Pólo: Belém
Plano e Aula
PQD V
Professor: Marcio Corrêa
Alunos:_________________________________/_____/_______
Daniela Souza
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Daniele Souza
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Nilton Sampaio
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Roberto Nazareno
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Rosiane Ferreira vale
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Soraia Ferreira
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Sebastião Pereira
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SÉRIE: 2º ano
Duração: três aulas
1-ASSUNTO:
Revolução Industrial
2-JUSTIFICATIVA: Mostra
para o aluno a importância da revolução industrial para a sociedade
capitalista, e mostrar as lutas sociais que ocorreram em protesto quanto a implantação desse sistema, que é responsável
por uma profunda desigualdade social.
3-OBJETIVO ( GERAL E
PARTICULAR): Construir uma abordagem critica sobre a revolução industrial,
mostrar que o capitalismo se tornou tão injusto quanto o antigo sistema feudal. Vamos
tratar da conseqüência direta no plano ideológico dos teóricos contrário a essa
revolução que será o socialismo,e dos
movimentos operários .
4- DESENVOLVIMENTO: (RESUMO):
Breve avaliação dos inventos que vão caracterizar a revolução, passando pelo trabalho
da manufatura até a industrial. Da
exploração da burguesia sobre os trabalhadores até os teóricos do socialismo
utópico, do socialismo científico, do anarquismo Mostrar o cotidiano do
trabalhador nas fabricas, lembrando os teóricos do salário mínimo que serviria
para auxiliar na riqueza dos donos de fabrica. e da posição da Igreja diante da
nova sociedade.que foi construída a imagem e semelhança da burguesia.
5-CONTEUDO (TÓPICOS):
1-Revolução Industrial: A
energia física se transforma em energia mecânica. O trabalho da monocultura
passa a ser feito em fabricas.
1.1-Porque a Inglaterra
foi pioneira ?
1.2-Teóricos da fase Monopolista.
Adan Smit: - A Riqueza das
Nações e David Ricardo: Defensor do Salário Mínimo
1.3-Questão Social: Porque com a revolução industrial vai se
constituir duas classes, a burguesia e o proletariado.A burguesia,
proprietária dos meios de produção, maquinas
e fabricas. O proletariado que
não era dono de nada, há não ser da sua força de trabalho, que é vendida a baixos preços. Chegavam a
trabalhar de 16 a
18 horas por dia. Contra essa exploração de uma classe que produz a riqueza,
mas não compartilha da riqueza, que se desenvolvem as idéias
socialistas.
1.4- Socialismo Utópico: Que vai abrir caminho
para o socialismo científico.
1.5-Socialismo Científico: Em
1848, Karl Marx e Friedrich Engels publicam o MANIFESTO COMUNISTA.
1.7-Sindicalismo: Antonio
Labriola e George Sorei.
1.8-Anarquismo; Bakunin e Kropotkin:
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6- METODOLOGIA: Aula explicativa,
sugerindo o debate, com especial destaque para o teórico Karl Marx.Exaltando principalmente da
teoria da luta de classe, essa parte da aula será exclusiva com duração de 40 minutos.
7: RECURSOS DIDÁTICOS: E OU
TECNLÓGICOS: Material Apostilado
8- AVALIAÇÃO / AULA:
Exercício.
9- BIBLIOGRAFIA:
* Schneeberger Carlos Alberto.
Minimanual Compacto de história Geral Teoria e Prática In: Schneeberger
Carlos Alberto 2º Ed. São Paulo – Ridel 2003
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* Singer Paul O Capitalismo In:
Singer Paul 20º Ed.São Paulo-Moderna 2002.
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