segunda-feira, 13 de abril de 2015

Definição da Minha Didática pela UEMA Universidade Estadual do Maranhão, elaborado em 2007. (Marx falou todo que é solido se desmancha no ar).












DEFINIÇÃO DA MINHA DIDÁTICA

O PROFISSIONAL  QUE PENSA QUE SEU COMPROMISSO  É COM O ALUNO, ESTÁ EQUIVOCADO,  EDUCADOR O SEU COMPROMISSO É COM A CRIANÇA, FAÇA  ELA  SENTIR-SE IMPOTANTE AMADA E RESPEITADA A  CRIANÇA É  UMA SEMENTE, A QUAL JESUS FALOU QUE DEPENDENDO DA TERRA EM QUE VOCÊ  PLANTA ELA CRESCE DE ACORDO COM O  QUE  A  TERRA  OFERECE. EDUCADOR ESSA FOI UMA DAS LIÇÕES QUE JESUS NOS DEIXOU, NÃO DESISTA DIZENDO QUE ESSE MUNDO NÃO TEM MAIS JEITO, E POR ISSO TENTA TIRAR PROVEITO EM TUDO, ACREDITE NOS VALORES, FAÇA A DEFERENÇA ESSA NÃO É UMA PROFISSÃO, É UMA MISSÃO TALVEZ A MAIS IMPOTANTE A QUAL UM HOMEM PODE TER. QUANDO VOCÊ ESTIVER PENSANDO LEMBRE-SE DA MAIS IMPORTANTE MISSÃO DE SUA VIDA, LEMBRE-SE QUE VOCÊ É UM EDUCADOR.


A didática é um recurso em que defini-la é impossível, pós a cada momento é uma situação
Tanto como recursos como métodos.
  O profissional que pensa que seu compromisso
É com o aluno, está equivocado, educador o seu
Compromisso é com a criança, faça ela sentir-se
Importante amada e respeitada a criança, faça ela sentir-se importante amada e respeitada a é uma semente, a qual Jesus falou que dependendo da terra em que você planta ela cresce de acordo com que a terra oferece, educador essa foi uma das lições que Jesus nos deixou, não desista dizendo que esse mundo não tem mais jeito, e por isso tentar tirar proveito em tudo, acredite nos valores, faça a diferença essa não é uma profissão, é uma missão talvez a mais importante a qual um homem pode ter. quando você estiver pensando lembre-se da mais importante missão de sua vida, lembre-se de que você é um educador.









Sebastião Pereira Viana Júnior.
Elaborado  entre Junho e Setembro de 2008









“A HISTÓRIA DE TODAS AS SOCIEDADES ATÉ HOJE TEM SIDO A HISTÓRIA DAS LUTAS DE CLASSE”

                                                                  KARL MARX











Introdução

Cursando Licenciatura Plena em  História, pela Universidade Estadual do Maranhão  que me dá total  condições para lecionar nas respectiva  fases da  do aprendizado  que corresponde ao Ensino Fundamental e Médio, com preparação para  conduzir uma turma, seja ela com adolescente ou adultos  podendo  me encaminhar para outras especializações como psicologia,filosofia,antropologia ,sociologia.
Apresento um trabalho onde saberemos métodos de conduzir alunos, formas de mostrar e apresentar trabalhos e a interação entre os alunos, professor,sociedade e família.
Os trabalhos de pesquisa que são hoje a menina dos olhos para integrar a turma, respaldado com conhecimentos de psicologia, onde faremos a base de nosso trabalho, procurando sempre fazer uma interação entre o aluno  e as técnicas que apresento nesse trabalho.
Algumas dicas como ensinar, que tipo de homem formar, e até uma suposta adoção de estilo é pré suposto aqui, não que isso seja  possível, nem impossível não existe um estilo a se adotar o que existe são técnicas de ensino, com o tempo cada professor coloca  o seu jeito em sala.
Cabe ao professor definir que  tipo de método adotar para cada assunto específico, esse trabalho é para especificar e facilitar os métodos, passando a ser mais uma técnica para  simplificar o acesso a elas, também aborda um resumo de ética e moral que o educador tem que mostrar para a sociedade, colocando o seu comportamento como exemplo de mudança.


Justificativa

Mostrar uma simples formação teórica do aprendizado, com base no que podemos precisar, preparar uma visão  da realidade das escolas. Identificar os pontos que mais poderemos precisar no convívio com o aluno e  a sociedade.Perceber que o professor não é só transmissor  de conhecimento, mas educador para uma nova sociedade.
Um trabalho que pode  auxiliar em futuras empreitadas, escrever toda um base teórica do que  se refere ao trabalho com alunos,  as possíveis dificuldades, ter uma espécie de manual simples prático e rápido para ficar revisando e sempre atualizando.
Procurar datar os objetivos, e os textos mais importantes e que melhor especificam condutas formas e técnicas de ensino, compreender o comportamento da criança com um resumo simples sobre a educação.



Objetivo

Facilitar a compreensão  da didática, e procurar integrar os conhecimentos de disciplinas como psicologia  e outras, essa que é  marcante, e  sua quase total importância no trabalho com  o ser humano.
Especificar os materiais e a forma de ensinar e elaborar projetos, para ensinar e fazer o alunos entender o contexto, ter em mãos a base de futuros projetos para repassar ao aluno, ter um trabalho que possa servir para um  possível improviso, uma espécie de manual da didática e seus estilos de ensinar, dicas como construir uma apostila, como economizar espaço e técnicas de improviso.
Não apenas definir que tipo de aluno formar, mas se preparar para as diversidades da sala, conhecendo a si próprio para saber que tipo de aluno mais se adapta a sua conduta, escrever sobre as possíveis realidades sobre os horários, as idades e saber que a idade não determina o grau de conhecimento, nem de avanço educacional  do aluno, nem entre as crianças, principalmente saber que o ser humano é um ser complexo, difícil de depois que é criado um caminho psíquico caso alguma coisa esteja errado é muito difícil retornar para iniciar, pós é essa a preocupação do educador construir esse homem e conseqüentemente, que muitas vezes vêem de casa  e da rua com problemas lembrando que os infelizmente os ambientes de nossa sociedade são propício a má formação psíquica, das nossas crianças por isso os grandes pedagogos escreveram obras propicias a fazer a revolução para uma sociedade sem males.  














