FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA
DISCIPLINA: SOCIEDADE CULTURA ÉTICA E CIDADANIA
PROFESSORA: (M.A) SARA DE SOUZA RIBEIRO
LBN 10
Alunos:
Sebastião Pereira Viana Júnior
Edemir Mougo Von Paumgartten Júnior
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De acordo com as leituras do textos realizados, em
sala de aula, responda a seguinte questão!
Qual o conceito de Sociedade Cultura Ética e Cidadania? Em que momento
esses conceitos se fundem?
1.SOCIEDADE:
Por conceito de sociedade, entendemos diversos
aspectos, sociedade espírita é uma sociedade, indígena, capitalista etc., aliais, a sociedade é utilizada no dia a dia. Sociedade é onde tem cultura e
diversidade, diferenças e desigualdades sociais, como no Brasil. É onde as
pessoas passam a viver em estado cultural, os índios tinham uma estrutura
econômica, tinha um modo econômico sua
cultura e seus valores, antes do contado e continuam até hoje.
Para entender a sociedade brasileira, temos que
fazer um resgate histórico da formação desse país. Vieram europeus e africanos
de fora, e acontece a diversidade, cultural e biológica, o cabelo, olhos, fala,
portanto a estrutura física e cultural, o português “linguagem”, se fundindo com a
língua tupi etc. Franceses , alemães, conseguiram se comunicar.
Uma sociedade é onde as pessoas passam a viver em
estado cultural hierarquizado, os índios tinham uma estrutura econômica, tinha
um modo econômico sua cultura e seus
valores. A partir daí, cria-se regras e leis necessários para uma convivência
“pacifica”.
A sociedade Brasileira foi constituído por:
Europeus: impôs são os povos conquistadores os mais agressivos e os
verdadeiros selvagens
Africanos: escravos, culturas e valores e adaptação nas novas terras
Índios: já existiam foram subjugados, pela cruz ou
pela espada e resistiram bastante
“Muitos
outros povos indígenas tiveram papel na formação do povo brasileiro. Alguns
deles escravos preferenciais, por sua familiaridade com a tecnologia dos
paulistas antigos”. RIBEIRO,pp,34.
Para Darci Ribeiro; a sociedade se dá pela
miscigenação, dessa mesclagem dessa cultura entre o europeu a indígena, e o negro eles difundem
o negro e defendem o ensino do estudo africano, nas escolas. Uma sociedade não
pode ser entendida dentro de um laboratório a visão porque queriam fazer um
mapeamento genético, como um vírus se propagou na sociedade.
“Por ele a
idéia de formação social não deve ser confundida com a noção social global para ele i espaço é o mesmo
processo histórico. O composto econômico ou sócio econômico ele é apenas um
conjunto de situações de uma totalidade, em existência de tensão, em movimentos
de um grupo” SANTOS, pp,241
Para TALCOTT
PARSON, “para quem a sociedade dele é vista como um sistema global, articulado
os subsistemas econômicos, políticos, religioso etc. cada qual com uma função
especializada”. SANTOS,pp,241.
A sociedade está
relacionada com o espaço, e ao mesmo tempo em que a dimensão está
permanentemente ocupada e se ajusta em decorrência da realidade econômica e
social, mas que apo mesmo tempo sofre influência da mesma.
1.1-CULTURA:
Em sua jornada o europeu, passava pelo Inferno
Atlântico, o mar tenebroso. Que era os indivíduos que se deslocaram para a
America, com pensamento e crenças, que essas pessoas vão formar a nossa sociedade traziam consigo,
todo um contexto cultural e interesse de
exploração, assim entendemos que eles
são os nossos ancestrais, no 1º
processo se caracteriza por ocupação, e reconhecimento da área. O 2º contato já é outra realidade, de um
processo de escravidão e massacre etc. E as três grandes matrizes que formaram
essa sociedade. Índios europeus e africanos, ficaram envolvidos nesse processo
violento de uma nação que nascia a partir desse contato conflituoso.
O que faz esses indivíduos se lançar em outras
terras. Hoje a concepção daqueles
indivíduos que vieram para a America colonizá-la ou explorá-la. Esse
individuo era muito voltado para o misticismo, é através
desse choque cultural, o europeu, passou a
querer difundir a fé católica, e o comercio paralelamente.
O europeu vai
se visto como moderno e racionalista, esse individuo se achava o dono do
planeta ele passa a se denominar “senhor dos mares”. Eles encontram índios com
valores diferentes dos seus, ele vai subjugar o índio “subjugar a cultura do
outro”, chama-se etnocentrismo.
“Havia a perseguição pela igreja católica, eles
pegam esses indivíduos e expeliam na
America, vieram 60% o que a Europa não queria mais, são esses indivíduos que
vão formar o inicio a nossa sociedade”,e da nossa cultura.
