(PARTE 1)
FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
ALUNO: SEBASTIÃO PEREIRA VIANA JÚNIOR
Disciplinas do Ultimo semestre
Caderno de anotações nas aulas no período
de janeiro a Junho de 2016
Agradecimento especial a todos os
professores que fizeram parte da minha formação, durante o curso de historia,
minha admiração, a eles pela competência e pelo repasse de conhecimento.
Sebastião júnior
Segunda Feira =>25/01/2016
CURRICULO
E DIVERSIDADE CULTURAL
PROFESSORA:
NILMA DO SOCORRO NOGUERA MACHADO
WALTER BRAGA DA SILVA BRAGA
Terça Feira =>
26/01/2016
SOCIEDADE
CULTURTA ETICA E CIDADANIA
PROFESSORA:
SARA DE SOUZA RIBEIRO
Quarta Feira =>27/01/2016
LINGUAGEM
E MEIO DE COMUNICAÇÃO
PROFESSOR
RAIMUNDO DE ARAUJO TOCATINS
Disciplina Online =>16/06/2016
HISTORIA E
SEUS CONCEITOS “disciplina online”
PROFESSORA: ANDREA DA SILVA PASTANA
Termina um ciclo começa outro 30/06/3016
Amanhã será um novo dia
Da UEMA para o Ipiranga, Quando inicie no Ipiranga,
depois de ter perdido a UEMA, ainda estava com resquícios dos problemas pessoais, fui buscar forças na
“consciência”, de que eu tinha que concluir esse curso. Muitos ficaram pelo
caminho, nem todos insistiram.
Tive muitas turmas, e muitos amigos, pessoas e
professores vêem e vão, nunca mais nos encontraremos não nas mesmas condições a
qual nos encontramos, tudo muda, tudo se
transforma, nunca mais nos encontraremos na mesmas perspectiva do senso comum
na academia e superada para o cientifico. Idéias ideologias marcam nossa vida e
ficam para sempre.
Esse foi o ultimo semestre das faculdades Integradas
Ipiranga, no curso de Historia iniciado em 2006 pela UEMA, foi lá que entrei em
contato com o marxismo. Por problemas não consegui concluir nessa universidade.
Recomecei tudo novamente, desta vez nas Faculdades Integradas Ipiranga com muito orgulho, hoje 30/06/2016,
fiz a ultima prova do curso, concluindo a graduação que começou dez anos atrás em historia.
Não foram os mesmos amigos da UEMA, nem o
diploma da universidade que tanto
gostei, mas em contrapartida, concluí
com, novos amigos, e o aprofundamento dos conhecimentos e o marxismo que
defenderei com orgulho.
Tudo na vida é um
ciclo, assim como este terminou, começa um novo ciclo em minha vida a de
professor de historia, ética, valores, respeito, busca pela igualdade social,
foram os sentimentos e valores que
defendia na teoria na faculdade Ipiranga, nos debates nos seminários. Agora nos
vamos para a pratica na sala de aula.
Obs. Um professor nunca deve dar
como verdade absoluta, e determinada sobre
algum contexto, determinar o desfecho de algum contexto histórico é um
erro, porque você está dando uma visão “teleológica da historia”, como a Bíblia
que tem começo meio a fim. Na historia não podermos determinar um assunto, nem
consolidar algum temática dando um fim, a historia ainda está em construção,
ninguém pode prever o que vai acontecer.
Sebastião
Júnior
21/06/2016
MOTIVAÇÃO
È você não vai acreditar, mas você cabia aqui, eu
segurava você e dizia esse menino vai ser o melhor menino do mundo, esse menino
vai ser melhor do que qualquer um que conhecemos, e você cresceu bom
maravilhoso. Ai chegou a hora de você ser adulto e conquistar o mundo, e
conquistou!
Mas em algum ponto desse percurso, você mudou, você deixou de ser você, agora
deixa as pessoas botarem o dedo na sua cara e dizerem que você não é bom. Eu
vou dizer uma coisa que você já sabe, o mundo não é um grande arco Iris, é um
lugar sujo, e sombrio, é um lugar cruel que não quer saber o quanto você é
durão, vai botar você de joelhos,e você vai ficar de joelhos para sempre se
você deixar.
Você eu ninguém vai
bater tão duro como a vida, mas não se trata de bater duro, se trata de
saber o quanto você agüenta apanhar, e seguir enfrente, o quanto você é capaz
de aquenta e continuar tentando. É assim que se consegue vencer, agora se você
sabe o seu valor, então vai atrás do que você merece, mas tem que ter
disposição pra apanhar e nada de apontar dedos dizer que você não consegue, por
causa dele ou dela ou de quem seja.
Só covardes fazem isso, e você não é covarde! Você é
melhor do que isso, é assim que se
consegue vencer. Não diga asneiras, tu ganharas és o homem, mais forte do universo, se você usar todos os
seus poderes, tu poderás ganhar qualquer
um, lute com todas as suas forças.
Fonte: youtube; motivação de um Sayajin
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
CURRICULO
E DIVERSIDADE CULTURAL
PROFESSORA:
NILMA DO SOCORRO NOGUERA MACHADO
25/01/2016
OBS: estou pagando
essas disciplinas.
FORMIGADINHA
Ela tem déficit de atenção dislexia, o pediatra que
diagnosticou, foi reprovado na escola procuraram outro modo para a formigadinha
aprender. Na escola especial toda mundo era igual ela ficou reprovada na escola
comum a escola é lugar de aprender e ser feliz.
CARACTERISTICA DA ESCOLA NO 1º MOMENTO (ESCOLA
TRADICIONAL): exclui o aluno, se o aluno é hiperativo tem dislexia o pedagogo
não pode das laudo, ele pode supor que tem um problema. Eles não conseguiam
ensinar a formigadinha se organizava em 1º 2º 3º 4º 5º Ano o8 seja fundamental
e médio, era uma forma de classificar e servir os alunos ela é algo que a
formigadinha quiser ela tem que se adequar a essa escola.
O currículo
numa escola tradicional, em oposição a esse currículo é a escola inovadora.
Pode acessar o site do MEC se cadastrar
e contribuir.
CARACTERISTICA DA ESCOLA NO 2º MOMENTO (ESCOLA
VIVA): A escola viva é metodologia e recursos, escola inclusiva que atende
todas os diferentes como assegurar a lei, nos torna são todos iguais. Apesar
das características diferentes.
Uma nova organização alegria felicidade, ele se
diferencia os alunos brincando , lendo poderia com cadeirante o currículo é
rico diversificado. (é uma escola inovadora).
DIVERSIDADE CULTURAL: Uma mente mais aberta que respeita aas diferenças trabalha as
questões, etnia, questões sociais, .Currículo para os ribeirinhos. Currículo para os quilombolas etc. Ementa diretrizes curriculares,
nacionais o currículo hibrido e a polarização das diferenças. O currículo e os
valores do cotidiano. “Paulo Freire pedagogia do oprimido”
A queda das torres
gêmeas a questão de valores questão religiosa o jornal da sua visão, e a
diversidade cultural.O jornal Frances debocha das crenças, islâmica, em
represaria eles matam os jornalistas.Brega Funk, em Belém e no rio eram
marginalizados não tocavam nos salões. 0s princípios pedagógicos da educação brasileira hoje, tem
que entender a cultura local entender
a penalidade democratização da educação
brasileira ludicidade: princípios pedagógicos, de 1º ao 5º ano.
AXECOLOGICO: VALORES : ética, valores da igualdade, a questão da
estética é beleza (não é fazer cabelo ), é buscar a diversidade da cultura. A
criança que lê Monteiro Lobato,,
Formigadinha vai escrever textos muito bons, na
frente. Ética política da
igualdade estética, está no PCN ensino
médio
CURRICULO HIBRIDO: a pessoa como
católica tem seu espírito, tem o seu
valor, mas a escola , em que ser um espaço neutro.nem excluir nem privilegiar.O
professor bitolado e religioso como é que ele vai trabalhar com os alunos que
são muito diversificados.Tem que
trabalhar com a ética
Uma mistura de valores
(agora a gente não vê mistura, mas se misturam). Passamos no hibridismo pode
ocorrer se alguém vai trabalhar no Sul mas fica as comidas, ele vai apreciar um
churrasco um chimarrão etc. Assume pedaços de outra cultura.
OBJETIVO GERAL: Compreender as concepções teóricas e suas relações na
construção do conhecimento na sociedade Atento aos dilemas do multiculturalismo
e aos desafios curriculares no novo milênio, enfrentando pelos sujeitos da
comunidade, educacional numa perspectiva histórico política cultural, o
professor deve ser ético.
ESPECIFICOS: Compreender as teorias de currículos no processo de
construção .
PROCEDIMENTOS METODOLOGIUCOS: no principio do dialogo.
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA: processual e acumulativa ela aliena se ele
tiver baixo, mas era interessado, mesmo com dificuldade eles foram participativo,
a media é 7,0.trabalhos coletivos, individuais se necessários.
Freqüência 75%
Provas
N1-14/03
N2-09/015
N3-06/06
AMD não tem mais currículo fundamental e médio e infantil
Segunda chamada:
marcar com a própria professora, em 72 horas.
E-MAIL: pedagogiaplpn2@gmail.com
Senha 20152018
Elaborar a
disciplina de cada
Contendo objetivo
CURRICULO CONCEITO E TRAJETORIA: o que é o currículo, as qualificações
e informações esse é o currículo para buscar emprego, habilidades, (dados
pessoais). Na escola: Conjunto de métodos currículo envolve uma avaliação contendo programa experiências,
lista disciplinas avaliação, formação humana.
A experiência do aluno e professores também esta
ligado a formação humana, deve estar falando ma inclusão experiência escolar.
As disciplinas estão claramente de fazer o aluno ler. É o termo política que
permite vários significados.
MULTIDISCIPLINALIDADE DE USOS: rol das disciplinas,
organização geral da escola, conjunto de atividades experiências e
aprendizagens escolares. ESCOLA ENSINO FORMAÇÃO E PROFESSORES.
Se ele está participando da teoria e pratica relação
teórica e proteção tem deficiência O Ipiranga de diferencia da Federa, sua
proposta é formar professores. Precisa conhecer o desenvolvimento humano formar
o individuo.
FACULDADE
IPIRANGA: METODO OU CURRICULO
1º=>Eixo formal disciplinas pedagógicas. pode
variar com disciplinas pedagógicas e especificas.
2=>Área quase entrando nas disciplinas
especificas.
3=>especifica. Historia, biologia pedagogia etc.
Os professores que
escolhem
Por conta da reclamação eles alteraram as
disciplinas e alternaram entre pedagógicas e especificas pedagógicas, pedagogo
tem que conhecer a historia. Tanto o
pedagogo como o profissional da historia os alunos tem buscado na formação, se
eles se isolarem no seu eu sozinho, elevai
ser visto de forma ruim. O adolescente está se formando, ele está na
fase de confrontar, pai professor, autoridades.
Vários significados/ POLISSÊMICO: permite vários
SIGNIFICADOS (CURRICULOS).
Etmologicamente: raiz palavra latina “currículo”,
significa, caminho, percurso a cumprir, trajetória, mesma trajetória a cada momento eu vou se transformando, o
currículo continua a ser freqüentemente identificando, o “plano de aula” .
Senso comum + conhecimento cientifico
É necessário rever a jornada e construir a bagagem,
que tipo de sujeito formar (sujeito passivo), o aluno não sabe o que fazer o
professor diz mesmo “não menino copia”.
A criança não vai questionar nada, em pedagogia do oprimido, o domínio do homem
sobre o homem, permite uma reflexão.
Se aceito a opressão é a escolha própria diferente
da pessoa que não tem como se defender, refletir sobre a TRAGETORIA de vocês e
quem influencia em professores que fez mudar a vida de vocês, “no meu caso
foram Karla Marx, Max Webber, Paulo Freire, ...”.
O currículo da escola fechada não inclui hoje mais é
currículo, A imenta e o currículo da faculdade.O que é o currículo? No caso do
currículo, quem é o currículo que queremos formar. Qual é o tipo de ser humano
que queremos formar desejável, um determinado tipo de sociedade.
Racional e ilustrado modelos humanistas. Otmizadoras e competitivas: Modelos tecnicistas, e
neoliberal. Desconfiado, e critico, dos arranjos sociais existente modelos
críticos. O Enem é o neo liberalismo o
ser humano tem o lado cultural social, psicológico.
ATIVIDADE BIG
BROTHER
Índice a mídia e em aparelho ideológico do estado, fazer a
relação do Big Brother com o currículo envolvendo a CULTURA;
Como é que se
caracteriza o currículo do Big Brother.
Os primeiros tinham
o que?
O que tem haver
diretamente isso com a visão critica.
Matérias e livros
didáticos
Métodos como se
ensina o que incluem
01/02/2016
CURRICULO:
Trabalho do Big
Brother
Acredito que tem uma mesclagem entre superior e não
superior. Mas não era nada disso, a professora falou que o big brother é um
programa que aliena as pessoas.tem médicos advogados professores, a turma
concluiu que eles não tem ética nenhuma, é uma MESQUINHARIA nesse lixo
cultural. Currículo de fofoqueiro é o que mais chama atenção, mesmo assim
existe uma mistura de regiões do sul e do norte.
Essa historia de formar criticidade não existe,
nesse programa, como em sua maioria de programas da TV.
PROFESSORA: OS ASPECTOS econômicos raça etnia
gênero, cultura híbridos quando se junta pessoas de várias regiões há um choque
ocorre preconceito etc. acredita-se que vai SER EDUCADO PARA que o povo sego quer ver baixaria. E ele acompanha.
Shopping, estudos culturais,. Culturas envolvem raça
etnia preconceito tem que trazer o tema para a sala de aula, não veremos no
nosso caso até que ponto somos éticos. A questão da ética, ele contribui para
alienar cada vez mais As pessoas “ A questão da ética não existe, ela contribui
para alienar cada vez mais as pessoas Em
momento algum a mídia está preocupada com a questão ética, mas com a questão
da “economia de celebridades”, como Grasy, Sabrina vão trazer lucros para
eles. CURRICULOS: Globo, multishow, internet, e esse o currículo deles.;
No Big Brother, não se forma o sujeito critico, não
existe isso. Ver novela e programa de
entretenimento tem outro olhar, tem que ver que valores são trabalhados no
programa, tem que e dá classe media alta, ai o pobre vê e quer como eles.
CULTURA MEDIOCRE DA CLASSE MEDIA ALTA: nesse momento
a professora deu o exemplo da novela que a família de classe media alta fez um
quarto para a filha receber o namorado por causa do risco de ficar na rua, ai uma amiga dela chegou em sua casa e
disse, tu ainda não fez o quarto para a sua filha receber seu namorado? Então a
professora recebeu, claro que não se ela quiser ela vai pro motel aqui é casa
de família, não quarto de motel.
A professora concluiu dizendo que o pobre vê essas
coisa na teve e quer fazer igual, isso é a cultura de cima imposto pela mídia
influenciando de forma imoral a cultura de baixo ou a classe baixa. As pessoas
passam a querer repetir os valore da novela.
Outro exemplo que ela deu foi o Chaves enganando ma
dona Florinda ao quebrar um ovo e falar que todos quebraram e o garoto rir
disso que foi um roubo. A novela não
propicia a criticidade, mas a alienação, tem que se dispor e ter uma
leitura mais critica “tirar toda aquela carapaça suja que envolve esses
programas”. Esse olhar e para a gente reformar a nosso olhar ela falou que
tinha que assistir a novela para ela poder argumentar, teve uma musica que
vendia a miséria humana, porque que eu tenho que me conformar com a
pobreza. Tem essas musicas, mas tem
também um Gonzaguinha, CHICO BUARQUE, Djavan, etc. esses cantores melhores.
CURRICULO CONCEITO
E TRAJETORIA:
Multiplicidade de
uso, o Big Brother é um currículo, ele muda com o tempo,
No currículo tem
que ter:
Objetivo
Disciplina
Conteúdo
Procedimento
Currículo é polissêmico, que
permite muitas definições, tem que ver a
que grupo está se referindo que categoria. Nesse currículo para enriquecê-lo ,
tem que ter cursos palestras , oficinas
etc. Nesse processo aqui foi que influenciou para nos chegar ate aqui, a função
da escola e de modelos de conduta.
Qual é a missão da escola como elas
querem formar o homem.
Currículos
Prescrito: já está presente na
escola e nos aceitamos
Apresentada:
Traduzida:
Trabalhada:
Concretizada :
Faz o currículo mas analisar as avaliações vai ser por momento, mesmo
após selecionar o adjetivo .
CURRICULO: DA SERIES iniciais na escola, entrava em fila dos meninos e
das meninas, hoje fica sentado, encostado no muro etc. hierarquia é currículo,
ocultamento, o povo traz da turma é La atrás que é a turma da bagunça, na frente e os estudiosos. O conhecimento não
é exterior, ao poder pó mapa é ampliado para excluir o processo de dominação centrados na raça na
etnia no gênero e na sexualidade
CURRICULO: PROJETO DE SALA DE AULA, plano de aula, projeto de pesquisa,
cronograma escolar etc. Currículo real é
o que planejar, acontece agora, e sofre interferência das variáveis carga
horária da semana etc . Currículo oculto: forma de se posicionar mudar aulas,
receber imprevistos, uma mensagem de poder e ele acaba reproduzindo essa
conduta lá fora.
15/02/2016
Currículo e
Diversidade Cultural
TRABALHO
1-Currículo
2-Conhecimento
(escolar)
3-Cultura
(diversidade e multiculturalismo
(líder da leitura);
Tirar um líder para fazer a explanação para socializar
Apresentação
próxima aula:
Trazer um cartaz
E trazer nela as
palavras chaves e explicar esse trabalho.
CONHECIMENTO (ESCOLAR) MINHA EXPLANAÇÃO
Entendemos que ao repasse do conhecimento é
importante passar um amplo leque de conhecimento e de qualidade para que o
aluno possa até dar referencias do seu mundo
e seu cotidiano e assumindo umas posição de ser transformador ativo na
mudança de seu contexto. (essa parte deixa aberto jornal teoria historia)Ele
deve ter consciência de sua posição no mundo, e de sua cultura.
CONHECIMENTO: Entendemos por essa vertente, um projeto que se
elabora nos sistemas escolares,
perguntas relevantes como que tipo de conhecimento e produzido pelo sistema, e principalmente pelo contexto
social e econômico.
O CONHECIMENTO ESCOLAR
QUE ASPECTO
CARACTERIZAM?
QUEM CONSTROI?
ONDE?
O conhecimento escolar é de uma esfera educativa, ou
seja vemos o conhecimento escolar com um tipo de conhecimento produzido pelo
sistema escolar e pelo contexto social e econômico isso constitui um sistema de
relação de poder entre esse aparelho e a
sociedade e a hierarquia social também é uma realidade
NESSE CURRICULO se constitui uma perspectiva dos currículos que é
a sociedade, é onde as instituições que
é onde se produz esse conhecimento que são as instituições. E a importância da
união entre essas duas instituições
(SOCIEDADE E ESCOLA)
Nessa relação de poder
na elaboração desse conhecimento vai ter mais influencia na escolha das teorias
desse conhecimento. O conhecimento passa por um processo de descontextualizarão
e recontextualização.
(Que conhecimento
defende o autor para a explanação nas escolas)
NOSSO TRABALHO
Sebastião Pereira
Viana Júnior (líder da leitura)
NA CARTOLINA
1=>Teorias
2=>Poder
3=>Escola
4=>Sociedade
07/03/2016
CURRICULO E
DIVERSIDADE CULTURAL
PROFESSOR:>
WALTER DA SILVA BRAGA
Ele quer tornar as coisas mais próximas da
realidade, ele diz que precisamos de atitude, a parte teórica, mas é preciso a
pratica no real.O MEC tem um ramal de
currículo cultural, e diversidade.é eles que passam esse currículo, e as
escolas não procuram ver a realidade dos
alunos.
HISTORIA DO MENINO LOBO; Mogle, tem o desenho e o
filme. Basicamente essa criança foi educada naquelas condições, (isso é só um
contexto para entender o currículo). O que já foi criado tem os autores, eles
propõe uma o pessoal é parecido cm a historia de Tarzan, que foi criado por uma
macaca. O Mogle foi por lobos, a loba o criou.
Eles estava envolvido
no meio peculiar, que demandava aquela experiência aquela realidade, esse é o
currículo, que é tudo aquilo que está
ofertado, na escola, de preferência a criança vai ter aquela característica.
As vezes tem
crianças que tem os pais semi analfabetos, e outros tem pais mais
alfabetizados, e mais culturalmente envolvidos, e logo essa criança vai se
desenvolver mais, mas isso não quer dizer que a criança dos 1º pais citados não
vão poder se desenvolver. A função da escola é equilibrar essa diferença
social, entre as crianças.
Tem aluno de várias áreas, uma tem acesso aos bens
culturais, outros não tem tanto acesso assim. A cultura A ESCOLA devia pensar o
currículo para mediar essas diferenças, na cultura das crianças. Nos deveríamos
pensar que currículo é esse, para
trabalhar, o que cada um tem será que ele tem acesso realmente a filmes, e
outras culturas.
QUAL É O PROBLEMA:
Cada escola devia pensar o seu currículo devido sua realidade, e
particularidades, a grade curricular é ? Ela pelo algo estruturado formatado
ela pela Seduc. Semec. E estuda como parte diversificadas. Estudos Amazônicos
ele vai no Google, não vai no contexto do que a escola está assediada ai a
escola não tem cara de escola, mas de um processo elitizado.
Daqui a 20 anos, tudo pode mudar, então nos não
poderíamos mais conhecer como eram os
costumes etc. mas na escola, nos vamos saber como é,. Porque ela nunca muda é
sempre a mesma coisa. Linhas gerais, não se pergunta o que se gosta, qual a
realidade as particularidades as peculiaridades próprias não se pergunta mesmo
a escola tendo autonomia, não se fazem
porque dá trabalho.
PROJETO POLITICO PEDAGOGICO: pode se contidos alguém
para fazer, mas fica arquivado, não apresenta a realidade daquela escola, não
está tendo uma contextualização.
A escola antiga da época que era tradicional, tinha
que ler um livro grosso, o que não é a realidade hoje, e que relação esse livro
grosso tinha com a cultura, com ma política,
com o contexto social que ele vive. Mas era a educação que se empregava
no momento, isso para ele era educação.
Quando se pede vêem asfaltar a rua que nos votamos
em você, a compreensão e políticas daquelas pessoas é nenhuma (zero), a
política não pode ser uma moeda de troca, se aquela comunidade tem uma tem uma
vida de acesso a cultura etc. exigir que
se asfalte uma rua em troca de voto, é o cumulo da ignorância, a política é
para abranger a consolidação de uma vida digna para a sociedade asfaltar uma rua
é muito pouco e coisa que não é favor é obrigação dos governantes.
Essa questão de voto em que asfaltou se consolida
historicamente, se dá um pouquinho do que merecemos, nos agimos em prol de uma
“elite dominante”, não trabalhamos uma
política existia voltada para a
realidade. Um processo educacional voltado para a elite,e elaborado por eles.
Cada professor deve ser voltado para transformar o aluno, a meta de Alienar-se
e não conseguir, será culpa sua. Nos podemos fazer mais não podem ficar preso a
estruturas normativa, temos que desenvolver mais para o aluno.
O professor ma formado não consegue qualificar o
aluno porque ele acredita no Liberal, no Diário. Ele deve fazer uma leitura e
desconfiar, desconfiar da Globo etc. Porque o Liberal defende o governo e o
diário não.
ESCOLAS PARTICULARES: Trabalha muito para fazer o aluno preparado para
ingressar na universidade
ESCOLAS PUBLICAS:
tem dificuldade na formação intelectual,educa de forma de variedades.
O Brasil é uma sociedade que tem um processo avesso:
a elite dominante estuda em escolas particulares, e vai para a universidade
publicas, o pobre estuda em escolas publicas e vai para as faculdades
particulares. Claro que tem as exceções.Exemplo: o GAROTO QUE Passou em 9
vestibulares, de medicina, não é um mérito da escola particular, é mérito dele,
90% da população é pobre 10% é da elite dominante.
O sistemas de cotas NÃO É PREFEITO, a prova que pede
para 0065plicar o cotidiano, foi um desastre,
foi muitos que passaram, não tem capacidade de dar aula, outro tema esse
não aconteceu porque aprendeu.