Sumário

1-Definição da Minha Didática Moral, Ética e Teorias.
2-Planejamento.
3-Conhecimentos Básicos para uma boa Aula.
4-Segue Exemplo de  Folhas Úteis.
5-Segue três exemplos de plano de Aula por  Base em apostilas.
6- A Psicologia como suporte para a Didática a Pedagogia e ao Educador.  





































                                                                                             
1-DEFINIÇÃO DA MINHA DIDÁTICA
 MORAL ÉTICA E TEORIAS.

“A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NÃO SE LIMITA APENAS A TRANSMITIR  O CONHECIMENTO, MAS MUDAR O HOMEM , CONSTRUI-LO NOS MOLDES DA ÉTICA E DA MORAL,E RECONHECER QUE TODOS FAZEM PARTE DE UMA
SOCIEDADE COMPLEXA ”

1.1-AO EDUCADOR                       

Uma aula é conversação sobre vários assuntos  e problemas, Na escola laica não cabe pregação de ordem política  ou religiosa.Sócrates nos ensinou que o bom professor sabe como provocar o aluno, a parir seu conhecimento através do diálogo; também que devemos ser mais modestos quanto ao próprio conhecimento que julgamos ter.
Quando queremos criar um homem crítico, que se imponha na sociedade, temos que ter  cuidado com o fator ídolo, para não nos tornarmos uma espécie de lidere acabar nos enganando, não queremos que o aluno siga, mas que  crie sua própria concepção de mundo.    
 Como transmitir algo que seja extremamente complexo para pessoas leigas, Ex. certo aluno ao falar que nós somos escravos desse sistema capitalista, o publico não entendeu, acharam que ele estava falando asneira, por isso não é bom entrar com conceitos como o “materialismo dialético”,”mais valia” ou outro qualquer de extrema dificuldade, sem explicar ou até mesmo afirmar que nós somos escravos, porque o publico não vais entender  se for o caso faça uma abordagem simples, e de fácil entendimento do assunto e depois  se tiver condições, faça um calculo matemático que mostre na lógica do que se está falando, se for no caso da mais valia.
Caso seja assunto religioso, não coloque sem fazer uma comparação com o que acontece nas Igrejas, mas também pode deixar tudo subtendido, fazendo com que o aluno pegue a idéia no ar.
As idéias servem  para todas as matérias, e todos os assuntos. Não  pode citar uma tese, sem explicar, talvez mesmo para um publico  que conheça o assunto, ou seja do ramo.     




1.2-O PROFESSOR E O EDUCADOR                             

“A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NÃO SE LIMITA APENAS A TRANSMITE O CONHECIMENTO, MAIS MUDAR O HOMEM, CONSTRUI-LO NOS MOLDES  DA ETICA E DA MORAL, E RECONHECER QUE TODOS FAZEM PARTE DE UMA SOCIEDADE COMPLEXA.”

Na verdade não existe uma formação para educador especificamente, mas o professor é o transmissor de conhecimento, esse mesmo professor pode ser educador porque o educador não só transmite o conhecimento mas ele educa, e desperta no aluno o interesse a  cidadania, e ao conhecimento, não só se dispõe a educar como se porta como educador,  perante a sociedade.
Ele tem que ser o exemplo para a construção de uma sociedade justa ética e moral, ele é o responsável pela revolução que tanto o Brasil almeja, e merece a EDUCAÇÃO, não só pra mudar o mundo, mas para ser o exemplo, o professor é imitado pela posição que assume, pela sua colocação ética e moral, ele tem por obrigação a assumir uma posição ética na sociedade, o professor que dá um aula sobre drogas ilícitas, e usa essas drogas é um ato imoral, o professor que fala de problemas com relação a falta de lazer para os jovens, que se voltam para a bebida, e no entanto vai beber com estudantes, está caindo em contradição com sigo, com tudo que nós acreditamos, e aprendemos na Universidade.  

Sinta a importância, e a nobreza  do educador.
Diálogo Entre Uma Mãe e sua Filha.

-VAMOS MENINA VOCÊ TEM QUE ESTUDAR
-Mas  estou estudando mamãe
-MAS NÃO É O BASTANTE
-Porque você está gritando comigo mamãe
-PORQUE  É ASSIM QUE SE PREPARA AS PESSOAS PARA ESSE MUNDO CRUEL.
-Porque não me trata com carinho como a professora.

Respeite a criança, a educação não se faz com violência, mas com bons exemplos carinho e amor.
É isso que o educador tem a obrigação de oferecer a sociedade, é essa  a proposta que a Universidade faz para os futuros educadores. Quem conseguiu captar essa mensagem no curso vai se tornar um exímio educador.É com amor que o educador deve moldar e exercer a sua missão,
Nunca na sociedade  poderia ter existido um Hitler se ele tivesse sido cria do com carinho e  amor, a criança é como uma semente de fruta, a muito tempo atrás o próprio Jesus já falava em psicologia ao afirmar que dependendo do terreno de  onde você jogar a semente, ela vingará e se tornará o que a terra deu pra ela, assim é a criança, você  pode construí-la.  




1.3-AO ALUNO

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Você sabe porque a coruja é o símbolo da
Filosofia?
Filosofar é acima de tudo pensar soluções. A Filosofia pretende indicar um método de pensamento que seja realmente útil para os problemas sociais e individuais. Longe de ser um saber utópico, acessório e distante do mundo real, ela na verdade é predominante na nossa vida.

A disciplina pretende orientar o nosso pensamento para caminhos que nos levarão a solução de questões intrigantes e/ou para formulação de novas perguntas. Soluções, nem sempre são encontradas instantaneamente e é aí que entra o pensador com sua vontade de pesquisar, a primeira condição para ser investigador da "origem das coisas".Os livros são as primeiras fontes daquele que se predispõe a alcançar o saber. Não o saber pelo simples saber (os móveis sim precisam de verniz o homem de conteúdo) mas, o conhecimento efetivo tem a característica de transformar a realidade indesejável. Mas, até essa transformação é necessário uma investigação criteriosa do problema.
Os pensadores deixaram para nós, homens modernos, uma herança de escritos. Nunca chegaremos ao futuro que esperamos  e desejamos com tantas vantagens se não tivermos a sabedoria de conservar, conhecer e utilizar o que nos foi deixado.
 Boa viagem na mais excitante busca da vida:
A Busca da Sabedoria.

1.4-Como vai ser a mina didática?
A didática não é apenas a forma como o professor procura  transmitir  a aula, mas também a forma de se conhecer, e  se identificar com a  faixa de idade que  melhor se adapta.Envolvendo tudo isso os conhecimentos em psicologia que vai lhe dar uma base do material humano, a qual ele está a frente
A cima de tudo, mostrar a verdade para os alunos a verdade dos personagens que as vezes estão como heróis mas teve os seus comportamentos duvidosos.

