Lembrando que
esse trabalho não tem por objetivo mostrar o universo complicado dos estudantes
adolescentes, e criança, mas contar o que eles fizeram nesse tempo em que
estive com eles, e qual a minha participação na vida para
eles, e o que pude perceber referente a minha presença para eles.
O universo
deles é apenas de crianças e adolescentes, qualquer sentimento mais exaltado,
requer a atenção de leitor de que eles não são adultos, por isso tudo eles acreditam que pode, entre brincadeiras,
paixão e admiração até os sentimentos
mais perversos.
Entre as 5º
,6º ,7º ,é que o comportamento a partir
da 6º são as tidas “brincadeiras mais agressivas” como jogar merenda, tapas,
assédios moral, em sua maioria, a partir de alunos da 5º serie. As maiores
partes dos atos agressivos correspondem aos maiores aquele aluno da 5º ainda é
mais inocente.
Essa turma se
mostrou mais agressiva, brincadeiras mais violentas, entre elas gestos que
provocam repudio. Perguntas medíocres como
“professora posso gazetar a sua
aula”, entre outra que muitas vezes não tem nada a ver, derrepente parece que
eles ficam paranóicos, exatamente as 8: 32 chegaram num estagio em que quase
desisto e saio da sala. Foi tanto a pressão dos alunos no ambiente, que a professora deu uma bronca
nos alunos.
Depois do
intervalo e da bronca, vamos ver quanto tempo dura o silencio. A partir do
momento em que ela chamou a atenção. O silencio persistiu pelo menos até as 8: 43,
quando eles acabaram de copiar, as perguntar e o surgimento dos focos de
barulho.
Fora a
crueldade de sorrisos, e deboches e
gestos obscenos com a professora sem que ela perceba é claro. Tudo faz parte do
comportamento hoje.
Entre outros
gestos ridículos, está jogar lápis de propósito no chão, bater carteira segue
com freqüência.
25/09/2009 Alunos mal educados,
como exemplo podemos citar, aquele que acontecimento, assim, o professor veio
pedir uma cadeira, onde estava com uma
mochila. Imaginava-se que o aluno estivesse fora da sala, mas na verdade o dono
estava sentado ao lado, mesmo assim, ele não falou nada mesmo sabendo que o
professor precisava da cadeira.
(5º série )
(501 referencia, aluno que se parece com o
professor Marcio Correa, aparenta ser o mais inteligente)
(502 referencia )
(503 referencia Estefani, a menina que grita
tentando chamar a atenção)
(504 referencia )
(22/10/2009) Em termo de padrões de idade, percebe-se que as meninas
apresentam um comportamento diferente em
todos os casos. Enquanto os meninos estão voltados para o lado da brincadeira,
e permanecem assim, por mais tempo, elas mantém um comportamento mais quieto, e
alcançam a maturidade mais rápida.
Em algumas 5º serie, o domínio
das meninas é visível, elas demonstram mais maturidade, no seu patamar
de criança em relação a eles
(505 referencia )
(506 referencia )
(17/09/2009)= Em todas as turmas
existem os comportados, e os mal educados, como disse a psicóloga, tem de tudo.
Alguns são mais curiosos, e vêem me perguntar o que eu sou para a professora, e
o que faço no colégio.
Até aqui, todas as salas mal
diante de uma parada ou qualquer coisa que interrompa a aula. Alguns são mais
exaltados, outros procuram chamar a
atenção.
Hoje
tive a infeliz oportunidade de presenciar o chamado, “aluno mão de gato”, que
da lhe o golpe, e esconde as unhas. Essa espécie de pessoa, é mais perigosa, fazem as coisas, por trás no
case desse aluno, ele é muito voltado para a sexualidade, fala palavrões, e faz
gestos obscenos para a classe, com todo o cuidado para o professor não ver, geralmente quando lês negam tudo, como disse a psicóloga.
(6º série )
(turma 601 referencia. Aluna Sara comportada )
(25/09/2009)= temos duas alunas
que chamaram a atenção, são elas, Maryele e Sara segundo a professora, as duas
mantinham um comportamento parecido, eram mais quietinhas, não tinham amigos, é
aquele tipo de quito que preocupa.
Isso acontecia
desde a 5º serie, agora estão na 6º.
Segundo a professora, agora o comportamento delas mudou, desde o ano passado. A
aluna Maryele continua-nos mesmos padrões, seu comportamento em nada
modificou, em relação ao amo anterior,
ela ainda tem que se preocupar em chamar e olhar para ela na ora de freqüência.
Agora a aluna
Sara: mudou o comportamento, em relação ao
ano passado, hoje ela já trem amigos, conversa brinca etc., uma mudança
segundo a professora boa.