ATIVIDADE:
Uma fabula: Escola de Animais
A escola excluiu os cães, e castores, era um
currículo eu conseguisse uma diversidade maior. Escrevia a relação da
temática de que a fabula e o conhecimento. Ouvir a fabula, e fazer uma
relação com o “Conhecimento e
cultura”, o que essa fabula tem haver
com o seu tema estudado.
|
14/03/2016
Currículo e diversidade cultural
ATIVIDADE: método da sanfona,
tem que escrever uma frase de acordo com o tema.fazer uma sanfona com o papel,
e passar para o aluno de traz de sua
fila .
Bosso grupo ficou em 1º lugar porque o campeão não escreveu uma frase.
Tema: “ A
importância do Currículo para a Escola”
Minha frase: Escola progressista Libertadora para o desenvolvimento dos alunos
Atividade:
justificar a frase criando um texto, com sua frase, criar um titulo par o
texto,as frases escreva de vermelho e texto de azul.
Titulo: A importância do Currículo para a escola
Por desempenho dos alunos, percebemos a perspectiva freiriana e a sua linha progressista
libertadora. “Para Freire, ensinar é muito mais que conteúdos, ensinar uma
forma se ver o mundo”.
Escola
Progressista Libertadora para o
Desenvolvimento dos Alunos
Conforme a base de minha frase, entendemos que o
currículo na perspectiva freiriana, forma o
aluno critico, para a sociedade. “nesta época exilado semeando suas
idéias pelo mundo, falando sobre a relação entre educação, política,
imperialismo e libertação”.GIOOOX,PP,360.
A perspectiva
freiriana da educação libertadora, busca resgatar o cidadão, no contexto
político e de lutas de classe, para ele a emancipação humana é a libertação do
cidadão.
Conhecimento
escolar
Segundo freire, o conhecimento envolve o papel do educador em aguçar a curiosidade do aluno,
causar inquietação para ele, o ensinar e aprender corresponde a um ciclo de
pensamento, uma relação que se constitui por SUJEITO-OBJETO-SUJEITO.
“Tomando a educação como um ato de conhecimento,
Freire chama o ensinar e o aprender com um ciclo de conhecimento.
FREIRE,PP,364.
21/03/2016
Currículo e Diversidade
Porque muitas mulheres fazem pedagogia? Essa questão
provêem do magistério, que era feito por mulheres, esse contexto de que ela tem
a melhor pratica e vocação com crianças, entendendo que seria uma extensão de
seu trabalho com a família, só depois começaram a aparecer os homens, mas ainda
e predominante o mais numero de mulheres no curso de pedagogia.
ATIVIDADE: Filme Escritores da Liberdade.
Texto básico indagações sobre currículos: paginas 17 a 30
Outro filme: Entre os Muros da
Escola (2008), esse é para entender mais o currículo.
EXPLICAÇÕES
DE COMO FAZER O TRABALHO
Não é
transcrever o filme, é analisar o filme de forma acrítica. A influencia e a
estrutura na física, a linha que transmite a idéia da escola, se é libertadora,
tradicional etc.
O diferencial
e as estratégias metodológicas, da professora, perceber a influencia e os
currículos no gueto, bairro, gangues
vilas etc.
OBS: fazer um texto, nesse contexto, critico criar um titulo
TÓPICOS IMPORTANTES DO FILME
A professora se deparou com uma realidade, ela tenta buscar
estratégias,e e conseguir transformar aquela realidade.
O contexto do filme é 1992
A tensão é racial
1994
A escola não quer qualidade, dificilmente sem dever de casa.
Professora: a luta verdadeira é na sala de aula.
Os coordenadores querem que os
alunos sumam no final o objetivo é
receber a demanda não trabalhar com
qualidade
Professora: método musica eles gostam , mas no primeiro momento não dá
certo
O pai dele propões que ela seguir outro currículo,
Escola; não se discute o caso de crime em sala de aulas, caso envolva
alguém da escola.
O que se faz na escola é que aprenda a respeitar e ser respeitado.
O debate é racial brancos X negros
Escola: não quer que leia livros críticos e históricos, mas Romeu e
Julieta livros sobre gangues e que envolva a realidades deles não.
A coordenadora não consulta o conselho,
para tomar suas decisões, é uma gestão centralizada irregular.
Professora: ela queria uma historia que tem haver com eles.
Método da fita: Poe uma fita no meio, e faz uma pergunta, a cada
pergunta eles andam em direção a fita, assim percebem que eles vivem as mesmas
dificuldades. Isso faz eles se conhecerem
Método da escrita: escrever textos sobre suas vidas.
Professora: Num
certo momento ela trocou de lugares, inverteu
as posições
Currículo: era de violência, dos alunos, espancamento,
assassinatos, racismo etc.
Alunos de 14 e 15
anos.
A coordenação
empurrava textos infantis e a metodologia interdisciplinar era que se esperava
que eles sumiam da escola.
Método: passeio com
os alunos, eles foram ver o holocausto, e as vitimas dos nazistas.
O que deu certo
agora, não significa que pode dar certo na outra turma, tanto que ela falou que
não sabia.
EXPLICAÇÕES
DO PROFESSOR:
Professor: talvez não encontraremos alunos como os
do filme, mas nos precisamos acreditar, mais, ser professor não só por ser,
precisamos fazer a diferença. Mas não é fácil, acreditar, mas quem acredita tem
que ariscar, arriscar a família, o casamento etc.
O grande problema não está tendo esses professores que faça a
diferença, pra não ler os meios de comunicação, seja quem tiver errado, precisa
ser condenado no meio de comunicação.
(Aqui o professor sobre o golpe militar atual)Daqui
a alguns meses, nos não poderemos ter
essa liberdade, estamos a beira de um
golpe militar A verdade de ser professor
ocorre no sangue, é aquele que luta até a ultima gota, precisamos ler mais
desconfiar mais.
Investir no que não acredita, não
saber expressar ser professor é tarefa
árdua, dá status social, somente no Canadá porque lá 9 mil euros recebe um
professor e tem que ser mestrado e doutorado, nos primeiros anos, no
Brasil não.
21/03/2016
FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA
CURRICULO E DIVERSIDADE CULTURAL
PROFESSOR: WALTER
BRAGA DA SILVA BRAGA
ALUNO: SEBASTIÃO PEREIRA VIANA JÚNIOR
ATIVIDADE: Filme Escritores da Liberdade.
Texto básico indagações sobre currículos: paginas 17 a 30
Não é transcrever o filme, é analisar o filme de forma acrítica. A
influencia e a estrutura na física, a linha que transmite a idéia da escola, se
é libertadora, tradicional etc.
A Militância Começa na Sala de Aula
Mudando a Sala de Aula Você Muda o Mundo
INTRODUÇÃO
Estudar a questão do currículo na escola é muito
importante, ele é a alma da escola, é através do currículo que se conhece o
tipo de escola e o tipo de ser humano que a escola quer formar. Temos o CURRICULO
OCULTO, que corresponda a valores que ocorre sublinarmente nas atitudes e
valores nas relações sociais, como
rituais, praticas, hierárquicas, regras procedimentos etc. E o CURRICULO FORMAL, que é mais elaborado pela escola, embora não abrange uma realidade e
uma gestão democrática .
O currículo é o coração da escola, espaço onde todos
atuamos, e o papel do educador é muito importante na materialização do
currículo nas escolas. Por intermédio do
currículo, vêem o aspecto do
conhecimento,
Etmologicamente: raiz palavra latina “currículo”,
significa, caminho, percurso a cumprir, trajetória, mesma trajetória, a cada momento eu vou se transformando, o
currículo continua a ser freqüentemente identificando, o “plano de aula” .
É necessário rever a jornada e construir a bagagem
desse currículo nas escolas, que tipo de sujeito formar (sujeito passivo), o
aluno não sabe o que fazer, o professor
diz para o estudante, “não menino copia, não pensa!”. A criança não vai
questionar nada, em pedagogia do oprimido, o domínio do homem sobre o homem,
permite uma reflexão critica.
NESSE CURRICULO se constitui uma perspectiva,
de sociedade elitizada, fora da
realidade, é onde as instituições
que produz esse conhecimento ligada ao
governo , que são as instituições de poder, homens brancos e burgueses, é
desses homens que vêem esse conhecimento, quando não com forte influencia.
A importância da união entre outras duas instituições em oposição a essa
tendência de poder, que é a (SOCIEDADE
E ESCOLA)
Nessa relação de poder
na elaboração desse conhecimento, vai ter mais influencia na escolha das
teorias desse conhecimento. O conhecimento passa por um processo de
descontextualizarão e recontextualização.
O filme deixa uma lição importante, quando a
professora fala que a mudança começa na sala
de aula, não quando os alunos saírem dela e se eles procurarem fazer alguma coisa. A professora se deparou com uma realidade de um contexto de racismo e
violência no currículo dos alunos, ela tenta buscar estratégias, e conseguir
transformar aquela realidade.
O contexto do filme é 1992- 1994, nos EUA, Alunos de
14 e 15 anos, a questão é racial,
naquele momento, a escola não quer
qualidade, dificilmente eles acreditavam
nas potencialidade dos alunos, tanto que a professora foi instruída a não
passar atividades para fazer em casa, e
que seus planos de aula seriam revistos.
O conhecimento escola que o filme estava propondo
praticamente não consistia numa reflexão critica, ou humanista da sociedade e
da realidade dos alunos, o sistema da escola visava apenas em ver o aluno
chegar à escola, e depois completar aquele ciclo de estudos, sem nenhum vinculo
com a sociedade, era um conhecimento manipulado pela direção.
Esse conhecimento deve estar entrelaçado com a
cultura dos elementos que compõe a escola, alunos, professores e sociedade. É
por intermédio da cultura que se consegue adequar a escola. E através dela que
se almeja construir um mundo mais justo, sem as desigualdade e injustiças
sociais.
“ESCOLA TRADICIONAL
AUTORITARIA, GESTÃO CENTRALIZADA
IRREGULAR E CURRICULO AVESSO A REALIDADE SOCIAL”
A escola do Filme
Escritores da Liberdade
Os coordenadores querem que os alunos sumam no final, o objetivo é receber a demanda, não
trabalhar com qualidade, então era uma escola
QUANTITATIVA e não QUALITATIVA, não havia preferência em tornar
os alunos críticos.
O corpo pedagógico
não quer que leiam livros críticos e históricos, mas Romeu e Julieta, e
livros infantis, livros sobre gangues e
que envolva a realidades deles não era permitido, nem poderia usar os livros da biblioteca, o
quem adiantava ficar empoeirados lá, se livro tem que ser usado.
A
coordenadora não consulta o conselho,
para tomar suas decisões, é uma gestão “centralizada irregular”. A
coordenação empurrava textos infantis, que não mostram a realidade e a metodologia interdisciplinar era que se
esperava que os alunos sumiam da escola. Não é uma gestão democrática, o
diretor sempre trancado em sua sala, não
sai para ver o ambiente, é uma escola tradicional, quantitativa
altamente fechada numa metodologia avessa a realidade social.
A coordenadora em vez de apoiar a professora não o
fez, ela fez pesada oposição, em vez de ajudar no desenvolvimento dos
alunos, ela queria que eles sumissem da
escola, apenas para atende a demanda sem
qualidade. Que coordenação é essa que sai contra a professora numa metodologia
que deu certo.
A escola proibia os assunto ligados aos problemas
pessoais dos alunos, essa era a
regra, ou seja essa escola se omitia,
para eles não interessava. Que escola é essa que faz isso, e se nega a debater os problemas
sociais, se ela não debate os problemas
sociais que escola é essa? Que só interessa o corpo presente do aluno naquele
momento.
Percebemos que se trata de uma escola altamente
voltada para cumprir seu papel de
atender a demanda, não interessava se o aluno estava em posição de risco,
conceitos humanistas estava fora de questão.
“UM CURRICULO
DE VIOLENCIA, INJUSTIÇAS E DESIGUALDADES”
Os Alunos
Era um currículo hibrido, tinha os adolescentes
brancos que viviam num contexto menos violento, e todos sabiam que negro rico,
só era cantores, ou atores, ou jogadores de futebol, o resto ficava a margem da
sociedade, lutando como for possível para sobreviver.
Percebemos no filme um aspecto cultural
diversificado, nem todos gostavam das mesmas musicas, o adolescente branco quando era perguntado sobre violência ele
sempre ficava fora da linha, mas isso não impediu que entre eles ocorresse uma afetividade, daquela
turma quem se tornou referencia.