1.5-Apostila ou texto.
 Na verdade a apostila é o resumo do texto que se faz para dar uma aula muitas vezes até um livro pequeno pode virar uma apostila. O trabalho com o texto se torna uma leitura e explicação se necessário deixando a aula bem mais atraente, principalmente quando a bibliografia usada  for de autores respeitados como Sergio Buarque , Karl Marx etc.

1.6-Tópicos, com textos por fora para garantir um bom trabalho?
R=Sim muitos professores jogam os tópicos no quadro, talvez por segurança mas para quem está começando é bem preparar os tópicos inclusive na apostila, sendo que  a dos alunos segue uma simples pós não há necessidade  de ambas ter o mesmo padrão.

1.7-O que eu quero passar para os alunos, e que tipo de homem eu quero formar?
R=A cima de tudo uma imagem de segurança confiança que vai gerar a amizade longe de ser intocável e de estar no pedestal, mas em igualdade sem perder o respeito. Eu quero mostrar pra eles  do que é composto uma sociedade e quais os rumores que eles tem que seguir porque no cotidiano hoje, existe dois caminhos o da liberdade e o do libertino não conquista nada apenas vê a história passar, construir alguém que se liberte  de uma sociedade que muitas vezes empurra para traz, é a missão da  vida do educador.
Esse homem que quebra a tradição e os costumes  e não  se deixa levar pelo momento  e o aqui ágora,mas que construa o futuro e seja  feliz realmente,não se enganando com a alegria do momento.

1.8-Que tipo de interação com a sociedade posso construir para que o aluno, ou acriança se sintam parte essencial da sociedade, e se sinta na obrigação de fazer algo?
R=Eu tenho a sorte de ter trabalhado num meio de comunicação “jornal”,pós encontrei uma forma do adolescente interar em meio a sociedade através de cartas a serem publicadas, levando a alto  estima da classe, e do aluno come eu faria esse trabalho? Escolheria uma série de 5º  a 8º , e implantaria esse trabalho durante o ano, assim em conjunto coma turma produziríamos os textos pelo menos todo o mês   publicaremos uma carta exaltando o feito do aluno, aplicaria duas atividades, de uma só vez o trabalho em conjunto  da turma abrindo perspectiva e umas visão da sociedade para um mundo sadio, e a elevação  da moral do aluno.

1.9- Como eu devo mostrar a sociedade pra eles?
R=Para isso existe três teorias o marxismo, positivismo, historiografia. Não é correto escolher uma como base,  certo é que as três se ligam, já vi professor jogar as idéias de modo ao aluno fazer –se pensar e definir o que estava acontecendo assim como já vi o professor falar o conteúdo sem deixar duvidas, isso não quer dizer que devemos  omitir informação do aluno, mas saber explorar e puxar o raciocínio do aluno.
As teorias não podem ser escolhida na verdade, definir uma como padrão não é eficaz, nem ético.O professor não pode dizer vou adotar o estilo marxista até porque  isso não é conveniente, mas não quer dizer que ele não mostre a história de forma crítica como propôs Karl Marx.Também posso resgatar a história como conseqüência do nosso presente e futuro é imoral o professor  pegar por base  a teoria que lhe convém de acordo com sua classe social ou ideologia por todos as teorias fazem parte da história. Obs. Na didática também envolve o modo de falar, em publico há oratória, postura frieza e outros fatores que podem ajudar ou prejudicar a apresentação.

1.1.1-ASSUNTOS DE FUNDAMENTAL IMPOTÂNCIA   
1.1.2- Motivação. (Geralmente no começo de cada curso)
1.1.3- Ética, Moral e Cidadania.
1.1.4- Grandes Mulheres da História, (no dia internacional da Mulher)
1.1.5-A didática é um recurso, em que defini-la é impossível pós para cada momento existe uma situação.
1.1.6- Mostrar os Grandes Homens que fizeram a diferença como Chico Mendes.
1.1.7-O Brasil Antes do Brasil
1.1.8-Fazer Interações com as feita na Universidade
1.1.9- Mostrar a Formação da Nacionalidade Brasileira, (inclusive com a conquista da Copa do Mundo de 1958)
1.2.1-Mostrar Escritores e Autores Paraenses
1.2.2-Preparar um RPG ( Sobre a Formação do Brasil) e a (Cabanagem)
1.2.3-Prepare projetos, fique sempre inovando.
                                                                                          
1.2.3-ADVERTENCIAS PASSADAS POR PROFESSORES PARA NÓS SOBRE AS DIFICULDADES NAS AULAS.

A primeira é que o trabalho do professor não é das mais simples, lhe dar com o homem não coisa das mais fáceis, concluíram que nós estamos em campo minado, a qualquer momento, o professor pode ser vítima de calunias, ou alguns alunos mal intencionados, com essa onda na internet, muitas vezes eles são vítimas de  difamação,gozação entre outras, por isso é bom  estar preparado para essas coisas,   principalmente para quem entretanto agora, a melhor forma de se proteger, é sempre recorrer as bases legais, e principalmente com os responsáveis do aluno quando não com o próprio aluno. Ainda cabe ao professor procurar a melhor forma de se defender a possíveis agressões, seja ela verbal,difamatória  etc.
 O estudo da universidade aborda principalmente  fatores correspondentes ao ser humano que o envolve em  SOCIEDADE E PSICOLOGIA: Não quer dizer que a história esteja fora desse contexto, mas foi forte a aprendizagem  em si tratando do homem em sua formação psíquica . Trabalhar com eles envolve  conhecimento de psicologia, didática  e a moral  e ética da filosofia, pós se o professor aborda tudo isso, e não se comporta  de acordo  o que procura passar , não é um comportamento de educador
         A psicologia não era apenas para compreender o homem, mas para construí-lo nos moldes da ética  e da moral, o professor não pode chegar na sala com o pensamento de 50 anos atrás pensando que a classe é um único corpo e que não é necessário conhecer a sua vida para entender os fatores que prejudicavam a aprendizagem,mas como saber de tudo isso sem dominar mecanismos que passa interar todos.
É ai que entra a didática, e o professor se identifica como parte integrante e humano entre os alunos, e por isso que é necessário o professor se conhecer e  escolher qual faixa de idade ele se adapta melhor assim  como o professor escolhe uma didática para transmitir o assunto da melhor forma possível.
 Esse recurso  são dialéticos , e impossível se prender a um único recurso, usar apostilas, é o básico é simples por ser de fácil manuseio e simples locomoção mas não se pode desperdiçar uma oportunidade caso apareça a possibilidade de usar um data show e outros recursos mais sofisticados, lembrando que não se pode deixar ficar presos aos recursos, é sempre bom estar preparado para o improviso e o domínio do conteúdo e da classe..   






2-PLANEJAMENTO

É uma forma de organizar para por em prática a ação, planejar, é uma que  estão presente em todas as camadas da sociedade e em todo o momento de nossa vida.
         Quem planeja tem melhor chance de ser bem sucedido no objetivo, o planejamento vêem de início com o pensamento, você idealiza o que pretende fazer.

2.1-QUE PRETENDEMOS REALIZAR.

De acordo com o que  se imagina ou o que quer fazer, pode ser uma festa, uma feira e até um seminário, está pronto no pensamento agora é passar para a outra etapa.

2.2-O QUE VAMOS FAZER

         Caso seja um seminário é escolher o tema, pode ser sobre a cabanagem, Civilizações Indígenas da  Amazônia,  pré colombianas  etc.

2.3-COMO VAMOS FAZER.

         Nesse caso, quais são  os recursos, se data show, ou apenas usar o quadro, seja qual for o recurso, isso  ainda não passa de planejamento.

2.4-OQUE E COMO DEVEMOS ANALIZAR A CITUAÇÃO A FIM
DE  VERIFICAR SE O QUE PRETENDEMOS FOI ATINGIDO

         Independente do assunto  escolhido, caso seja um trabalho de pesquisa no mínimo se deve pedir uma pequena redação. Caso o tema escolhido “Uma civilização tapajônica, onde é abordado o Brasil da pré história”

2.5-COLOCANDO EM PRÁTICA

2.6-QUE PRETENDEMOS REALIZAR

Queremos fazer um seminário sobre o Brasil antes da chegada dos portugueses, quem habitava a região, de onde vieram e como viviam. Mostrar que o Brasil não era tão atrasado assim, e provar que aqui viviam em uma rica cultura, com seus belos vasos e urnas, chegando até a um ideografo.

2.7-O QUE VAMOS FAZER

         Mostrar a civilização Tapajônica localizada no Baixo Amazonas especificamente no Rio tapajós, onde viveu uma civilização altamente organizada.

2.8-COMO VAMOS FAZER

Vamos fazer uma espécie de seminário, dividido  em cinco partes cada professor com uma parte, se possível levaremos uma replica de um vaso tapajônica, para descontrair a turma.

2.9-O QUE E COMO DEVEMOS ANALIZAR  A SITUAÇÃO A FIM DE VERIFICAR SE O QUE PRETENDEMOS FOI ATINGIDO.

         O conteúdo deve estarão nível da idade desejada, não pode dar um conteúdo há cima do que a idade pode assimilar.
         Como saberemos se o objetivo foi atingido de acordo com a turma, se eles escolherem melhor fazerem uma redação individual ou melhor em grupo a partir desse texto sabemos  o que eles aprenderam.  

2.1.1-O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA.

2.1.2-PLANO

         É a ação depois do planejamento vai ser posto em prática tudo que se planejou, ele pode virar um esquema escrito ou não.

2.1.3-CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO PEDAGOGICA
E DIDÁTICA EDUCAÇÃO

         Não se pode construir o individuo sem fazer parte da convivência com o individuo, a construção do homem deve ser de forma crítica e moral, mas não se pode dar uma direção você mostra o caminho ele decide onde ir.
2.1.4-EDUCAÇÃO ESCOLAR

         O trabalho deve estar todo minuciosamente  organizado, e seguir o padrão rigoroso do que aconteceu realmente nas sociedades, sem impor vilões e heróis fazendo assim o aluno a pensar sobre a sociedade de todas as épocas.
2.1.5-O PROCESSO EDUCATIVO

         Não é possível o educar sozinho, todo o processo de educação requer um conhecimento acumulado e de experiências vividas. Tanto na sociedade quanto na posição do educador como intermediador entre a formação do adolescente  psicossocial, construindo a mentalidade de uma pessoa, você vai definir que rumo dará a essa sociedade.

2.1.6-PEDAGOGIA

         Quando você pega ma turma, vai encontrar uma diversidade de história, onde cada caso particular, abre-se em leque para o educador usar suas habilidades em cada caso.


2.1.7- EXEMPLO EM METODOLOGIA CIENTÍFICA SOBRE EXPOSIÇÃO DE BIVLIOGRAFIA EM TRABALHOS.

LIVRO E DADOS
*Minimanual Compacto de História geral Teoria e Prática
*Editora: Ridel
*2º Edição
*São Paulo -2003
*Autor: Carlos Alberto  Schneeberger


ESQUEMA
(Sobre Nome e Nome do Autor).(Nome do Livro).In : (Sobre nome e Nome do Autor) org. ( que é o nome dos organizadores se tiver) 6º Ed. ( Nome da Cidade) – (Nome da Editora) (Ano).

2.1.8-PLANO DE AULA

Disciplina Tema Transversal: O Sistema feudal
Série: 6  série

1-OBJETIVO.
Discutir a importância do sistema feudal na idade média 
Identificar  o desenvolvimento da economia no sistema feudal
Enumerar as formas de classe social do sistema feudal
Distinguir como ocorriam as formações Das instituições políticas e religiosas no sistema  feudal.
2-CONTEUDO.
O que foi o sistema feudal
A economia feudal
O regime  de propriedade
Relações de Trabalho
A Sociedade
As instituições Políticas e as Instituições religiosas.:
3-METODOLOGIA:
Apresentação de um filme relacionado ao assunto sistema feudal para  discussão em sala de aula com direcionamento do professor
Estudo dirigido e apostilado do assunto com a conclusão do professor
Relatórios individuais com opiniões fundamentada sobre o assunto.;
Seminário sobre o tema  abordado.
4-RECURSOS E MATERIAIS.
Data show,Slayd apostilas   dvd, filmes Livros de história
5-AVALIAÇÃO.
O)s alunos serão avaliados com atividade em grupo de natureza  oral  e escrita.
6-TEMPO.
Como os recursos e a forma de avaliação é extensa, temos programado para concluir em no máximo três aulas, que corresponde a 45 minutos cada.