Mas
acredito que essa mudança estava previsto para
acontecer. Pois estive conversando coma Sara na 5º serie, e pude
perceber que ela era uma menina comportada, mas tinha amigos, sim, e brincava
livremente, apesar de confirmar pra mim que não tinha amigos porque não
gostava, da bagunça que eles faziam, hoje ela está mais solta.
A professora gosta da Sara, e me falou um
pouco da história da vida dela, que tem uma irmã que estuda na 7º serie, e
conversa com ela, e falou a história das meninas. A mãe delas morreu, elas
moram com o avô, e o pai que viaja
muito, segundo a professora, são duas
irmãs que querem que o pai venha morar com elas, mas ele sempre promete e nunca
cumpre sua profissão e desconhecida, para a professora, a aluna sara é um amor.
Sara é uma
menina comportada e inteligente, e muito linda, e do tipo de beleza fina, e
olhos que riem sem fazer esforço no
rosto, para mostrar um sorriso, e uma feição amorosa é muito carinhosa com os
professores.
(22/10/2009)= Hoje me aproximei dos alunos, dessa turma, a desculpa encontrada
foi procurar datas da ficha de estagio no caderno dos alunos. Como eles são
curiosos, e sempre ficavam olhando, fiz esse contato mais humano, e claro eles
logo se revelaram e quiseram contato físico, como agarro aperto de mão entre outras
brincadeiras. É uma pena que esse contato não possa se transtornar numa relação
mais longa, pois só estaremos até o fim do ano, nesse momento, é que nos dá
prazer em ter contato com os alunos, mais em alguns, a gente quer desistir.
Quando sair perguntando sobre as
datas tem aqueles que fazem questão de
mostrar se tem para chamar atenção, no
entanto, a preocupação está por conta de uma menina chamada Marielly, que não
teve nenhum interesse, em me olhar nos olhos, apenas dizia que não tinha
matéria, nada mais além de estar no canto isolada dos outros.
(turma 602 referencia: Camila.
Aluna que gosta de mim )
(turma 603 referencia. Aluno que
grita o meu nome )
(turma 604 referencia. Aluna Jennifer, e o
aluno inteligente Matheus )
(22/10/2009)=A advertência que coloquei nessa turma, como sendo uma das mais
perigosas, se confirmou ao chegar à sala, a professora, anterior alertou sobre
o mau comportamento de dois alunos, e apontou outro que tinha brigado outro
dia, inclusive com o coordenador indo falar com ele.
(Chamar a atenção): Foi o que os
psicólogos dizem que muitos dos comportamentos se justificam por querer chamar
a atenção
(turma 605 referencia. Diego aluno loiro, e
Gerson aluno gordo )
O aluno Diego, desde a 5º serie, ele chamava atenção
por seu jeito afeminado, ainda mais que
o porteiro, não respeita o menino, fazendo gesto e caras como gozação por ele
ser desse jeito. Saber por que ele é assim, talvez isso seja impossível, nem as
estagiarias que são de psicologia podem ir
a casa dele, por falta de tempo, ou por seus a fazeres na faculdade. Mas
teoricamente o que posso dizer sobre esse garoto é q eu ele foi abusado sexualmente, como aconteceu com uma criança na Ruy Barbosa, e hoje é homossexual.
Os professores
são realmente a todo o momento, sediados, e zoados, como dito popularmente, em
vista que o aluno Diego, não mês respeitava, fazia gestos obscenos, como chupar
o pirulito, de forma insinuosa, ficava em posições. A arrebitar
o quadril para a turma, também é mais um da 5º serie, que já conhecia, ele
acabou se afeminado ainda mais, em relação ao ano anterior.
A aluna
Jennifer, percebe que é mais atirada,
embora, os adultos não entendam esse momento Como um comportamento típico da
idade, as brincadeiras, de cartinha, de namorado etc. Tudo envolvendo o seu
momento. Curiosamente, quando um aluno apronta, ou já encheu a paciência da
professora, e manda-os eles saírem da sala, eles me olham como se tivessem
conseguido chama a atenção
(21/09/2009)= Segundo a
professora, a turma tudo que ela combina
com esses alunos, não dá certo, falta de interesse, é uma turma curiosa, pois
no intervalo eles não saem da sala, preferem ficar escutando musica.
(turma 606 referencia.)
(7º
série)
Sempre tem os
alunos mais chamativos, a idade certa, segundo a professora é 13 anos. O
retorno do intervalo sempre é agitado, gritam, dentro e fora da sala, batem a porta de propósito, e
confusão é freqüente, isso no turno da manhã, que é mais tranqüilo, segundo a
professora, alunos que joga tampa de cane5a, de forma violenta por motivo
algum, chutes, brigas etc.
O quadro mais
triste foi de uma Alina X que pegou uma antipatia com o aluno X e acabou sendo expulsa da sala.
Perguntei para a professora se o comportamento dessa menina é sempre assim, e
ela confirmou desde a 5º serie, foi sempre assim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário