(PARTE 2)
RIBEIRO darcy. Povo brasileiro a formação e o sentido do Brasil. São Paulo, Companhia das letras,1995.
FAUSTO Boris. Historia do Brasil, São Paulo. Editora das Universidade de São Paulo, 2013
23/02/2016
SOCIEDADE
CULTURA ETICA E CIDADANIA
PROFESSORA:
SARA DE SOUZA RIBEIRO
O processo das grandes navegações e a reforma no
novo mundo, o filme “A descoberta do Novo Mundo” 1492, focado na metodologia da
época. Essa sociedade se deu através de
uma mistura entre negros, índios, europeus. A partir daí se deu a nova
sociedade. Negros vindo para o Brasil, se
pensa um uma escravidão mão de obra e religião, comidas, danças, arte e
culturas, e um sistema econômico, mazelas, tribos, etc.
DE ONDE ESSES NEGROS VIERAM: África se pensa logo em doenças, candomblé etc. MÃO DE OBRA NEGRA: tem um universo
paralelo toda a riqueza que vêem com eles, miscigenação, artesanato,festas,etc. e misturados coma data
a culturas, festas etc. e misturando com toda a cultura eles deram origem a
nossa sociedade.
FILME: O
continente africano como concepção de riqueza, dança, culto, como se relacionam,
quando se pensa em Europa, 2º, pe3nsa-se em novo, povo, Inglês, espanhol
holandês, Mas quem se destacou foi os portugueses No texto de Boris tem os
tipos que eles falam, mais tinha rituais.
O QUE É UMA SOCIEDADE? É onde as pessoas passam a
viver em estado cultural, os índios tinham uma estrutura econômica, tinha um
modo econômico sua cultura e seus
valores.
CARACTERISTICAS DOS NATIVOS: Até mesmo física, onde
região vai ter pele amarelada cabelo liso, estatura mais baixa, isso vai ter as
características de uma nova sociedade, tanto que no Brasil ninguém [e igual, e
o índio está em todo o contexto brasileiro.
O índio trabalha para a cultura e seus deuses, o
europeu passa a comerciar e enriquecer cada vez
mais, a questão da guerra, o
indígena por uma questão cultural. Eles se apropriam dos que eram capturados, todos esses
acontecimentos eles inseriam na antropologia. Segundo a crença a carne, eles se
nutriam da força e coragem desses guerreiros.
O homem branco vai para a guerra para conquistar territórios,
o homem branco, negro indígena, cada um vai glorificar o seu deus ou os seus
deuses.os Xamãs, a trindade, entidades africanas etc.
AINDA É DIFICIL ANALISAR A CULTURA INDIGENA? A
questão de preconceito, esses relatos
vêem de certos preconceitos foram escritos por viajantes o processo de
conquista de olhar religioso, seria diferente. As cores como se vestiam, eram
regras ainda hoje faz parte da nossa sociedade. Quando se torna um clã etc.
AFRICA: a historia não se rompe ele é sempre um
processo, a economia da cana de açúcar,
tribos inimigas, se associaram com o colono, para aprender com outros, era uma
guerra entre irmãos, mas existia a concepção de nação, no século XVIII que vai
surgindo de forma gradual essa concepção.
CORREÇÃO DO TEXTO: Boris fausto
Nos estamos para interpretar vamos ler e trabalhar as perguntas, 1º isso
reflete em maior e menor grau o olhar saber, esses grupos sociais vêem como
entende-los. Como beber do preconceito em relação a esses grupos, muitos desses
relatos preconceituosos foram feito pelos viajantes, o europeu é superior ao nativo, faz parte do
arcabouço histórico, desde as primeiras palavras começaram a ver as culturas
deles, como inferior, a nossa, sempre é superior. (esses escritos não foram
feito por indígenas)
Para o colonizador, o indígena ele está em estado
natural, com a catequese, ele está
resgatando o indígena para a palavra de Deus, o negro eles vão se formar, eles
não tem vida (no caso dos negros, não eram humanos), a igreja não era contra a
escravidão, ela é a favor da conquista de novos fieis.
DARCI RIBEIRO: Sociedade se dá pela miscigenação,
dessa mesclagem dessa cultura entre o
europeu a indígena, e o negro eles difundem o negro e defendem o ensino do
estudo africano, nas escolas. Uma sociedade não pode ser entendida dentro de um
laboratório a visão porque queriam fazer um mapeamento genético, como um vírus
se propagou na sociedade.
VER “CLOVIS BARROS
FILHO”.Palestrante
ARTIGO: Formação do Povo brasileiro numa analise antropológica.
Se começar a ler um artigo e não entender um resumo, para e volte tudo
novamente.
INTRODUÇÃO: tipo de leitura,
Metodologia, que tipo de trabalho,
Objetivo: hipótese ou pergunta.
Se não entendeu leia o restante do artigo. Formação
do povo brasileiro, e sua diversidade
ATRIBUIDO A UM PRECONCEITO CENTENARIO, E FRUTO DE UM CONJUNTO de
atividades, o europeu que trás de tudo esse sentimento de superioridade.
O QUE É CULTURA? É A PALAVRA a forma de ver a forma
de cultura de geração a geração e o conhecimento dentro dessa sociedade
nacionalismo, futebol, carnaval, e outros elementos, e outros que são características de determinadas regiões,
candomblé,círio, etc. Todos esses conhecimentos que vão passando de geração em geração
elas são transformadores.
02/02/2016
SOCIEDADE
CULTURA ÉTICA E CIDADANIA
PROFESSORA:
SARA DE SOUZA RIBEIRO
Turma: LBN 10
Alunos:
Sebastião Pereira Viana Júnior
Edemir
Mougo Von Paumgartten Júnior
|
A essência do homem
é construída socialmente e historicamente
4º
ATIVIDADE
1º ) Identifique no presente texto o que é
etnocentrismo?
R=>É uma postura vinculada ao modo dos
indivíduos verem o mundo a partir de seu próprio ponto de vista, pelo qual
tende a rejeitar,negar e até mesmo agir com preconceito e discriminar
qualquer cultura que não seja igual a sua.
PROFESSORA: O olhar etnocêntrico, vêem do europeu, em relação ao índio,
se levar para a sala de aula não pode discriminar em sala de aula, tem que ter
muito cuidado porque os indivíduos estão em formação, criança, adolescente etc.
E através das brincadeiras que semeia o preconceito. “Paixão, pp,6”
2º ) Qual o principal objetivo do texto?
R=>Falar sobre preconceito, e uma proposta para a superação
do etnocentrismo.
PROFESSORA: A formação Atual e uma postura de preconceito que é
centenário, a fim de Alencar elementos
de superação a objetos e buscar a origem do preconceito que ainda hoje está
enraizado, na nossa sociedade, no processo de colonização, onde está a cura, a partir do relativismo a postura que
possuímos, em relação ao conceito aos outros.,
3º ) De que
forma se descreve o até discrimina no presente texto?
R=>O ato de descriminar passa longe de
ser apenas o ato de criar e separar com base nas categorias. Por exemplo; ao
criar a categoria de cor e descriminá-los agregando valores cria-se por conseqüência hierarquias.
As pessoas tende como base sua cor da pela , com isso a conseqüência é a ofensa a exclusão o
menosprezo e o desprezo com vista inferiorizar um determinada étnica, ou
comunidade, e até individualmente. “Paixão, pp,6”
PROFESSORA: Hierarquizar a mente humana, ou aprisionar ou libertar,
quando se vê já condenou ou observou, por ser gordo, magro, etc. nem se conhece
já julgamos, nos temos que nos policiar.
Se um individuo é diferente, e tem uma
limitação não podemos desprezar, não podemos discriminar, se ele não consegue,
nos vamos fazer juntos, principalmente
se for uma deficiência irreversível, autismo, etc, se for uma que não é
possível superar se dá outro tratamento.
4º ) O que é cultura? E como ela se manifesta na sociedade?
R=>Cultura é tudo aquilo que as pessoas cultivam, seja em
termos da agricultura , do conhecimento da arte, ou mesmo de hábitos ou
costumes . É tudo aquilo que o homem
vivencia realiza e transmite por meio da linguagem, ou seja a cultura está
relacionado com os conteúdos simbólicos da vida. “Paixão, pp,10”
PROFESSORA: Tudo depende do meio social, que se vive, a gerações
futuras, não vão se compartir como os nossos pais, a sociedade vai mudando, no século XIX, a
mulher tinha que seguir a Deus e ao marido.
Cada um tem o seu estilo e se meter onde quer, essa questão de
preconceito é a libertação, mas no meio social
ele tem que seguir, eles iam se lançar numa escala, a tendência é a que
o individuo tem que se adequar ao meio.etc.
5º ) Em que momento e porque a antropologia se utiliza de
“métodos” e “sistemas” para estudar o homem? Este tipo de analise,
de acordo com o texto , é suficiente ou não para estudar o individuo em uma sociedade?
R=>Preocupou-se buscar na sociologia a
antropologia para podermos questionar uma visão ou conceito
complexo, e diversificado.
“postura etnocêntrica de nossa
própria sociedade, cultura superada a situação vigente , uma vez que seu reconhecimento não podemos compreender a
sociedade em que vivemos. A busca por essa compreensão ainda está sendo
construída, a luz de uma visão dessas teorias, a qual é proposto como
relativizar superação alteridade. “Paixão, pp,14”
PROFESSORA: E uma pesquisa qualitativa, de observação participante, ele
passa a fazer parte desse grupo, e passa a estudar. Mo século XIX, a
antropologia precisava criar métodos que podiam ser comprovados em laboratório,
tamanho do crânio, mãos etc. isso já não bastava mais para estudar a sociedade.
A antropologia
compreendeu que no laboratório não poderia dar suporte para entender o homem,
eles saem do laboratório, e vão para o
campo social. Ver como esse homem se comporta,
o que faz, qual seus cultos etc.
6º ) De acordo com o texto, identifique
o que é o “mito da democracia racial”.
R=> No Brasil ocorre o mito da democracia racial, ela ocorre de maneira
velado, se diz que no Brasil não tem
preconceito, mas ocorre uma desvalorização e desumanização, o que culmina com o
não reconhecimento simbólico das tradições, saberes e fazeres do povo afro
descendente, que vive neste país.
PROFESSORA: é o
caso de que não existe uma democracia racial no Brasil
REFERENCIAS:
PAIXÃO Josuel Stenio. A Formação do Povo Brasileiro e suas Conseqüências no Âmbito.
01/03/2016
Sociedade
Cultura Ética e Cidadania
Sara de
Souza Ribeiro
Grupo 2
Sebastião
Edenir
De que forma esse conceito está no conceito educacional?
1-Conceito de Sociedade: São indivíduos que conseguem viver em harmonia
pode ser no meio acadêmico de historia
etc. Identificam o conceito.
2-Conceito de cultura: É tudo aquilo que é produzido pelo homem, e
compartilhado de forma que se entenda, pode ser um artefato, idéias, etc. que
se produz e transmite.
No Brasil o processo de formação será todo essa carga dos europeus e seus medos,
houve uma mistura dos europeus e seus medos, houve uma mistura do europeu índio
e africano.
Para entender o etnocentrismo, temos que entender
que a sociedade passou por processos violentos, como a escravidão, e o termo
pejorativo de que o índio é preguiçoso, se falarmos dos relatos dos viajantes,
que fizeram uma construção negativa e esses grupos.
O texto constrói isso, ele debate sobre o
etnocentrismo, que basicamente é um olhar preconceituoso em relação a outras culturas, e até a
indivíduos de forma individual.
E o texto de RIBEIRO, propõe uma superação desse
olhar, etnocêntrico, através do relativismo
cultural e a necessidade do debate para
questão social, através da questão sociológica, e antropológica. O etnocentismo
consistem em um olhar preconceituoso sem que se conhece o indivíduo ou grupo.
OBS: Não pode o
professor na sala de aula dar questões como verdade e errado, ele não pode
definir um assunto como pronto e acabado.
ETNOCENTRIMO:
É o seu superior
02/03/2016
SOCIEDADE CULTURA ÉTICA E CIDADANIA
PROFESSORA: SARA DE SOUZA RIBEIRO
Turma: LBN 10
Aluno:
Sebastião Pereira
Viana Júnior
|
5º ATIVIDADE:
TEXTO: A cultura
afro como norteadora da cultura
brasileira?
1º ) Qual o
objetivo do texto?
R=> O objetivo do texto é resgatar a
cultura afro, que acultura brasileira tem um desconhecimento sobre suas origens
o que gera um preconceito a essa questão.
2º ) R=> Qual a
metodologia utilizada para desenvolver o presente artigo?
R=>O autor SILVA utiliza muitos “sites”, que provem de
usuários leigos, que passam uma espécie de conhecimento do senso comum.
3º )O que é cultura
de acordo com o texto e suas
experiências empírica?
R=>Segundo
SILVA, a cultura é uma produção humana,
fruto de sua inteligência e que possibilita o seu entendimento, da mesma forma
que permite o repasse de geração em geração.