Mas eles são humanos sabendo trabalhar
consegue-se o sucesso como a professora conseguiu. Porque eles eram de cultura
e classes sociais diferentes, mas nada pode impedir que eles possam viver em paz.
O currículo
desses estudantes era de
violência de espancamento, assassinatos,
racismo, drogas, prostituição
etc. Quando a escola não debate
questões relacionada aos alunos, é o mesmo que renegar o debate a sociedade.
“METODOLOGIA HUMANISTA”
A professora
A Professora recorreu a um método de utilizar musicas eles gostam , mas
no primeiro momento não dá certo, por causa da grande hostilidade entre eles,
uso de drogas, trafico, e a grande
rivalidade entre negros e brancos.
Interessante que o pai dela propõe que ela siga outro currículo. A
escola não se discute o caso de crime em
sala de aulas, caso envolva alguém da
escola.
O que se faz na escola é que aprenda a respeitar e
ser respeitado, caso que não era discutido na escola, se passava só aquele
estudo para eles concluírem e fim, o debate que a professora faz é racial brancos X negros A professora, num
certo momento ela trocou de lugares,
inverteu as posições, o que quer dizer o professor ainda tem que fazer valer a
sua liderança. A professora queria uma historia que tem haver com o
cotidiano dos alunos.
O “método da fita”: põe uma fita no meio, e
faz uma pergunta, a cada pergunta eles andam em direção a fita, assim percebem
que eles vivem as mesmas dificuldades. Isso faz eles se conhecerem, e criarem
laços humanísticos, e se conhecerem num contexto social muito perecido.
O “Método
da escrita”: escrever textos sobre suas vidas. Esse método, fez eles se
identificarem num contexto social, e que
todos estavam envolvidos. Possibilitou à professora conhecer mais os alunos, e
todos quiseram ser ouvidos, o aluno quer
atenção.
O “método
do passeio” : eles foram ver o holocausto, e as vitimas dos nazistas. Foi
interessante a professora mostrar a insanidade do holocausto, a brutalidade, para quer eles
entendam que não foi somente negros, que sofreram na historia, mas que brancos
inocentes, crianças sofreram. Esse método causou comoção, e desperta a questão
dos sentimentos de humanidade nas pessoas.
Em sua metodologia a professoram se voltou pra
Alemanha Nazista, mas pelo menos no filme, essa professora que se diz um
exemplo, não mostrou aquilo que eu chamo
da a maior agressão tecnocientifico da
historia, que foram as bombas atômicas lançadas nas cidades japonesas, lançados
por esse país em 1945, e que se diz uma democracia os EUA, a sua covardia dessa brutalidade pouco é falado
por eles, quando se esconde as arbitrariedades de seu pais, está sendo
conivente com o crime.
A professora
deixou uma questão interessante, quando
conseguiu fazer esses alunos se entenderem como uma “humanidade”, e que
deu certo agora, ela deixou claro não
significa que pode dar certo em todas as turmas, tanto que ela falou que não sabia se poderia
conseguir novamente. Fica a lição para nos, o que podemos alcançar sucesso
hoje, pode não dar certo amanhã.
Sua técnica metodológica, foram fazer os alunos
interagir um com os outros, compartilhar
gostos sonhos e desilusões, eles queriam ser ouvidos e ela deu essa
oportunidade fazendo eles escreverem um diário, eles querem afetividade, querem
expressar e mostrar que eles podem ser
muito mais do que um fruto de uma sociedade violenta, e que não precisa fazer o
mesmo do que seus vizinhos, violência, ódio, mas que eles podem conviver e
respeitar.
“UM CURRICULO LIBERTADOR E
DEMOCRATICO”
Uma proposta de currículo para as escolas
Cada escola devia pensar o seu currículo devido sua
realidade, e particularidades dos alunos. Nas grade curricular se forma assim,
a escola pega um projeto articulado
e estruturado, formatado pelo órgão educacional, como se todas as
regiões fossem a mesma coisa, e voltado para uma classe social elitizada.
Os estudos
como parte diversificada é deixado de lado. Estudos específicos de algum lugar,
bairro ou rua, não é trabalhado, parece que dá mais trabalho, esse contratado para elaborar o projeto, vai no Google, não vai no contexto do que a
escola está localizada, então a escola não tem cara de escola, mas de um
processo elitizado, e fora da realidade, como vimos no filme Escritores da
Liberdade.
Esse sistema elitizado e infantil que essa escola queria passar, acabando com a
questão democrática, a professora não tinha liberdade, era uma questão de
repressão, esse currículo do bairro não era adaptado na escola, é essa a realidade
das escolas exemplo, o contexto de família nos livros didáticos vêem “pai, mãe
e filhos”. Uma família nuclear burguesa,
não reflete a realidade da maioria das famílias desestruturadas, esse debate não ocorre na escola.
Nesse currículo termos que ver que o
conhecimento escolar é de uma esfera educativa, e elaborado por esta
intuição, constitui um conhecimento cientifico específico, ou seja vemos o conhecimento escolar com um
tipo de conhecimento produzido pelo sistema escolar, e pelo contexto social e
econômico, isso constitui um sistema de relação de poder entre esse
aparelho e a sociedade e a hierarquia
social, também é uma realidade de que se esse conhecimento fosse abranger um
aspecto cultural da realidade das escolas, seria de melhor aproveitamento, e o
aluno iria se identificar com a escola.
Foi o que Paulo freire fez, ele não iria falar de
leão, elefante para camponeses do sertão, quando eles trabalhavam , com tijolo
e cimento, ele usou esses aspectos da cultura deles para facilitar o
aprendizado, depois ele usou textos marxistas para debater a sociedade. É essa
a proposta de uma escola libertadora que acreditamos como modelo.
CONCLUSÃO
Talvez não encontraremos alunos como os do filme, na
cidade de Belém, mas isso não quer dizer
que o contexto social seja dos mais fáceis, no Brasil existem sim
racismo, e outros tipos de etnocentrismo, fora o contexto social das
desigualdades do capitalismo, principalmente na America que vive de um
capitalismo dependente e oprimido pelas nações selvagens capitalista.
Nesse contexto desfavorável e de uma sociedade desumana e de uma
globalização perversa, oprimi a ação do professor. Mas o “bem não pode se render a ação do mal”,
nos precisamos acreditar mais! Ser professor não só ser, por ser! Pelo salário e sem um objetivo. O
professor é um agente a serviço do bem,
precisamos fazer a diferença. Mas não é fácil, acreditar, mas quem acredita tem
que ariscar, arriscar a família, o casamento etc, a luta contra o mal não é
desigual, nos professores temos que mostrar do que somos capazes .
O grande problema é que não está tendo esses
professores que faça a diferença, contestar, ler desconfiar dos meios de
comunicação, resistir a opressão, resistir ao capitalismo, ensinar a respeitar
o próximo, basicamente está em nossa militância para passar ao aluno e a
sociedade.
Não só isso, mas o que
os alunos querem na verdade é que se quebre esse paradigma de um professor
intocável, infalível, e que esteja no
pedestal, mas eles querem uma relação mais humana como o professor, o
filme mostra que a professora empregou uma relação que somente os seres humanos conseguem passar, de um para
o outro, que é a afetividade, a amizade. Alunos e professores querem uma
relação mais humana e libertadora.
REFERENCIAS:
BARBOSA Ival Rebelo Júnior. Currículo
e Diversidade.
Filme: Escritores das Liberdade.
28/03/2016
Currículo e
diversidade cultural
ATIVIDADE: discutir
o texto e debater depois explicar um por vez para o professor.
Diferença entre escola tradicional e as Propostas do
currículo e as teorias criticas e pós criticas apresenta uma proposta
.Atualmente a grande parte das escolas são tradicionais, apesar de ter uma
perspectiva mais democrática, ela apresenta características de todas as
tendências.
Tradicional, não critica, só reproduz os
conteúdos.Criticas e pós criticas; apresenta uma certa similaridade, em relação
a tradicional. De modo geral elas se
apresenta na tradicional, assim como o currículo oculto em todas está
presente.
A escola pode ser tradicional, pode apresentar um
leque de outras características de escola. É preciso criar subsídios para
discutir, as teorias propõe uma nova
grade curricular, tradicional, neutra, sem interesse, e sem querer formar o
cidadão critico, se fecha em questões
técnicas e de organização.
O argumento das teorias criticas, e pós critica
alegam que nenhuma teoria é neutra, ela sempre tem um interesse por trás.As
teorias pós criticas se voltam para a questão do questionamento, está
relacionado ao saber identificar a identidade e poder.
CURRICULO OCULTO: é
aquilo que se compreende, e vai além do entendimento, é um questionamento e
entendimento alem da teoria, estudo etc.Exemplo: Um professor recém chegado vai
passar uma prova e o aluno pergunto como vai ser quantas questões, se é de
marcar ou responder, mas o conhecimento para por ai, eles não perguntam , e
questionam que ele não teve tempo para estudar, e que não houve tempo
suficiente para o professor explanar os textos. Não foi alcançado um
conhecimento completo.
MINHA EXPLANAÇÃO: para
04/04/2016
Própria formação: O problema de não ser explanado um
debate mais critico em alguns casos se dá ela formação. Mas em minha pesquisa
entendemos que esse embate ideológico, se dá pela militância, eu como
esquerdista, vou defender o marxismo e a escola libertador e as teorias
criticas.
O senhor conservador, vai defender o respeito, as
provas, e o método tradicional,os chamados moderninhos vão defender as teorias
pós criticas, e se auto denominarem humanistas.A turma da extrema direita vai
defender tudo menos as teorias pós criticas.
Contexto social e historia: O nosso contexto hoje é
de vivermos numa sociedade capitalista, sob a ordem burguesa e que segundo
Milton Santos, essa globalização se dá por um sistema de perversidade , a
tendência é o fortalecimento do estado e o aumento da diferença ente ricos e
pobres, pobres cada vez mais pobres, e
ricos mais ricos.mas nem só de desgraça se vive essas teorias, Milton Santos diz
que a mudança ocorre a partir da America
e por meios da classe pobre.
Educação como aparelho ideológico: A educação é um
aparelho ideológico, quando se muda a sociedade, aciona-se a educação,exemplo: Era Vargas, ditadura
militar formar o cidadão patriota, e preparar o individuo para o mercado de trabalho, não permitia
pensar.E em toda a historia até os nazistas se apropriaram desse aparelho
ideológico a educação, na “juventude
Hitlerista”.
Não é só questionar o contexto do capitalismo, mas
do socialismo, e de tudo o que oprime os homens!
PROFESSOR:
A idéia de currículo consegue enquanto estrutura
manter os outros, e a necessidade de te formar para a sociedade, se o professor A ou B são diferentes, se permite construir uma aprendizagem critica ou não,
metodológica e didática, o contexto da metodologia do professor, não pode mudar
a grade sem o consentimento da SEDUC o que pode é mudar o professor.
Não significa que construía a capacidade de se
tornar critico, o conhecimento tem, a
escola o conhecimento de caracteriza pó rum processo que é :
Avaliação quem descobriu o Brasil? É um método tradicional, memorizar,
é a base do conhecimento, é uma memorização, é preciso fazer o aluno ver além,
em que contexto se encontra, ou teve essa situação, qual a importância para
Portugal, qual a questão social nesse contexto, quando se faz essa relação se
constrói uma síntese.
Se faz
e constrói todo um processo de contextualização, todas as tendências tem
metodologia,didática, avaliação, o que diferencia é que elas não se ampliando.O básico do conhecimento, não se
chega a uma síntese, quando não se questiona sabre as condições não se chega na
síntese, quando ma pessoa fala que enjoou
dos debate sobre os lavas lato da corrupção, ela está de alienando.
Uma mentira contada 100 vezes, se torna uma verdade,
exemplo: a mídia ela passa uma noticia e verdades, fragmentadas, e
analises superficiais. O processo de
comunicação cada vez cresce fica melhor, o problema é ela se apropriar de uma
informação para objetivos próprios
Exemplo: saiu na mídia que o Papa teve um caso de amor com uma pessoa, vimos a
noticia, mas não a conseqüência, isso foi vendido, a idéia de verdade?
Passa a
transmitir uma idéia de que ela não presta mais, eles não apresentam as
conseqüências o problema da vida é quando
ele quer por algum interesse. Exemplo; A
rede globo é de uma família espírita.Se ele é de alguma sociedade, ele
fala mal da outra, para quebrar a concorrência, a questão fundamental da outra
é quebrar a concorrência.
