segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Nada Muda, é Sempre a mesma Historia






       (OBS): (Erro);No Blog aparece como se eu fosse professor; Na verdade ainda sou estudante de História.



No filme Matrix, o personagem Neo vivia angustiado, perplexo com a sensação que ele sentia de estar vivendo num mundo de sonhos, em que tudo parecia ser uma ilusão algo que não era real. E que a sua vida era controlada por algum centro de comando ou algo que o filme retratava, como os agentes etc. Parece que a nossa vida é assim, tem sempre alguma coisa preparada pra você, como a religião, por exemplo, você já nasce naquele mundo religioso em que você tem que seguir os rituais, ordens, comportamento que a instituição lhe ordena, e ou os lideres religiosos, etc. Acredite a sua vida é assim, você é moldado por uma sociedade injusta e opressora, que colocou um mundo a sua volta assim como o Neo do filme Matrix.
Quando você comemora o Natal, ou fim de ano e até mesmo um carnaval, você percebe que aquilo não passa de mera ilusão, entra ano e sai ano e nada muda, é a tudo a mesma coisa sempre a mesma história. A miséria, pobreza, desigualdade, prostituição, corrupção, etc. Continuam a assolar a sociedade então quero dizer que essas festas não reflete o real que é a sociedade, tudo isso e mais as lutas de classe desde que se consolidou o capitalismo, são meras condições de uma sociedade complexa que está na sua frente e você não pode fazer nada para mudar.
A hipocrisia domina a sociedade, os senhores, patrões, com seus carros importados, esbanjando o dinheiro de seu lucro de sua empresa, indústria, posando de figura de sangue azul, perante uma sociedade caótica “a burguesia fede, mas compra perfume para se passar”, e do outro lado da rua um cidadão sofrendo para vender bombom nas ruas nos ônibus, nas casas, correndo o risco de ser assaltado e ao mesmo tempo fazendo parte de uma sociedade hipócrita onde eles também compartilham de festas, comemorações etc. Mas não alcançam o mínimo de dignidade para um ser humano viver. E a educação! Por exemplo, essa está cada vez mais, sendo objeto de dominação das elites, esta sendo privatizada aos poucos no Brasil, ela é um mecanismo de desigualdade agora.  
No futebol quando você vê os falsos ídolos, e  mercenários em escândalos, que estão nos bares boates, etc. Nos passa uma única e real verdade, é a de que todos estão aqui nesse mundo pra levar a vida de forma errada, ninguém  liga pra nada todos querem só curtir. “Se divertir a diversão é o que interessa”. Hipócritas, acorde a vida não é só festa, nos temos que mexer com a infraestrutura da sociedade para chamar a atenção da superestrutura. Temos que renegar a tradição e aos mecanismos que tornam essa sociedade anestesiada, diante das atrocidades, pra mim uma pessoa que passa fome, é uma atrocidade, numa sociedade em que se tem o conhecimento de ética e moral não deveria existir isso.      
Então depois de tudo, isso percebemos que nos vivemos num mundo em que não há uma ordem libertadora nem na educação, nem  dos justos e oprimidos, os grandes vão sempre se dar bem, todas as pessoas querem sempre se dar bem. É sempre a mesma  opressão,  nos somos obrigados a ser como todos, mas na verdade não passamos de proletariados sem vontade e sem liberdade.
A educação que deveria ser um mecanismo de libertação, ou libertadora como disse Paulo Freire. Agora para se ministrar aula  nas escolas ela é controlada, tem que fazer um planejamento para se chegar onde quer, nas faculdades por exemplo, agora imagine quando cai nas mãos dos grandes e poderosos, como eles vão educar aqueles que pagam por algum curso. Sempre com o objetivo de seus interesses. Quando isso se consolidar, nesse dia não se formarão mais cidadãos críticos, mas uma mente moldada a sua imagem e semelhança, e a necessidade que eles precisam, apenas de operário sem o teor critico, sem a vontade de mudança.
Entendeu agora, é meu amigo, a sociedade e a tradição em que nos vivemos é uma ilusão, não reflete a realidade dos fatos, e a criação do cidadão está em xeque agora. Parece que ter é mais importante do que o ser. E agora o que você vai fazer, como vamos mudar esse quadro tão desfavorável para nos que somos a maioria. Estão ai algumas questões para se pensar e refletir. É justo alguns terem muito e outros tão pouco. Se existe um Deus pra que eu quero um Deus que não faz nada diante de tanta atrocidade, simplesmente eu não consigo entender isso! A sua vida não vale nada, o sonho de consumo tomou conta de tudo, os bens materiais são tidos como fonte de felicidade. Porque acreditar que um mundo maravilhoso a qual as religiões pregam, que  está a nossa espera após a morte! A mudança tem que acontecer é agora.
   



Sebastião Pereira Viana Júnior
juniorcomunista@yahoo.com.br
(91) 8869-3808

Nenhum comentário:

Postar um comentário