UNIVERSIDADE
ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO
DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO
DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
ESTÁGIO
SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
SEBASTIÃO
PEREIRA VIANA JÚNIOR
BELÉM
2008
UNIVERSIDADE
ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO
DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO
DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
ESTÁGIO
SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAI
|
Local
de Realização: ÁREA METROPOLITANA DE BELE´M
Escola
de Ensino Fundamental e Médio “Frei Daniel”
Período:
Setembro e Outrubro de 2008 e Abril e
maio de 2009
BELÉM
2008
SUMÁRIO
1.
2.
2.1.
2.2.
2.3.
3.
4.
5.
6.
|
Introdução.....................................................................................................
Campo
de Estagio ........................................................................................
Aspectos
Físicos da escola
...................................................................
Aspectos
Administrativos da escola ............................................
Aspectos
Pedagógicos da escola .....................................................
Atividades
Desenvolvidas ....................................................................
Considerações
Finais ...............................................................................
Referencias
bibliograficas ................................................................
Anexos................................................................................................................
|
3
4
4
5
6
7
7
8
9
|
|
A escola é um campo
privilegiado de aprendizagem. Nela, o currículo, a formação dos docentes, a
administração do tempo, do espaço, o material didático estão planejados para
ajudar a construir um campo de aprendência. Ela tem muita valia para o fim a
que se propõe (BIANCH,2002). Foi pensando nisso que as Instituições de Ensino
Superior (IES) que possuem cursos de licenciatura, adotam as escolas como
ambiente de aprendência para os acadêmicos de licenciatura.
A realização do
Estágio Supervisionado, nos cursos cujo currículo escolar permita e/ou demande
Estágio, encontra amparo legal na Lei 6.494/77, regulamentada pelo Decreto
87.497/82, com as modificações introduzidas pela Lei n° 8859/94 e MP 1.726 e
1.709-4 de 1998, MP 1.952-26 de 26/7/00. O parágrafo 2° do artigo 1° da Lei
acima referida define que:
Os estágios
devem propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem a serem
planejados, executados, acompanhados e avaliados em conformidade com os
currículos, programas e calendários escolares, a fim de se constituírem em
instrumentos de integração em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento
técnico-cultural, científico e de relacionamento humano.
Com o objetivo
de expor a Universidade Estadual do Maranhão, com intuito de preparar os seus
académicos dos cursos de licenciatura para a docência, disponibilizou em sua
grade curricular, o Estágio Supervisionado, para os mesmos colocarem em prática
a teoria aprendida durante o curso e demonstrar ao mercado de trabalho e à
comunidade que sua universidade está formando docentes que contam com um
referencial teórico-prático que os levará a exercer, com qualidade, a docência.
|
O Campo de
Estágio
O campo de
trabalho que serviu de suporte para desenvolver, as atividades do estágio
supervisionado no ensino fundamental. foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental
e Médio Frei Daniel, Localizada no Bairro
do Guamá, em termos de segurança ela está localizada próximo a delegacia da
Policia Militar, entre outras escolas próximas
e uma Praça “Benedito Monteiro”, bem enfrente que possibilita fazer alguma
atividade com os alunos.
As atividades desenvolvidas
foram em turmas de 5º serie do ensino
médio durante o período de Novembro Dezembro de 2008. Com continuidade em Abril e
Maio de 2009
Aspectos Físicos
da escola
A Escola Frei
Daniel possui uma área ótima, é grande e bem tratada por
seus dminstradores, possui um prédio de três andares com XX salas divididas em
suas respectivos turmas e turnos, uma área de lazer ótima com quadra e areal, estremamente
espaçosos aproximadamente XXX alunos
matriculados e, divididos em 3 turnos, manhã,
tarde e noite,sendo o turno da manhã com
6 turmas de 5a serie divididas em dois turnos, manhã e tarde, e XX turmas de 6a e XX turmas de 7o XX turmas de 8º divididas em manhã e tarde como
na quinta série. A Noite fica por turmas
de 1º ,2º e 3º ano e Eja.
Na Escola os
professores, trabalham em condições boas, pois possui vários recursos como
retro projetor, laboratório de informática, entre outros, a escola só possui
uma TV e um aparelho de DVD, com exceção um laboratório de ciências.
Infelizmente as salas não são climatizadas, mas os professores já estão se
mobilizando para isso.
Quadro
1: Estrutura Física da Escola Frei
Daniel
|
|||
BLOCO
ADMINISTRATIVO
|
BLOCO
PEDAGOGICO
|
||
1
sala de diretoria
|
20 salas de Aula
|
||
1
banheiro social
|
Duas
area de recreação , quadra e areal
muito bom
|
||
1
banheiro masculino
|
1
sala de informatica
|
||
1
banheiro feminino
|
1
sala de musica
|
||
1
copa
|
1
sala de Xerox
|
||
1
seposito de merenda
|
|||
1
secretária
|
|||
1
sala dos Professores
|
Aspectos
Administrativos da escola
Na Escola Frei
Daniel, a estrutura administrativa é formada por uma direção, duas
vice-diretoras, quatro secretárias e 6 auxiliares administrativos, ainda tem um
voluntário que trabalha a cinco anos ajudando a escola e os alunos.
As ações administrativas tomadas por
essa estrutura, ocorrem trimestralmente por meio de reuniões, para traçar novas metas para escola e discutir
soluções aos problemas educacionais, dentro de um perspectivo sócio educativa.
Segundo a
direção os objetivos dessas ações são desenvolver todos os segmentos da escola
na execução e avaliação das ações proposta pelo projeto pedagógico; Revitalizar
o conselho escolar; Viabilizar o processo de discussão dos problemas que afetam
a vida da escola; Investir em estratégias que garantam a qualidade do processo
de aprendizagem e aprendência, através
de um trabalho coletivo; coordenar todo o corpo administrativo e técnico, bem
como a parte burocrática da escola para o processo de legalização de acordo com
a nova lei de ensino (Lei de Diretrizes e Bases da educação). Esses eventos
acorreram durante o ano, inclusive com a vinda de psicólogos e pedagogos pêra conversar
com os alunos.
|
Na Escola Frei
Daniel, a estrutura pedagógica esta baseada em uma proposta de educação
construtivista. A escola propõe em seu projeto político pedagógico, estabelecer
procedimentos, critérios e metas que irão nortear as ações pedagógicas dos
agentes multiplicadores da educação do ensino fundamental ao ensino médio.
A proposta
principal do projeto político pedagógico é promover a integração efetiva dos
segmentos da comunidade escolar. Nesta perspectiva o projeto político
pedagógico, permitirá que todos os segmentos da escola indiscriminadamente
construam, juntos estratégias que possibilitem a reconstrução da escola como
instrumento de valorização do ser social, visando sempre o exercício da
cidadania a criança cidadã consciente.
ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS
As atividades
desenvolvidas durante o decorrer do estágio foram variadas, como por exemplo, aulas
sobre Estudos Amazônicos, Grécia Antigas, Roma Antiga, Ética e lenda com as
Crianças , exercícios e revisão para as provas.
As ferramentas
metodológicas de ensino que trabalhei na instituição foram as aulas expositivas,
dinâmicas de grupo, atividades dirigidas, de acordo com a realidade de cada
sala e série. O processo de avaliação fundamentou-se na participação dos alunos
nas aulas, nos exercícios, nos trabalhos em grupo, nas provas e nas demais
atividades. Todas essas atividades foram orientadas pelo Professor Raimundo.
|
A avaliação foi
embasada na participação dos alunos nas aulas, nos exercícios, nos trabalhos em
grupo, nas provas e nas demais atividades. Ao avaliar esses alunos não levei em
conta somente o conteúdo aprendido por eles, mas também as atitudes e habilidades
alcançadas no cotidiano educacional, pois é através das atividades exercitadas
que podemos evidenciar novas necessidades do aluno, possibilitando ao educador
uma revisão dos objetivos, propostas e um planejamento das atividades.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Ao concluir este
estágio foram detectadas as diferentes
dificuldades existentes no ensino do nosso país, reconhece-se que há uma
extrema necessidade de se fazer uma reflexão do trabalho pedagógico que está
sendo realizado no ambiente escolar.
O estágio no
ensino médio concedeu a possibilidade de ter experiências o cotidiano da escola, analisar,
refletir, estabelecer perspectivas de caminhos para a prática docente que
pretendo exercitar e compreender a formação como processo continuado ao longo
da vida pessoal e profissional.
|
OS
AUTORES DEVEM APARECER NA BIBLIOGRAFIA DE ACORDO COM A CITAÇÃO NO TEXTO, O
AUTOR ABAIXO FOI CITADO NA PÁGINA 3.
BIANCH,
Ana Célia. ALVARENGA, Mariana. Manual de estágio São Paulo: Pioneira Thomato,
2002.
ANEXOS
(OBS: é separado numa folha )
Plano
de aula da 5ª série ( um em cada folha)
OBS:
O estágio referente a 5º
série da Escola Frei Daniel, começaram no dia 29 de Outubro de 2008, com a professora
Keidelsen, mas as turmas 501,502,503,504,505,506, estavam sem professor de
História a três meses, por isso ela teve que começar o conteúdo atrasado, e
continuar de onde o professor Raimundo tinha parado, justamente no Império
romano.
______________________________________________________17
/ 11/ 2008
MINISTRADO 1
Roma Antiga
A batalha que marcou o inicio do Império
Romano, e o fim da Monarquia Egípcia.
Otávio
Marco Antônio e Cleópatra
Depois de
conquistar o poder em Roma. Otávio preocupou-se em tornar seu governo legitimo.
Para isso, pressionou o senado e dar-lhe vários títulos, entre eles o de
príncipe (líder do senado e o mais importante cidadão de Roma), o de
Augusto (Venerado), o de imperador
comandante supremo dos exércitos e o de
Pontífice Maximo (maior autoridade religiosa)Exigiu ainda que passassem a chamá-lo de Otávio Augusto.
Com o imperador Otávio August, teve fim
a republica e iniciou-se o império (27 a.C).
PAZ ROMANA: A ascensão de augusto ao
poder encerrou o período das guerras civis em Roma. Ele promoveu várias
reformas , inicialmente, organizou o exercito para proteger as fronteiras do
império, distribuiu terras aos soldados veteranos e cargos aos senadores e aos
cavaleiros. Aos senadores reservou o governo de importantes províncias. Os
cavaleiros ficaram a frente do governo do Egito (província importante por
fornecer trigo a Roma) e ocuparam cargos relacionados ao abastecimento da
cidade.
Augusto procurou garantir trigo a preços
baixos para a população de Roma isto
significa, porém que a vida dos pobres
fosse fácil e que eles vivessem exclusivamente a custa do estado.
Conforme o historiador Fabio Faversani:
“O trigo era distribuído (...)-se muito
–a 0,5% da população total do império (...)Assim, é quase tão verdadeiro pensar
que esse trigo matinha o povo alimentado quanto pensar que o salário
–família concedido pelo Estado
brasileiro possibilite aos pais e mães trabalhadores criarem seus filhos
(...)
(FAVERSANI, Fabio. A pobreza no
Satyricon de Petrônio, Ouro preto, Editora da UFOP, 1999 da UFOP, 1999,
p.50.)
Dessa forma
augusto deu inicio a política de “pão e
circo”, iniciada pelo governo republicano para evitar protestos dos plebeus.
Ela consistia em distribuir trigo aos
famintos e promover grandes espetáculos circenses gratuitos, o que garantia aos políticos
que os patrocinavam prestigio
junto a população
O governo de
augusto durou quarenta e quatro anos e deu inicio a um longo período de paz,
que se estendeu e ficou conhecido como a
paz romana (14 a 235 d.C). Durante este
período, as principais cidades do Império ganharam esgotos, estradas, teatros,
templos, fontes, aquedutos (canais que conduziam água de diferentes lugares até
a cidade) etc.
Enquanto durou a
paz romana, o império viveu uma fase de grande esplendor econômico e cultural.
Roma tornou-se a capital do mundo antigo e o centro de um intenso comércio
entre as diferentes partes do império. Contribuíram para a expansão do comércio
romano nesse período o constante
melhoramento das estradas, a
construção de pontes e portos, o uso do latim como língua principal e o
progresso nas técnicas de construção
civil e naval.
PARA REFLETIR.
Os imperadores romanos eram loucos e
cruéis?
Certamente você já
ouviu falar dos imperadores Calígula e Nero como loucos, cruéis e devassos. Esta é uma imagem que nos
é transmitida, em boa parte, pelo cinema. Será que eles eram assim mesmo?
Em primeiro
lugar, devemos lembrar que a violência sempre esteve na política de roam
imperial. Era comum a eliminação de adversários políticos e mesmo de familiares pelos imperadores. Praticamente
todos os imperadores romanos, em algum
momento de seus governos, recorreram a violência para se manter no poder. Nesse
aspecto, Calígula e Nero não foram exceção . Em 65 d.C, por exemplo, ocorreu
uma conspiração contra Nero que pretendia
colocar outro no poder. Ele reagiu violentamente, provocando a morte de
vários senadores e cavaleiros.
Em segundo
lugar, deve-se ter em mente que os relatos históricos que possuímos sobre o período imperial foram escritos, em grande parte, por
senadores, como Tácito, nossa principal fonte sobre Nero. Nesses relatos, cada
imperador é julgado de acordo com o grau de colaboração que estabeleceu com o
Senado durante seu governo. Aqueles
imperadores, como Calígula e Nero, que buscavam reforçar seu prestigio
apoiando-se nos setores populares eram duramente criticados. Daí a imagem negativa que temos
deles hoje.
Por fim, apenas um comentário sobre o célebre
incêndio de Roma em 64 d.C, do qual Nero é acusado. Na verdade, não há
provas cabais do envolvimento do
imperador. Provavelmente, após o incêndio circularam boatos incriminado
Nero, que posteriormente, foram reformados por pessoas que lhes eram hostis.
Além disso,
incêndio em Roma eram comuns e quase que diários, sobretudo nos bairros pobres, onde as casas tinham
estruturas de madeira e eram construídas muito próximas umas das outras. O que
pouca gente sabe é que Nero realizou uma reforma urbana nas áreas
incendiadas
_________________________________________________________19 / 11
/ 2008
MINISTRADO 2
Série 5º Turmas 501,502,503
Império Romano
-Uma sociedade desigual.
-Casa dos Ricos:comerciantes, donos e
escravos, família imperial
-Casa dos pobres: Era composta por
pequenos comerciantes e artesãos etc.
-O trabalhos dos arqueólogos
-Pompéia
Uma Sociedade desigual: Apesar de toda a
riqueza e de todo o esplendor do império romano, e toda a fama que se atribuía
ao império., mesmo em vista dos benefícios a população com:
-água encanada
-sistema de esgoto
- Iluminação noturna
-Comercio intenso e variado
Mesmo com esses benefícios, a população
vivia de forma precária, enfornada em cortiços desconfortáveis convivendo
entre: piolho, pulgas e ratos proliferavam por todos os cantos.
Ricos: casas com mansões luxuosas e
confortáveis, são essas as moradias
conhecidas pelos arqueólogos
Elite: Ricos
Povo: pobres
O trabalho dos
Arqueologos: por alguns anos eram com base
nas residências da classe rica, por isso acreditava-se que Roma era rica
em todas as suas classes, sabemos que isso não é verdade por, se tratar de
avaliar o império só com base nessas casas, vamosa ter uma realidade
distorcida.
“Já imaginaram no futuro, alguns
arqueólogos for descobrir as casas no Guamá, nosso bairro, vocês acham que eles vão encontrar a residências feita de
qualquer jeito, ou as mais sofisticadas”
Pompéia: Descrever sobre o cotidiano
romano não é fácil, parte do que chegou até nós foi por meio de uma cidade que
ficou congelada no tempo, devido9 uma catástrofe natural causada por um vulcão
(ler o trech o do livro Pompéia)
_________________________________________________________03 /
12 / 2009
MINISTRADO 3
OBS:
Essa prova foi passada para
duas alunas, referente a recuperação, da 2º avaliação, elaborada por mim.
Escola
Frei Daniel
|
Avaliação
de História; Referente a;
|
Professor:
Raimundo Estagiário Sebastião Júnior
|
Série
5º Turma:
|
Aluno:
|
MUNDO GREGO
Deusa Atena
1-A
figura acima representa uma divindade da Grécia antiga, procure saber no livro
qual a sua especialidade:
R=____________________________________________________________________
2-quais
os povos que deram origem ao povo grego?
R=____________________________________________________________________
3-
fale sobre Atenas:
R=________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-fale
sobre Esparta:
R=_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
(resposta pessoal)
5- sabemos que muitas coisas da
antiguidade estão presente no dia a dia, entre gurras, idéias e modelos
democráticos vieram da antiguidade. Será
que a educação das nossas crianças tem raízes no mundo antigo, você vê hoje em
dias crianças roubando ou matando como as crianças espartanas era obrigado
fazer,como forma de treinamento!
O que você vê os adolescentes e crianças
fazendo nas ruas do Guamá ou de outros bairros?
R=
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
“A História de todas as sociedades até hoje
tem sido a história das lutas de classe”
Karl Marx
________________________________________________________11 / 12 /
2008
MNISTRADO 4
OBS:
esse exercício foi feito pelo
professor Raimundo, mas ministrei para
uma turma
Roma
O que o Português tem haver com nossa
língua hoje? Tudo,
A História de Roma se divide em três
período Monarquia,Republica, Império.
Reis,
seu inicio teve Roma teve 7 reis
Lenda: Rômulo., após matar seu irmão remo, passou a governar, isso
porque havia muita intriga entre eles, por isso se tornou o primeiro rei de
Roma.
Roma era constituida de algumas classes
entre elas:
PATRICIOS: Isso nos lembra os “populares
patricinhos” que tem sua origem nessa época que eram os homens mais ricos de
Roma, e por isso governavam.
PLEBEUS:
Tinham pequenas propriedades, quando iam para a guerra ainda voltavam
para ser escravos por dividas, quando começaram a lutar por Roma, passaram a
lutar por direitos e querer participar da vida política.
REPUBLICA ; Quer dizer de todos coisa de
todos
CÔNSUL:Mais poderoso, magistrados, para
participar tinha que ir a guerra dependendo do poder aquisitivo ele teria mais
condições de ser bem sucedido na guerra,
ao contrário de um homem pobre que no
máximo levaria uma espada contra um patrício
bem equipado com capacete, lança espada e uma armadura muito bem
trabalhada, nessas condições os patrícios teriam total condições de continuarem
participando das decisões políticas de Roma.Hoje no Brasil é preciso muito
dinheiro para querer ser candidato a algum cargo político.
SENADO: Era uma assembléia formada por
pessoas. O senado do Brasil assim como o de Roma não era para as pessoas
novas., no Brasil somente a partir de anos pode concorrer, em Roma os homens
que chegavam aos 60 anos, era tido como um sábio, pós depois de uma vida
inteira de guerras, ele se tornaria muito experiente.
GUERRA:
Porque Roma fazia guerra, hoje no
Brasil ainda existe guerra, urbana,
homens se digladiando, com outros por vários motivos, por terras, dinheiro etc.