3-CONHECIMENTOS BASICOS PARA UMA BOA AULA

Até  400 a.C Pré História; Compreende desde o surgimento do homem na terra  há 3 milhões de anos  até a invenção da escrita  em 350 aC

 De 400 aC até 460 dC Antiguidade ; è o período entre o surgimento de escrita até  até o ano de 476 d.C fim do Império Romano  do Ocidente 

De 460  dC até 1453 Idade Média : A história da idade média  a designação dada a época entre na queda   a queda do império romano  e a tomada de Constantinopla pelos Turcos em 1453

De 1453 dC até 1789  Idade Moderna: è o período que se estende do fim da  idade média até a revolução francesa  (1789)

De 1789  até hoje Idade contemporânea:È O Período Em que se costuma contar a partir de 1789 da revolução Francesa até os nossos dias

Percebemos que cada fase da história foi dividida porque  o homem mudou sua forma de viver e evoluiu para uma nova forma de sistema.

3.1-Porque Estudar história?
Certamente é o que perguntam muitos estudantes quando entram  numa sala de aula ou quando abrem seus livros.Parece que estudar história  significa ler sobre a vida de pessoas ou civilizações que um dia viveram  e morreram ou desapareceram e na da mais. E qual a relação de povos que viveram a mais de mil anos, por exemplo como os dias atuais ? Novamente porque estudar história ?
Para entendermos um pouco da importância do estudo  de história, vamos dividir esse assunto em partes

3.2-O QUE É HISTÓRIA
Estudar  história  significa pesquisar investigar   sobre  o passado. O primeiro historiador  foi Heródoto , um grego que viveu no século IV a.C que viajou para o Egito e começou  a relatar as histórias daquele povo.
A idéia de história como ciência surgiu na Europa, no Século XIX . Nesse momento , surgiram os principais cursos que passaram a ensinar métodos de pesquisas e que documentos históricos (fontes ) deveriam ser utilizados na pesquisa histórica. Os  historiadores pesquisavam  os “fatos” , os acontecimentos  que julgavam  mais importantes. Era a história factual , e as fontes utilizadas eram os chamados documentos oficiais, registros governamentais ou de órgãos oficiais.
Já no século XX, alguns historiadores pensavam  de forma diferente. O que são fatos importantes ? Saber sobre a vida das pessoas “comuns”  e o seu cotidiano não  é importante ?E mais é importante afirmar que os documentos oficiais contem a “verdade” , e os homens que produziram esse documento não tinham interesses pessoais não eram sujeitos passionais ?Com base nesses questionamentos os próprios documentos utilizados nas pesquisas mudaram livros, poesias pinturas  esculturas cartas pessoais, fotos e objetos ganharam a mesma importância dos documentos oficiais.

3.3-COMO ESTUDAR HISTÓRIA   

Muitos diziam  que a história é apenas a pesquisa  sobre o passado e nada mais . Hoje podemos defini-la como um estudo que nos ajuda a entender os problemas do presente.
Para isso é preciso pensar  num movimento  de rupturas  e permanências, ou seja daquilo que desaparece ou permanece no tempo  daquilo que mudou e daquilo que não mudou.
Um exemplo dessa idéias das rupturas e permanências  é a questão da terra no Brasil. Como entendemos o MST ou as ligas Camponesas  sem estudarmos a ocupação portuguesa dom Brasil no inicio do século XVI, a expulsão dos índios  de suas terras  e a forma de sua distribuição  entre os portugueses ?
O nosso subdesenvolvimento  econômico também não  pode ser entendido sem atentarmos para o fato  de que  desde o período  da proclamação da Independência, as influencias Inglesas e a nossa dependência  econômica   marcaram  o desenvolvimento econômico do País.
Não podemos pensar sobre a questão do terrorismo fundamentalista atual sem  estudarmos a formação  do islamismo  há 14  séculos e a dominação econômica exercida pelos Norte Americanos  e pelas potências européias.
Muitos são os exemplos que podemos ci8tar sobre a presença de questões históricas  antigas boas ou ruins e que estão presentes em nossos dias.

3.4-Quem Faz a História

Diariamente andamos pelas ruas, entramos nos ônibus, comemos em restaurantes  ou lanchonetes, entramos em, prédios lemos jornais ,navegamos na  internet ou ligamos a tv , e o que vemos,? “Nada de mais”, dirão alguns e3 eu espero que você  não seja um deles. Pois é  História está  presente no nosso dia a dia  e não nos damos conta. Como?
Por exemplo, a grande maioria dos países  hoje busca uma maior participação de sue povo na vida política , nas decisões a serem tomadas  etc.. Esse regime    político é a democracia    e foi  criado na Grécia Antiga por um ateniense chamado Clístenes, há cerca de  2500 anos é claro que naquela época a democracia tinha um funcionamento diferente,nem todos eram considerados cidadãos somente os atenienses e os homens maiores de  21 anos ou seja mulheres e estrangeiros não podiam participar das decisões e portanto somente alguns poucos tinham direitos iguais e podiam participar das decisões  a serem tomadas.Hoje ainda não encontraram um regime político melhor apenas tentem aprimorar a democracia.
A luta pela paz também não é  um privilégio de nosso tempo. Muitos foram aqueles em duas épocas, lutaram por um mundo mais humano e mais justos. Podemos citar alguns dos mais nobres representante dessa causa Jesus Cristo, Mahatma Gandhi, Nelson Mandela e Martin  Luhter King.
Vivemos num mundo que gira em torno da ciência e dos progressos tecnológicos. E o que seria de nós  se não tivesse existido sujeitos como Arquimedes, Pitágoras , Galileu Galilei , Giordano Bruno, Isaac  Newton, Albert Einstein? As idéias desses homens, que muitas vezes não foram aceitos em suas épocas , são a base  da ciência que tanto admiramos e da qual necessitamos.
Muitos foram os nomes dos que fizeram a história, alguns deles conhecidos outros desconhecidos mas todos admirados. Ainda existem dúvidas sobre os verdadeiros construtores das grandes pirâmides (aqueles que planejavam   e naqueles que trabalharam nas obras ) , mas a magnitude e o conhecimento lê registrados são admirados até os dias de hoje.Quantos soldados anônimos morreram em combates  acreditando estar lutando pelo bem de seu povo ou da própria humanidade ? Quais os nome  dos operários que trabalharam no Ford T , realizando o sonho de milhares de Norte Americanos?
Exaltamos os grande nomes que  com sua idéia e suas criações mudaram  nossa forma de pensar  e de agir  e o meio à nossa  volta    e também aqueles que trabalharam   no anonimato  para que  essas grandes  idéias pudessem ser concretizadas.
Após termos visto um pouco a  respeito da historiografia e a importância do seu estudo, podemos concluir que a história nos possibilita conhecer mais sobre nós mesmos e sobre o mundo em que vivemos hoje. 







