014

      Segunda Feira

Execução do projeto no 6º ano. Tempo   de 7:30 as 9:00




18/12/2014


          Quinta Feira

Execução do projeto no 7º ano. Tempo 9:00 as 10:15






















02/12/2014
Texto Temático
Alguns Personagens do Folclore

YARA
Por Marina Martinez

Iara ou Uiara, também referida como "Mãe-d'água", é uma entidade do folclore brasileiro de uma beleza fascinante. Por ser uma sereia, enfeitiça os homens facilmente por ter a metade superior de seu corpo com formato de uma linda e sedutora mulher. Já a parte inferior do seu corpo em formato de peixe não é muito notada, por estar submersa em água. Assim não há quem resista a sua belíssima face e suas doces canções mágicas.
A lenda da Iara é conhecida em várias regiões brasileiras e existem diversos relatos de pescadores que contam histórias de jovens que cederam aos encantos da tentadora sereia e morreram afogados de paixão.
Seu poder é tão forte que basta convidar os homens para irem à sua direção que eles vão, acreditando vivenciar uma experiência incrível com a encantadora mulher. Porém, as intenções de Iara são malignas e fatais, e o que ela quer na verdade é atraí-los para a morte.

BOITATÁ
Por Marina Martinez

O boitatá  é uma entidade do folclore brasileiro que aparece sob a forma de uma gigantesca serpente. Seus enormes olhos que emanam uma intensa luz de fogo são capazes de cegar a quem ousar a encará-los. De acordo com a lenda, o boitatá foi o único sobrevivente de um grande dilúvio que exterminou todo o planeta Terra. Na tentativa de sobreviver, o boitatá entrou em um buraco, do qual permaneceu no escuro. Por causa disso, seus olhos cresceram e a entidade desde então só podia aparecer durante o período da noite, pois de dia não conseguia enxergar.
Outras pessoas acreditam que os olhos grandes da cobra monstruosa são porque ela alimentava-se dos olhos dos animais mortos pela catástrofe. Cada olho que a cobra devorava este irradiava uma luz.

A LENDA DO BOTO
Por Thais Pacievitch

Esta lenda tem sua origem no boto-cor-de-rosa, um mamífero muito semelhante ao golfinho, que habita a bacia do rio Amazonas, e também pode ser encontrado em países, tais como: Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela. As diferenças básicas são as seguintes: o golfinho vive no mar, e o boto vive em água doce, o golfinho tem cor acinzentada e o boto pode ser acinzentado, preto ou possuir cor avermelhada.
Este desconhecido e atraente rapaz conquista com facilidade a mais bela e desacompanhada jovem que cruzar seu caminho e, em seguida, dança com ela a noite toda, a seduz, a guia até o fundo do rio, onde, por vezes, a engravida e a abandona.




ALGUNS RELATOS SOBRE O FOLCLORE: Muitas historias envolvem nos belenenses, que vivemos na cidade, estamos perdendo o contato direto com esses contos folclóricos. Apesar de que nos belenenses, vemos surgir às lendas urbanas, e esta sendo retratada em filmes na Tv, no interior o folclore é muito comum, mesmo assim,  quem na infância não ouviu falar em historias, que remontam, índios, botos, cobra grande etc.
Uma vez um professor falou para nos em 2006,  um homem culto  e serio, ele estava no interior quando, os caboclos apontaram o boto para ele diziam "aquele é o boto".Em sala de aula, ele nos falou essa historia  Ele dizia, eu vi eu estava lá. 
            Relato nos anos 90 contam que existia uma cobra grande no Guamá, lá no rio e que moradores da passagem rui Barbosa já tinham visto o criatura na água.  o local é perto da UFPA, onde estava localizada a antiga COPALA.

CULTURA: O que é cultura? Se uma parte do coletivo aderir à determinada atividade, então é cultural. Cultura é toda produção do conhecimento humano, coletivo, ela não é individual, parte moral-religiosa-familiar-política. Quando se fala CARTEIRA, parti-se de um significado que lembra alunos. Para nos, mas para os indígenas não. É uma produção do coletivo é material, visão abstrato vatapá, açaí é resultado de conhecimento, o que foi tombado foi o conhecimento; dança, musica é cultura imaterial. 
Quando se coloca em pratica o conhecimento que deu origem ao produto, é cultura material e o conhecimento é imaterial. Conhecimento de pai pra filho que passou e que foram construir alguma atividade, é material, uma dança é imaterial,  assim como lendas, mitos, também é imaterial. O trabalho de acabamento da    construção de uma barco por exemplo, o barco é material, mas o conhecimento é imaterial. Que é passado de pai pra filho.
Não existe individuo sem cultura. Porque ela passa pela racionalidade, logo, é cultura, os animais não tem cultura porque eles são irracionais. A galinha era do ar, mas não conseguia encontrar comida por isso ela desceu e se adaptou ao chão, a baleia era da terra por não encontrar comida, se adaptou ao mar é um mamífero,  no caso do homem, na era glacial, arrumou vestimentas, couro usava a racionalidade, diferente dos animais.   Endo aculturação: herdamos dos indígenas, mas tem o conhecimento, cultural, com o contato interno, isso é endo aculturação (interno), aprendizado do grupo, égua, pai-degua, é herança do grupo no caso do Pará.



 SUGESTÃO  DE ESTUDOS PROCURE SABER SOBRE: Relativismo cultural-Etnocentrismo -Cultura- Etnia e raça














REFERENCIAS

Retirado em 20/11/2014. As 17:25. http://www.infoescola.com/folclore/iara/. Por Marina Martinez

Retirado em 20/11/2014. As 17:30. http://www.infoescola.com/folclore/boitata/. Por Marina Martinez

Retirado em 20/11/2014. As 17:35.  http://www.infoescola.com/folclore/a-lenda-do-boto/ . Por Thais Pacievitch

Retirado em 20/11/2014. As 14:30. http://www.significados.com.br/cultura/





























































































































































































































































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