Mas em Roma a guerra fazia a riqueza, os povos vencidos eram obrigados a dar
suas riquezas, alimento, campos para plantação, muitas vezes impostos, a riqueza mais importante era os
escravos. Roma era uma sociedade escravista, esses escravos não eram nem
considerados gente mas como mercadorias
igual como se compra um boi hoje.
SOLDADOS ROMANOS: Os exércitos de Roma
eram uma maquina eficiente, de guerra,
temidos e respeitados, nem o poderoso Espártacos conseguiu resistir as tropas
romanas, com seus 1oo mil ou 2oo mil homens todos ex gladiadores, bem
treinaqdos na arte da batalha, onde foi capturado e crucificado. Com mas 3ooo
mil prisioneiros.
Podemos considerar os soldados romanos
igual a tropa de choque com seus cassetetes
colete, foi uma tática desenvolvida por eles.
LATIFIFUNDIOS: Depois de muitos anos,
desenvolveram os latifúndios que com o tempo passaram a governar Roma, com base
em famílias grandes.
OBS:
Já esse exercício para preparação de prova, ministrei para uma
turma, mas infelizmente não foi a turma que acabou fazendo aprova que elaborei.
EXERCICIO
PARA PREPARAÇÃO DA PROVA.
A)
Onde está localizada Roma?
B)
Quais os povos que primeiro povoaram a atual Itália
C)
Segundo a lenda quem foi o primeiro rei de Roma?
D)
Quem era a rinha do Egito quando Otávio conquistou o poder em Roma.
E)
depois de conquistar o poder Otávio
preocupou-se em tornar o seu legitimo
para isso pressionou o senado a dar-lhe
vários títulos entre eles:
R=
F)
Quem Otávio enfrentou para conquistar o poder total em Roma e no Egito?
R=
G)
A política do pão e circo consistia em distribuir aos famintos e promover
grandes espetáculos, mas qual era a real intenção do governo?
R=
H)
Qual era a função do Pretor?
R=
I)
Qual a função do Questor?
R=
Responda:
1º)O
trigo era distribuído, se muito a 0,5% da população total do império> Assim
é quase tão verdadeiro pensar que esse trigo mantinha o povo alimentado quanto pensar que o salário família concedido
pelo estado brasileiro
possibilite aos pais e mães trabalhadores criarem seus filhos “
Sobre
essa frase o que você entende de sua opinião?
R=
2º)
quem foi Espartacus?
R=
3º)
Observe as pirâmides
Império
Romano
Brasil Republica
Patrícios
Governo
Senado Ricos
Plebeus Povo
Na republica romana há 509 a.c até por volta de 33 d.C era
difícil um plebeu ascender a altos cargos do governo, ao contrário dos
patrícios que tinham muito dinheiro, e comandavam a republica, isso acontecia
há muitos séculos. E hoje? Em nosso país, que é uma republica qualquer pessoa pode ser candidato a alguma cargo
político?
4º)
Em que nossa sociedade se parece com a Roma antiga ?