Em nosso entendimento, se eu produzo um desenho, ele é
cultura agora depende se for uma cultura
de resistência, ou “marxismo cultural”,
ou uma tendência avessa a essa perspectiva ou uma cultura que expressa uma
forma comum, sem uma expressão de resistência.
4º )de que forma o
negro pode preservar ou transformar o sua
cultura e seus valores no Brasil?
R=>Ele faz adaptação desses valores,
hora aceitando pela força da igreja, e hora fazendo uma mesclagem com culturas
compatíveis com a sua, ocorreria um intercambio
de culturas.
5º ) Qual a
contribuição do povo Africano para a formação brasileira? Identifique três
exemplos?
R=>A contribuição africana no aspecto cultural, foi muito
relevante, tanto na formação física da população quanto em aspectos culturais,.
Exemplo:
culinária, língua, musica, religião etc.
Patrimônio
cultural imaterial: Frevo, capoeira
Patrimônio
cultural Material: utensílios de cozinha
e indumentária, esculturas de argila,
tempero na culinária.
6º ) As
considerações finais sustentam o objetivo do texto?Justifique?
R=>O objetivo do texto é levantar uma
critica a termos pejorativos e mal
informados sobre a cultura afro até preconceituosa, embora essa cultura esteja
presente, em grande escala em nossa sociedade.
As considerações sustentam o objetivo Existe
uma espécie de medo do desconhecido, porque ele fala da desinformação, e de uma
cultura que vive a margem, sempre relegada a termos pejorativos a ela.
29/03/2016
Sociedade cultura
Ética e cidadania
Texto A formação
ética desafiando a pratica educativa
Questões:
1º ) Qual o objetivo do texto?
R= O debate sobre a ética, no espírito das pessoas, e na
sociedade da filosofia, e por filósofos foi lá a sua origem
2º ) De acordo com o texto, como nasce a ética e
qual a sua definição?
R= A ética surgiu com o advento da
filosofia, e da política, do pensamento humano e a necessidade de moralização
humana.
3º) De que forma se
apresenta a educação na modernidade?
R= A educação tem que se apresentar
atrelada a ética, ela tem que constituir um sistema de moralidade a função de educar.
4º ) Qual a relação
da educação com a ética na modernidade?
R= A ética na modernidade, não fica presa
apenas a instituição escolas, ela abrange todo o cenário social. Ela se expõe a
CONSCIENCIA, ESSE PROCESSO SÓ SE DÁ ATRAVEZ DA EDUCAÇÃO, QUE É A RELAÇÃO DESSES
DOIS APARELHOS, ideológicos, e educação e
ética.
5º ) Por fim qual a
conclusão do texto?
R= Ele propõe que o educador, é o baluarte,
desse processo, de mudança, através da ética mesmo ela se transforma ao longo
do tempo.Nesse contra ponto, da
necessidade de moral de implantar uma ética aparece o fator que prejudicam como
uma sociedade, autoritária, e que dificulta a implantação de uma educação
democrática’.
N2=> avaliação,
atividades e seminários.
Nossa equipe:
Sebastião
Francisco
Edemir
Tema:
OBS: Plano de aula,
trabalha o tempo e a instituição se é católica protestante etc.
Objetivos:
Específicos: qual é
o objetivo da aula, fazer com que o aluno entenda o que é sociedade.
Avaliação: na
precisa expor, basta escrever o texto!
Não é estrutura de
papel, é de plano de aula, outra coisa é a didática como ministrar, e o tom de
voz.
Não olhar para a
parede, se concentrar nos alunos, olhar no olho deles.
Apresentar documentos, jornais, revistas educativas, livros didáticos,
como se deu a formação da sociedade brasileira, é diferente para biólogo,
historiadores, sociólogos.
Equipe e dias:
1º => (26/04/2016) AS
19:10=>Barbara Pereira. O que é Sociedade e de que forma ela se relaciona no
modelo escolar.
2º => (26/04/2016) AS
19:30=> Jose melissa Freitas. Como se deu a formação da sociedade
brasileira.
3º => (26/04/2016)
AS 19:50=>Sebastião e Francisco. Nossa equipe: Como se deu a formação
da cultura brasileira.
4º => (26/04/2016) AS 20:10=>Carla Priscila. A Sociedade atual e a questão ética.
5º => (26/04/2016) AS
20:30=>Paulo Castro. A relação entre ética e as instituições justas.
(03/05/2016) AS
19:50=> . Ana Paula (a doidinha). Conceitos Históricos Cidadania e
Democracia.
(03/05/2016) AS
19:50=> os Movimentos sociais e a luta pela Cidadania
Já debatemos o
conceito de sociedade, cultura agora vamos debater ética .
EXPLANAÇÃO
DA PROFESSORA:
ETICA:
A mistura de
uma sociedade de grupos, valores, visão de mundo, passa a ser misturar a forma a cultura ,
quando nasce, começa a se inserir, ele começa mostrar a sociedade de, a escolas,
a religião, historinhas, etc, fazem parte de nosso processo cultural,se passa
determinado valores, de que é certo e errado.
As verdades que
são impar, ela é o momento, em que o
iluminismo se manifesta, ele passa a ser valorizado e se culturas não expressa
pela questão da fé, da religiosidade, não ele que julga, na visão de deus, do
que é certo, e errado a questão a partir
do iluminismo ele pensa de forma racional, a ele passa a questão, mas o que é
certo e errado. É importante discutir o que é tica.
A ética passa a andar em vários setores, da sociedade, como
educador, temos que ter muito cuidado com o nosso posicionamento, porque vai
influenciar os nossa alunos.
Ética no processo de formação dos alunos
Ética no processo de formação do docente
O que é ética, o trabalho de pesquisar passa por um
processo, quem que nunca foi chacoteado por ser correto, passa a ser
ridicularizado pela sociedade, trabalha
com formação de individuo, tem que ter cuidado com o teu posicionamento, exemplo:
Se você trabalha numa escola evangélica, e vai para o terreiro de Umbanda , não
é coisa correta.
Em cima da instituição, nosso trabalho, o plano de
aula, ainda hoje tem outros valores, que fazem partir da nossa cultura.no
governo é difícil as questões do uniforme, aluno, não pode se diferenciar.
Ética é a questão do respeito, mas não
copiamos e acabamos e nos leva a interpretar
12/04/2016
Sociedade cultura Ética e Cidadania
Sara de Sousa
REVISÃO:
As coisas foram se perdendo da antiga democracia e
estudos gregos, e a mudança nos costumes. Ética: são valores saberes, e a
importância de se entender esses valores, mas vamos perdendo essa concepção de
valores,. No Brasil a estrutura social é pobre.
SOCIEDADE: é onde um grupo de indivíduos passa a
viver em sociedade, passa a viver em estado cultural. Cultura, é tudo aquilo
que adquirirmos e produzimos, é um paradigma.
ARTIGO: É UMA FERRAMENTE FANTASTICA: tem que buscar
qual o objetivo do texto!
OBJETIVO:
discutir a possibilidade de ensino, ética e de quem é essa possibilidade. Ética na antiguidade,
era um e hoje ela se modificou.
HOJE: Por modernidade contraponto, é agora, hoje,
tem outro sentido, e vai se perdendo. Crise e valores: Corrupção, violência
televisão aberta, os valores familiares vão se per4dendo as instituições tem
uma função, completamente diferente, o ser humano se destruindo. Hoje os
valores tão se perdendo, mas tem mais,
os valores se chama A MÃE DE SENHORA,
hoje vai se perdendo, isso a 20 - 30 anos atrás, era muito forte.
Porque o adolescente é facilmente manipulado,
exemplo: a maconha, se ele fala, não e não fumar, vai ter que ter muita
segurança. Os educadores têm que trabalhar de forma a ter que ter muita
segurança.
Os educadores têm que trabalhar de forma muito
incisiva, a ética vai ser a base para formar o cidadão. O nosso processo de
formação foi ocidental, não tem quase contato,com o oriente.
A SOCIEDADE VASI INFLUENCIAR MAS NÃO vai definir você sabe o que é certo e errado.
OBS: Ela não permite definir o que é
certo não podemos fechar numa verdade acabada. Criança é um ser em formação, se
você contribui de forma errada, você destrói aquela criança, e nos estamos
trabalhando para formar cidadãos.
ETICA: é ter
valores, e saber respeitar os outros, o julgamento é exato, é um mecanismo
de defesa, se age certo, respeita todos.
Vão equilibrar.
O sistema de ensino virou uma instituição de lucro,
o sistema de ensino, de hoje não induz o aluno a pensar, e se tornar um
ser critico. Hoje é buscar estudar a importância do ensino de ética, é solido,
nessa discussão, será que as instituições estão fechadas, em volta a formar um
cidadão que pense.
O sistema educacional vai se transformando em Belém,
era diferente, de homens, e mulheres, elas tinham que educação religiosa,
voltada para a família, e o marido. O sistema educacional se transforma ele vai
se modificando com o tempo e a sociedade. Pode ser uma ferramenta de
construção, mas também de destruição.
A avaliação continuada: é muito mais produtiva, a
método tradicional é muito mais problemático, não aparece o resultado. Compete
à educação, cabe a nos próprio, um sistema educacional justo e ético. Ler as
regras, que nos precisamos respeitar, se não fosse as regras, sabe como nos
sustentaríamos.
A escola é a primeiro meio social que a criança
tem, ela tem contato com os pais,
ela os vê de cima para baixo na escola ela já vê de igualdade, ai vê um mundo diferente.
12/04/2016
SOCIEDADE CULTURA ETICA E CIDADANIA
Sara de Souza
Ética sociedade e cultura se
entrelaçam.
ATIVIDADE:
De acordo com as leituras do textos realizados, em
sala de aula, responda a seguinte questão!
Qual o conceito de Sociedade Cultura Ética e
Cidadania? Em que momento esses conceitos se fundem ?
R=>
LIVRO ETICA E CIDADANIA Construindo os valores da Sociedade.
A retomada da consciência vêem no período pós
guerra, desenvolvem-se organismo internacionais, os vencedores vão se reunir
para formar um projeto de desenvolver a
questão da economia doa países derrotados, a preocupação era com a
economia, não foi preocupação com a cultura, e o bem das pessoas. Foi a questão
da economia criou-e o FMI, o banco mundial.
A preocupação o desenvolvimento humano, cria-se a
Unesco, a Onu, junto elas vão criar mecanismo para desenvolver projetos, isso
no século XX, projetos educacionais para a America latina e áfrica, essas organizações ocidentais, eles impõem a sua cultura, ou
seus valores, desenvolve,m e passam a ser uma forma de subjuga a America.
Como fica a situação do Brasil, recebendo uma carga
cultural vinda dos EUA isso passa a ser imposto, é diferente, da nossa
realidade vêem o processo de alfabetização, o desenvolvimento cultural é um
projeto mas a nossa realidade não comporta esse processo, ai começa o processo
de formação de cidadãos.
Para o estado, nos não podemos roubar, matar tem que
pagar o imposto, o cidadão que compõe esse sistema sem infrações é ético. Se ele se vê violento, ele para, o lugar
continua, o estado um movimento, e os
diversos trabalhos.
Diretrizes da
educação, saúde, lazer, cultura,
diversidades, tudo de qualidade, políticas publicas, segurança, educação, a
questão da ética, e moral, se confunde , ela tem um principio laico e
especifico, a ética e a profissão projetos de pesquisas, se a pesquisa não
passar no conselho de ética, ela não é publicada, não pode ofender ninguém.
O objetivo é justamente com situações em para a sala
de aula, para que o nosso aluno possa pensar. Criar a discussão na cabeça do
aluno, ele pode passar a entender o que
é certo e errado, quando nos infligimos a lei,
do estado. Mas é para isso salvar ávida a ética, ou não? Qual era o
certo? Ai se começa a questionar quem vai decidir é o Júri, vai julgar essa
situação, ( o caso dos pais que importaram o remédio para a filha, que é
proibido no Brasil ).
Quando se
fala da ética, se o estado não fornece a medicação, ele tem que buscar lá fora,
e como fica o direito desse cidadão, se ele é condenado por crime, ? Salvar a
vida de alguém com remédio é crime?
(As mulheres eram consideradas seres inferiores, os
seres humanos pag.50)
A HISTORIA é permanente, mutável, ou será que o
individuo muda a historia, hoje escravos é crime, uma mulher no século XVIII,
em Belém que freqüentava um bar, era vista como prostituta, hoje uma mulher que
estuda, é o certo, antigamente, a mulher que estudava era uma aberração, a
educação dela era voltado para o marido, a educação religiosa, de cozinha
costureiras, bordar, um lugar para nos é uma observação.
Mulher era
para cozinhar, rezar e ter filhos,não podemos dizer que se alguma se
encontram nessas condições elas são daquela época.
(ANACRONISMO):
é julgar ações do passado, com o presente
Mas nos julgamos pelo nosso olhar, hoje elas
tem algumas mais liberdade, alguma querem realmente ser
donas de casa, e falam com segurança o que quer, mas em muitos casos a pessoa
vira chacota, motivos de risadas etc.
Dignidade e pluralidade política, dignidade, é ter
acesso a cultura, lazer, os direitos e valores e se desenvolvem para trabalhar
o individuo com dignidade, nos cobramos muito dos outros, mas não fazem a nossa
parte. Quando fazem coisas que não gostamos, mas já ofendemos a pessoa.
