segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A Posição do Professor em relação ao “Aparelho Religioso Capitalista”





(OBS): (Erro);No Blog aparece como se eu fosse professor; Na verdade ainda sou estudante de História.



Há o professor não pode Expressar sua ideologia para o aluno! Mas o aparelho religioso O  faz constantemente na sociedade! Se a escola é para ser libertadora, então porque ela se omite em relação a questão do aparelho religioso na sociedade? E nos como ficamos nessa cruzada entre a tradição religião e a escola. Religião é controle  de massa, Karl Marx falou: “Quem pensa muito no espírito esquece a carne, em A sagrada Família”
Tem aqueles educadores que acreditam que o professor não pode em hipótese alguma expressar seus apetrechos ideológicos  sobre o aluno, sobe pena de os estar conscientizando, e isso não é muito bom, pois o educador estará causando um consciência idealizada no aluno. Ele não pode falar  sobre o que acha, ou acredita, não pode expressar sua opinião.
No entanto se a escola não for a única unidade libertadora como vamos combater o agente religioso na sociedade que são os “lideres religiosos”. Entre outros. Eles estão ai fazendo uma lavagem cerebral nas pessoas, geralmente pessoas acometida por tristezas da vida e ou angustiada na sociedade capitalista, buscando uma razão para a vida, e porque o professor não pode fazer nada diante desse quadro negativo para a sociedade.
         Esses lideres religiosos, de todas as designações constituem uma superestrutura, que anda lado a lado com o capitalismo, e o agente religioso mantém uma hierarquia favorável ao seu meio de produção das relações capitalistas e nos não podemos fazer nada, a não ser observar perplexamente, como o capitalismo está envolvido nas religiões, e como ele mantém uma hierarquia.
         A escola aparentemente é laica, ela não combate esse “aparelho religioso capitalista”. A não ser que algum professor se posicione contra essa ideologia. Mas ele vai encontrar resistência por parte dos pais que são muitas vezes intolerantes; Existem muitos casos em que o estado teve que pagar indenização por causa de motivos religiosos a pais incomodados com esse assunto.    
         De que adianta você saber que a religião constitui uma superestrutura, e que ela causa uma hierarquia na sociedade, que o agente religioso é podre de rico, que o capitalismo gira no mercado com o dinheiro das contribuições, e que ela tem todo o “apetrecho de uma empresa”; Como disse Max Weber ela funciona como uma empresa. E você não faz nada! Que escola libertadora é essa? Muitos se omitem no combate a um aparelho opressor que aliena as pessoas, e transmite uma ideologia favorável a instituição  religiosa, a qual ele faz parte.
         Apesar de que muitas pessoas acreditar que a religião não constitui um aparelho ideológico a serviço do capitalismo, e que muitas não estão nem ai pra isso, primeiro porque não foram educadas para contestar, ela já nasceu nesse mundo opressor da ideologias religiosas, do capitalismo religioso, dos lideres ofuscando a sua personalidade, e emitindo informações tenebrosas a respeito de alguma crença, de algum comportamento a seguir. Tudo isso faz parte das religiões, que continuam a iludir as pessoas, prometendo um mundo maravilhoso após a morte. Primeiro que para Marx o mundo tem que ser mudado agora, e   qualquer forma de superestrutura, como o estado e a religião devem extinguir-se.     
Qual deve ser a posição do educador diante dessa cruzada ideológica! Eles dizem não ele não deve interferir na formação do aluno! E alguns dizem sim ele deve combater a religião como um aparelho capitalista que alija as pessoas da cabeça da pirâmide e nos torna, meros espectadores de uma hierarquia que controla a humanidade desde a pré historia quando surgiram os primeiros homens que inventaram seres mitológicos deuses, e outras coisas do assunto. Se nos não nos posicionarmos diante desse mecanismo o que adiante ostentarmos o titulo de professor que mexe com as bases da sociedade; Ou você vai ser mais uma presa desses agentes religiosos.Sem falar que ela é uma mecanismo que ostenta intolerância, guerras e morte, por religião se mata.   
         A posição do professor não é das mais fáceis, tendo de confrontar com religião capitalismo, e o fiel bitolado, qualquer passo em falso ele pode ser alvo de protesto até por parte dos alunos, como já vi acontecer. Apesar da religião ser um aparelho opressor, ainda há quem defenda, e o professor esta no meio dessa cruzada quando não, faz parte desse aparelho. 
         Você deve estar se perguntado; Qual a posição do autor do artigo em relação as religiões capitalistas afinal? Sim eu sou contra e vou combater, não sou omisso tenho opinião e posição! Porque se não fizermos nada, a sociedade estará à mercê do agente religioso e capitalista; Não adiante ser professor e não corresponder contra os aparelhos que deturpam a sociedade e as pessoas.    

Sebastião Pereira Viana Júnior
juniorcomunista@yahoo.com.br
(91) 8869-3808

Nenhum comentário:

Postar um comentário