4-SEGUE EXEMPLOS DE FOLHAS ÚTEIS.

4.1-Folha Para Atividades, Redação trabalho surpresa etc.

































4.2-Folha para provas e apostilas

Escola:
Disciplina: História
Diretor:
Professor: Sebastião Pereira Jr              Email: spvjunior@yahoo.com.br
Aluno:                                                    Email:
Série:                      Turma:                  No:               
Data:                       Aula:                    Turno:















4.3-Folha Para Freqüência


Turma.
Alunos.
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5-SEGUE TRÊS EXEMPLOS DE PLANO DE AULA POR
BASE EM APOSTILAS
Os trabalhos por meios de apostilas, segue o padrão de resumo para os alunos com as partes mais importantes a se destacar, também e necessário apresentar uma justificativa ou conclusão.Separe os personagens, faça uma mini biografia  de cada um para ter uma base sobre o personagem, separe tópicos sem a necessidade de mostrar para o aluno.

 Plano de Aula destinada a  faixa de idade entre  12 a 14 anos 5º Série

5-Origens
5.1- Artes
5.2- Organização  Social
5.3-Estrutura da Sociedade.

A Degradação da  Natureza, o Impacto Causado pelos Homens e o Desenvolvimento Sustentável dos Índios na Amazônia.

Depois de todo processo de formação do nosso planeta sabemos que a natureza está ai para todos.Mas hoje estamos vendo uma série de problemas que está afetando o nosso planeta, esses sintomas  segundo os especialistas,onde freqüentemente  nos assistimos nos telejornais sobre aquecimento global derretimento de geleiras buraco na camada de ozônio.
Tudo isso são as conseqüências de um fator chamado”A ação do homem Sobre a  natureza com Poluição” .Para entendermos como e onde começou esses eventos.Vamos Começar com  o Brasil.
É necessário voltar um pouco no passado de nosso pais, onde viviam os índios, o tipo  de vida que eles levavam era   diferente dos Europeus que aqui chegaram .
A destruição das florestas era mínima não era o suficiente  para  a floresta ficar devastada, ela conseguia se recompor. Existia tribos que até conheciam técnicas de desenvolvimento  sustentável , existia uma sociedade tão avançada  que eles não  desmatavam mais de 50 metros de extensão  as suas estradas, para se ligar a outra aldeia  de sua tribo.
Então percebemos que no Brasil antes do Europeu a destruição era quase  inexistente.Chegaram os Europeus  com um tipo de vida diferente, eles necessitavam de madeira, que era  de imediato a maior riqueza   a se enxergar.
É esse o dano causado pelos portugueses na chamada Mata Atlântica   de uma exuberante floresta só resta  %  foram 3 séculos de exploração  séculos XVI, XVII, VXII.
O desvio de rios para extração  do ouro , o uso do mercúrio para   separar o ouro dos outros metais, foi um grande poluidor,  da natureza e para os seres humanos que morriam com terríveis doenças. Um exemplo do efeito do mercúrio é Serra Pelada, onde incontáveis pessoas morreram, os colonos já usavam o mercúrio, mas o contato deles não era como foi em  Serra Pelada. Os colonizadores usavam aquelas bacias e jogava o mercúrio ali era só esse o contato com essa substancia.
Vale lembrar que as existia sociedades indígenas que desmatavam como os Astecas, os  Maias para construir suas cidades por isso não podemos  culpar o europeu pelas mazelas que nossos antecessores nos deixaram, dizem que eles faziam sem consciência, mas então hoje é pior porque nos temos consciências dos terríveis efeitos que é destruir a natureza, e não preservar, e achar  formas menos destrutivas  isso já existe, mas como sabemos  tudo que  revoluciona é caro, pelo menos eles não vão quere mudar isso de imediato, vai ser gradual   

5.- Origens e Localização.

Quando os europeus nem pensavam em aportar por aqui nosso território já era ocupado por diversas sociedades organizadas  que pouco a pouco  se tornam mais conhecidas.
O homem da América é original de  tribos  asiáticas, mas essa idéia cai em  contradição com o achado de Luzia  uma mulher que possui traços africanos provando que nosso território não é apenas colônia de asiáticos mas de africanos também.
Uma teoria sobre a vinda para a América é que eles atravessaram pelo estreito de Bering, quando essa ainda era uma imensa  camada de gelo que ligava os dois continentes atrás dos mamutes ou outro motivo entre eles podemos dizer a curiosidade humana.
O surgimento do homem data de uns 30 35 mil anos  e as os fosseis mais antigos aqui datam de 15 mil anos. 

5.1-Artes

A figura da mulher era freqüentemente representada em divindades e peças como urnas funerária.

5.2- Organização Social

Os rastros de aldeias sedentárias datam de 3 mil anos atrás,  e a diversidade era incontestável nunca na história  os povos que viviam aqui no Brasil foram uma coisa apenas.
         Os próprios Jesuítas tiveram muita dificuldade de comunicação com índios que tinham  uma diversidade em línguas de imediato eles pegaram o Tupi Guarani que era a mais falada na região e adaptaram  a sua língua para amenizar a angustia dessa falta de comunicação.
         Entre os anos 400 e 1300 , 40 mil  habitantes ocupavam quase toda a ilha de Marajó morando em casas de chão batido construídas sobre palafitas de terras que costumavam ser maiores nas famílias mais abastardas.

Uma sociedade Matrilinear.
A constatação de que a figura da mulher era diferente em divindades leva a crer que essa necessidade fosse comandada por mulheres,  ou seja de descendência materna. Isso não impedia que homens tinham sido chefes.
         Enquanto os homens pescavam a mulher cuidava da aldeia, da roça  e da produção de cerâmicas. Estudos demonstram   que as peças mais adornadas, como tangas destinadas a adolescente foram produzidos por pessoas com maior poder econômico. Elas foram  encontradas somente em  locais de cerimônias e moradias da elite.

5.3- Estrutura da sociedade.

Esse s povos se adaptam   de modo sofisticado ao meio ambiente, usavam a terra sem destruir-la  e aumentava a biodiversidade .
Hoje também se sabe  que os SAMBAQUIS  comuns no litoral muito além de amontoados de conchas e restos mortais como são descritos esses mono mentos  eram  edificados para servir de  moradia.
         É possível que a domesticação de inúmeras plantas hoje consumidas como mandioca e pupunha  tenha sido iniciada pelos primeiros índios  de região,.Já existiam ao redor das aldeias He cerca de mil anos, para forma las  os homens   derrubavam somente matas secundárias, já que dispunha apenas de machado de pedra.














Transformado o texto numa apostila para alunos do ensino Médio obs. É importante a presença desse trabalho em que tirei 10,00

5.4- OS MOVIMENTOS DE LIBERTAÇÃO
DOS ESCRAVOS NO GRÃO PARÁ.
Para Alunos da 8º Série
        
A História da emancipação do Estado do Pará, infelizmente,   esse fato ainda não dispõe de material que narrem ou esclareça o ocorrido. A  alforria de escravos não teve o devido tratamento merecido. A falta de informações sobre a libertação dos escravos, nem os jornais da época retrataram esse fato e  pode ter provocado a fundação da SOCIEDADE PHILANTRÓPICA DE EMANCIPAÇÃO DE ESCRAVOS.
         Essa nova sociedade poderia contar com a participação de homens e mulheres, essa associação tinha como objetivo tirar os cativos, por meio de doações dos seus sócios, não importava a idade,  residindo em Belém era o suficiente para participar, e claro dinheiro.Fundadas por  Antônio David Vasconcelos Cana barro, João Batista de Figueiredo Aranha, José Theodoro Saraiva  da costa , Manoel Antônio Rodrigues.
         Onze anos mais tarde a associação começou a dar seus primeiros passos como movimento emancipa dor na Província Paraense, onde liderados pelo médico Carlos Seid, em 08/08/1869 onde reuniram - se 150 pessoas no TEATRO PROVIDÊNCIA, está já com 340 adesões de  pessoas divulgadas nos principais jornais da época. nessa oportunidade foram escolhidos os membros da mesa Administradora Provisória, e da Comissão de Redação dos Estatus,  foi oficializada sua fundação em 27/03/1870, e como feito de iniciativa libertaram quatro escravas.
         Segundo a proposta de Carlos Seid, os sócios protetores contribui raiam com uma quantia de 100$000 Réis  ou mais, e os sócios passivos seriam os escravos, sem qualquer poder na associação, segundo as leis  a forma dirigir esse conselho seria formado por 30 membros, compostos por sócios ativos maiores de 25 anos, e o poder seria escolhido entre eles e os escravos não teriam participação nas eleições, onde seria determinado os rumores para os movimentos de libertação dos escravos, quer
dizer eles continuariam a mercê dos senhores de escravos.
         Entre as idéias defendida por Carlos estava em incluir os cativos na sociedade, fazer um programa onde eles iriam aprender o necessário para viver em pé de igualdade com o resto da sociedade, como religião, ler escrever etc.
         A associação tomou outros rumos  para excluir os escravos nas decisões, e resolveram impedir que participassem da associação  mesmo como participante passivos, foi uma atitude extremamente conservadora ao não admitir qualquer organização escrava no movimento. A exclusão dos escravos do alto conselho que r dizer que eles não queria uma libertação, e temiam a fortificação da autonomia dessa  classe.
         A primeira atitude tomada foi barrar a libertação dos homens e deram prioridade as mulheres, mas na verdade não havia preocupação em melhorar a vida do cativo, eles deveriam continuar servindo seus senhores, mesmo que fosse pago uma quantia insignificante, mas não era de seu interesse educar os escravos.Essa atitude condenaria os escravos da época há ficarem condenados sem conseguir se integrar a  sociedade.
Outra proposta de Said, consistia  que os escravos "adultos", só seriam libertos se completassem o preço da alforria, pagando com trabalho

"OU SEJA OS COITADOS TIVERAM QUE PAGAR POR UMA COISA QUE DEUS DEIXOU DE BERÇO PARA O HOMEM A LIBERDADE ESTAVA, SENDO ENGANADOS  E NÃO LIBERTADOS"

ANOTE ISSO:

1-teriam que pagar a cima de 60%  e abaixo de 80% do salário

 2-Com menos de 8 anos só seriam libertos se alguém resolvesse pagar a sua educação, ou simplesmente teriam que comprar sua liberdade

3-Se a associação pagasse pra libertar o escravo ficariam sobre sua tutela, até conseguiram pagar sua divida com o trabalho.

A honrada associação conseguira  a  alforria  de 150 escravos, mas com o próprio dinheiro desses trabalhadores, o Maximo que ele faziam era administrar as duras penas dos escravos, e como sempre eles iam tirando aqueles homens do regime de escravidão mas ficavam administrando sua vidas, já estava estabelecido o controle de acordo como os SENHORES QUERIAM,pagando por sua audácia de querer a liberdade, e já de respeitar a propriedade, da elite e "pagar por tudo que eles consumiram dos senhores por anos, inclusive sua liberdade"  
         O movimento perdeu muito animo e muita falta de estrutura, a lei de 28/09/1871  ajudou a selar a desanimo dos associados, mesmo assim se reestruturaram  novamente em 188. na verdade a luta  abolicionista, estava ligado com interesses movimentos  políticos, jornais.

Principais Jornais.

                                    * Diário de Notícia.
* A Província do Pará.
* Diário do Grão Pará.

         Esses jornais fecharam as portas para  o comércio favorável ao escravismo, e começaram, sair em favor do movimento abolicionista.Tiveram uma vitória que fez a Assembléia Legislativa Provincial, aprovasse o imposto de UM CONTO DE RÉIS, sobre a importação de cada escravo entrado na província.
         O que não foi do agrado dos senhores claro, que ainda queriam se aproveitar da mão de obra do trabalho escravo, entre outras exigências estavam a extinção dos castigos e agressões físicas sofridas pelos escravos.
         Depois da reestruturação da (associação Emancipadora), surgiu duas novas sociedades autodenominadas abolicionistas. No Pará (CLUBE ABOLICIONISTA PATRONI) e (SOCIEDADE DRAMÁTICA ABOLICIONISTA). A partir de 1884 os movimentos abolicionistas que incendiaram as regiões do Ceará e Amazonas, se fez espalhar na província paraense, com a intenção  imediata de abolir a escravidão.
         No Pará surgiu a ( SOCIEDADE LIBERTADORA  DE BENEVIDES) : esses grupos extremamente radicais, chegou a esconder escravos fugidos e foram criticados por essa atitude. por outros adeptos dos próprios abolicionistas, ou seja os mais moderados.
         Depois que a Cabanagem recuou e deixou a província livre o movimento se espalhou com mais força os componentes dos grupos saiam as ruas para pedir aos senhores que libertassem seus escravos.
A proclamação e redenção da província: no dia 15 de Agosto é proclamada, é proclamada a redação do trabalho escravo que conscindiu com a dita adesão paraense à independência proclamada no Sul do País, mesmo com esse fato ainda existia 10.535 escravos, alguns em Belém.