“Seres humanos e mulheres são iguais”, quer dizer
que é preconceituoso, 1988, a mulher não era em gente ainda, ela passa a ser
cidadão no século XX. 1988, nos respeitamos a privacidade de outros, Mas as
tecnologia ainda vêem para o mau, a teologia o usa da imagem, virou algo, nossa
idéias vai para o face, stagran.
Tais valores
representa atitudes base para a
escola, do conteúdo da escola, mas tem 3
pontos:
1º )=>-refere-se ao núcleo moral de uma
sociedade, valores necessários ao convívio da sociedade, brasileira. Você julga
para causar a relação testemunha de Jeová
ou seja, vêem esse elemento, destrói-se
a democracia impedir o fortalecimento do Brasil.
2º )=>Não humilhar e subjugar, os diferentes,
respeitar.
Não se escuta mais carimbo, você prefere escutar
musicas internacionais, mas você não entende nada, isso quer dizer que a
cultura americana está enraizada entranhada no Brasil. A cultura norte
americana, ela faz parte do núcleo vitorioso, expande-se na forma de dominação
cultural, mental e intelectual.
Cidadania, vêem com o individuo e a sua relação um
estudo, o direito de ir e vir. Moral é a
conduta da pessoa. O processo de educação muda de acordo com o momento
histórico, formação da moralidade e formação espiritual, patriótica e
humanista, do aluno. Esse contexto educacional em torno de 1941.
Em 1964, formação Moral e Cívica nas escolas, para o aluno, volta o momento, esse período a
ditadura militar, foi um golpe em 1964, foi um período ou golpe, depende do
ponto de vista, é reger normas que não deve ser contestada, deve –se respeitar
as normas daquele3 momento, se ele for lutar ele vai levar bala.
É o contexto que forma o grande currículo do
momento, o questionamento é fundação da
escola, em debate esse conceito e a discussão de ensino ética ou não, na
academia, ética e valores aos alunos.cabe a escola empenhar na formação moral
de um aluno, as pessoas não nascem boas
ou mas, é a sociedade que educa, os seu
membros o papel da escola é fundamental, mas não é a única principalmente no
ensino inicial, não pode dizer que sai transformando um cidadão, mas ele
vivencia em casa também.
Se ele é agressivo, na escola, não é que nasceu com ele essa agressividade,
o que ele vê em casa é o meio mas quando o meio é controlado, ele influencia,m
mas não determina. Não é porque vive num me3io de estrema violência, que você
vai ser um marginal, a criança está na verdade vazia, ele pega informações e
começa a criar os seus valores.
O texto fala que a escola é fundamental existe um
projeto da educação, moral e cívica, mas ela não é a totalidade, desde a
família, não pode abrir não é entregar para o estado, a família, tem que estar
em conjunto com o estado. Tem que se preparar
psicologicamente para o trabalho, se não agüente, n;ao se mete. Diz-se que é
uma oportunidade de emprego, cuidado, deve estar seguro se conseguirá.
Uma coisa é ter teoria outra coisa é a pratica, a
lei é muito bem elaborada, e trabalhada,
mas na hora de ir para a pratica, é
complicado, se o aluno agredir o professor, se ele se defender ele vai pegar a
penalidade. Se o professor se defender, não é para quem quer, é para quem
agüenta.
A escola se essas idéias não forem conhecidos pelo cidadão, não tem como se posicionar, de
forma correta, como cidadão, qual o nosso papel da escola, compreende-se em que
momento nos podemos usar esses conceitos, em momento mais vamos cruzar esses
conceitos.
O momento é a tomada de consciência, pela ética,
moral para passar para a alma, 29% quando se está formando quando ele está vai
depender da decisão de cada um, mas no processo de formação não é só de
professor.
SOCIEDADE
CULTURTA ETICA E CIDADANIA
PROFESSORA:
SARA DE SOUZA
31/05/2016
Ultimo texto do semestre, vai cair na N2
TEXTO:MOVIMENTOS SOCIAIS CIVIL E TRANSFORMAÇÃO
SOCIAL NO BRASIL . “AZEVEDO Daviane
Aparecida de”
1º ) Qual o objetivo do texto presente no artigo?
R=O objetivo é propor uma visão do contexto
histórico, dos movimentos sociais e grupos variados, propondo uma democracia
participativa.
2º ) O que são movimentos sociais?
R=Os movimentos sociais são um mecanismo de
reivindicação de direitos, uma mobilização social que envolve pessoas, etnia,
negros, homossexuais e outras categorias.
“são meios potencializadores de
novas formas de fazer política, de participação sócia, de construção do
processo democrático e de transformação social”AZEVEDO,pp,214
3º ) Qual a importância dos movimentos sociais para a sociedade como um
todo?
R= Os movimentos sociais são um importante
mecanismo, para a conquista dos direitos, estes, negados ou não
disponibilizados pelo estado.
“Os movimentos sociais sempre
existiram e cremos que sempre existirão. Isto porque representa forças sociais
organizadas que aglutinam as pessoas, de ordem numérica, mas como sempre de
atividades e de experimentação social”,GOHN,PP215,2004
“Desta forma
as lutas desencadeadas na sociedade civil, são absolutamente essenciais num
processo de efetiva transformação social a caminha da emancipação
humana”,AZEVEDO,pp,217
4º ) De que forma caracteriza-se a Democracia participativa no texto?
R=A perspectiva de uma sociedade civil é um
projeto para perspectiva um processo de libertação das amarras
reducionistas dos interesses
particulares . a necessidade do fortalecimento das políticas publicas, e da
sustentabilidade.
A democracia participativa apenas
pode produzir seus desdobramentos ótimos se dispuser de cidadãos e de
associações com disposição política para experiências dinâmicas coletivas e
cooperativas. Pensadas como recurso de transformação social, somente pode
avançar se seus cidadãos forem alcançados por processos fortes de educação
política conscientização e politização. AZEVEDO,PP211.
5º ) O que são os movimentos
sociais populares e de que forma ele se relaciona aos movimentos sociais?
R=Movimentos sociais populares geralmente são caracterizado por massas,
como metalúrgicos, professores, são populares, eles podem se relacionar a medida que esses movimentos se identificam
com outros, conseguindo direitos e beneficiando a todos.
Os movimentos populares surgiram na década de 70,
80, encontra partida com o neoliberalismo, que gerou o desemprego, e o estado
então fecha as portas para as negociações, então o estado se coloca em defesa
da acumulação do capital. Ocorre o enfraquecimento desses movimentos.
As transformações no contexto
político levaram também a emergência , ou ao fortalecimento, de outros atores
sociais, como as ONGs e outras entidades do terceiro setor. Assim os movimentos
populares passam a ser aliados ou até me4smo disputar com tais grupos
organizados para demandar as necessidades sócias no poder publico
AZEVEDO.pp,217(gohn,pp,2013)
EXPLANAÇÃO DA PROFESSORA:
O texto pode ser escrito de uma forma, mas a nossa interpretação é
outra
1º Questão : ela fala dos movimentos
sociais, no Brasil, através de algumas teorias no processo de formação da nossa
sociedade, o que são os movimentos sociais,
como se organizam, quando surgem quando desaceleram, e a relação do
estudo como a política neo liberal,e a r4edemocratiazação, do Brasil.
A historia é um processo de conceitos de sociedade, miscigenação e o processo de
formação. E de que forma se relaciona na sociedade. E qual o conceito de
cidadania enquanto sujeito, e o agente de participativa da sociedade com
direitos e deveres.
De que forma
ser esclarecido, ou pode organizar, ou ingressar num movimento social, em qual realmente eu acredito que pode haver
a mudança.
2º questão: São lutas coletivas porque o individuo se organiza
em grupos sociais, os professores do Ipiranga se mobilizam por direitos, seria
um movimento social, e não popular. POPULAR: metalúrgicos, professores,
conjunto maguari, bairro do Guamá,Todos lutando pela melhoria deles.
Está preocupado com a segurança primeiro e depois,
mas nos se começarmos a partir dos movimentos sociais.As vezes, um individuo
movimenta uma turma existem movimentos próximos de forma peculiar, mas para
algo mais amplo busca-se os movimentos sociais.
Não brigam pela melhoria do toda a sociedade, mas só
de seus interesses específicos. Dentro
dos movimentos sociais, tem meus interesses pois não é o objetivo de
todos, mas de alguém individual, ou de um grupo comandando uma grande massa
Exemplo: ONGs, feministas, trabalhistas etc.
Mas quando um
parte para a luta acaba por beneficiar a todos.
3º
Questão: A
sociedade civil somos nos, e muitas
vezes ela é beneficiada pelos movimentos sociais, os direitos trabalhistas não
foram todos, mas todos foram beneficiados,
todos ganhara os direitos .
DITADURAS E MOVIMENTOS SOCIAIS:
4º Questão: O processo de redemocratização no Brasil, nasce a
partir da década de 70, na década de 80, com a democracia esses movimentos
desaceleraram, vai buscar o direito de conquista com o estado. Os movimentos
sociais desaceleram, a partir do momento que o estado passa a ter um sistema
neoliberal.
Tem o maior participação do estado, com o
afastamento do estado, as empresas privadas passam a ter mais autonomia, ocorre
as privatizações, apropriação dos bens naturais, etc. o estado passa o poder
para as mãos da propriedade privada.
As participações vão se modificando de acordo com o
ocorre com o Brasil, que sofre influencia
de forças externas, e interna, esse processo é a globalização, que influencia na nossa
vida.
5º Questão: Movimento social é a caracterização e informação,
ele tem que ter o sentimento de que é certo e errado, e de que e critico.
Na 2º guerra mundial a propaganda incentiva os
jovens a irem para a guerra, a medida que eles vão morrendo, as famílias
percebem que aquelas propagandas, não eram verdade, aquela historia dos heróis
americanos etc.
Não temos que
nos colocar a margem da globo, RBA e outras emissoras, temos sim que assistir e
saber distinguir os valores, ter um olhar critico sobre o que é transmitido
para nos.
O estado passou o poder para as empresas privadas,
por isso os movimentos sociais deram uma desacelerada nos anos 70,80. A quem os
movimentos sociais tem que se dirigir quando precisam se manifestar? O estado
ou as empresas?
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
LINGUAGEM
E MEIO DE COMUNICAÇÃO
PROFESSOR
RAIMUNDO DE ARAUJO TOCATINS
27/01/2016
Somos formadores de opinião, os professores
Formar uma sociedade melhor se tiver leitor melhores.
Saber ler o mundo que o cerca.
Ao textos servem para influenciar a pesquisa vão destruir a sua própria
invenção.Na época da eleição disputou Ramiro Bentes Elcione, e Edimilson, os
grandes estão aliados com os grandes do
agro negocio .
Linguagem sócio lingüística.
Modo de acordo com a região faixa de idade e
condição social. O Brasil é o único pais colonizado por Portugal, porque não
tem sotaque português?é por causa da influencia
dos indígenas, nos falamos bem diferente dos portugueses, (nosso
português e diferente)
Na época da ditadura não podia formar alunos
críticos, hoje está sendo quebrado isso, a ditadura queria o professor no seu
lugar, e calado, mas ho9je nos temos
quem formar os alunos críticos e leitores críticos.
Para os biólogos ver os Alimentos trangeneros, ver que impacto isso trás para a nossa
saúde, para o corpo das pessoas, qual a conseqüência, ele não tem que defender
a sociedade. E alimentos orgânicos e os pesticidas, agrotóxicos etc. nas carnes
e legumes.
( é uma turma interdisciplinar, historia biológica).
Uma escola interdisciplinar fazer a mesa redonda
entre os professores e fazer o debate, nos não sabemos aplicar debates e
pesquisas. Michel Fuko, os micros
poderes e a minoria não muito é porque indígenas e negros o macro
poderes, empresários, governantes. E a rede social que da oportunidade para
esse grupo falar. As áreas estão hoje
entrelaçando o meio ambiente está voltado para o capitalismo.
INTERDICIPLINALIDADE: A ligação entre as disciplinas história biologia
geografia, etc.O professor não é mais o detentor do conhecimento, estamos aqui
para dialogar. O professor não é só dar aula, e3le é um militante, MACAMBA é um
termo que não existe, Macumba é um instrumento musical.
Provas:
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Trabalhos juntos
Prova
escrita
Seminário s
A terceira prova
são 10 questões
03/02/2016
Linguagem e meio de
comunicação
Hoje é uma era completamente diferente, hoje é digital.
CULTURA DE MASSA: meios de comunicação meios de mídia, radio,
televisão, cinema é a chamada “mídia de
massa”, se aceitarmos música americana, foi reinventado tudo o que foi o
cinema, não é só cultura de massa, mas é digital também.
MIDIA E MEIO DE COMUNICAÇÃO: na década de 70, 80, não tinha o domínio,
o filmes tinham que esperar passar na televisão, para quem não ia no cinema,
pelo menos até a década de 90 ainda era assim.