A questão é
compreender o que está por traz do ocorrido, da noticia, pegar o que já este
organizado e fazer a inter-relação com as disciplinas, no fundo estavam
discutindo algo, que vai além do currículo, não basta só saber, ter
transformação do que está ocorrendo.
Hoje se usa o “modelo
curricular”, que pode se modificado, a questão de “Grade curricular”, é uma coisa muito fechada, no fundo nos
instalamos e ficamos estagnados, a comodidade é instalado. Vive como um pequeno
burguês, não vê a necessidade de mudar.
Quando Mirian
leitão fala que se os militares
tivessem se mantido no poder, não
estaria TÃO RUIM ASSIM, quer dizer, o povo sofre uma influencia dessa
envergadura, é uma alienação, numa sociedade de ética, n;ao se vende os
valores.
Judas não teria vendido Jesus para os sacerdotes,
porque lá não era uma democracia, não significava que corrupção é
característica da democracia. É errado pensar que a corrupção é uma
característica da DEMOCRACIA, ainda está ligado ao caráter.
A escola é capaz de transformar a sociedade, o
problema maior do homem é o coração. Os EUA estão longe dessa degradação, mas
não é a sociedade perfeita, não é o ideal que nos queremos. Tem racismo, existe
outras sociedades que o nível de vida é
melhor. O Brasil não está em
crise quando se faz o super mercado, quando se fala que é o Lula vai sair, os
preços despenca, e cai 20% o preço das gasolina.
A mesma quando a
economia do espaço com aleite, movimentos quando o liberal aparece em pesquisas
a inflação aumenta, feito péla mídia.
Diante das pessoas, os lideres acabam cedendo.
Se não tem articulação
é fácil dominar pela sala de aula. No Canadá, Suíça, Japão, quando acontece um
problema, se resolve rapidamente. O terremoto no Japão que rachou o asfalto, em
pouco tempo eles resolveram, se fosse aqui na Almirante Barroso, em Belém
demoraria anos.
Usar estratégias não acontece porque não tem
conscientização, e fizesse um levante, de parecer, toda a mudança aconteceria
na hora, obras que duram 4 anos, se consolidaria em 6 meses.
VOTO BRANCO:
escolham o que quiserem, que eu concordo, se tiver 100-80-20, a maioria vai vencer.
NULO: escolher um numero que não existe,e confirme
assim se anula,
CURRICULO TRADICIONAL: o Objetivo quando melhor para
a minha administração.
CRITICAS:
A resistência ou domínio de conhecimento, é duvidar,
resiste ao conhecimento.
POS CRITICAS: É uma roupagem da critica social,
subjetividade, significação e discussão porque essa relação de poder, se você
tem saber, você tem poder, representação é a questão de conhecimento, de uma
situação, se preocupa com a cultura, gênero, raça, etnia, e multiculturalismo,
uma cultura com múltiplas possibilidade, que gera uma aprendizagem mais
completa.
Se não conhece, o que impede de conhecer, colocar
para as crianças algo diferente, também multiculturalismo é sofre influencias,
de outras pessoas, ou meios sociais.
ESCOLHER:
1-Não é só saber o conteúdo.
2-Trabalho de equipe de consulta.
Isso é
currículo, oculto, enganou as pessoas, que vêem por trás, é toda
aprendizagem que vêem a mais, que não está escrito.
MILITARES: Queria que multi-avaliasse a sua disciplina, não deu para estudar, ele
queria uma passividade para as pessoas.
Se você para pra questionar, se duvida, não aceita qualquer coisa.
RAPUNZEL:
Nesse contexto não permite que organize nada,
Mas se quer que o trabalho, faça uma reflexão
Irmãos Grinw,
eles escreviam para adultos, ou crianças.? Na verdade era para uma
sociedade degradada, de fome e miséria.
INUTILMENTE: Porque não conseguia ter filhos, para
aguçar a interpretação da criança, não fazemos o aguçar, mas só o reproduzir!
Precisamos acreditar que é possível mudar o mundo,
de arriscar, e avançar, intelectualmente, será melhor para ma sua alto estima, nos vamos para a
pedagogia, mas nos queríamos fazer
medicina, direito, porque dá mais dinheiro, mas não vamos por causa de
ser difícil o acesso. E o preço. A vida
atrapalha e caímos na pedagogia não tem o desejo de ser professor.
SABÁ, não pode falar do que não se conhece, se
alguém falar alguma coisa, o certo é não levar
em conta, mesmo se conhece. A escola,
é um aparelho ideológico do
estado; uma escola que não vive praticas
democráticas, todos vão se vaquinha de presépio, e quando alguém, se destaca,
ele pode virar, pode dar cordeiro de presépio, significa que é um cara
disfarçado que representa os pobres, mas está a serviço de elite.
Criar uma mentalidade que não fique corrompida, se a
escola só cumpre os seus preceitos básicos, não é escola, nos vivemos isso, só
cumpre o preceito dominical, se ela não forma você não cumpre o seu dever.
Quando o Brasil pega de 7 a 0 e depois marca outro
jogo, e lota o estádio, é porque transmite a idéia de que está tudo bem, que
concordamos com o que está acontecendo.
Currículo e diversidade
Eles são
jogadores excepcionais, quando estão
jogando em seu clubes, ganhando milhões,
ser brasileiro, não torcer
cegamente,, isso é desenvolver o currículo. Não é fazer o colher,
aprender, a nadar porque vai cortar a natureza, mas que crie capacidades e
perceber as coisas. O professor pertence 10% e obras de 4 anos, com milhões
gastos, para algo que poderia ser muito mais simples.
Se mudar o pensamento da sociedade, onde se vive no
Brasil, mas com concepções canadenses,
Um currículo que seria permeado desde a época de Pombal, das aulas regeas,
voltada para o interesse da corte portuguesa, mas sem proposta.
ESTADOS UNIDOS:
só ganha com conflito, eles vendem armas bélica,empresta dinheiro,
quebra a utonomia, desse pais, quando ele empresta dinheiro, e domina os bens materiais desse povo. Quem
está de olho na Petrobras, ele os EUA, influencia em todo o mundo, de
realização de comum, de capital,a forma que é feito não condiz coma realidade
democrática.
Quando Dom Pedro grita “independência ou morte”,
significou que ele falou para o paio, e
falou desculpa, pai, eu vou8 te pagar isso e emprestou dinheiro da Inglaterra,
e passou por ele, a divida externa do pais, é um PAÍS que já nasce escravo e dependente,
e com extrema pobreza, temos que tirar
essa corrente do pais, e botar moralidade.
MERCADORIA: Influencia com ação extrema se o
empresário quer pressionar o governo, ele aumenta os preços, ai ele derruba
aquele governo, o mercado é um aparelho ideológico. Se sair o PT do governo, é
ele que causa os problemas, e você acredita você é o mesmo que acreditar em
vaca de presépio que só mexe a cabeça. Saindo o PT, que prioriza o
assistencialismo, e entrando o PMDB, que prioriza as empresas provadas ,
resolve o problema é balela isso.
11/04/2016
Currículo e Diversidade Cultural
Walter Braga
FILMES INDICADOS :
Alem dos Muros da Escola
Escritores da Liberdade
Ao Mestre com carinho
ATIVIDADE:
1º ) Definir diretrizes e principio curriculares?
2º )Fazer a diferenciação entre diretrizes e
princípios?
3º ) Como desenvolver na pratica de nossas escolas
as diretrizes e princípios curriculares
2º )R= As diretrizes constituem um sistema maior de
organização, da instituição, e a sua estrutura, espaço físico, disciplinas, quadra etc. O que o
governo disponibiliza para a escola. As diretrizes é um sistema que já está
pronto articulado. A escola que recebe essa carga estrutural, ela não fica
somente fechada nesse processo, ela adapta a escola a realidade da sociedade e
dos alunos.
Os princípios constituem-se nos rumores
pedagógicos,é a ação que desenvolve a
pratica, aquilo que o professor vai executar na escola, o principio é a parte
humana do processo, Embora seja um
processo que venha de cima para baixo, o professor não pode ficar preso a esse
processo, é aqui em baixo que ele ainda vai colocar a sua didática.
PROFESSOR
ENSINO INFANTIL:
Como uma gestão, democrática, depende da idéia de
uma gestão democrática, a maior participação da família, na escola. Ludicidade,
e organização que sentindo tem? Interesses, o lobo mal comer a vovozinha, será
que ele deve ensinar somente ler, sem entender?
Trajes para a
pratica, as coisas de forma concreta, conforme o nível, ver como vai introduzir essa idéia que ela
possa entender, escolher entre ler e fazer, a votação para escolher, seria uma
ação democrática, esse motivo o exercício da cidadania.
Assim, como na roda de conversa através da indagação
do questionamento. Analise do Bob Esponja, para a idéia de humanidade, isso é
errado, intelectuais, extrapolaram o
nível, viajaram na maionese, ele vai analisar com isso, tem que ser no
significativo, e critico, não é insinuar a sexualidade, nos devemos proteger a
criança, para elas saírem criticas, e não insinuações.
A ação pedagógica de ter a capacidade de desenvolver
um nível mais profundo dessa relação, entre socialismo e capitalismo, que
contexto se dá. Mas nos não desenvolvemos isso, de uma hora pra outra, hoje a
educação é diferente, de 20 anos atrás, em muitas vezes, o aluno faz perguntas
que complica, e também que tem paciência para explicar.
Hoje a mãe está mais presente a criança começa LOGO
SEDO, CONFORME o nível, do professor ele vai dá a resposta. Tem que chegar no
contexto do fazer, e escolher fazer, uma escolha. Fazer uma escolha na sua
sala, porque escolhe esse, ou aquele, fazer um debatezinho na turma, para a
escolha assim se desenvolver a capacidade da criança e o envolver no processo para entender que perca
ou ganhe, ele continua no processo democrático. E tomar como pratica a coisa
mas pratica palpável da ação pedagógica,que é o principio.
FUNDAMENTAL:
Pensar Mais nos princípios porque as diretrizes
estão estruturados, como ser amigo,tem um nível do aluno, próximo, de aluno,
ajudar contribuindo, pode não suportar, mas se fazer acontecer, os princípios
acontecem ele cumpre o seu papel.
Onde está a ética quando se ministra as disciplinas,
historia geografia, desenvolveu ética, tem que ser na relação nas coisas, do
cotidiano para se materializar a ação pedagógica, e preservar ações básicas, do
principio e por em pratica.
18/04/2016
CURRICULO E DIVERSIDADE CULTURAL
PROFESSOR WALTER DA SILVA BRAGA
Essa historia da economia, desses valores, levar o
ipichemant, é uma manobra da elite dominante.
MULTICULTURALISMO, pesquisa e formação de
professores
De 511 deputados.
410 respondem
a corrupção,
A ética tem que estar na sala de aula.
MULTICULTURALISMO: Faz criticas que em alguns países
como os EUA, tem uma diversidade muito grande ampla, e disse apresenta nesse lugar,
povo de quase todo o mundo. É um pais que existe uma segregação muito grande,
não dá para dizer que tem igualdade, Japão,latinos, chineses, europeus,
mulçumanos, n]ao dá para dizer que acontece de forma pacifica, o multiculturalismo existe, Mas há
uma segregação.Nos EUA, existem muitos Guetos e são considerados sub-culturas.
Não podemos ver ela, o multiculturalismo como algo extremamente positivo, ela traz conseqüências positivas e
negativas. O filme Os escritores da Liberdade é um exemplo que aquela
professora mudou o mundo. Era uma turma com culturas diferentes, e historias
diferentes, uma figura como eles viriam a realidade, dos outros, opostas e se
entenderem como aspectos parecidos.
Não era um grande significado de igualdade, era um
quadro de risco, da turma, ela precisou de algo
que unia as pessoas, o que reunia, era o reconhecimento da suas
realidade.
DEBATE SOBRE O IPICHEMENT
No ipichement, é como se o problema tivesse
resolvido, teve um que falava em Cristo, quem não tivesse pecado, diga sim, o pecado é a corrupção. Parece que
mudou a do mundo, temos que tomar uma realidade em tomar consciência e parar de
assistir novela, futebol, ler o magazine assistir o BBB. Porque nos temos quer
aumentar nosso nível de leitura.
