FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA
PROFESSOR (M A) :
RAIMUNDO ARAUJO TACANTINS
DISCIPLINA LINGUAGEM E MEIO DE COMUNICAÇÃO
Artigo Analisado:
PODER E MIDIA E CRIMINALIZAÇAO DOS
MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL NAS ULTIMAS TRINTA DÉCADAS
TRABALHO DAS DISCIPLINAS HISTORIA /BIOLOGIA
ALUNOS LBN 10
Docentes:
Os
movimentos sociais só torna-se noticias
quando a policia entra em confronto com eles. É por isso que muitos os
rejeitam sem conhecê-los. Por outro
lado, o discurso da manutenção da ordem social e a ideologia dominante
transmitido pela mídia fazem esconder as injustiças sociais, a concentração de
renda, as desigualdades sociais e a manutenção do poder e do sistema
capitalista VOLANIN,pp,14
A sociedade
acaba por se convencer e levar em consideração que o ato de lutar por um
direito torna-se um crime contra a ordem social. VOLANIN,pp,14
Proletários
de todos os países uni-vos!. MARX e
ENGELS, pp,97
INTRODUÇÃO
O referido trabalho tem por objetivo faze uma
analise da visão que a mídia dá aos movimentos sociais no Brasil, o contesto
social que o Brasil vive, envolvido por uma mídia burguesa, e os meios de comunicação e partidos políticos atrelados
a esses interesses.
Abordar como nos últimos 30 anos, as mídias vêem
marginalizando os movimentos sociais. A Mídia da elite brasileira, sempre
reforça que os movimentos de MST, sem teto, e outros, são um risco a sociedade.
Em contra partida surge a resistência dos movimentos
sociais, como as ONGs e sites, contra uma poderosa arma complexa toda uma
estrutura midiática capitalista. É pois necessário que a tomada da consciência
da necessidade das lutas sociais seja entendido como uma luta, não como uma
ameaça, como o governo e a mídia impões em sua mídia.
A questão dos lucros hoje em dia foi multifacetada,
(várias faces) . A empresa rede globo produz novelas, filmes shows jogos etc.,
são produtos dessa industria cultural, de uma industria capitalista
também.
Vão
industrializar e reproduzir isso da reprodução
em larga escala estão relacionado ao lucro, o que da lucro vai ser produzido
exemplo, quanto mais eles chamarem a atenção para a questão da violência e da
banalização mais eles vendem, e aliena as pessoas.
É essa a mídia que vai
criminalizar os movimentos sociais, um aparelho ideológico que só visa ao
lucro, hoje se diz que não é sensacionalista. Mas são sim!Quanto mais eles
colocarem de forma negativa os assuntos,
mais eles vendem o seu produto final de sue aparelho ideológico. E um desses
alvos dessas maquina, objetiva a criminalização dos Movimentos Sociais.
1-MOVIMENTOS
SOCIAIS; E COMO A MIDIA EXPÕE
PARA A SOCIEDADE EM
SEU APARELHO IDEOLOGICO
Pense, num certo momento, a sociedade desperta para questões sociais, e começa
a se movimentar, começa a quebrar os velhos paradigmas da sociedade
capitalista, deixamos de lado a classe dominante e a sua cultura imposta, nos organizamos em “cooperativas humanistas”,
e não capitalista. E começamos a
trabalharmos para o nosso “desenvolvimento humano”, para as nossas necessidades
e não para o capitalismo e para a classe dominante.
Médicos, professores, cientistas, e outros, conseguem se desprender das amarras do
individualismo, da própria opressão do patrão, Esse novo trabalho e feito para
o bem comum, começamos a ter consciência
de socializar o trabalho e a cultura produzida, e não, vender a baixos preços
para o mercado.
Quando os jovens vão ao shopping aos montes, isso é
um protesto, o que é produzido por nos, não é para todos, isso é apenas um dos pensamentos
que a grande mídia quer afogar, eles querem empurrar uma consciência de que
você tem que pagar pelo produto que é ético, essa ética é toda construída para
manter a sociedade capitalista.
Privatização da água da luz, dos bens natureza, tudo na natureza, está apropriado pela
burguesia, eles estão destruindo o sistema. Então a luta é para manter essa
sociedade, eles tende a banalizar, criminalizar os movimentos sociais, o dia
que a consciência humana e a moralidade
se elevar será essa realidade mudará.
Sebastião
Pereira Viana Júnior; Arquivo pessoal
1.1-EXPLICAÇÕES BASICAS SOBRE NOSSO ESTUDO
A conjuntura social do Brasil, é marcada por três
aspectos, a qual nos deteremos a estudá-los. Que se posiciona contraio diretamente aos movimentos sociais
Alta mídia burguesa: é uma burguesia voltada para a defesa de sua
hegemonia, e a manutenção do sistema capitalista.
Campo ideológico: Ideologia é um conjunto de idéias, que os meios de
comunicação, tv, radio etc., nas mãos dessa rica burguesia
Outra função da ideologia, segundo
Chauí, é de que os valores da classe
dominante são estendido à classe dominada. VOLANIN, pp,6.
Movimentos sociais: seria a resistência, onde o poder publico é
incompetente se levante esses movimentos; Eles conseguem ter alguns meios
alternativos para a resistência.
