Curso: HISTÓRIA LPN 30
Disciplina: Currículo e Diversidade
Cultural
Professor: Walter da Silva Braga
Assunto:
Elaboração de um Jornal voltado para o Ensino Fundamental
Data:
09/05/2016
T
ORGANIZAÇÃO DO CURRICULO NO ENSINO
FUNDAMENTAL
HISTÓRIA / PEDAGOGIA
INTRODUÇÃO
Apresentamos o trabalho da elaboração de um jornal escolar, com assuntos e
reportagens voltados para a educação, reportagens, artigos, opiniões, conversa
com alunos fazem parte desse trabalho. A questão do debate das desigualdades, e
a realidade das escolas fizeram parte desse jornal com características
humanista.
A entrevista com os estudantes da passagem Rui
Barbosa, o que eles pensam o que esperam da escola e da vida. O RPG, e uma
critica construtiva para trazer temas e assuntos voltado para a realidade do
belenense, no nosso bairro, da nossa rua.
Entrevistas, artigos voltados para o tema educação,
e uma homenagem aos professores com o texto “orgulho de ser professor”, o
referido trabalho é voltado para uma visão de futuro gestores, fazendo criticas
construtivas.Não queremos que continue sempre a mesma historia, a mesma escola,
mas que as coisas possam mudar para melhor um dia.
“O educador que tem como compromisso ser agente de
transformação social não pode deixar de procurar o melhor caminho para vencer o
desafio de mudar seu próprio modo de pensar
e de proceder, tampouco pode esquecer sua missão de facilitador do
crescimento de seus alunos, contribuindo, desse modo para que as gerações
futuras possam usufruir uma existência mais digna” VEIGA,pp,10
Procuramos elaborar nosso trabalho com base numa
perspectiva democrática explorando o universo lúdico da criança e do mundo
adolescente, especificamente do ensino fundamental.
O papel essencial do professor será orientar os
alunos a buscar os caminhos e a produzir o conhecimento, dentro do seu contexto
próprio partindo do que já sabemos dos saberes do senso comum. MARTINS,pp23.
Com base nessa citação, e com base nessa produção
teórica que trabalhamos as matérias, como por exemplo, o RPG, quando propomos
aos adolescentes a trazerem as narrações para a sua realidade da cidade de Belém.
O objetivo desse
jornal, foi o debate de uma Gestão Democrática, entre os docentes, por isso o
nome. Em vista que nosso trabalho objetiva
uma participação democrática na elaboração das matérias.
A construção de um processo
democrático de decisões que visa
eliminar as relações competitivas corporativas e autoritárias rompendo com a
rotina burocrática no interior da escola, VEIGA,pp,2
A citação acima mostra uma realidade nas
instituições, é pois necessário criar uma nova mentalidade a respeito da
gestão, das formas de ensinar, de trabalhar com os alunos.
Se nos enquanto docente não conseguirmos organizar
um trabalho acadêmico, de forma democrática,
como é que nos sairemos numa gestão de escola, diante de todo esse
debate de gestão democrática a se implantar nas escolar. Na elaboração desse
projeto, nos trabalhamos com a diversidade o foco aqui, foi o trabalho
pedagogico0, voltado para o ensino fundamental, na construção desse jornal.
DESENVOLVIMENTO
No processo da construção da aprendizagem estudamos
as possibilidades das corrente de ensino, e métodos. Antes o estudo dos
fatos e problemas era uma metodologia,
hoje essa perspectiva mudou.Nos anos 1980,1990ª proposta base era em Piaget, e
Vygostky, que provem de que o aluno já vêem de casa com algum conhecimento
comum, e que o trabalho seria feito em cima desse conhecimento era o movimento
construtivista, ainda hoje se usa esse método.
A abordagem superficial envolve o apelo a
memorização de conteúdo, por vezes desconectados dos conteúdos destinados
apenas a alcançar sucesso em provas ou avaliações, mas que logo são esquecidos
MARTINS,pp20
A citação a cima, aponta tórias que surgiram ou métodos o que antes era voltado
para o professor no centro, agora era o aluno no centro, e a exploração das
suas capacidades. Logo a tendência atual propõe a existência da efetividade
entre alunos e professores, coisa que
não era pensado antes. “A pedagogia da pergunta deve substituir a pedagogia das
certezas, dos saberes, pré passados, das verdades definitivas. FREIRE 1992”.
Essa pedagogia permite uma abordagem
interdisciplinar possibilitando o aprender a pensar. Procurar abordar uma visão
de trabalho de gestores, procurando construir uma perspectiva de construção
social, ouvir os alunos, construírem, compartilhar, mudar a sociedade, com
atividades que façam os alunos tem um processo de reflexão sobre a sua
realidade.
Em nossa perspectiva procuramos produzir material,
não somente retirar da internet, mas
produzir temas e assuntos da nossa realidade, da nossa cultura, como o pessoal
do RPG, quando propomos a eles narrarem o jogo com a perspectiva de nossa cidade.
A experiência com as pessoas, a interação, constrói
o ser humano, procuramos inspiração na elaboração desse jornal escolar, na perspectiva
do filme “Escritores da Liberdade”, porque quando se muda um currículo de um
aluno que tinha uma tendência errônea, se muda o mundo, se salva uma criança,
um jovem, isso é mudar o mundo.
Transformar a realidade dos estudantes, dos jovens,
é transformar o mundo para um perspectiva melhor. Nosso trabalho foi voltado para a educação, trabalhando em
cima do que nos podemos ajudar a construir uma escola melhor.
Debates, artigos matérias foram feito objetivando abordar o assunto educação,
voltado para o ensino fundamental, alunos e entrevistas e charges fazem parte
desse projeto.
CONCLUSÃO
Por fim em nosso trabalho, percebemos que o projeto nos trouxe uma possibilidade de entender
melhor o contexto escolar, a parte humana dos alunos, entrevistados, e a visão
de que os estudantes querem uma relação mais humana com os professores, como
explica as professora Fátima em seu
artigo “Afetividade entre professores e alunos”.
Em nosso trabalho humanista percebemos que por mais
difícil que esteja, a escola está em processo de mudança, seja ela na questão
da gestão, da estrutura, da preocupação
com aparte humana de alunos e professores.
Entendemos no trabalho que é preciso resgatar a
questão humana dos profissionais e alunos, mesmo banalizado pela tendência selvagem
capitalista, de que tudo não passa de mão de obra para o trabalho e para o
lucro do capitalista. Nos precisamos voltar a nossa humanidade, superar essa
tendência capitalista selvagem.
Os alunos querem ter sua juventude, eles querem
interações lúdicas, o brincar faz parte da adolescência, 6º ano, por exemplo,
se você colocar um jogo fazendo uma ligação com as disciplinas eles vão
aprender brincando.
O trabalho foi muito importante para adquirimos
experiência, o cotidiano da sala de aula, não só isso, mas o aluno fora da escola, brincando, de divertindo e como
estudam e o que buscam na escola.
REFERENCIAS
VEIGA, Ilma Passos. Projeto Político –Pedagógico da escola. Papirus,
campinas SP2006
MARTINS, santos. O trabalho com projeto de pesquisa. Do ensino fundamental e médio,Papirus,Campina Sp,2005
Retirado do site: http://globoesporte.globo.com/pa/noticia/2013/01/clube-do-remo-comemora-20-anos-do-inicio-do-tabu-dos-33-jogos.html.
em 21/04/2016
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