__________________________________________________ 18/12/2009
América Independente
Obs: Ericks Hobertbal
é marxista. É preciso comprar os livros desse autor que é muito bem
aceito pelos historiadores
A diferença entre um livro de
Jornalista e de historiador é que o livro jornalista só quer passar a
informação, sem investigação, o historiador passa até as origens é uma
investigação mais completa.
EUA: protestante
Inglaterra: era extremamente
católica, mas havia sido feito a reforma calvinista
Vicio na Colônia americana: era um vicio econômico, sobre as
oprimidas colônias
Religião
Futebol
Política
HISTORIA DAS MENTALIDADES:
O que para os historiadores é mentalidade é mentalidade,
para eles é realidade para se fortalecer, não mudar a sua cultura, estamos
falando dos EUA. Quantitativamente defender a sua condição cultural .
FORÇA –MENTALIDADE- LIBERDADE
BRUXAS DE SALLÉN:
Pobre é o que sobre o sacrifício,
EX: O TEATRO DA PAZ, não confiaram na estrutura que podia
desabar, por isso na sua inauguração eles enfiaram os pobres para servir de
cobaia.
EVANGÉLICOS: Chamam muito o nome do inimigo.
MACUMBA: não pode mais ser visto aos olhos do historiador
com essa visão por se tratar de uma visão preconceituosa.
INQUISIÇÃO: A maioria dos condenados na idade média pela
igreja eram pobres, mas também havia condenação de ricos que eram tomados seus
bens, acreditar que a igreja fazia isso por causa dos bens não é correto pós na
idade média a maiores condenações eram dos pobres que não tinham muitos
bens.
A DOMINAÇÃO DO HOMEM NA SOCIEDADE:
O texto tem uma sequencia lógica
_______________________________________________________04/
03/2009
ICONOGRAFIA
Imagem, que vão relatar uma situação histórica e como
utilizar em sala de aula uma imagem vale mais do que mil palavras, é mais fácil
de assimilar o assunto utilizando uma imagem junto com o texto.
IMAGEM LOGOMARCA
Coca Cola
Yamada
A criança começa a se
identificar com a imagem mesmo que ela não saiba o que significa,
IMAGÉTICAS:
Importância da imagem para as crianças.
HISTÓRIA EM QUADRINHO
SOBRE A GUERRA DO PARAGUAI
Carlos Felipe Figueira:
A Carta
Mesmo assim ela foi feita com exaltação.
“O DITADORES DO PARAGUAI”
Foram colonizados pelos Espanhóis,
Lideres:
José Rodrigues Gaspar de Francia
Francisco Solano Lopes
Um governo para o povo, acabaram com a propriedade privada,
onde ele passa a exportar, mas Buenos Aires, a elite argentina está envolvida
com a Inglaterra, e a elite do Paraguai não gosta dos lideres Paraguaios, por
isso ele fica isolado.
Mas permanece até a morte, esse erro de ficar isolado no
poder, e não depender da grande potência mundial, a Inglaterra acaba por
culminar a guerra,.
Industria de Base
Analfabetismo Zero
Questão Econômica
Paraguai muito bem economicamente, mas Brasil, Argentina e
Uruguai estavam submissos a Inglaterra
OS INGLESES DOMINARAM TUDO
Empréstimo ao Brasil, um pais pobre, e miserável onde o modo
de vida da elite prevalecia, na
escravocrata,nada mudou
COMPARAÇÃO DE DUAS SOCIEDADES
PARAGUAI RICO
BRASIL POBRE
A Inglaterra lança Ideologia: como se fez hoje contra o
Iraque.
Naquela época, Server ao exercito não era nada honroso, quem
tinha dinheiro procurava se livrar de servir ao exercito.Os generais ficaram
ricos pós existia soldados fantasmas
OS EXERCITOS BRASILEIROS ERAM COMPOSTO POR:
Bêbados, doente mentais, escravos que eram obrigado a servir; o objetivo dessa manobra de mandar
escravos era que a elite branca tinha medo que pela quantidade de escravos no
Brasil pudessem ficar muito fortes.
PARAGUAI: Ao final da guerra, eram recrutado criança, e
idosos, que morriam de cólera, infecção, as mães tentavam resgatar mas acabavam
morrendo.
Duque de Caxias: Segundo o historiador, foi um grande filho
da puta.
Dom Pedro II: também foi outro que roubou muito os cofres do
Brasil.
Se o educador errar, quem será construído de forma errada é
a sociedade, se o medico errar, acabou, mas a missão do educador continua
___________________________________________________________05/03/2009
História da América Independente
COMO TRABALHAR UM FILME EM SALA DE
AULA.
1º) RECURSO: DVD, computador etc.
CONTEXTO HISTÓTICO: Contexto
histórico, caso de amor enredo determina o recorte de um momento histórico
MENTALIDADE DA ÉPOCA:
RESGATE: È preciso voltar na
história para contar os acontecimentos.
............................................................................................................................................
O FILME
Igreja católica quanto detentora
do conhecimento do século XV e XVII
As bruxas de Salen, foi um
episódio ocorrido no norte de Boston, um lugar extremamente ocupados por
puritanos e calvinistas.
90% dos condenados eram pobres, por isso não
tinham bens que a igreja pudesse tomas
O movimento renascentista,
Humanista começaram a por em cheque a verdade da igreja, isso ocorria entre as
pessoas comuns também.
Ainda nessa época as pessoas
acreditavam muito em bruxaria, feitiçaria, mas havia interesses políticos religiosos
econômicos. Ainda existia os interesses pessoais no cotidiano das pessoas.Que
faziam as denuncias para ficar com bens matérias.
ECONOMICO
POLÍTICO
PESSOAIS
Nessa época era comum padres
transarem com freiras.
No puritanismo, a abominação pelo sexo
As bruxas de Salen.
Absolutismo, que quebra o
feudalismo
Problema das 95 teses
A mentalidade das pessoas foram, quando os puritanos foram expulsos, se
formou uma nova elite
TRANSI
MENTALIDADE
SIMBOLOGIA
Protestantismo se apropria dos
dogmas da igreja católica, a inquisição.
Seminário grupo 1 notas 10 e 6,0
O COMEÇO DA HISTÓRIA
A verdadeira história começa no presente, existe uma
preocupação atual em fazer uma história mais crítica
O povo sem história
Controvérsia entre registros
históricos Bíblia etc.
Nota 6,0
XVII narravam os fatos sem noção eram patrocinados por mecenas, Reis e a
Igreja católica
XVIII: Montaram provas, algo
mais investigativo
XIX A História
Cientifica 3,0 2 0,0
Simmelle;
Wilhum Dilth e Max Weber
Bergoniano:
A história se faz com
texto, o que significa que não se faz
com experiências .
A história era um ramo do
conhecimento que não era ciência.
A CRISE DA HISTÓRIA:
notas 6,0
Os fatos não podiam ser estudados separados historias são
passiveis de analisar investigação.
Tem que ser estudados em conjunto.
A história não é passiva mais ativa.
SENTIDO DA HISTÓRIA
A razão não se tira
da história eles costumam botar a culpa
no passado, a história é fonte de experiência humana tiram o passado como experiência para o futuro. II
Nenhum comentário:
Postar um comentário