No radio programas jornalísticos novelas, show,
teve a era do radio, em São Paulo e
assistia os vídeo as pessoas, em Belém teve
também os artistas que cantavam radio, tinha a radio marajoara etc.
Sempre teve os Assinantes, quando surgiu no Brasil
ela surge aos moldes doa rádios. A Record na década de 70, ela mostrava os
shows o radio tape, quando muda o instrumento muda a forma de comunicação nessa
era, nos éramos apenas espectadores.
O youtube é uma oportunidade antes ficava só na mão
dos donos dos meios de comunicação, primeiro passava nos cinemas depois passava
na televisão, na década de 90, ai veio a quebra, da questão do vídeo K7, já foi
quebrado o conteúdo não ficou mais não dele,
tinha os direitos autorais mas fugiu
ao controle deles.
Depois começaram a copiar ocorre a crise mo conteúdo
a ser distribuído para todos, depois veio o CD e o DVD e a pirataria. Com muita força, e hoje e a
questão da digital basta um só site e
assiste online o filme, entre a crise, os grandes empresas mas acabaram
sobrevivendo.
Eles passam como uma questão de crime sobre a
pirataria, na época do CD foi bem curta, as pessoas não estão mais assistindo
televisão, como antes mais estão no meio digital serve uma crise em vários
sentidos, estão começando a pensar a Tv interativa, na rede social, pode
discutir com Willian Bonner, não dá pra discutir como está esse modelo hoje.
A REDE SOCIAL MOSTRAVA UMA COISA, A MIDIA MOSTRAVA
OUTRO Lado, na rede social é a opinião das outras pessoas. Compreendo o texto
além do material verbal, década de 80,
políticos no palanque depois foi os comícios, nas ruas a questão mudou depois
ele não ia mais para o palanque, eles iam para o estúdio.
O Ipiranga bloqueia o face, porque eles acham que o FACEBOOK só é brincadeira o problema
hoje não é a falta de informação é saber selecionar a informação.
No Brasil sofremos
influencia da cultura erudita, exemplo: teatro da paz não vai ser o carimbo vai
ser a musica clássica, e por outro lado
tinha a cultura popular exemplo: a
cultura indígena a musica a vestimenta, os negros de dis tudo é macumba, isso é
cultura popular.
(LIVRO O QUE É CULTURA. Jose Luiz dos Santos tem em PDF)
É uma preocupação contemporânea, os caminhos que
conduzimos os grupos humanos, as suas relações presente e as perspectivas para
o futuro, a humanidade está maçada por
contatos, conflitos entre modos diferentes de organizar a vida social.
É por meio da cultura
é as características que vão marcar cada indivíduo ou grupo social, seja em
qual sociedade que elas vivem, atual,mente
e a sociedade capitalista.
Assim a cultura
caracteriza a humanidade como um todo e ao mesmo tempo individualiza a sociedade,
a grande questão e o trabalho do educado e entender essa cultura
Ao longo de seu
processo de desenvolvimento a humanidade se adaptou a natureza, produzindo
cultura e se desenvolvendo, também tem as questão da biológica,
características, cor, etc. Se formou os grupos a qual consiste em grande parte
a sociedade hoje
EU
Cultura também é tudo aquilo que o homem produz. Cadeira, livros,
teorias. armas guerras etc.
Pergunte o que é cultura? Se pensa que o filme
europeu teatro e o grupo suburbano (acredita que não e nossa visão da elite). As pessoas tem um
olhar das elites, a visão ainda é muita
européia, nos temos um olhar colonizado. Escola musica, em Inglês, mas não entendemos
nada , isso é herança da cultura de massa.
A nossa cultura hoje é uma mistura não pode um autor
dizer que ele inventou isso, tem que ver o que tem por trás.Antes tinha A
CULTURA popular e erudita, hoje ocorre uma hibridização começaram a se misturar
se a pessoa não tiver antenado com as coisas da sociedade, ela tem que entender
que ficar a frente da televisão é alienação. Toda a cultura ficou misturado
“Hibrida”.
A cultura das mídias vão começar a dialogar entre
si, o Jornal nacional mostra uma noticia, a gente sabe que é falsa, hoje nos
podemos mostrar para outras pessoas eu isso não é o que está passando no
jornal.
Muitos livros tiveram suas vendas alavancadas por
filmes, geralmente as pessoas viram o filme e não leram o livro, depois chegou
a internet e quebra com essa tendência,
eles lançaram o filme baseado nos,livros
o ideal seria ver os dois no filme tem a imagens as vezes não vêem o próprio
livro esta escrito. Qual a
importância e o impacto dessa cultura na
gente, e mo sujeito contemporâneo de hoje?
O curso é formado de
professores não é técnico, se não é licenciatura, tem que estar
ANTENADO, ele não pode estar no contexto sem estar antenado na
sociedade. Discutir a mídia é uma
formação interdisciplinar, A globo passa o conteúdo de interesse sobre cultura
mas as 4:00 é difícil alguém assistir; ( mas é isso que eles querem que os
jovens não assistam).
MIDIA=>media, de mediação
ATIVIDADE: ler o texto e fazer uma pesquiza inicial Walter Beijamin e
fazer uma pesquisa comentada.
LINGUAGEM E MEIO DE
COMUNICAÇÃO
PROFESSOR RAIMUNDO
ATIVIDADE: ler o texto e fazer uma pesquisa inicial Walter Beijamin e
fazer uma pesquisa comentada.
Linguagem e meio de
comunicação
Hoje é uma era completamente diferente, hoje é digital.
CULTURA DE MASSA: meios de comunicação meios de mídia, radio,
televisão, cinema é a chamada “mídia de
massa”, se aceitarmos música americana, foi reinventado tudo o que foi o
cinema, não é só cultura de massa, mas é digital também.
MIDIA E MEIO DE COMUNICAÇÃO: na década de 70,80,não tinha o domínio, o
filmes tinham que esperar passar na televisão, para quem não ia no cinema, pelo
menos até a década de 90 ainda era assim.
No radio programas jornalísticos novelas, show,
teve a era do radio, em São Paulo e
assistia os vídeo as pessoas, em Belém
teve também os artistas que cantavam radio, tinha a radio marajoara etc.
Sempre teve os Assinantes, quando surgiu no Brasil
ela surge aos moldes doa rádios. A Record na década de 70, ela mostrava os
shows o radio tape, quando muda o instrumento muda a forma de comunicação nessa
era, nos éramos apenas espectadores.
O youtube é uma oportunidade antes ficava só na mão
dos donos dos meios de comunicação, primeiro passava nos cinemas depois passava
na televisão, na década de 90, ai veio a quebra, da questão do vídeo K7, já foi
quebrado o conteúdo não ficou mais não dele,
tinha os direitos autorais mas fugiu
ao controle deles.
Depois começaram a copiar ocorre a crise mo conteúdo
a ser distribuído para todos, depois veio o CD e o DVD e a pirataria. Com muita força, e hoje e a
questão da digital basta um só site e
assiste online o filme, entre a crise, os grandes empresas mas acabaram
sobrevivendo.
Eles passam como uma questão de crime sobre a
pirataria, na época do CD foi bem curta, as pessoas não estão mais assistindo
televisão, como antes mais estão no meio digital serve uma crise em vários
sentidos, estão começando a pensar a Tv interativa, na rede social, pode
discutir com Willian Bonner, não dá pra discutir como está esse modelo hoje.
A REDE SOCIAL MOSTRAVA UMA COISA, A MIDIA MOSTRAVA
OUTRO Lado, na rede social é a opinião das outras pessoas. Compreendo o texto
além do material verbal, década de 80,
políticos no palanque depois foi os comícios, nas ruas a questão mudou depois
ele não ia mais para o palanque, eles iam para o estúdio.
O Ipiranga bloqueia o face, porque eles acham que o FACEBOOK só é brincadeira o problema
hoje não é a falta de informação é saber selecionar a informação.
No Brasil sofremos
influencia da cultura erudita, exemplo: teatro da paz não vai ser o carimbo vai
ser a musica clássica, e por outro lado
tinha a cultura popular exemplo: a
cultura indígena a musica a vestimenta, os negros de dis tudo é macumba, isso é
cultura popular.
Cultura é ? Se pensa que o filme europeu teatro e o
grupo suburbano (acredita que não e
nossa visão da elite). As pessoas tem um olhar das elites, a visão ainda é muita européia, nos temos um olhar
colonizado. Escola musica, em Inglês, mas não entendemos nada , isso é herança
da cultura de massa.
A nossa cultura hoje é uma mistura não pode um autor
dizer que ele inventou isso, tem que ver o que tem por trás.Antes tinha A
CULTURA popular e erudita, hoje ocorre uma hibridização começaram a se misturar
se a pessoa não tiver antenado com as coisas da sociedade, ela tem que entender
que ficar a frente da televisão é alienação. Toda a cultura ficou misturada
“Hibrida”.
As culturas das mídias vão começar a dialogar entre
si, o Jornal nacional mostra uma noticia, a gente sabe que é falsa, hoje nos
podemos mostrar para outras pessoas eu isso não é o que está passando no
jornal.
Muitos livros tiveram suas vendas alavancadas por
filmes, geralmente as pessoas viram o filme e não leram o livro, depois chegou
a internet e quebra com essa tendência,
eles lançaram o filme baseado nos,livros
o ideal seria ver os dois no filme tem a imagens as vezes não vêem o próprio
livro esta escrito. Qual a
importância e o impacto dessa cultura na
gente, e mo sujeito contemporâneo de hoje?
O curso é formado de
professores não é técnico, se não é licenciatura, tem que estar
ANTENADO, ele não pode estar no contexto sem estar antenado na
sociedade. Discutir a mídia é uma
formação interdisciplinar, A globo passa o conteúdo de interesse sobre cultura
mas as 4:00 é difícil alguém assistir; ( mas é isso que eles querem que os
jovens não assistam).
MIDIA=> media, de mediação
EU
Cultura também é tudo aquilo que o homem produz. Cadeira, livros,
teorias. armas guerras etc.
EU
A Mídia na verdade
é um mecanismo ideológico capitalista burguês, provêem de uma cultura
imposta, que é jogado em cima da cultura popular, os ideais de beleza, consumismo,
individualismo, sexualidade envolve todo esse contexto ideológico, cabe anos avaliamos primeiro que é de um acultura
elitizada, a realidade deles não eá
mesma da nossa.
(LIVRO O QUE É CULTURA. Jose Luiz dos Santos tem em PDF)
É uma preocupação contemporânea, os caminhos que
conduzimos os grupos humanos, as suas relações presente e as perspectivas para
o futuro, a humanidade está maçada por
contatos, conflitos entre modos diferentes de organizar a vida social.
É por meio da cultura
é as características que vão marcar cada indivíduo ou grupo social, seja em
qual sociedade que elas vivem, atual,mente
e a sociedade capitalista.
Assim a cultura
caracteriza a humanidade como um todo e ao mesmo tempo individualiza a
sociedade, a grande questão e o trabalho do educado e entender essa cultura
Ao longo de seu
processo de desenvolvimento a humanidade se adaptou a natureza, produzindo
cultura e se desenvolvendo, também tem as questão da biológica, características
, cor, etc, se formou os grupos a qual consiste em grande parte a sociedade
hoje
REFERENCIAS:
SANTA Ella Lucia.
“Cultura e Artes pos humano”, da cultura das mídias a cyber cultura. Paulos,
2003
SANTOS José Luiz. O
que é Cultura, brasiliense, 2009
17/02/2016
LINGUAGEM E MEIO DE
COMUNICAÇÃO
PROFESSOR RAIMUNDO
TOCANTINS
O carnaval
aqui em Belém se achou de fazer igual no Rio de Janeiro,uma cultura
midiática. CULTURA DE MASSA RAQDIO,
CINEMA, tinham os produtores e os
receptores, a pessoa não podia interferir, no meio no 1º momento (MEIOS
MASSIVOS). 2º MOMENTO DAS MIDIAS: TV a
cabo, internet e o publico pode agora interferir, já passa a ter um
comportamento diferente os dosi vão se mesclar o produto e o receptor, quando tem na mídia, social, a
pessoa passa a produzir informações.
Ainda está muito homenageada, as pessoas gostam
muito das mesmas coisas, na cultura digital nos podemos produzir a produção, os
filmes continuam fácil tudo tem uma consenso. Belém tem uma forte relação com o
cinema, televisão e cinema percorreram caminhos separados, eles nunca se uniram
pra fazer alguma coisa.
1º MASSAS
Sociedade das Mídias: década de 70 e 80, a
comunicação se referia a cultura de massas, MAS COMEÇA a aparecer uma coisa
nova no mundo, que começa a alterar a hegemonia da cultura de massa, surge
pequenos aparelhos.
FILME (PARIS TEXAS): é um filme caseiro, a
personificação de filmes domésticos. O receptos
começa a escolher surge a cultura
Cibernética (cyber Cultura). Cultura
digital, foi uma transição mas ela não
desaparece, a cultura digital está na superfície, ela é nova (cultura das
mídias). DEFINE A QUESTÃO DE MUDANÇAS: ELA TRATA DE UM PERCURSO especifico, de uma época foram pequenos
aparelhos que forma surgindo e minaram a sociedade , isso é A CULTURA DAS
MIDIAS, a DIGITAL vêem mais tarde.