A incapacidade de questionar faz, parte da gente,
pobre quando se usa o termo qualquer, se está insinuando o que está sendo
feito, é imoral, que não condiz com a legislação. O golpe não pé referente a
golpe militar, mas a um processo ilegal que não está na constituição.
Exemplo: O professor passa uma prova ferrenha, e 90%
tira nota baixa, então ele os alunos fazem um baixo assinado para tirar o
professor, isso significa que eles tão defendendo os seus interesses, que vão
de acordo com a nota, esta relação levando para o congresso, é os interesses
daqueles deputados que se caracteriza com um golpe.Foi o único dia em que os
trabalhadores estavam em casa, e os preguiçosos trabalhando, naquela votação,
também quem não quer fugir de uma investigação.
Lá se juntou
um grupo, era o interesse de um grupo, esteja ou não no poder, mas percebe
temos, que desenvolver a autonomia intelectual. O individuo que está nas
teorias, pro critica, ele questiona, a Dilma não é santa, ela pode ter
conseguido que não aparecesse o seu no0me na corrupção.
O fato é as pessoas acreditam na conversa deles, que
eles eram heróis, porque a eleição já tem esses ano, para prefeito, ou ele vai
ser candidato, ou prefeito.
Um dos motivos do ipechement é citado por apenas
dois de 511, os outros nem se preocuparam,
citar o motivo, só queriam dá uma de heróis, a mentalidade de criticar, a
traduzir o discurso deles, é dar-se a
entender que eles são ladrões. Collor era um contexto similar, a economia
falida, esse processo vai continuar acontecendo nos temos uma sociedade que não
sabe questionar.
O objetivo é nota com ambos, eles vão esfriar tudo, ainda vai ser
investigado mas não precisa. Quem ta cantando de mocinho vai se eleger, quando
chega um candidato que quer ajudar os pobres, ele vai ser tirado, porque eles
vão usar estratégias, eles preparam armadilhas, é fácil cair.
Collor foi uma situação
Dilma é outra situação
A elite dominante é quer controla a situação, o
capitalismo funciona de um jeito, na Europa, é
diferente no Brasil, aqui, se tem uma dificuldade na internet, eles
sugam até você não conseguir pagar, depois eles liberam um pouco. Nos EUA, é
livre comércio, em torno de 30 reais, você fala com qualquer operadora, aqui
você põe 50 mal dá para dois dias.
Nos EUA, é ilimitado aqui no Brasil não. Precisamos
ter uma postura de uma concepção mais amplo, mais critico, não aprendemos a
questionar a sociedade para termos uma maior acesso a e o barateamento das
operadoras, porque as empresas funcionam como um cartel, porque o governo
permite não temos um currículo de criticidade,
mais elevado, nos compramos produtos de má qualidade, porque as de boa
qualidade vão para o exterior, assim é com os alimentos.
Um caboclo recebeu uma proposta de um salário maior,
mas ele negou, eles falaram que iria mudara
vida dele, a dignidade dele, ele
disse que o que ele ganhava dava pra sustentar
a família, e ainda dava pra Dar
uma fugida com a amante. Ele é fruto de um pensamento absorvido por essa
pessoa. Porque o cara, que tem um
pensamento critico ele pode ser pobre, mas não ter o que comer, mas ele viria
para essa REALIDADE.
O Brasil é rico, porque eles roubam bilhões e nos
não afundamos, a diferença do Brasil e Japão, é: eles foram atingidos por duas
bombas atômicas, quando pegaram dinheiro dos EUA, eles foram investir em
educação. Aqui, com muito menos catástrofes, nos somos anos luz atrás
deles.aqui tem pessoas maravilhosas, a estudante que inventou gerar energia com
caroço de açaí, cadê ele, ganhou alguns prêmios, mas sumiu O professor não é
nem de classe media alta, ele é pobre.
Não se investe em educação, é histórico, não pode
ser assim, vocês fingem que me pagam, e eu finjo que ensino. Nos precisamos ser
mais críticos, mas para isso nos precisamos aprofundar a sua leitura. Eles
dedicam os seus filhos,pais mães mulheres, quer dizer são eles que querem
colocar lá em seu lugar, eles não estão nem ai pro povo
O professor já céu sobre anarquismo, socialismo,
comunismo, capitalismo, neo liberalismo, neo capitalismo. E nenhum desses
modelos seriam para ajudar , o poder seria centralizado, não viria para ajudar
o povo. O certo seria trabalhar para o outro, numa perspectiva humanista, e não nessa perspectiva consumista.
O conhecimento vai se solidarizar e quando ele é enraizado, quando se tem um
currículo, diferente, do local de fora, é o direito de falar debates, OBS: não
é só ler, esses textos que ele traz, tem 500 paginas, ele traz 10, o resto é a
turma que tem que ir buscar. Ele não tem hora de almoço, mas ele vêem pra cá
com vontade, porque ele sabe que nos
estamos aqui para aprender.
TEXTO:
O desafio d e
quebrar o preconceito contra a mulher,
homossexual etc. e um parte do ponto de
vista antagônico. A sociedade não está em outra ele cria defesas contra o
diferente, cria uma barreira, fornece guetos, grupos.
As vezes são pessoas da mesma área, de trabalho, e grupos onde dificilmente vai
um empresário, junto com um peão, um empregado etc. é difícil ver isso, na
sociedade as diversidades, mas não se aproximam, mas se agrega.
A partir de um pensamento ético, registrado pode não
gostar, mas não vai discriminar, quer sobre por o outro, quer humilhar. Os 300
de Esparta, o corcunda que conhecia com a palma da mão, ele se ofereceu para
guerrear, mas o líder não o valorizou, o que o outro tinha de sabedoria, só
porque ele não conseguia levantar o escudo a ci8ma da cabeça.Não se valoriza o
que o outro pode contribuir, pode ser um atraso, mas foi pelo saber desse
corcunda que o exercito invencível perdeu, eu exercito foi dominado
O índice de divorcio é por causa das diferenças, por
ponto de vista, da divergência antagônicas, O HOMEM BUSCA BAMULHER o diferente,
daquela que parece com ela e ele. Mas tem dificuldade pela diferenças,
do outro, e o reparação pela diferença
do outro e a reparação nos
grupos socais e similares.
São diversidades culturais, mas soma preconceitos as
melhores culturas, nos somos preconceituosos. As mulheres são feministas, elas
defendem a bandeira do feminismo, mas é machista, o homem com pensamento feminista, é machista.
O currículo precisa ter questionamento, ter a
valorização, multicultural, quando algo nos aproxima nos imaginamos que o clima
é necessário, para o nosso desenvolvimento.
Partido nacional das Mulheres, (PMB). Porque o
partido das mulheres, o único eleito é um homem?
Como um homem
feminista a mulher que se casa não dura um mês.
A diversidade é a ética devem andar juntos, porque
sustenta, tem que a ética exemplo, faltou ética quando se fala que o presidente
era ladrão, mas que seja, mas precisamos respeitar o momento.
A Dilma foi estuprada, pelos militares, a situação
que ela viveu gerou transtornos, uma situação seria ele não saber, como ela
leva essa realidade, e a moça teve
problemas com isso. E o cara e4tve a cara d e pau de falar que ele
dedica esse voto ao militar que a torturou.O Brasil era uma circunstancia de um sofrimento profundo,
talvez seja por que ele não seja casada, porque ele pode acreditar que o homem
que um sofrimento para ela
A falta de
ética no Congresso, disse um se Jesus
estivesse aqui, ele e a Dilma seriam os únicos inocentes.Depois um falou atire
a primeira pedra.Não temos a capacidade de pratica, o professor será que eles
está preparado para a sala de aula, mas
com os diferentes com as teorias que percebe-se, a criança está sendo abusada em sala de aula, ele pode perceber mas precisa ter ética.
A corrupção está veia das nossas raiz, se o
bombonzeiro deixa você pegar os bom bons que comprar, se tiver uma chance, você
pega mais do eu comprou. O valor moral
defende com unhas e dentes.
O que votou no que o partido mandou, praticou um ato
democraticoqu8e se absteve ele se põe
fora da discussão, mas é uma atitude democrática, mais critica, corresponde a
um valor moral, mas ele não concorda e se abate é com valor seja ele geral.
A corrupção é mundial, a FIFA, é uma falta dos
valores, morais. A questão da diversidade cultural e a ética, precisam andar
juntas, precisamos desenvolver a questão da moral, da ética.
O importante é que abre uma proposta para uma nova
realidade, o multiculturalismo, é onde existem
negros,brancos etc. Não teria o
multiculturalismo se um pobre fica
milionário, é fácil para ele pagar professores que o instrua, na
etiqueta, e o permita a ele se apresentar bem na sociedade, mas se milhões ganham derrepente uma bolada,
e eles não se incomodam em andar
arrumado, mas simples, eles iriam criar moda, porque as pessoas iriam
fazer o que eles estavam fazendo, seria um grupo significativo.
Os problemas de Belém, a região aquilo,se dominam e
perpetuam todo o novo a realidade, tem um olhar diferenciado, ele foi
considerado pelo grupo, ele viu um ser ridicularizado, e excluído aquele aluno,
era impar, o grupo novos se uniam porque permanentemente, é o que ocorre grupos
acabam excluindo outras pessoas em
qualquer assunto ou grupos.
Tem, que
executar o que os outros tem a oferecer, nesse contexto multicultural, esse
contexto deve estar inserido na educação, não como tópicos, d se ver abordado
no contexto.
TEXTOS INFANTIS:
se ele foi mudar ele é pobre,
como trabalho, com a criança, se existe cria-se para afastar mas para juntas as
pessoas agregar todos em comunidade. Criar uma sociedade onde o alguns não
concordam, com a quilo era questões deveres, está no contexto da educação, da
escola.
Estereotipo é criar elos circunstanciais: exemplo:
todo professor, é igual, está se banalizando para prejudicar a imagem de um
grupo, pensando em situações. A tendências do estereotipo, que se refere a um bairro, ou a um grupo.
Exemplo: O
índio diz-se que o preguiça vêem do índio, o professor defendeu num debate com
um amigo, ele disse: o ribeirinho acorda 5;00 da manhã, sai para pega açaí, e
outras coisa que a natureza oferece, ele volta quando o sol esfria, ele
retorna, e só volta muito tarde, em seu cotidiano, ele não busca o enriquecimento
como na sociedade capitalista, então ele leva até uma vida mais corrida eu
esses que o chamam de preguiçoso.
Se o professor da um
passa uma prova ferrenha e 90% tira
nota baixo, depois os alunos fazem um baixo assinado para tirar o
professor, o que ocorre é que eles estão defendendo o seu interesse, é similar
ao que aconteceu no congresso, eles estavam defendendo os seus interesses.
Não existe verdade absoluta, a nossa sociedade hoje
não tem ética, não tem moral,
antigamente, palavra valia, quando se vendia eles fechavam acordo na
palavra, se colocam para engano uma coisa
amais, eles devolviam, se fizerem isso hoje, é errado.
Ex: quando pegou ônibus, eras comum oferecer –se
para carregar a bolsa, se a pessoa que não é capaz de ajudar, de pegar a bolsa,
isso são os valores que se perderam.
TRABALHO:
8 temas, para 8 equipes.
Apresentar um trabalho escrito:
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
METODOLOGIAS DO TRABALHO:
1-TRABALHO DE JORNAL: fazer um Mural, constrói um mural e coloca noticias a idéia é
colocar lá
2-JORANLA TELEVISIONADO: Como se fosse uma rede de
televisão, pode ser uma entrevista, etc.
3-Teatro : encima da temática
4-DRAMA:
5-TELE-NOVELA:
de uma interação relação.
6-COMEDIA:
7-PROTAGONIZAR UM DEBATE; Com praticas de
investigação.
8-ESTUDO DE CASO:
Pega a idéia da temática, parte principais da
equipe, faz a adaptação para cada método.
NOSSO TRABALHO:
Equipe 1
Sebastião
Débora
Danielle
Bruna
Matilde
NOSSO TEMA:
1-TRABALHO DE JORNAL: fazer um Mural, constrói um
mural e coloca noticias a idéia é colocar lá
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
SOCIEDADE
CULTURTA ETICA E CIDADANIA
PROFESSORA:
SARA DE SOUZA RIBEIRO
26/01/2016
Jogo de futebol
buscava jogava para não complicar o meio de campo
HISTORIA é a ciência da humanidade historia fantástica, de que nos
construímos uma sociedade, uma cultura o que é ética e o que é ter cidadania.