Constroem obras, profissões, culturas, diversas, ela
passa através da linguagem os seus conhecimentos. Eles começam a migrar para
outras regiões e a mentalidade que fez a Europeu chegar à America, e ele trás todas
as suas culturas, medo crenças etc. escrita a idéia e criaram a necessidade de
valorizar a sua cultura essa se chama
etnocentrismo (etnocêntrica).
Cultura é
tudo aquilo que as pessoas cultivam,
seja em termos da agricultura , do conhecimento da arte, ou mesmo de hábitos ou
costumes . É tudo aquilo que o homem
vivencia realiza e transmite por meio da linguagem, ou seja a cultura está
relacionado com os conteúdos simbólicos da vida. “Paixão, pp,10”
Entende-s na citação que cultura, é tudo aquilo que é produzido pelo homem, e
compartilhado de forma significativa, pode ser um artefato, idéias, danças,
musicas, etc. O que se produz e transmite.
1.2-ETICA:
A mistura de
uma sociedade de grupos, valores, visão de mundo, passa a ser misturar a forma a cultura ,
quando nasce, começa a se inserir, ele começa mostrar a sociedade, a escolas, a
religião, historinhas, etc. Fazem parte de nosso processo cultural, se passa
determinado valores, de que é certo e errado.
As verdades que são impar,
ela é o momento, em que o iluminismo se manifesta, ele passa a ser valorizado,
e se culturas não expressa pela questão da fé, da religiosidade, é ele que
julga, através da visão de Deus, ele passa a criar punições e regras de acordo
com o que Deus quer, sobre o que é certo, e errado. A questão a
partir do iluminismo ele pensa de forma racional, a ele passa a questão,
mas o que é certo e errado. É importante discutir o que é tica.
A ética passa a andar em vários setores, da sociedade, como
educador, temos que ter muito cuidado com o nosso posicionamento, porque vai
influenciar os nossa alunos. Que tipo de professor fala de ética, mas não se
comporta de acordo com aquilo que fala?
Ética na Sociedade:
Ética no processo de formação dos alunos
Ética no processo de formação do docente
O que é ética, o trabalho de pesquisar passa por um
processo de ética, para ver se não
ofende ninguém. Quem nunca foi motivo de criticas, por tomar atitudes corretas, passa a ser
ridicularizado pela sociedade, trabalhar
com formação de individuo, tem que ter cuidado com o teu posicionamento,
exemplo: Se você trabalha numa escola evangélica, e vai para o terreiro de
Umbanda , não é coisa correta.
Em cima da instituição, nosso trabalho, o plano de
aula, ainda hoje tem outros valores, que fazem partir da nossa cultura no
governo é difícil as questões do uniforme, aluno, não pode se diferenciar.
Ética é a questão do respeito, mas não
copiamos e acabamos e nos leva a interpretar.
A ética na modernidade, não fica presa apenas a
instituição escolas, ela abrange todo o cenário social. Ela se expõe a
CONSCIENCIA, ESSE PROCESSO SÓ SE DÁ ATRAVEZ DA EDUCAÇÃO, QUE É A RELAÇÃO DESSES
DOIS APARELHOS, ideológicos, e educação e
ética. ETICA: é ter valores, e
saber respeitar os outros, o julgamento é exato, é um mecanismo de defesa, se age certo, respeita todos. Vão
equilibrar. Refere-se ao núcleo moral de
uma sociedade, valores necessários ao convívio da sociedade, brasileira, entre
os valores, estão, não humilhar e
subjugar, os diferentes, respeitar as diversidades, isso é ética.
1.3-CIÊNCIA E O MOMENTO DA FUSÃO
ENTRE SOCIEDADE CULTURA E ÉTICA
A Ética a cultura e sociedade, se entrelaçam, nesse
contexto, social d encontro entre as
cultural, a ética veio sendo debatido desde a antiguidade, quando alguns
filósofos debateram esse assunto, e produziram. A ética atual, não é a mesma de
autrora, ela veio se modificando s longo do tempo, como no contexto histórico
que vamos explicar:
No processo de encontro entre as culturas, muitos
demônios que vieram para cá, para
nossa região, se fundiram com os
existentes aqui, é por isso que essa cultura mitológica, é tão presente em nossa sociedade. Se compreende a cultura a partir de nossa raça gênero, etnia. E aspectos sociais, políticos e econômico
.
A demonologia É visto como um campo complexo do conhecimento
revolucionário com o surgimento do moderno pensamento voltado para a
investigação do pensamento moderno antisuperticioso, diferenciar o pensamento,
os demônios da religião e da magia.
Do que se imagina e de que se comprova o moderno vai
justificar as coisas através da ciência
da superstição . A ciência teve papel
fundamental na demonologia para o europeu, o individuo estava em estado
primitivo de natureza, para o europeu. Por
isso a catequese é importante, ela tira esse sujeito de seu estado primitivo.