JUSTIFICATIVA.

         Estamos estudando o movimento emancipa dor e abolicionista, nos movimentos mais radicais como em Benevides. É importante esse estudo principalmente   para conhecer como foi a relação entre escravos e senhores e os abolicionistas.
          região de nosso Estado proporciona grande favorecimento a exploração do trabalho escravo, e por isso o surgimento de movimentos contra essa prática, foi inevitável e importante.
         Não podíamos ficar presos ficar presos somente nos movimentos do Centro sul , que se diziam principal área econômica do império, ou em outras áreas. A Amazônia fazia parte desse mecanismo, diziam eles que era de uma envergadura menor e não muito importante um erro que os historiadores talvez não tenham a visão da Amazônia em sua proporção.
No Pará a economia da região, e não merecia o esta to de Região periférica  do Brasil, em relação ao Centro sul e que coloca a Amazônia como modelos construídos sobre as sociedades existentes  no centro.
         Por isso entender o movimento abolicionista no Brasil mas especificamente no Pará e Ceará nos da uma idéia de que representou o movimento em todo o país.
         O segundo objetivo é diferenciar os movimentos (emancipa dores) e (abolicionistas). Os emancipa dores, surgiram de  solidariedade  e práticas e propostas de emancipar gradual da escravidão com total respeito a propriedade dos senhores.
Os abolicionistas visavam erradicar com o trabalho escravo, seriam mais radicais mas não quer dizer que esses dois movimentos não poderiam ser totalmente separados. Tanto os movimentos como a população e os escravos tomavam parte nas associações ou pelos moderados e emancipa dores ou radicais abolicionistas.    
                         











5.5-SEGUE EXEMPLO DE APOSTILA ECONOMICA .      


Apostila:As minhas apostilas serão minuciosamente articuladas, com bibliografia e principalmente destacando o nome dos personagens em caixa alta, e citações críticas sobre a história.
É bom não ocupar muito espaço com cabeçalhos, para aumentar o conteúdo numa folha com mais espaços, proporciona mais espaço e economia.
Exemplo.

Escola
Escola
Diretor
Aluno
professor

Disciplina:
A história é uma ciência que
Aluno:
Abre-se em leque para abordar

As outras ciências.Mas o histo-
A história é uma ciência que
riador, não apenas se preocupa
Abre-se em leque para abordar
Com os fatos, mas ele sabe que
As outras ciências.Mas o histo-
Faz parte de uma sociedade
riador, não apenas se preocupa
E por isso não pode se dar
Com os fatos, mas ele sabe que
Ao orgulho de fazer mudanças
Faz parte de uma sociedade
Que favoreça  determinados
E por isso não pode se dar
Grupos e cais numa imoralidade
Ao orgulho de fazer mudanças
Se ousar puxar fatores que
Que favoreça  determinado..
 Beneficie a si próprio.


5.8-SEGUE O EXEMPLO DE APOSTILA
DO PROFESSOR E DO ALUNO.
Didática, identificar os personagens, preparar tópicos, destacara os principais fatos , e mostrar a parte crítica da história, serão dois textos, um com o professor, tudo separado com tópicos, e um para os alunos simples, não é preciso ser o mesmo podendo o do professor  ter até  três folhas,
Deixar espaços em branco para preencher depois é um boa  opção tipo, colocar o que o revolucionário fez que comprometa a sua heróica jornada, tipo (Martinho Lutero se aliou a nobreza que massacraram o movimento camponês)

Apostila: as minhas apostilas serão minuciosamente articuladas, com bibliografia e principalmente destacando o nome dos personagens em caixa alta e citações críticas sobre a história
É bom não ocupar muito espaço com cabeçalhos ou símbolos para  diminuir o conteúdo  da  folha 






6-  A PSICOLOGIA COMO SUPORTE PARA
A DIDÁTICA, A PEDAGOGIA E AO EDUCADOR.

Visão de uma aluna sobre a Escola, os alunos  e o professor, Com base no depoimento de uma estudante de 11 anos, na 6º série, convivendo com alunas entre 14 e 15 anos, percebemos que é uma menina inteligente, e sem  bloqueio aparente, por estar integrada e analisar sua sala.                       
Exigiu uma ala dinâmica, pós alguns professores deixam a desejar.
Aulas dinâmica, a maneira como o professor se porta, usa livro desperta o aluno  colocar dinâmica chamar a atenção do aluno.
A conversa com ela gerou esse  texto, onde destacamos o que ela exigiu, do professor e o comportamento dos outros  alunos. Caracterizado por grupos de meninos e meninas, percebemos que a idade não a separa de suas colegas, que  estavam na sua casa.  
                                                                                                          

Didática                          

O que você vai passar de trabalho  para o aluno pesquisa ,a didática é o método.

Aula dinâmica a maneira como o professor se porta, usa livro desperta o aluno  colocar dinâmica chamar a atenção do aluno.

Ensino Fundamental
5º série 11 e 12 anos  idade normal 10 anos
6º série  14 e 13 anos até 11 anos tem
7º série
8º série

Ensino Médio

1º ano- 15 anos
2º ano- 16 amos Isabela
3º ano-

A noite só os adultos
HISTÓRIA: não é difícil, é agradável o problema é que o professor tem que chamar  a atenção como dar aulas que não se tornem monótona.

O professor segue o programa da escola.

Com base no depoimento de uma estudante de 11 anos, na 6º série

“EU POSSO NÃO SER COMPORTADA MAS NÃO SOU AGITADA PORQUE EU SOU CRIANÇA E PRECISO ME MECHER”

Meninas no fundo, o professor falando e elas ficam se maquiando  14 e 15 anos de idade.

Grupinhos de meninos, briga musica. Etc.

Grupos dos estudiosos, entre eles são tidos como falsos.

48 alunos 5º série 28 passam direto nenhum fica reprovado, mas passam arrastados.

Depende do professor.

“O TRABALHO EM EQUIPE É EXTREMAMENTE PROVEITOSO; PERMITE AOS PROFISSIONAIS ESTABELECEREM  O LIMITES DE SUAS  ATUAÇÕES E AO MESMO TEMPO  CRIA A OPORTUNIDADE DA TROCA DE CONHECIMENTO NAS DIVERSAS ESPECIALIDADES”

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