Ciência observa analisamos
refletimos e chegamos a uma conclusão. O
que é uma sociedade? Capitalista em
conjunto da pessoa vivendo em conjunto de pessoas vivendo juntas em regras leis
morais etc.
PROVAS:
1º avaliação: atividade na sala de aula,
2º avaliação
Sociedade espírita é uma sociedade? indígena
capitalista, e sociedade socialista, o que é uma sociedade aliais.a sociedade é utilizada no dia a dia, qual o significado realmente de uma
sociedade. Sociedade é onde tem cultura e diversidade. De que forma a nossa
sociedade são compostas, quais os
costumes,como pensa uma sociedade como surgiu, quais os valores, crenças ritos,
falar vocabulários etc.
O curso até proporciona o ato de educar, na área da educação, vai
trabalhar com vários grupos sociais, características e personalidades
diferentes. A forma como vêem o outro vêem de através de gerações entender o
hoje é olhar para trás e ver a forma como foi sendo construído.
Século XV,
Filmes de época, o que leva o individuo a sair do conforto e mergulhar a
cabeça no desconhecido? Teoria de Darwin, evolução onde os mais fortes
sobrevivem quando a natureza vêem com os
trazidos, os indivíduos tinham um objetivo uma verdade das pessoas que
embarcavam.
Geralmente essas pessoas eram fugidos da reforma
protestante, outros querendo mais
liberdade, diante de opressão e da inquisição da igreja católica, outros eram
aventureiros pessoas excluídas da sociedade.
Há área de historia não existe uma verdade
aleatória, mas todos tem um teor de verdade, Eles acreditaram que os seus
valores eram a verdade e que era a única. A necessidade começou a expulsar as
pessoas outros foram perseguidos, mulheres foram perseguidas, viúvas adulteras,
prostitutas, órfãos etc.
A professora raimundinha ensina para a
característica apenas três tipos de
sociedade, mas não é só isso, e muito mais complexo, mas há prisioneiros e indivíduos subjugados
pela sociedade. Ouro, mulheres aventureiros essas pessoas que ao se organizarem
vão dar inicio a nossas sociedade naquela época, não se registrava como hoje, no Brasil eram sociedades
primitivas, a forma como eles registravam se perdia.
Vieram europeus e africanos e acontece a diversidade
o cabelo olhar, fala portanto estrutura.
Imagine o português, Frances, alemão, conseguiram se comunicar. Como essas
sociedades se fixaram de que forma,. 1º -o que é ser professor , 2º -ficar
motivado para a próxima aula.
ASSISTIR FILME DE RUBEM ALVES
O professor é ensinar a pensar, não é um olhar do professor e tem a curiosidade de
querer APRENDER, o que é a arte de aprender. O processo de conhecimento se da por
fazer.
PASSOU VIDEO O QUE É SOCIEDADE
02/02/2016
OBJETIVO:
Compreender de que forma se deu a nossa
sociedade, a nossa cultura e de que forma nos podemos trabalhar na nossa vida.
Teste dos muitos demônios que vieram para cá, nossa
região os que tem aqui será por isso que ela faz parte da nossa sociedade.
Compreende a cultura a partir de nossa
raça gênero, etnia. E aspectos
sociais, políticos e econômicos. Romper a historia do preconceito e da
mineração.
O Inferno Atlântico
Quem era o individuo que se deslocaram para a
AMERICA, qual pensamento crenças essas pessoas
que vão formar a nossa sociedade, assim entender mas quem é os nossos
ancestrais, no 1º processo de ocupação o
2º contato já é outra realidade.
QUE TIPO DE
INDIVIDUOS VINHAM PARA ESSA TERRA:
Como se constituía uma sociedade Jaime Pinsk,
sociedade em estado natural, atendia as suas sociedades alimento, vestimenta os
animais tem casca ou pelagem, o ser humano não, ele precisa de um abrigo.
Darwin só os mais fortes sobrevivem, os grupos
sociais passam a se aproximar e se ADAPTAR aos grupos adeptos, começa aumentar o
numero de pessoas ai começa a organizar
o território, ai se forma o tipo de sociedade. Esses grupos sociais em busca de
riquezas leva eles a saírem de sua zona
de conforto, ele está falando de uma
sociedade são do sujeitos sociais que existem.
Tem que tentar entender o que faz esse indivíduos se
lançar em outras terras. Temos que esquecer os valores pessoais, eu nos move
(obs.: isso ela falou pra mim, que levo sempre
pro lado financeiro, ou do marxismo). Hoje para ver qual a concepção daqueles
indivíduos que vieram para a America colonizá-la ou explorá-la.Esse
individuo era muito voltado para o misticismo, é através
desse choque cultural que queriam difundir a fé católica, e o comercio
paralelamente.
INDIVIDUOS:
O HOMEM europeu vai se visto como moderno e
racionalista, esse individuo se achava o dono do planeta ele passa a se
denominar “senhor dos mares”. Eles encontram índios com valores diferentes dos
seus, ele vai subjugar o índio “subjugar a cultura do outro”, chama-se
etnocentrismo.
Os EUA passam a ser a cultura dominante após a
decadência européia, é porque eles passaram a escrever sua
própria historia, a nossa sociedade vai ser formada com a cultura dos EUA, e européia. Difundir a fé católica é outra parte sempre foi
difundida pela professora Raimundinha. A
Europa estava em processo de reforma protestante, muito viram as terras da
America como uma forma de fugir, e
conseguir liberdade, também foi visto como paraíso purgatório e inferno.
Essa expansão está voltada para a expansão européia,
nos EUA, os Ingleses passam a ocupar essas terras objetivo
de ocupar e desenvo0lver o Sul os grupos trouxeram mais medo e visão de
purgatório da Fe Cristã. Aqui o medo se justifica pela fé.O grupo social que se
sente superior ela vai subjugar aquilo que é diferente, eles vieram impor a
igreja católica, o ensino e o
localidade, e a ciência, mas aqui não existia ciência, mas senso do
conhecimento comum.
O pensamento critico liberta, o protestante vieram
para protestar, queriam uma possibilidade de liberdade, para o católico, a
pobreza é sinônimo de salvação , para o protestante ele poderia prosperar, haveria concertesa de que se
encontrou o pioneirismo com a convivência passa a ter outra visão que é o
purgatório.
“Havia a perseguição pela igreja católica, eles
pegam esses indivíduos e expeliam na
America, vieram 60% o que a Europa não queria mais, são esses indivíduos que
vão formar o inicio a nossa sociedade”
AMERICA
CENTRAL:
OS SACERDOTES
maias astecas, incas foram chamados de bruxos, e feiticeiros na America tinha uma estrutura complexa, depois do
choque cultural, eles passam a subjugar pois um grupo numa embarcação foram
denominados por camada religiosidade, depois doenças traições acreditavam que
aqueles que vinham de fora eram deuses,
no caso dos astecas, maias e incas.
Para o europeu era canibalismo, para o índio não era um ritual sagrado, na sociedade
indígenas eles trabalhavam par a sua religiosidade, na Europa não era para o
mercado, para a ascensão pessoal.
CONQUISTADORES:
A questão econômica era muito mais importante,
quando o europeu se depara com a America ele coloca que ela é todo o seus
medos, que aqui era o purgatório e depois o inferno.
O Brasil foi constituído por:
Europeus: impôs são os povos conquistadores
Africanos: escravos, culturas e valores
Índios: já existiam foram subjugados
Cultura ética e valores, (demonologia) significa
expansão da ciência
1º ATIVIDADE:02/02/2016
Acredito que nesse contexto histórico ocorre o
processo violente da escravidão e da catequese, A cultura local na Américas
onde de uma forma especifica, já existia uma estrutura social as vezes mais
simples ou mais complexa em sua maioria foram vitimas de saques, estupros de um europeu etnocêntrico e violento.
Também entendemos por outro lado que a America houve
um paradoxo onde se processava a fé ao mesmo tempo se desenvolvia a expansão da
ciência na America. Foram comprovados as
crenças e a confirmação de seus medos e de suas possibilidades de ascensão na
vida.
A igreja não considerava o africano como selvagem,
ou em estado primitivo, por isso ele poderia ser escravizado. A America
representa tudo o que a Europa acreditava, ciência religiosidade passaram a
acreditar que4 seria o paraíso, depois o purgatório e o inferno.
CORREÇÃO DA PROFESSORA:
Xamãs
religiosos, lideres religiosos, tudo aquilo que ele veneravam, eles vão
comprovar, aqui eles iniciaram a ciência teórica, de navegação isso é ciência,
na America eles vão ver o seu e o inferno, e ela foi muito importante na
consolidação da ciência.
DEMONOLOGIA:
É visto como
um campo complexo do conhecimento revolucionário com o surgimento do moderno
pensamento voltado para a investigação do pensamento moderno antisuperticioso,
diferenciar o pensamento os demônios da religião e a magia.
Do que se
imagina e de que se comprova o moderno vai justificar as coisas através da ciência da superstição . A ciência teve papel fundamental na demonologia para o
europeu, o individuo estava em estado primitivo de natureza,por isso a
catequese é importante ela tira esse sujeito de seu estado primitivo.
Momento importante da chegada são dois:
1º ciência: Expansão marítima mercantilista
2º
religiosidade: a America vai comprovar que as crenças de forma física e do
próprio inferno no Brasil, passou a ser
o paraíso depois o purgatório e o inferno. Alguns não queriam entrar nesses
navios, eles se mutilavam.
2º ATIVIDADE: 02/02/2016 .
Elaborar uma interpretação partir do filme e do texto para próxima
aula.Segundo o seu entendimento.
(Filme 1492 A
Conquista do Paraíso)
O processo que se deu a forma como viviam nas
embarcações e como se deu o contato e o medo, o olhar como eles viviam. O
primeiro contato não de dá de forma violenta mas de troca ele retrata o
cotidiano. Olhar o discurso inicial com e o que ele vê alem do mar, ocorre o
embate etnocêntrico e religioso.
A estrutura do
texto tem que ter :
Introdução: exemplo a pesquisa tem por objetivo buscar
analisar a mentalidade etc.
Conteúdo:apresentar o trabalho
Conclusão: Por fim, concluímos eu o europeu e os índios que se
encontraram tinham aspectos diferentes etc.
2º ATIVIDADE: Elaborar uma interpretação partir do filme e do texto
para próxima aula. Segundo o seu entendimento. (Filme 1492 A Conquista do
Paraíso) e o texto : (O Conjunto da America Diabólica de Laura de Melo e Souza
)
INTRODUÇÃO
A pesquisa tem por objetivo identificar os aspectos da mentalidade dos lideres religiosos, da época,
na colônia brasileira e nas sociedades pré colombianas. O texto descreve
aspectos sobre a idolatria na America
pré colombiana e as formas de perseguição a essas praticas religiosas.
No primeiro momento o texto fala sobre a demonologia e a importância da America no
desenvolvimento da ciência. O primeiro contato que o texto e o filme apresenta
um contato pacifico, não foi moldado por violência apenas num primeiro contato,
nem poderia, pois os espanhóis e seus lideres seja rei ou igreja, e Colombo
estavam apenas reconhecendo o território para a implantação do seu projeto
maior de exploração.
O autor fala que a navegação é o inicio do
desenvolvimento da ciência, somente do filme ele mostra como era a convivência
era de forma precária, mas foi lá que foram feitos estudos de técnicas
náuticas e astrônomas e o inicio da
consolidação de uma terra redonda.
CONTEUDO NORTEADOR
Parece que a justificativa do europeu estava em
expandir a sua Fé católica, o objetivo de salvar aquelas almas que estavam
cativas pelo demônio. No caso de Cristovão Colombo, que desejava o ouro da America, com a
justificativa de recuperar a nova Jerusalém a Dom João III, justificava a
colonização e a exploração brutal através da fé católica. Isso é fato do
interesse de Colombo assim como todo homem de sua época ele era mais um homem
sedento de ouro capaz de o tornar em um louco sanguinário. O filme prova isso
tanto que ele pediu 10% de tudo o que conseguisse na America.
A PRESENÇA DA DEMONOLOGIA: com a descoberta da America a demonologia foi
a ciência teológica mais desenvolvida ou que mais se propagou (cronistas e
missionários eclesiásticos ), quem fazia esses relatos. Essa tendência era
caracterizada por um processo hegemônico de poder, da cristianização.