R=
____________________________________________________________12/12/2009
MINISTRADO 5
Prova
Escola
Estadual de ensino Fundamental Frei Daniel
|
Professor:
|
Estagiário
|
Aluno:
|
Série: Turma: N°
|
Avaliação
referente à
|
1º
Marque a resposta certa
a)
Onde está localizada Roma? 0,5 b)
Quais os povos que primeiro povoaram a atual
Itália? 0,5
( ) Península
Ibérica
( ) Os Italiotas
( ) Península Itálica (
) Os germanos
( ) Península
Italiana
( ) Os persas
( ) na Grécia
( ) Os egípcio
c)
Segundo a lenda quem foi o d)
Quem era a rainha do Egito, quando Otávio
primeiro
rei de Roma? 0,5
conquistou o poder em Roma? 0,5
( ) Remo
( ) Cléo
( ) Romualdo ( ) Cléopatra
( ) Rômulo Maiorana ( ) Cléo Pires
( ) Rômulo ( ) Carlota Joaquina
e)
Depois de Conquistar o poder em Roma Otávio preocupo-se em tornar seu governo
legitimo, para isso pressionou o senado a dar-lhe vários títulos entre
eles; 0,5
( ) Presidente, senador e cônsul
( ) Príncipe, Augusto (venerado) Imperador,
Pontífice Maximo
( ) Prefeito e governador
( ) Deputado Federal e Ministro
( ) príncipe imperador e Pontífice
f)
Quem Otávio enfrentou para conquistar o poder total em Roma e no Egito? 0,5
( ) Roberto Carlos e Cléo
( ) Marcos Paulo e Cleópatra
( ) Antonio Carlos e Cléo Pires
( ) marco Antonio e Cleópatra
g) A política do pão e circo consistia
em distribuir trigo aos famintos e promover grandes espetáculos, mas qual era a
real intenção do governo? 0,5
(
) Alegar a multidão, numa festa popular
(
) Evitar protestos dos plebeus e ganhar prestígio junto ao povo em vista
das dificuldades que o povo passava, como fome e falta,e sem moradia.
(
) Os espetáculos correspondiam as
olimpíadas, por isso não havia interesses e manobras políticas.
(
) O espetáculo era a copa do mundo d futebol, por isso todos os
brasileiros ficaram felizes.
h)
Qual era a função do Pretor
( ) aplicava as leis ( ) Aplicava a justiça ( ) Aplicava agulhas
( ) Aplicava a ordem (
) Aplicava as penalidades ( ) Aplicava a injustiça
i)
Qual a função do Questor ? 0,5
( ) Cuidava da arrecadação de impostos
( ) Cuidava da arrecadação de
verbas
( ) Cuidava da distribuição de alimentos (
) Cuidava da vias publicas
( ) Cuidava da administração da cidade (
) Cuidava das obras de caridade
2º
Responda:_______________________________________________________
a)O trigo era distribuído, se muito a
0,5 % da população total do império. Assim é quase tão verdadeiro pensar que
esse trigo mantinha o povo alimentado
quanto pensar que o salário família concedido pelo Estado Brasileiro possibilite aos pais e mães trabalhadores
criem seus filhos.
R=__________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)Porque
o ato da guerra era importante para Roma?
R=__________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
Quem foi Espártacus?
R=__________________________________________________________________________________________________________________________________________
3º
Observe as Pirâmides e responda?
República
Romana
Brasil Republica
Patrícios
Governo
Senado
Empresário
Plebeus
Povo
Na republica romana, há 509 a.C, até por volta de 33 d.C era difícil
um plebeu ascender a altos cargos do governo, ao contrário dos patrícios que
tinham muito dinheiro, e comandavam a republica. Isso acontecia há muitos séculos. E hoje? Em nosso
pais, que é uma republica, qual quer pessoa pode ser candidato a algum cargo
político? 1,0
R=________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Escreva em que a nossa sociedade se parece com
a Roma antiga; 1,0
R=________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) AO ALUNO: Hoje você está na 5º série
por onde eu já passei, agora estou fazendo estagio para ser professor de
história. Vamos fazer um pacto de amizade e compromisso. E você? O que quer
fazer para construir um mundo melhor, o que você quer ser?
Boa
prova
Dados
sobre a prova
|
|
Dependendo
da participação na feira
da
cultura eles tinham de 1 a 3 pontos.
|
|
29
alunos
|
|
1
aluno tirou
|
10,0
|
4 tiraram
|
9,0
|
4
tiraram
|
8,0
|
7
tiraram
|
7,0
|
3
tiraram
|
6,0
|
4
tiraram
|
5,0
|
4
tiraram
|
A
baixo de 5
|
2
faltaram
|
-------
|
Plano
de aula da 6ª série
Plano
de aula da 7ª série
Plano
de aula da 8ª série
Boa tarde. Você tem o projeto pedagógico da Escola Frei Daniel?
ResponderExcluir