No Brasil não tem
muito o debate e reflexão sobre assuntos relevantes, o caso dos Black Block,
as pessoas não entendiam , a mídia a mídia ia tentar formar uma opinião para o
povo, eles diziam que eram movimento de vândalos, e o pessoal da internet dizia
que Ra reivindicações, e as pessoas tomam partido da mídia ou das redes social,
não teve um aprofundamento sobre o assunto.
Jornal é um meio clássico ele estão
entendendo o meio digital, , não é um jovem de maneira totalizada mas uma
parcela, tirar o presidente é um golpe de estado, querer tirar o presidente na
marra, tem muito menos ato político,
talvez muitas pessoas, sejam um fantoches nas mãos de algum grupo. A cultura de
massas não está mais hegemônica, todos os jornais do mundo estão presentes
nessa rede social.
PERIFERIA: são
tratados com a cultura periférica como os indígenas só os mais velhos falavam a
língua, os jovens não, o folclore passa de geração em geração “as narrativas”
as festas tradicionais, na pesquisa os meios de comunicação entra a radio,a
televisão e o celular não tinham
internet na época.
Essa cultura toda a língua as narrativas foram
deixadas de lado, a noite, os mais velhos se reuniam com os mais novos, para
contar historias só que foi quebrando,
eles iam escutar o radio a televisão porque os mais velhos começaram a morrer e
se perdia essas narrativas.
Não é paras deixar de lado as mídias, mas é sim
continuar com as narrativas com as suas historias e isso tem interferência com
a nossa vida, qual é o contexto?
2º VIDEO : características da
cultura de massa: extremamente inteligente, existe um que podemos usar de forma
inteligente, INDUSTRIA CULTURAL e
entretenimento.
COPNCEITO: INDUSTRIA CULTURAL: a industria é o sistema que produz a
industria chega no meio espedaçado, e algo imaterial, em sua essência mais, é
algo que causa um choque.
PRODUTO DA INDÚSTRIA: esta dificuldade hoje a produção de algum
artefato, de forma a conquistar lucros, cinema, televisão, no século XX era o esporte, um grande
produtor de lucro.Quando a cultura começa a dar prejuízo não tem como ela sobreviver, como pode
acontecer com o futebol como aconteceu com o cinema Olímpia.
ENTRETENIMENTO: ele se torna a questão de trabalho e fica em
oposição e pensamento e não trabalha e
não pensamentos, é um prazer sem que aja reflexão não te deixa a busca, e o
fácil, ele funciona como um produto de mercado .
Não existe
humanidade sem cultura, não existe superior nem inferior, elas são diferentes
os valores são diferentes as épocas são diferentes.
POTENCIAIS: No
Brasil tem uma visão positivista a rde Globo nas tele novelas ´[e um elemento
de “coesão social” costuma reproduzir essa unidade, nacional, TV a cabo, não
significa que é diferente.
PROFESOR: Indústria cultural, o
que é ? Indústria e cultura é
complicado, indústria em larga escala e a cultura está localizada em varias
regiões, tem uma , ela é uma visão ampla. Indústria e
cultura é diferente.
PRODUTOS: A questão dos lucros hoje em dia foi multifacetada, (várias
faces) . A empresa rede globo produz novelas, filmes shows jogos etc, são
produtos dessa industria cultural, de uma industria capitalista também.
Vão
industrializar e reproduzir isso da
reprodução em larga escala estão relacionado ao lucro, o que da lucro vai ser
produzido exemplo, o Re x PA, hoje tem canal fechado pra esse jogo.Hoje é o MMA
ante era o boxe.
ENTRETENIMENTO: tem que ser o que desperte o interesse também fala a
questão do “besteirol” nos anos 90, quando tinha a TV pirata, se discute o
humor, casseta e Planeta mas tinha alguma coisa de critica. Em vez de novela,
passou a ser cinema, mas é a mesma coisa, a
cultura sendo cobrada num modelo de industria uma forma de olhar não
ingênuo. Se se prende em gênero, tem uma estrutura fixa os conflitos e o final
feliz
LINGUAGEM
E MEIO DE COMUNICAÇÃO
PROFESSOR:
RAIMUNDO TACANTINS
Aluno:
Sebastião Pereira Viana Júnior
2º ATIVIDADE:
1º ) Defina
e conceito de industria cultural?
R=> PRODUTO DA INDÚSTRIA: Esta dificuldade hoje a produção de algum
artefato, de forma a conquistar lucros, cinema, televisão, no século XX era o esporte, um grande
produtor de lucro.Quando a cultura começa a dar prejuízo não tem como ela sobreviver, como pode
acontecer com o futebol como aconteceu com o cinema Olímpia.
Indústria cultural, o que é ? Indústria e cultura é complicado, indústria em larga
escala e a cultura está localizada em varias regiões, tem uma , ela é uma visão
ampla. Indústria e cultura é diferente.
2º )Apresente
um exemplo desses produtos da industria cultural ?
R=> PRODUTOS: A questão dos lucros hoje em dia foi multifacetada,
(várias faces) . A empresa rede globo produz novelas, filmes shows jogos etc,
são produtos dessa industria cultural, de uma industria capitalista
também.
Vão
industrializar e reproduzir isso da
reprodução em larga escala estão relacionado ao lucro, o que da lucro vai ser
produzido exemplo, o Re x PA, hoje tem canal fechado pra esse jogo. Hoje é o
MMA antes era o boxe. Pode ser qualquer cultura o que não dá lucro deixa de
existir na indústria cultural.
3º ) Encontrem desses produtos da industria cultural, algo que seja
inteligente, que considera construtivo socialmente? Exemplo: Novelas, filmes,
etc. o autor da exemplo como os Witt e Sopranos.
R=> O filme escolhido foi “Che”, onde percebemos que o filme trás
questões como ética que envolveram aquela revolução, coisa que é constantemente
e fervorosamente batido pelos EUA, e outros, que taxam aqueles guerrilheiros de
assassinos.
Claro que teve morte, mas foram nos combates, quando
os americanos gritavam “assassino,Assassino”, para o Che Guevara, quando ele
foi na ONU denunciar o as atrocidades do
imperialismo, esse mesmo povo se esquece que da atrocidades que o seu país os EUA, faz
com o seu imperialismo e fez na segunda guerra mundial ao lançar as
bombas atômicas.
Claro a punição para os guerrilheiros renegados, que cometiam
algum crime, era o fuzilamento, porque
naquelas condições na floreta não tinha outro
jeito, estavam, em plena guerra.
Punição para os criminosos, não roubar carros e
outros pertence dos militares da ditadura do Fulgêncio Batista, foram uma das
questões do filme
REFERENCIAS:
Filme Che. Direção; Steven Soderbergh e estrelado por Benicio del Toro como Che . Gênero: Biografia, guerra; tema
principal A revolução marxista em Cuba. Atores: Benicio
Del Toro - Ernesto "Che" Guevara, Rodrigo
Santoro - Raul Castro,Franka
Potente - Tamara Bunke, Lou Diamond Phillips - Mario Monje, Kahlil Mendez – Urbano,
Julia
Ormond - Lisa Howard, Édgar Ramírez - Ciro Redondo, Catalina Sandino Moreno - Aleida March, Demián
Bichir - Fidel
Castro, Roberto Santana - Juan Almeida Bosque; gênero histórico;Original; Che: Part One ,(França,EUA, Espanha).Duração
2:06, Ano 2008.
2/03/2016
Linguagem e Meio de
Comunicação
Raimundo Tocantins
Teatro na se encaixa no conceito de indústria
cultural, hoje no século XXI, eles vieram com uma nova roupagem, no programa
CULT, eles estão reprisando aqueles filmes dos anos 80, 90, como se fosse
cultural nobre, exemplo< Uma linda mulher ser vista como um conto de fadas,
isso é uma agressão querer passa a imagem da prostituição se ruma coisa boa.
Esse tendência é chamado de produto “requentado”,
que está voltando, ,temos que abrir o olhar do aluno para essas questões. Nos
anos 80,90, se diziam vamos assistir essa besteirol hoje está voltando como uma
cultura.
Exemplo: a transmissão do Oscar, que consegue assistir, porque é uma cultura americana, tem piadas,
que é cultural, é longe O QUE ACONTECEU? Circularam artigos da veja, fazendo
MANIS, da Gloria Pires, ridicularizando
o que ela fez, de que ela não entendia, ninguém pode saber, quem sabe ela n;ao
estava contrariada por estar lá num domingo, ou por entender que aquilo não faz
parte da nossa cultura.
Eles falaram que ela não tinha assistido os filmes,
o Oscar tem pouca relação com o que nos conhecemos aqui no Brasil, ela talvez
queria passar a imagem de que esse evento não é essa coisa toda.
O CONCENSO DOS ESTUDOS DENTRO DA LINGGUAGEM:
O estudo o que é discurso?
Analise do discurso?
Maria do Rosário vídeo o saber do discurso.
MARIA DO ROSARIO
ENTENDER O QUE É DISCURSO: Mídia e Discurso?
É um corpo de
pesquisa que trabalha com linguagem toda
produção é um discurso ele é oral, o que produz
um sentido para as pessoas é um discurso. A revolta dos estudantes 1968,
franceses, gu8erra do Vietnã, os
feministas, (filme os sonhadores). Michel Fouko se o conhecimento deve ficar
preciso na universidade ou deve ser útil a sociedade. MIVHAEL FOUCAUT: Obra anos 60,70, intelectual
militante, sua obra é uma reflexão sobre
A SOCIEDADE .
Como os saberes produzem o que nos somos, a medica
diz que nos temos que ter saúde, mas esse saber está sempre ligado ao
poder, “ eles querem controlar você “. As relações de poder
interpessoal, produtiva, é micro e macro.
3º Aspectos processo de subjetivação, e saber, da
medicina, os poderes dizem que nos
devemos ser saudáveis, ai vamos pra academia, quem somos nos hoje. A medida que
nos compreendemos nos podemos fazer a diferença.
(filme pina): Ele mostra a imagem que nos podemos
ser diferentes.
Discurso: Não existe abstrato, dança, pinturas, e
tudo aquilo que produz sentido, O poder
vêem e diz uma coisa, não podemos fazer esse exemplo, programas Bem Estar, é
uma forma de controle, social ligado ao povo e ao poder, esta relacionado ao
poder.
MIDIA E DISCURSO
LINGUAGEM E SUAS DIVERSIDADES: GILMES MUSICAS,
A MIDIA
coloca o enredo, se é um discurso verbal, uma carta, outdo, sena de
filme, etc. passa a compreender o sentido produzido, pelo discurso da mídia,
puxa o sujeito a historia.
Compreende a produção dos sentidos realizados pela mídia pelos sujeitos
históricos, nos somos formadores de opinião nos temos que contribuir pelo que
ouvimos da mídia, do poder, compreende que o enunciado produzido pela mídia são
textos. Os enunciados um visível e um verbal. OS TEXTOS mostram que
determinadas figuras regem enaltecidos e outro relacionamento ( o sentido dos
humanos e desqualificação).
O efeito do
humor é pra se desqualificar, destrutivo, existe uma razão para fazer
sentido. As vezes procuramos entender
da forma que nos passam, e não da maneira correta, nem na nossa visão procuramos
fazer. As informações não passam o que faz os índios, sai de suas terras, expor a noticias, nas relevâncias, é
uma forma de controle de como nos passamos essa informação.
DISCURSO MIDIA E IDENTIDADE: Não acontece de forma
pacifica, o efeito da coerência fica evidente, nos textos da mídia, as vezes
não é a verdade ou a realidade. Vimos é de forma simbólica, aquilo no caso dos
índios é uma mediação da noticia, ou seja não divulgam toda a verdade. A mídia
faz a mediação entre os leitores, então não é a verdade é uma mediação.
Ele vai construir um texto riquíssimo para passar
uma cordialidade, eles passam pelos markteiros, para transformar a imagem deles.Ewm muito casos os índios saem por
causa das empreiteiras.
(outro texto) Eles são brasileiros, quando diz
“eles”, esta dizendo que existe uma distancia entre o povo e o governo, eles
usaram a frases dele, “Eu sou brasileiro e não desisto nunca. O pronome quer
dizer que eles estão distante das massas, se privilegia a língua portuguesa,
para criar uma imagem na sociedade.
09/03/2016
LINGUAGEM E MEIOS
DE COMUNICAÇÃO
Revisão para a
prova
Lucia Santaela:
Cultura das Mídias;
CULTURA DE MASSAS:
Indústria cultural,
O que compreendemos sobre cultura de mídia?Antes da cultura das mídias,
existia a cultura de massas, não tínhamos a opção de escolher, assistíamos
televisão, radio, cinema, não tinha oportunidade de escolher. Antes das
culturas de mídia era a cultura das massas.
O momento da cultura das mídias é quando passa
a ter uma escolha, começa quando começa
a aparecer o vídeo K7, as pessoas passam a ir numa locadora, alugar fita VHS, é
numa locadora esse é um momento muito importante e o espectador passa a ter uma
escolha. (ver no Google cultura de mídia).