É como se a
demonização, a medida que os agressivos europeus iam se expandindo eles iam
associando esses novos povos as suas crenças povos como índia Etiópia e
America.
Apesar de alguns
autores como Pedro de Valencia e outros escreviam em tpom antisuperticiosos,
nessa época, ainda era difícil diferenciar as barreiras da magia, religião e
ciência. A demonologia também surge como
um sistema de caça aas bruxas, as viagens passavam a ser sinônimo de conhecer
os outros.
A DEMONOLOGIA
se desenvolveu a partir de relatos, viagens nos escritos, seja ele
relacionado aos jesuítas ou não. A APROXIMAÇÃO DO MODELO SABATICO:para o
espanhol Não havia muita diferença entre o índio idolatra e uma bruxa, a coisa
boa era a igreja católica a ruim chamava-se igreja diabólica.
A demonologia é visto como um campo complexo do conhecimento
revolucionário com o surgimento do moderno pensamento voltado para a
investigação do pensamento moderno antisuperticioso, diferenciar o pensamento
os demônios da religião e a magia.
Do que se
imagina e de que se comprova o moderno vai justificar as coisas através da ciência da superstição . A ciência teve papel fundamental na demonologia para o
europeu, o individuo estava em estado primitivo de natureza,por isso a
catequese é importante ela tira esse sujeito de seu estado primitivo.
Parece que esse contexto histórico começou a ficar
hibrido, até protestantes faziam defumação como os Tupinambás, , o contexto
passa a ficar composto por misturas culturais religiosas embora houvesse e
demonologia e a força para os hereges.os sacerdotes Incas, Maias, Astecas, e
até pejes tupi foram quase sempre
chamados de bruxos e feiticeiros.
A mudança do nome de Terra de Santa Cruz para Brasil foi atribuída a obra do
demônio, por João de barros e frei
Vicente. Acreditaram que foi a arvore do pau vermelho que roubara o nome
santificado dado a terra santa anterior.
O caso das revoltas de alguns indígenas foi
atribuído a um demônio me4nor, e as revoltas políticas de Guaixará e Aimberê,
chefes que lutam em 1566-1567. Eram chefes tamoios. Muita das informações e
relatos eram Feitos por missionários e cronistas. A idolatria da America foi
interpretada pelos doutores da igreja a sociedades pré colombianas e depois
nasceu o humanismo cristão.
Eles viam a idolatria como uma forma de não ser
naturalmente mas diabólica, ela é o
começo e o fim de todos os males. As
perseguições e caças as bruxas, e a demonização
persistiram até o século XVIII, depois ninguém mais dava importância a
isso, até os portugueses estavam pouco incomodados como o sabe e os
feiticeiros.
CONCLUSÃO
Por fim, concluímos que o europeu e os índios que se
encontraram tinham aspectos diferentes, embora o europeu dotado de valores
religiosos, ele viria acabar subjugando esse nativo, mais tarde seja pela
crença, seja pela força da espada e pela escravidão.
Embora o texto não tenha entrado nesse aspecto, o
filme “A Conquista do Paraíso”, acaba por colocar essa perspectiva de um
europeu agressivo e sedento de ouro e prata, a escravidão viria acontecer.
Embora acontecesse o hibridismo, da América pré
colombianas e Brasil, ainda sim o catolicismo e o protestantismo sendo culturas
da elite branca acabaria por prevalecer, fundidas com outras cultural e
religiosidade, seja ela com adaptações
ou com puro radicalismo, mesmo assim houve uma fusão nas culturas.
16/02/2016
SOCIEDADE
CULTURA ETICA E CIDADANIA
PROFESSORA:
SARA DE SOUZA RIBEIRO
TEXTO Boris
fausto “próxima aula”.
Estudar e responder
as perguntas.
O QUE É SOCIEDADE?
PRE CONCEITO
Antes - desconhecido
Preconceito:
conceituar algo que não se conhece.
HISTORIA DA
HUMANIDADE
HISTORIA DA
SOCIEDADE
A partir de que momento nos tivemos contato com a
ciência, o conceito de sociedade a fundo o que é uma sociedade passamos a uma
assimilação bem distante. As primeiras
foram na África, em um momento o ser humano domina a natureza antes esse homem
migrava, ele passa a se fixar no local, surge as estatísticas mais complexas, e
uma organização que vive a partir de um líder e de regras.
Constrói obras, profissões, culturas, diversas, ela
passa através da linguagem os seus conhecimentos. Eles começam a migrar para
outras regiões e a mentalidade que fez a Europeu chegar na America e ele trás
todos as suas culturas, medo crenças etc. escrita a idéia e criaram a
necessidade de valorizar a sua cultura essa se chama etnocentrismo (etnocêntrica).
Quando os dois mundos se chocam, ocorre o embate,
eles criaram e transformaram a sociedade brasileira, ocorre a criação de um
conceito de ética. O TEXTO: trabalha a mentalidade do europeu dava-se o nome de
Tupi nos tínhamos milhares, eles tinham vários deuses, Xamã, ainda outro lado
tinha uma sociedade que vivi num dilema, muito forte entre Deus e o diabo,
certo ou errado, porque nos vamos desbravarmos o mundo? Porque somos os povos
escolhidos.
Identifica: que eles não aceitavam os índio para
eles eram seres desprovidos da fé, os
índios consistiam numa sociedade sim!Porque a Igreja era contra a embarcação de
Colombo?
O FILME tem
que entender que o filme não pode tomar como verdade absoluta, mas ele é parte
com alguma bibliografia, a dominação mental pela palavra, os discursos de
Hitler ele entrava na mente das pessoas, porque as pessoas estão desprovidas de
algum amparo, eles vêem no Hitler A SALVAÇÃO.
Os índios acreditavam que os deuses viriam pelo mar,
e essa foi aceito, viriam pelo mar, e por essa foi aceito, por isso a America e
a característica de todos os seus medos, acreditavam que estavam no paraíso,
chegado ao paraíso, por uma vegetação exuberante, depois as sociedades passam a
ser dizimadas.
IGREJA: OS INSENTIVOS NÃO ERA SÓ BUSCAR NOVOS FIEIS,
E A REFORMAR protestante os dogmas e as
verdades da igreja passam a ser contestados. PORQUE ENTENDER A MENTALIDADE? É
PORQUE ela vai construir a nossa sociedade a religiosidade ligada ao
passado, preconceito, de hoje a sociedade hoje tem valores muito deturpados
exemplo: o carnaval quando homenageia a umbanda, é visto como cultura, mas
quando alguém fala que é da umbanda se diz é macumbeiro.
O interesse era manter os seus fieis cegos, e
surdos, hoje quem deixa de pular o carnaval
e estuda É RIDICULARIZADO a pessoa sente vergonha de dizer que estudou
no carnaval. O respeito e marcado entre
regras, onde existe punição, onde existe valores exemplo : Lei para proibir
homem de bater em mulheres, o cidadão já não tem os seus direitos preservados.
Educação: Como os EUA vai elaborar uma lei para a educação para a America, se
eles não conhecem a nossa cultura, os nossos valores. O índio passa a TER PRECONCEITO contra a Europa, ele também se modifica.
PROXIMA AULA TEXTO
Boris fausto:
23/02/2016
SOCIEDADE
CULTURA ÉTICA E CIDADANIA
PROFESSORA:
SARA DE SOUZA RIBEIRO
Turma: LBN 10
Aluno: Sebastião Pereira Viana Júnior
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3º
ATIVIDADE:
1º ) “É difícil analisarmos a sociedade e os
costumes indígenas porque se lida com povos de culturas muito diferentes, da
nossa, e sobre a qual existem ainda um forte preconceito”
De acordo com
o texto esse preconceito com relação ainda existe? Justifique!
R=>Sim o preconceito existe,
principalmente para esses povos que ficaram a margem da sociedade, olhar
preconceituoso, etnocêntrico, acreditar
que se trata de pessoas atrasadas culturalmente, que cultuam demônios, que são
fedorentos etc.
Essa visão etnocêntrica, provem de viajantes,
jesuítas, que em seus relatos tiveram
visões distorcidas, o índio nunca foi ouvido, para expor seu ponto de vista,
eles não foram vistos como os mais importante, assim ficariam a margem da
sociedade.
Muitas dessas visões preconceituosas atualmente
provem da mídia, das novelas, filmes
excluindo e dando visões errôneas sobre esses povos, em livros e outras mídias,
ajudam a construir um contexto negativo
em relação a eles .
2º ) De acordo com o texto de fausto, descreva os motivos pelo quais os grupos
indígenas foram dominados por um grupo de europeus?
R=>Acredito que não existia uma nação indígena, mas grupos que
possibilitaram os portugueses se aliar com alguns grupos e fazer guerra, e se fortalecer para dominar outras grupos indígenas. A questão da religião também foi muito favorável ao colono.
Outro método de dominação era por parte da igreja
católica; Para a igreja o bom cristão significava também adequar os hábitos de
trabalho dos europeus, a política católica protegia contra a escravidão. (mas no entanto era por meio da
arte do convencimento, o individuo entendia que estava tudo bem por isso mais
grave que a violência), era uma forma de
dominação também.
3º ) Ainda sobre o texto de fausto (2013),
identifique os motivos pelos quais após a ocupação das terras brasileiras
opta-se pelo trabalho escravo negro, ao invés da indígena nativo da região?
R=>Os portugueses conheciam as habilidades nos negros, muitos já
tinham sua cultura onde já trabalhavam
com ferro,e criação de gado, sua capacidade de produzir era bem mais
superior aos indígenas.
4º ) O que é sociedade? Veja dois autores Milton
Santos, Darci Ribeiro, Boris fausto, Karl Marx.
R=> Autor pesquisado 1º
Milton Santos: uma marxista não ortodoxo; ele não gosta dos marxista
ortodoxos porque ele diz que quando não se renova uma corrente, ela tende a se
tornar uma religião ou dogma, e como tal ele tende a alienar
ou “emburrecer” o ser humano.
“Por ele a
idéia de formação social não deve ser confundida com a noção social global para ele i espaço é o mesmo
processo histórico. O composto econômico ou sócio econômico ele é apenas um
conjunto de situações de uma totalidade, em existência de tensão, em movimentos
de um grupo”
SANTOS, pp,241
Para TALCOTT
PARSON, “para quem a sociedade dele é
vista como um sistema global, articulado os subsistemas econômicos, políticos,
religioso etc. cada qual com uma função especializada”. SANTOS,pp,241.
A sociedade está
relacionada com o espaço, e ao mesmo tempo em que a dimensão está
permanentemente ocupada e se ajusta em decorrência da realidade econômica e
social, mas que apo mesmo tempo sofre influência da mesma.
Autor pesquisado 2º
Darcy Ribeiro:
Para esse autor se da pela miscigenação, uma mesclagem das culturas dos europeus, africanos, e
indígenas, em sua obra, ele defende o negro, e faz militância para os estudos
afro descendentes nas escolas. Darcy Ribeiro é mais voltado para a questão
cultural, eu constrói a sociedade e não um sistema político e econômico
Embora os indígenas não constituíam uma formação
política complexa, pois não se via o Brasil como um pais, apesar da diversificação lingüística,
indígenas uma das características que vão destacar o território brasileiro.
“Muitos outros
povos indígenas tiveram papel na formação do povo brasileiro. Alguns deles
escravos preferenciais, por sua familiaridade com a tecnologia dos paulistas
antigos”. RIBEIRO,PP,34.
5º ) De acordo com o exposto em sala de aula, e os textos analisados,
identifique o que é sociedade e de que
forma se deu a formação da sociedade brasileira?
R=> A formação da sociedade
brasileira segundo o texto analisado, se dá por
um processo cultural que envolve os humanos, ela não se caracteriza por
apenas uma questão econômica, mas com uma camada social dividida por costumes,
gostos, e comportamento e culturas
diversificado. Isso se caracteriza pó uma perspectiva cultural.
REFERENCIAS:
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-42.
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Filme: Escritores das Liberdade.
Filme:1492 A Conquista do Paraíso
Youtube; vídeo :Oficio do Historiador. Maria Helena Capelato
Youtube; vídeo O papel do professor . Vertentes Sociológicas. Professor
Ronei Luis Soares
Youtube; vídeo Metodologia e Projeto Científico. Anna Cicelle Garcia
Alanis
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