Momento importante da chegada são dois: 1º ciência: Expansão marítima
mercantilista, 2º religiosidade: a America vai comprovar que as crenças de
forma física e do próprio inferno no Brasil, passou a ser o paraíso depois o
purgatório e o inferno.
A partir de que momento nos tivemos contato com a
ciência, o conceito de sociedade a fundo, o que é uma sociedade passamos a uma
assimilação bem distante. As primeiras
foram na África, em um momento o ser humano domina a natureza antes esse homem
migrava, ele passa a se fixar no local, surge as estatísticas mais complexas, e
uma organização que vive a partir de um líder e de regras.
A retomada da consciência vêem no período pós
guerra, desenvolvem-se organismo internacionais, os vencedores vão se reunir
para formar um projeto de desenvolver a
questão da economia dos países derrotados, a preocupação era com a
economia, não foi preocupação com a cultura, e o bem das pessoas. Foi à questão
da economia criou-e o FMI, o Banco Mundial. Mecanismo que impõe empréstimos e
com isso cria dependência para outros países pobres.
A preocupação, o desenvolvimento humano, cria-se a UNESCO,
a ONU, junto elas vão criar mecanismo para desenvolver projetos, isso no século
XX, projetos educacionais para a America latina e áfrica. Essas organizações ocidentais, eles impõem a sua cultura, ou
seus valores, desenvolvem e passam a ser uma forma de subjuga a America. O
objetivo desse projeto educador era apenas em formar mão de obra para o mercado
de trabalho!
Como fica a situação do Brasil, recebendo uma carga
cultural vinda dos EUA isso passa a ser imposto, é diferente, da nossa
realidade vêem o processo de alfabetização, o desenvolvimento cultural, é um
projeto, mas a nossa realidade não comporta esse processo, começa o processo de formação de cidadãos.
Para o estado, nos não podemos roubar, matar, tem
que pagar o imposto, o cidadão que compõe esse sistema sem infrações é ético.
Diretrizes da
educação, saúde, lazer, cultura,
diversidades, tudo de qualidade, políticas publicas, segurança, educação, a
questão da ética, e moral, se confunde, ela tem um principio laico e
especifico, a ética e a profissão projetos de pesquisas, se a pesquisa não
passar no conselho de ética, ela não é publicada, não pode ofender ninguém.
A ética passou por mudanças, a ética quer se
discutia na Grécia antiga não é mais a mesma, muito se perdeu ao longo do
tempo, assim como a sociedade é mutável, a ética também se modifica se modifica com o tempo.
No Brasil a
escravidão, já foi um bem privado, hoje é fora de questão, é antético fazer algo análogo a escravidão, não pode
fazer, mas vivemos numa sociedade que é ético explorar o trabalhador, a lei
protege o burguês, com alguma regras e benefícios, ele pode explorar o
trabalhador. Essa ética que nos vivemos, é toda para manter a sociedade
capitalista, tem que seguir as regras que eles impõe, quebra – lá, é crime,
mas quem sabe isso não muda um dia.
CONCLUSÃO
Por fim, concluímos que o europeu e os índios que se
encontraram tinham aspectos diferentes, embora o europeu dotado de valores
religiosos, e um forte interesse econômico, ele viria acabar subjugando esse
nativo, mais tarde seja pela crença, seja pela força da espada e pela
escravidão.
Embora acontecesse o hibridismo, da América pré
colombianas e Brasil, ainda sim o catolicismo e o protestantismo sendo culturas
da elite branca acabaria por prevalecer, fundidas com outras cultural e
religiosidade de aspectos diferentes,
seja ela com adaptações ou com puro radicalismo, mesmo assim houve uma
fusão nas culturas. É esse o contexto que se dá na formação da sociedade
brasileira.
Nesse contexto social, se deu a retomada de
pensamento, sobre ética, valores, etnocentrismo, que foram repensadas anos mais
tarde, por intelectuais, a igreja não pensava, não respeitavam só queria impor
sua catequese.
Embora a ética viesse a ser pensada no pós guerra,
ela ainda é voltado para uma condição de subjugar os países da America, através da
globalização. A ética que nos vivenciamos e estamos sendo doutrinados, é de toda de uma perspectiva capitalista, e para
a sociedade capitalista.
REFERENCIAS :
BARBOSA Ival Rebelo
Júnior. Currículo e Diversidade
FAUSTO. Boris. Historia do Brasil, São Paulo. Editora da Universidade
de São Paulo, 2013
RIBEIRO. Darcy. Povo brasileiro a formação e o sentido do Brasil. São Paulo, Companhia das letras,1995.
RIBEIRO, Josué Stenio da paixão. A Formação do Povo Brasileiro e suas
conseqüências no Âmbito Antropológico.
SOUZA Laura de Mello. Atlântico demonologia e colonização século XVI e XVII. São Paulo, Companhia das Letras, 1993.
SANTOS Milton . O Espaço Dividido,
Edusp, 2004
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