11/03/2014
Faculdades Integradas Ipiranga
Professor Sergio
Bandeira do Nascimento
Disciplina (Gestão
Educacional II)
LHN02
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Sebastião pereira Viana Júnior
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Faça uma abordagem do seu tempo de estudante, como era abordagem da
disciplina história?
MEMORIA
Lembro-me da
5º série, na década de 90,que a professora mandava nos decorar as datas. E a prova vinha com algumas perguntas para
responder, e outras para colocar o ano, em determinado acontecimento da
história. Também fazíamos trabalhos em “cartolinas” e ela mandava nos ler na
frente da turma, um trecho do livro. Aprendi que os portugueses descobriram o
Brasil, por acaso. Mas em outro momento, o professor deu a idéia de que já
existia os índios aqui, me dava a impressão de que os índios não eram humanos.
Nos éramos obrigados a “decorar”, datas e trechos do
livro, falar e até ler na frente da sala. No antigo 2º grau, (atual ensino
médio), peguei alguns professores que criticavam e mostravam a realidade
social, no ensino médio, os professores trabalhavam muito com xerox, na
disciplina história, em nenhum momento nos fizemos seminário.
Teve o professor de
história que trabalhava muito com a idéia da evolução das espécies, no ensino
de história do Brasil, me lembro que era muito voltado para o domínio dos
portugueses no Brasil, não contavam a historia dos índios, era voltada desde
que os portugueses chegavam, até falavam que escravizam e matavam os índios. Também
tinha a metodologia de copiar do quadro.
Qual o modelo de Escola abordada no filme “O Novo Cezar”
MODELO DE ESCOLA:
Acredito que o modelo de escola
mostrado no filme, seja o tradicional, não que eles puniam os alunos, nem
chamando o aluno de burro. Mas ainda era uma escola dividida em gêneros. No
final a escola mudou, houve uma democratização dos gêneros, e cor. E a busca
comercial capitalista pela busca de consumidores “alunos” foi evidente; tanto
que saiu um diretor que não sabia fazer essa ponte comercial, para a entrada de
um moderno diretor aos moldes capitalista, para uma nova proposta comercial da
escola.
PRATICA DOCENTE
A metodologia
era leitura de livro, reproduzir o que já está escrito; Os recursos era o
quadro negro e o livro, e uma competição no fim do ano.
Qual a corrente teórica que o professor abordava no filme?
CONCEPÇÃO DA TEORIA DA HISTÓRIA
Referente
a teoria da historia que o professor adotava, era o positivista. Porque ele
abordava muito o feito dos heróis, da antiguidade, generais, imperadores etc.
Não havia uma grande participação popular como o marxismo propõe, nem a luta de
classe ele abordava. Ele prega o respeito, para os meninos, que também fazem
parte do positivismo.
Acredito que a disciplina que eu estudava não era
mais controlada pelo governo militar, pois estava terminada a ditadura. Mas se
tornou uma herança maldita daqueles tempo, da má formação dos professores, da
desvalorização desses profissionais. Em fim metodologias rústicas que nos
possibilitaram conviver com um cotidiano triste escolar.
O material didático
não proporcionando nenhuma critica em nossa sociedade. O compendio de História
do Brasil diz que; “O Brasil se faz com Flores” Que está tudo certo mas isso
não é uma realidade social.
Percebemos que no referido filme, e a minha
experiência no ensino fundamental, a metodologia de perguntas, leituras de
texto continua a mesma. “Era bom o aluno que conseguisse decorar mais”, num certo momento, do filme ele aborda um
personagem que não está na historia que ele falava para os alunos. Mas ao seu
retorno ele insiste em manter a mesma metodologia parta os alunos a mudança se
diz ter acontecido mas vai depender do professor naquele momento.
CRUZAMENTO DAS MEMORIAS COM O PARCEIRO Joel Dalmacio
Souza, mas foi só essa parte.
Ele
alegou que, os professores faziam uma tal de “enrolação”, professores mal
preparados, que passavam dever, e ficavam sentados olhando, em fim tudo o que
um mal profissional pode fazer. Eu não pensei desse jeito, mas vi um
profissional e a metodologia que nos fomos vivenciando no decorrer de nossa
vida como sendo fruto de uma desigualdade educacional histórica, que veio
agravar na época de ditadura militar. E que essa mudança ainda está sendo
construída.
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