1-A Formação e os problemas do Professor
Discussões
sobre os aspectos metodológicos e teóricos: São reservados aos cursos de introdução: metodologia ou historiografia.
O
problema é que quando outros
profissionais de áreas diferentes vão avaliar esse processo, não condiz com a
realidade, tem também o problema do
próprio profissional de história, que tem uma posição a respeito, mas não há um
contato com outros profissionais
QUEM
SOFRE COM ESSA FALTA DE SINTONIA É O ALUNO; COMO SE ESTIVESSEMOS LIDANDO COM UM
TIPO IDEAL DE ALUNO.
1.1-Problema::
Falta
de prática de investigação
Reprodutores
de uma ciência já pronta e acabada
Falta
de material teórico ou metodológico
Mostrar
uma prática mais sadia de ensinar, a praticar a própria ciência de treinar no
exercício de sua própria disciplina olhando em volta tentando mostrar uma
história viva, que permita ao aluno sua própria identificação social.
Existe
uma dificuldade em articular teoria e prática e teoria e método atualmente o
profissional que faz história, que busca
também está fazendo o presente
Professor:
manhã 7:30 as 12:00 –Teoricamente
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6
turmas da 5° série
|
Cada
turma com 30 a
40 alunos
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501,502.503,504,505,506
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180
no total
|
1.2-Necessidades:
O
historiador como agente de mudanças
1.3-Um Profissional e o Sistema. .
Insegurança
da concepção de História
Perdido
em relação a escolha do livro didático
Livros
com conteúdos antiquados
Sente-se
culpado por formação deficiente
Busca
por graduação, ou cursos de especialização e reciclagem
Isso
se torna um ciclo vicioso, pos a única segurança que lhe foi transmitido é a do
mito do saber.
Com
todos esses problemas o profissional acaba
transmitindo, e se tornando :
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Um Professor = Factual- Empiricista
|
Factual:
relativo a ou quem se baseia nos fatos.
|
Empirismo/
(empiricista): doutrina que admite que o conhecimento provenha unicamente da
experiência.
|
Na
verdade, nos sabemos que o profissional de história quando se depara com uma realidade tanto dos alunos,
que cada vez mais deficiente, mas por outro lado não lembra da forma
ultrapassada que ele está empregando prevalecendo a idéia do repassador de
conhecimentos e de informação.
Ele
crítica a má formação do educador, mas esse mesmo educador critica a má
formação dos alunos.
“Queremos um profissional de história
que seja capaz de transmitir um
história viva e não morta, queremos um profissional capaz de transmitir
um história na qual as pessoas possam se reconhecer e se identificar, porque para nos a História é
uma experiência que deve ser também concretizada no cotidiano, por que é a partir dela que construiremos o hoje e o
futuro”.
Dicionário
|
-Livresco:
proveniente de leituras e não de experiências ou estudos, tornando –se então
um saber livresco.
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-Historiografia:
Ciência e arte de escrever a história, estudo histórico e crítico acerca da
história ou dos historiadores.
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-Abstrato:
Que opera com a qualidade e relações, e não com a realidade, abster-se de representar a
realidade tangível ou imaginário.
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Teorização:
expo0r ou explicar por teorias.
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-Antiquado:
Que pensa ou age de maneira antiga, fora do uso ou modo desusada.
Ultrapassado.
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