A questão era mais
popular, carnaval, futebol, a erudita e de uma cultura feita por uma
elite, teatro da paz que veio de fora. O que é massa, chama-se de cultura
popular, o que vêem de fora, chama-se cultura erudita, teatro da paz. Ambos
estão presentes a TELEVISÃO não desaparece quando se fala em mídia, a questão
social econômica não está afastada.
Antes da cultura de mídias, era tudo mais caro, uma
câmera era caro, no inicio da década de
90, surge a internet discada muito lenta e a tela com letras verdes, causou
problemas na vista das pessoas.
CULTURA POPULAR:
brega, tecno-brega, folclore.
CULTURA ERUDITA:
Tudo o que vêem de fora.
CULTURA DE MASSA: Décadas de 70 e 80,
televisão, radio cinema, o publico não tinha opção de escolher o quem
assistir,, assistia o que era imposto.
CULTURA DE MIDIA: Inicio doa anos 90, surge o vídeo K7, o publico agora
tem um opção de escolher o que assistir, pode ir as locadoras e alugar filmes. Também surge a
pirataria.
CULTURA DIGITAL: O publico começa a produzir seus filmes amadores,
Aparelhos começam a ser barateados, celular maquinas fotográficas etc. Eles
começam a interagir e fazer produções
independentes.
Cada um tem um momento histórico, e eles estão presente hoje. A
informação é porque temos que ter um
olhar além do texto, um olhar critico.
MIDIA E DISCURSO: é necessário compreender a linguagem qual linguagem
verbal, visual e as questões extra lingüísticas, exemplo: a questão histórico
social, tem que compreender alem do enunciado, musica “Cálice de Fogo” trata de
uma questão lingüística a historia da época, vai mudar a compreensão, era a
época da ditadura militar, ESSA COMPREENSÃO É ALEM DA LINGUISTICA .
Para entender
tem que ir alem do enunciado, e o contexto histórico em que foi produzido, tem
que consultar a historia e a sociedade da época. Na ditadura militar o discurso
era de resistência, hoje é sem percepção, e está voltado a interesses da mídia,
“não é uma sociedade tão livre, os
seringueiros militantes pela terra, ainda são assassinados, eles tem que ficar
sob constante vigilância”.
MAFALDA: essa personagem criada na época da ditadura
militar na America latina, são
quadrinhos, passa a idéia de infantil, era uma linguagem camuflada. O Jornal a Folha de São Paulo fez parte da
elite, a relação das mídia com o
discurso tem que compreender
isso alem, e ver o momento histórico, o discurso é tudo aquele que faz sentido,
é um discurso.
Quando se pensa em curso superior, se pensa em
formar leitores críticos. O discurso é produzido por sujeitos sociais e não
existe sem mídia, são os meios de comunicação todos estão relacionados.
30/04/2016
Linguagem e Meio de
Comunicação
(Perigo duvidoso): porque as estatísticas enganadas,
qual o interesse que a mídia tem nisso, vender jornais, impressos e enchendo a
tele noticia de noticias de violência, (QUAIS SÃO OS MOTIVOS QUE FAZEM A MIDIA
USAR ESSA VIOLENCIA?).Exploração do corpo da mulher, e vender muito, ela mostra
uma felicidade, do tipo de corpo de pessoas brancas.
No discurso da mídia mostra o que é ser uma pessoa
de bem, A GRANDFE CRITICA É QUESTIOPNAR A CULTURA DO MEDO!. É um texto filosófico,não existe termos da estande, mas na sociedade,
exemplo:ela pode não ter sido assaltada mas, mas ela vive com medo por causa da
mídia.
O fenômeno na década de 90, o fenômeno chamado fúria do transito, como era fabricado o
reflexo que tinha nas pessoas, não pensar nessa realidade, mas na nossa
realidade, eles alegam um tipo de perigo
hoje, é a questão relâmpago.
Apresenta-se num programa televisivo, e debate sobre
os vários tipos de violência que é a
violência do transito. (um programa que elege um tipo de violência para falar)
Exemplo: Cidade Alerta.O Barra pesada é mais uma linguagem coloquial, que
aborda vários aspectos. Mostrar o que eles
fomentam, o que eles esperam disso.
É passado de uma forma tão coerente que se acredita
que ocorre com a gente, ele pega uma pessoa para eu sirva de testemunha, o que
pode acontecer se você buzinar para alguém pode levar um tiro, se olhar com a
cara feia também, pode levar um soco de alguém no transito.
Um apresentador entra na sena, e mostra uma falta
corriqueira, que é um pequeno preço, pode se tornar um grande e leva a gente a
coeditar que pode acontecer com nos,
isso ocorre em Belém.
O leitor não
Le tudo, ma sob o que ler é
o enunciado, é já acredita que é verdade, ele não mostra mas, fala no
final que quantos foram afetados só cinco pessoas. Quem ler só o primeiro
parágrafo, só vê a metade , as vezes
eles põe o entendimento no final.
Caderno política, só quem le, vêem a crise, causada
pelo governo, só le o titulo é já sai comentando, não le, nenhuma linha,
interesse:fazer o produto mostrar, mas utiliza e4sse subterfúgio, fazer o
leitor acreditar. O Amazônia é para
outro publico, tem muita imagem, mulheres, o Liberal é para outro publico.
Dever-se relativizar, alguns casos de estatísticas,
quanto mais se fala, um assunto, mais se faz ele crescer. Qual seria o
interesse desses meios de comunicação, Não
se fala dos perigos de sair a noite, não é possível que todo mundo seja
assaltado, quando sai na rua, tele jornal, qual o interesse? A audiência, dinheiro, tudo voltado para a
cultura do medo.
A realidade
do congresso parte é a favor da liberação da maconha, e das armas,
existe interesse nesse dialogo. Também existe o interesse do mercado em vender
e lucrar com armas.
EU: também tem o lado moral da humanidade, todo
mundo armado, dignifica que isso vai virar um faroeste, e a moral e a ética
humana, em vez se subir vai decair .
16/06/2016; ultima disciplina do curso
FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA
HISTORIA E SEUS CONCEITOS “disciplina online”
PROFESSORA:
ANDREA DA SILVA PASTANA
Aluno: Sebastião Pereira Viana júnior
Nenhum homem é jamais é tudo o que
pode ser, seus propósitos não terminam
quando a sua vida chega ao termo. Nem ele vive num mundo exausto, a idade não
estiola, nem o habito enfraquece O amor do Filosofo a verdade o amor do Artista
a beleza e o amor do Santo a virtude. A sempre mais saber, a amar e a
fazer.
Youtube; vídeo O papel do professor
. Vertentes Sociológicas. Professor Ronei Luis Soares
VIDEO 1:
PROGRAMA HISTÓRIA
Resumo 1 principal
Oficio do Historiador
Maria Helena Capelato
|
“Ler a historia, estudar a historia e transmitir a historia”
Preocupação em transmitir a minha paixão pela
historia aos calouros, não se entende muito bem o significado das aulas,
só no amadurecimento ao longo do curso,
que o aluno, começa a entender o que é o oficio do historiador. O mercado de
trabalho é maior do que se imagina ampliou muito o campo do historiador.
Por exemplo: para se
construir a usina de Belo Monte, tem um especialista, que faz parte do corpo. No caso de um tombamento de
um edifício, no caso de restaurações coisas do patrimônio, tem sempre um
relatório de um historiador. Que é sempre muito importante. Que tem sempre um
papel fundamental nesses processos. O historiador faz parte desse relatório faz
um parecer faz parte da autorização geral, essa é uma das atividades do
historiador, que tem uma técnica.
A historia com datas e
fatos que Capelo fala que detestava na época do ginásio, mas foi no cursinho,
que ela se encantou com a historia,
porque era ensinada de uma outra forma, de outra maneira muito diferente.
O OFICIO DO HISTORIADOR:
O HISTORIADOR Carlos Guisboll, ele faz uma
comparação do oficio do historiador com o detetive, o historiador é o Sherlock
Homer, porque ele trabalho com processo indiciário, de indicações eu ele
encontra através das pistas, esse processo todo da ação do historiador, da reconstituição
da historia, é muito fascinante, você vai redescobrindo a historia, você vai
descobrindo as coisas, e depois começam a fazer sentido.
Tem um aspecto no trabalho do historiador, que é
alguém que revela alguma coisa, que descobre alguma coisa. O que se espera de
um historiador é a descoberta de aspectos do passado, mas sempre com muita
suspeita. Porque aquilo que está escrito nos documentos, que era como antigamente, a perspectiva do
historiador , do século XIX inicio do século XX, isso já caiu por terra.
O historiador tem que
ir para o documento na perspectiva de desconstruir o documento, de ver o que
está por trás dele de ver como ele foi construído. O documento não vale elo seu
valor de face, tem que se descobrir porque ele foi construido, como ele foi
construído.
O historiador tem algumas questões básicas,
O que aconteceu?
Porque aconteceu?
Como aconteceu?
Em que tempo? O tempo é a matéria prima da historia
Em que lugar?
Tem essas questões
quem orientem o trabalho do historiador, então quando se vai para o
material então já sabe que aquele
material foi construído, e que aquela documentação é fruto do seu tempo, e quem
construiu e como construiu. Tem que
ficar atento ao discurso, ao silencio, exemplo: porque a imprensa não noticia
alguma coisa que está acontecendo. Você vai atrás pra saber, é muito instigante
o trabalho do historiador.
O historiador, não cria uma historia referente
aquela passado, não existe parte inventada, a preocupação do historiador, é que
ele saiba, fazer a desconstrução Michel Fucoth, contribuiu muito para a
historia. Porque ele disse que o documento é o monumento que precisa ser
desconstruído, se você desconstrói, você vê todas as relações que estão
envolvidas, e que dão o produto que você está analisando.O historiador tem que
suspeitar, e desconfiar do documento, não pode ter nenhum ingenuidade.
Mas existem regras, métodos e tem a questão do objetividade, e da
subjetividade, pela visão antiga, nos primórdios, a perspectiva era de que o
historiador tinha que ser absolutamente, objetivo e imparcial. Com as revisões
historiográfica, na segunda metade do século XX, isso cai por terra.
O historiador
tem um compromisso com a verdade, ele tem um compromisso objetivo, mas há um
relativismo ai, porque o historiador ele faz parte da historia, ele faz parte do dia de hoje,
mas com o dia de hoje, ele vai olhar para o passado por isso o titulo é pensar
com a história, e pensar sobre a história. Quer dizer a sua historia
ela está ali. Você não pode pensar que está ausente, você tem que trabalhar com
essa subjetividade.
È por isso que os nossos trabalho são avaliados,
para ver se houve esse distanciamento Você não pode ser parcial, Objetividade é
uma coisa, parcialidade é outra. Se você pertence a um partido político, faz
uma analise desse partido político, enaltecendo esse partido, isso se chama,
parcialidade.
A imparcialidade é possível? Ela tem que ser trabalhada, o historiador
deve buscar a imparcialidade, ele não pode deixar a sua paizão te dirigir, não
pode fazer uma analise proselitista,
nesse sentido, mesmo que trabalho com paixão, mas na hora de apresentar os
resultados, tem que ficar atento para ver se a paixão não prevalece no
trabalho.
Em 1968
foi um Ano complicado para a educação, era uma época em que os professores
ainda tinha aquelas visão antiga, o historiador tem que saber fazer perguntas
ao texto, quem escreveu, quando escreveu, porque escreveu, são perguntas
básicas ele não pode ficar só no texto, tem que sair do texto tem uma leitura
interna e externa.
Assim tem o
cruzamento do conteúdo, com o aquilo que você tem que ir atrás para saber como
foi produzido esse conteúdo. A
historia factual, positivista, historia metódica, era essa historia que capelo
não gostava, que se dizia neutra, mas na verdade não era, porque para eles o
documento era sagrado, o que estava no documento era verdade.
Quais éramos documentos da época, era os documentos
institucionais que era a historia oficial, que tinham muito compromisso com os
interesses político era documentos produzidos pelo governo, e no fundo aquela
historia servia para estimular a construção de uma identidade nacional. Depois
no século 1929 teve uma critica da escola dos Annales. Mas a grande revisão,
a revolução foi a partir de 1970 -1980,
com a crise do comunismo, com as denuncias
dos crimes de Stalin.
Tem uma conjuntura, um impacto da segunda guerra
mundial, uma serie de fatores, eu a historia passou por um processo de revisão
muito grande. Exemplo: não se faz historia sem uma questão, sem um problema. No
doutorado tem que ter uma tese, mas a questão se colocou o relativismo
histórico, todas as ciências humana passaram por isso, tem uns que vão com
Foucout até o fim.
A contribuição dele foi mostrar o que é o documento
e como desconstruir esse documento, outros historiadores partam da perspectiva
de que Foucouth que não leva em conta a
historia. Capelo leva em conta a
perspectiva de que a historia tem que ter personagens. Foucout enxerga sobre a ótica da estrutura, mas
outros historiadores falam que tem que ter o personagem, o historiador precisa
dos sujeitos históricos. Nos não somos só estrutura.Para foucouth, quando se
busca que rumores tomou uma sociedade, a perspectiva é a sociedade, esquece-se
os sujeito históricos.
Carlos Ghisbol O queijo Vermes ele proporciona a
historia da perspectiva cultural ele vai reconstituindo a sociedade no seus
vários aspectos a cultura como ato de circulação, ele diz que não existe a cultura popular e de
elite.os de baixo faz cultura a partir do que vêem de cima,então ESSA SEPARAÇÃO
NÃO EXISTE.
Os ingleses
e franceses, contribuíram com historia de leitura da família etc, uma nova
perspectiva de historia, tudo isso é um sintoma dessa mudança na perspectiva da
história nas tendências acompanha as questões da sociedade, se pensa a historia
do meio ambiente,
Resumo secundário
As referencias não estavam muito claro, só com o
aprofundamento que se entende o oficio do historiador. As escolha do curso de historia, é para ser
professor de historia, o mercado de trabalho é muito amplo, para o professor de
historia.
Experiência: porque vai fazer historia? Ela é uma
pessoa, muito ela é uma pessoa muito satisfeita porque ela também transmite a
historia. OFICIO: o historiador é alguém que descobre aspectos do passado, mas
com muito sujeito, as coisas do século XX já caiu por terra.
Ele tem que ir para a documentação, na perspectiva
de que tem que desconstruir o documento. Como aconteceu, porque aconteceu a
documentação é fruto de seu tempo, é usar um processo muito sutil.
OBS: Tem que fazer a desconstrução: não deve ter
nenhuma ingenuidade, arte é a perspectiva que o historiador tinha que ser
imparcial, hoje caiu por terra, ele é parte dessa historia, no dia a dia dele,
ele vai pensar com a historia, e o historiador pensa sobre a historia.
A historia era institucional, o trabalho de Michael
Foucaut, é essencial, pra historia, a grande contribuição foi com em pensar em
desconstruir esse documento; O Michael Foucaut, tem uma perspectiva no
oficio de historiador, e tem que ter
personagens.
O historiador precisa dos sujeitos históricos, nos
não somos estruturas nos somos sujeitos, A referencia é a sociedade, porque ele
se transforma num líder, como ele se tornou quem torna ele nesse líder ? Hitler
não é o super homem, ele é um líder de uma sociedade em estado critico.
Guismbol trabalho de destaque,: Queijo e os Vermes,
o atual faz reflexões, mais sofisticado antes ele propõe uma historia que
revoluciona a historia cultural. Tem a cultura popular, e a cultura de elite;
ele diz que não existe, a de baixo produz coisa que vêem de cima, e vai circularmente.
Século XIX, os temas das prostitutas, os franceses
contribuem muito para essa tendência cultural.
VIDEO 2
FUNDAMENTOS FILOSOFICOS EM EDUCAÇÃO
Resumo 2
O papel do professor
Vertentes Sociológicas
Professor Ronei Luis Soares
|
Que espécie de conduta moral o professor deve
defender em suas classes? Deve procurar desenvolver o comportamento mais
apreciado por sua comunidade, deve
encorajar o desenvolvimento de certos traços de caráter que ele acredita serem
desejáveis, ou deve deixar que o caráter do aluno se forme em respostas as
expectativas do grupo de colegas da mesma classe.
ÉTICA: é o estudo dos valores no domínio da conduta
humana. Trata de questões de como que a vida é boa para todos os homens, seu
propósito e ter valores corretos, como base para valores corretos
FILME ADVOGADO DO DIABO: o filme é um retrato do
mundo em que vivemos, e aborda diversos temas como a globalização, a corrupção,
ocultismo, insexto, religião ambição negócios ilícitos entre outros fatores .
Em certas épocas, a ética estava vinculados as
religiões
Existem dois tipos de teorias éticas que são
pertinentes:
INTUICIONISMO: é o valor moral que é diretamente
aprendido pelo individuo, percebemos se uma coisa é certa ou errada. Mediante
os valores morais e natos, os valores morais que aprendemos desse modo são
corretos Em si mesmo, sua correção não
pode ser provada logicamente, ou testada empiricamente, só pode ser
intuída.
NATUCIONISMO: Sustenta que os valores morais devem
ser determinados por estudos cuidadosos das conseqüências averiguáveis, a que
dão origem. Uma pessoa que aceita a interpretação naturalista, da ética,
escolhe ou justifica os valores morais de acordo com as investigações
cientificas, que revelam a cerca co comportamento certo ou errado.
E as experiências vitais examinadas sugerem o melhor
caminho para os seres humanos se conduzirem. Em suma, o naturalista num
exame objetivo das conseqüências
praticas de qualquer ato de conduta humana.
Poderão os valores morais serem ensinados no mesmo
sentido em que ensina o conhecimento factual. Sócrates procurou responder a
essa interrogação, partindo do pressuposto de que as virtudes morais elas as
tem em cada individuo, ele defendeu a tese de que o mestre deve incutir esses valores na consciência de seus
alunos.
MAS O ESTUDANTE ATUARÁ DE ACORDO COM O QUE APRENDEU
?
Todos
reconhecemos ser difícil, poder se afirmar que o estudante apreendeu
realmente alguma coisa. Se não estiver capacitado para agir de acordo com isso,
ai está por tanto a dificuldade da questão se for ensinar e aprender entendemos
simplesmente transmitir e adquirir conhecimento sobre valores morais, então esses são ensináveis .
Os professores também podem testar os alunos para
averiguar que eles conhecem sobre valores morais e ajudá-los a escolher o que é
certo e errado para a vida pessoal, ou escolher valores para a vida pessoal.
Pode incutir que o estudante não trapaceie no texto
O Maximo que o professo pode esperar, é que o
estudante, é eu o estudante saiba o que é certo e o que é errado. Saiba por que
isso é certo e aquilo é errado, e tenha alguma idéia sobre o que deve fazer a
respeito daquilo que sabe. Se alem disso o estudante se empenhas na conduta certa,
o professor terá sido mais do que amplamente recompensado por seus esforços.
ESTETICA E EDUCAÇÃO:
A estética é o estudo no domínio da beleza, o
artista deve criar a partir dos seus impulsos e experiências pessoais, nessa
parte não devemos apenas Atribuir o ensino da arte como auxilio no processo
educativo. E ensino da arte é muito importante, devemos descobrir os dons do
aluno e aperfeiçoá-los.
Mas no caso devemos transcender o item estético e educação pois devemos entender
aqui o significado puro do termo
estética que não deverá entendido como uma teoria de belo, mas como um estudo
da sensibilidade.
Através de leitura da pintura da musica,
conseguiremos com um texto literário, um pincel uma palheta, além de uma flauta
acordar o artista que dorme dentro de cada estudante. A proposta aqui é buscar
a importância da arte, no processo educativo entendendo-o de maneira mais ampla
do que um simples ensino escolar.
Os valores da estética são difíceis de se avaliar,
por sua tendência é pessoal e subjetiva. Uma obra de arte, sucida respostas em
determinadas pessoas, quem irá dizer que sua resposta é mais apropriada, a arte
deve refletir fielmente a vida e a experiência humana.
Uma pintura jamais deve ser uma
copia...O ar que vemos nas pinturas dos velhos mestres nunca é o ar que
respiramos
Degar
O artista segue seu próprio rumo, ele cria a partir
de seus impulsos, experiências pessoais, expressa seus sentimentos sobre a
beleza ou a verdade do mundo, e sobre o
que ele pensa e talvez mostre o que ele pensa do que o mundo deve ser.O artista
deve falar a todos os homens do seu tempo, não a um pequeno grupo.
Alguns mostram-se céticos em relação na chamada responsabilidade social
do artista, a sociedade muda, um artista nascido numa geração, pode estar
criando para a geração seguinte. Será ele condenado por não conseguir agradar
os seus contemporâneos, um artista que agrada os seus críticos, está
provavelmente no fim dos seus poderes inventivos, pois os críticos tende a
julgar de acordo com os padrões aceitos,
na verdade o artista rejeitado pode ser o verdadeiro inovador.
VALORES IDEALISTASA E EDUCAÇÃO
Para o idealista, os valores e a ética são
absolutos, o bom o verdadeiro e o belo não mudam fundamentalmente, geração e
geração ou de sociedade para sociedade e sua essência permanece constante.não
são criações humanas mas parte integrante da própria natureza do universo.
Ao estudante diz o idealista, devem ser ensinados
valores douradores e o modo de viver de acordo com eles, pois são esses valores
que colocam em harmonia com o todo espiritual, ou mais vasto a que pertence.
Seus valores só se tornem significativos
na medida em que relacionam com uma ordem essencialmente espiritual do
universo, uma ordem que o professor pode elucidar para o aluno.
Nenhum homem é jamais tudo que pode ser, seus propósitos não
terminam quando sua vida chega ao termo, nem ele vive num mundo exausto,a idade
não estiola nem o habito enfraquece o amor do filosofo a verdade, o amor do
artista a beleza, ou o amor do santo a virtude, a sempre mais a fazer e
amar
VALORES
REALISTA E EDUCAÇÃO
Os realistas concordam que os idealistas, que os
valores fundamentais são basicamente permanentes. Mas divergem entre si e seus
motivos para assim pensar, os realistas clássicos concordam com Aristóteles que
existe uma lei moral universal acessível a razão que vincula todos os homens
como seres racionais.
Os realistas religiosos cristãos concordam, que
podemos compreender que grande parte dessa lei moral, mediante o uso da razão,
mas insistem em afirma que a lei foi estabelecida por Deus que nos dotou com toda capacidade racional
para nos discernir .
Os realistas científicos negam que os valores tenham qualquer sansão sobre o natural, o bem
é aquilo que nos ajustas ao nosso meio ambiente, o mau aquilo que nos aliena
eles concordam em que os professores devem transmitir certos valores bem
definidos, os padrões estéticos e básicos que ensinamos as crianças., não devem
ser afetadas por questões temporárias, a criança deve entender claramente a natureza do que é certo e do que é
errado.Respeitando o que objetivamente bom e belo, sem levar em conta as
mudanças de moral e de costumes estéticos.
Os realistas clássicos insistem que apesar da concentração na matéria de
estudo, as escolas devem produzir indivíduos bem formados na acepção aristotélica de serem moderados e temperados
em todas as coisas. Os realistas religiosos cristãos declaram que a ética
realista é inadequada, pois o homem foi criado para transcender o natural e
atingir o sobrenatural. A verdadeira finalidade da educação moral é a salvação
das almas. O realista religioso cristão treina tanto a vontade quanto o
intelecto do homem embora Deus ofereça a
salvação, o individuo deve decidir se aceita ou não, a vontade por tanto deve
ser habituada a fazer as escolhas certas.
VALORES PRAGMATICOS E EDUCAÇÃO
Para o pragmatista os valores são relativos os
caninos éticos e morais não são permanente, eles devem sofrer alterações a
medida que mudam culturas e sociedades, isto não é pretender que os valores
orais flutuem de mês para mês, quer tão somente dizer, que nenhum preceito pode
ser considerados universalmente vinculativo.A criança deve aprender como tomar
decisões morais difíceis, não recorrendo
a princípios rigidamente a prescritos, mas decidindo que curso de ação é
sucetivo de produzir os melhores resultados para o maior numero de seres
humanos.
Os
pragmatistas incita nos a testar o mérito
dos nossos valores, do mesmo modo que testamos as verdades de nossas
idéias devemos examinar imparcial e cientificamente os problemas das questões
humanas, escolher os valores que parecem ter melhores probabilidade de
resolva-los.
Esses valores não nos devem ser impostos por uma
autoridade superior, devem decorrer de um acordo após uma discussão aberta e
esclarecidas, baseadas em provas objetivas.
Minha crença
no absoluto, baseada no bem que me proporciona, deve aceitar o repto de todas
as minhas outras crenças. “ela” colide com outras verdades minhas, a cujo
beneficio detesto, renunciar por causa
Willian
James
Tal é a atitude moral do pragmatista cuja doutrina
segundo James da maleabilidade as nossa teorias e alem disso alarga o campo de
procura de Deus
Qual é pois a base do pragmatista, vejamos o mesmo
filosofo descrever a sua doutrina ao seu estilo próprio e inimitável, o
pragmatismo de fato não tem quaisquer preconceitos, dogmas obstrutivos,caninos
rígidos, que contará como prova, é completamente maleável.
Acolherá qualquer hipótese, considera qualquer
evidencia, seu único teste de verdade provável, é o que funciona melhor , o que
se adapta melhor a cada parte da vida e se combina com a letividade dos reclames de experiência, nada sendo
omitido.Ainda segundo James veja desde já até que ponto é democrático.Suas
maneiras são tão diversas e flexíveis, seus recursos são ricos e intermináveis,
e suas conclusões tão amigáveis quanto as da natureza.
A ERA VARGAS
A ECONOMIA NO PERIO COLOMNIAL E IMPERIAL baseou-se
na exportação de matérias primas. Na era de Getulio Vargas a industrialização começou
a deslanchar. A partir de 51 Vargas sustenta seu sucesso em industrialização
sobre o tema de três pilares, a presença do estado, no setor de petróleo,
siderurgia e energia elétrica. Reservando as empresas nacionais o setor de auto
peças e as estrangeiras a montagem de carros.Entre 1930
Parei em 21:14
Resumo
secundário
O que é ética?
Que espécie o professor deve defender o caráter, ou
deixar que o caráter dos alunos de forme com o grupo de colegas? As respostas
devem ser de acordo com a ética, de cada um. ETICA: É o estudo dos valores na
conduta humana, a ética já esteve vinculada a religião, FILME ADVOGADO DO
DIABO: O filme é o retrato de mundo,
globalizado, corrupção, ocultismo etc.
Os valores morais, devem ser determinados a
extensão, naturalista, da ética, rever, o que é certo e errado, do
comportamento humano. A virtude é suscitava deve ser enraizada e a pessoa o
toma consciência de que é certo e errado. Ensinar e aprender sobre valores morais então esse processo
constitui em ensino.
Pode propor
que o estudante não trapaceie no texto, se ele conseguir, seguir valores morais
no modo cultural, de modo que aja coerência, de forma mais ampla. Ao críticos
divergem, pode dizer quem está certo o conhecimento cientifico é amplo.
Uma pintura jamais deve ser uma copia, a sociedade
muda, o artista faz a arte, para a geração seguinte. Ao estudante deve ser
ensinado valores douradores, em valores
só se torna significativos.
Valores Realistas da educação: Os realistas
clássicos que existem essa lei universal, os realistas científicos, regras
qualquer força sobrenatural. Os realistas clássicos, a escola deve produzir na
perspectiva aristotélica. Os realistas religiosos se voltam para a salvação da
alma.
OS PROFESSORES ESTÃO EMPENHADOS EM TRANSMITIR
VALORES MORAIS COM OS ALUNOS.
VALORES PRAGMATICOS DA EDUCAÇÃO:
Testar os métodos de nossos valores, e a melhor
probabilidade de valores, e esses valores, não devem, mas deve vir de
instituições como o estado. A ERA VARGAS: A economia no império, matéria prima,
Vargas começa a deslanchar siderúrgico,
energia elétrica. Vargas se aproxima da Alemanha nazista.
No estado novo, se revela uma tendência nacionalista
e a propaganda, e ele se aproxima da Alemanha nazista. Se o espírito de aluno
for baseado no conceito ético, ele não tem mais problema de relacionamento.
A ética e a estética, para o engrandecimento da
educação, na estética, ele vai liderar a sua meta, para apreciar a arte.
OBRA INDICADA: Maria Lucia Arruda Aranha; Filosofia
da Educação.
A educação: é geralmente considerada um empreendimento moral,
ou seja os professores estão empenhados a chamar a atenção para o que deve ser
dito e feito e para o modo como os
professores falam para os estudantes de vem se comportar
Ética é o estudo dos valores no comportamento humano
Os professores estão empenhados em transmitir
valores morais e em aperfeiçoar o comportamento individual e social.
VIDEO 3:
CANTINHO DA HISTORIA
Resumo 3 Principal
Metodologia e Projeto Científico
Anna Cicelle Garcia Alanis
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Metodologia e o Projeto Científico
Existe um momento na vida do estudante em que se
opta entre o magistério e a pesquisa,
mas as vezes dá pra levar os dois, mas nem sempre. Quando se opta pela
pesquisa, normalmente clã pelo segundo ou terceiro ano, e tem logo que se pensar num projeto de
pesquisa as vezes ligado ao trabalho do professor.
Projetos de pesquisas, seguem normas bem
especificas, por tanto é necessário que se cumpra as etapas nessa redação, para
conseguir não apenas a aprovação da pesquisa num determinado departamento, mas
também o financiamento pelas agencias federais ou estaduais ou até mesmo por
agencias particulares, ligadas a bancos e fundações.
Do mesmo modo esse tipo de estrutura de projeto pode
ser apresentado, num mestrado, doutorado, ou pós doutorado, é uma estrutura
clássica, e que se compõe com as estruturas:
1-Escolha o seu tema: vai selecionar um tema de trabalho, vai da
pesquisa, vai do você encontrou, das fontes da bibliografia, do que você
encontrou, interessante daquilo que você
vai do seu desejo de estudar. Não pense muito em temas da moda, porque a
moda vai e passa, e muitas ve4zes nos
vamos ficar ligado a um determinado tema pelo resto da vida, então cuidado na hora de selecionar, também cuidado
com o modo com as universidades restringem, em alguma que tem só duas linhas de
pesquisas, também cuidado com ter que
escolher entre uma e outra.
As vezes, é melhor pensar mais alto, se você quer um
tema diferente as vezes é melhor pensar em outras universidade. Depois de
delimitado o seu tema, você pode organizar, as suas fontes as suas bibliografia
e você pode começar a redigir o seu projeto. Você começa apresentando o tema,
lincando do que se trata o seu tema,é coisa simples, as vezes, dois parágrafos
basta para explicar o que você quer fazer.
Delimitar o
que é o seu tema, qual o período histórico que você pretendo estudar, é muito
mais uma explanação do titulo do seu
projeto, do quem um desenvolvimento porque o desenvolvimento você vai fazer ao
longo da redação,
2-Estabelecer um Objetivo: O que é simples, o que eu pretendo estudando esse tema, a onde eu quero
chegar, você estabelece uma meta, e um objetivo em um parágrafo, por exemplo:Se
véu estou estudando as famílias de imigrantes, durante a primeira metade do
século XX, em cidades do interior de Santa Catarina, eu preciso ter um
objetivo, eu não vou estudar todas as famílias, durante todo esse tempo, pra
saber tudo sobre elas, então você estabelece qual é o seu grau de interesse
nessa famílias e o que você pretende
encontrar nessa pesquisas, muitas vezes, ao longo da pesquisas, os objetivos
são superados ou se transformam, mas a titulo de definição você precisa
ter um objetivo claro.
3-Discussão Bibliográfica: Apresentou o tema, definiu o objetivo você passa a
discussão bibliográfica que é Que vai
passar por teoria e historiografia, normal,mente, dependendo do tema, existem
muitos títulos disponíveis, e um projeto de pesquisa, vêem normalmente, com exigência
das agencias de pesquisas financiadoras, que tem um numero X de paginas,
ou 20, 25, muitas vezes 18 paginas, o
que é um absurdo de mínimo, então para que você possa realizar uma boa
discussão bibliográfica, selecione os títulos mais importantes, daqueles que
você não pode passar sem é só trabalhe neles, as vezes é melhor uma discussão o
com pouca bibliografia, mas muito melhor estruturada.
É melhor remeter o leitor a uma bibliografia
melhores, sem precisar necessariamente passar por elas do que uma discussão som
muitos livros, que não levam a lugar nenhum. Então definiu sua linha teórica,
definiu sua linha historiografia, montou essa discussão de uma maneira em que
seu tem, e mostre para o leitor em que estagio se encontra a pesquisa sobre o
seu tema, e como pode ser a sua
contribuição nessa pesquisa, ai passa a etapa seguinte que é a metodologia.
4-Metodologia e fontes a serem utilizadas: é quando você vai definir quais as fontes que você
vai usas, quais os documentos, se é uma pesquisa mais bibliográfica, se vai
usar literatura, você defini suas fonte e o modo como vai trabalhar essas
fontes. Que tipo de perspectiva teórica você vai usar para analisar essas
fontes, quais são os recursos metodológicos que você tem, se você vai fazer um
trabalho mais braçal digamos assim de reunião de fontes, de transcrições de
coisas que se encontram desconhecidas.
Ou se você vai usar fontes que já foram compiladas por outras pessoas, mas você
vai dar um novo ruma a essas fontes históricas.
Normalmente na iniciação cientifica, e até mesmo no
mestrado, a uma ênfase para quês e usa fontes já compiladas, que se deixe a
documentação inédita para o doutorado, mas isso vai de cada um, o interessante,
é usar documentação inédita desde o começo porque permite que você se acostume
a lhe dá com o documento, sem outros
olhares, que faz com que você desenvolva o seu próprio olhar.
5-Definição do cronograma: é importante se vai pedir o seu financiamento,
porque as pessoas querem resultados, nos vivemos num mundo extremamente
utilitário, mesmo nos de ciências humanas, somos obrigados, a definir
calendários e cronogramas como se as idéias surgissem com hora marcada.
Definir quantas horas por semana, você vai verificar
a sua pesquisa, qual o período que você vai ficar em arquivos, o período que
você vai ler microfilmes.Quanto tempo, você vai levar para cada etapa, quanto
tempo, você destina a redação da monografia final. Faça exatamente um
cronograma de como você realmente pretende realizar o seu trabalho.
6-Amarrar o projeto com uma Conclusão: em que você
pode sintetizar o momento em que a pesquisa se encontra e o momento em que a
pesquisa de define em qual é a sua contribuição.Porque que esse projeto é
importante, porque que esse projeto deve ser aceito, isso é em linhas gerais
científicos, essa é uma estrutura básica, que vale não apenas para a ciências
humanas, mas para as ciências exatas e
biológicas, porque defini estritamente qual será o seu trabalho, qual será a
sua contribuição ao mundo da ciência, e como você pretende fazê-la.
Tanto as agencias de pesquisas e outras,m procuram
resultados, nos vivemos em um mundo em que o conhecimento, está sendo
quantificado, e está perdendo muito em qualidade,. Se você precisa desses
mecanismos para publicar, você precisa atender a esses processos utilitários.
Precisa desenvolver um projeto que seja plausível,
do ponto de vista da realização que não seja muito no ar, muito vago, ele tem
que ser extremamente sensato. Por isso na discussão bibliográfica, não
viaje muito, não parta pêra analises
extremamente abstratas, seja o Maximo conciso e claro e principalmente mostre a
finalidade do seu trabalho, mostre o que
o seu trabalho vai contribuir para o crescimento do conhecimento humano.
Pense sempre em termo de clareza e objetivos,o que
eu quero provar é uma coisa se eu vou
conseguir é outra, estamos num processo de elaboração, se você vai chegar ou
não nos resultados em que está esperando,
isso é outra historia, normalmente por mais que se estabeleça metas
precisas no projeto, a documentação pode trazer Ru,mos surpreendentes a
qualquer pesquisas, de 60% sofre uma modificação na hora que o pesquisador se
depara com a fonte, que tem características vivas, nas hora de abrir nossas
idéias e abrir novos rumos para a pesquisa.
Não se
assuste se as fontes estiverem levando o seu trabalho para rumos diferente,
você só tem a crescer, se você permitir ser levado para esses rumos que a
documentação aponta. De qualquer maneira, quando você procurar as agencias
financiadoras, a maior parte vai te passar já o roteiro que exige no projeto, diferentes
financiadores de pesquisa, ou diferentes departamentos de pesquisas,
acrescentam esse corpo mínimo necessário.
Por isso se informe-se antes de enviar o projeto, o
que cada departamento cobra, fique
atento para essa parte burocrática, porque muitas vezes, por melhor que seja a
nossa idéia, por mais interessante que seja o nosso projeto, a burocracia não é
apenas um entrave, a burocracia é o ponto em que nos podemos continuar ou
afundar de vez. Muito cuidado com prazos normas, e critérios, tanto dos
departamentos de pesquisas, quanto das financiadoras.
Resumo secundário
ELEMENTO BASICO PARA A REFLEXÃO
NO CAMPO TEORICO ACADEMICO:
A PESQUISA
A pesquisa no 2º , 3º semestre, no mestrado, doutorado, é uma
estrutura clássica, ai vai da nossa pesquisa, nos ficamos ligados a um
determinado tema. Deve-se ter cuidado com as universidades, que restringem o
trabalho acadêmico.
AS fontes e o
bibliografia, se estabelece o tema, e segue uma definição. Ao longo da
pesquisa, esse objetivo se transforma e se passa os discursos bibliográfico,
selecione o titulo.
Escolhe a pesquisa e qual será a nossa contribuição
para a sociedade, definir a fonte, e os modos como vamos trabalhar, essa fonte,
e que rumo devemos dar a essas fontes. Quanto tempo se leva para cada etapa,
tem que fazer um cronograma como um trabalho, e depois amarrar o projeto, e
depois defina o que vai contribuir nesse projeto, o que define
restritamente a nossa contribuição para
a ciência.
Na discussão bibliográfica, não viajem não atribua,
seja claro mostre a finalidade desse trabalho, e o que ele contribui para o
conhecimento humano. O que eu quero provar
é uma coisa, o que eu quero mostrar é outra historia, a documentação
pode sofrer alguma modificação na hora quando se depara com a fonte.
AS agencias financiadoras a maior parte já para um
roteiro do projeto, por isso se informe o que o departamento cobra, porque
muitas vezes, mesmo que vários projetos seja
interessante, a burocracia atrapalha, e o interesse capitalista
também.
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Filme: Escritores das Liberdade.
Filme:1492 A Conquista do Paraíso
Youtube; vídeo :Oficio do Historiador. Maria Helena Capelato
Youtube; vídeo O papel do professor . Vertentes Sociológicas. Professor
Ronei Luis Soares
Youtube; vídeo Metodologia e Projeto Científico. Anna Cicelle Garcia
Alanis
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