1.2-MOVIMENTO SOCIAL
Os movimentos sociais se caracterizam por um
contexto sócio histórico, que ocorre em um paradigma, seja ele da classe, raça
etnia etc. Atualmente esses movimentos tende a se organizar em redes, para
lutar por um objetivo em comum, e nos diferentes temas. “Ou seja os movimentos transitam, fluem e acontecem em espaços não
consolidados das estruturas e organizações sociais. Na maioria das vezes eles
estão questionando estas estruturas e propondo novas formas organização a
sociedade” política.GOHN e BRINGELpp,20
Percebemos que o autor na citação, explica que ele
aborda uma questão de classe social, como processo de lutas sociais, e de
resistência. E mais, ele aborda a tendência marxista de classe opressora e oprimidos.
A sua ideologia tem a função de manter uma classe
sobre a outra., em oposição, p próprio
Marx internacionaliza os movimento do proletariado, em suas lutas sociais no Manifesto Comunista, quando ele
conclui o texto: Proletários de todo
o Mundo Uni vos !
Essa mídia que articula e molda os interesses da
elites, seja ela agrária, industrial, é
a mesma que criminaliza os movimentos sociais, é a mesma que impõe uma
cultura da mesmice da miséria e da pobreza, e de que tudo está certo.
1.3-MIDIA NO BRASIL
O contexto histórico que vivemos no Brasil hoje, sem duvida constitui um processo de
formação da sociedade capitalista, e da democracia capitalista. Essa democracia
consiste num aparelho alienatário da população, tudo o que foge ao seu controle
é brutalmente repreendido, e banalizado recebendo da mídia toda uma carga
negativa a seu respeito
Nesse processo e nessa superestrutura do governo,
nesse controle, está em contra partida, os movimentos sociais, MST,
movimento indígena, movimento dos sem teto, GLBT, etc. Constituem movimentos
que são tachados constantemente pela mídia
de ameaça a ordem e a
tranqüilidade da população, “ mas eles são a população !”.
Os movimento surgem a partir de uma necessidade onde
o estado não tem competência para atuar, ou por interesses acaba por beneficiar
grupos empresariais, ou grandes conglomerados econômicos.
Ou seja, os
movimentos transmitem, fluem e acontecem
em espaços não consolidados das estruturas organizacionais. Na maioria das vezes eles estão questionando estas estruturas e
propondo novas forma de organização à sociedade política. (...)...,GOHN e
BRINGEL ,pp,20
No Brasil, os movimentos sociais sempre foram alvo
da grande mídia burguesa, essa mídia impõe para a população, uma visão
distorcida dos verdadeiros valores do que se está buscando num movimento.
Esse aparelho constitui-se por se caracterizar por
se rum aparelho ideológico opressor. Como a religião, e o capitalismo, ele
tende a favorecer um grupo, e os
interesses de um grupo, acabando, o “estado” a andar lado a lado com esses
burgueses da grande mídia.
Esses senhores do colarinho branco burgueses,
abrangem um todo um sistema econômico e político de poder na sociedade
brasileira, é por objetivos dessa mídia e do estado, banalizar, e criminalizar
os movimentos sociais.
A fim de manter uma população atônica e calada,
diante dos mandos e desmandos do estado, não se pode contestar a pureza e a
miséria nesse pais, tudo tem que estar na ordem.Mesmo que essa ordem, dessa
autoritária, com o objetivo de alienar a população, em seus textos e
reportagens criminalizando os movimentos.
Essa cultura que é
transmitida pela grande mídia burguesa, no Brasil, no espaço privado, o produto
e o telespectador, são fronteiras que se
diminuem, e que mas que se confunde com a realidade com o quem se transmite,
fica algo fora do rela e que a classe subalterna aceita sem questionar.
Atualmente a chamada “grande mídia”
continua operando de forma camuflada,mas sob outro foco: não apenas de
reproduzir a ideologia política do Estado, mas sob domínio da propaganda e
defensiva da ideologia dominante e
subordinada a lógica do mercado. . VOLANIN, pp,9.
Na citação acima,
percebemos que a ideologia é manipulada de forma a atender as necessidades da
classe dominante, seja ela movimentar preços, pesquisas, resultados de pesquisa
de eleição etc.
Em nossa historia os interesses político e
econômicos, sempre tem servido aos interesses da classe dominante, a grande
mídia brasileira vêem controlando a sociedade a muito tempo, através de seu
aparelho ideológico. Essa ideologia dominante e subordinada a lógica do
mercado.
Esse embate, da grande mídia, e sua campanha redes de televisão,portais, jornais,
revistas de grande circulação nacional, sempre voltado para os interesses da
elite, e seu poder sob o capital financeiro para manter o estado sob seu
domínio.
A ditadura militar, foi impiedosa em caçar e
criminalizar os movimentos sociais, e como
sempre os estado, mesmo quando ele se diz está na democracia, sempre
eles favoreceu os grande empresários, como segue na citação a baixo:
Ninguém tem
duvida de que o papel infame da ditadura militar, seus ataques sistemáticos aos
movimentos sociais, suas funções ideológicas e mantenedoras da ordem burguesa
na sociedade brasileira, legitimando a
exploração, a miséria a desigualdade social, oriunda a sociedade de classe.
VOLANIN, pp,9.
Essa mídia opressora e
dominadora, passa questionar tudo e qualquer fato, uma vez que a concentração
do poder da mídia está nas mãos de poucos, assim a mídia influencia na vida das pessoas,
filosoficamente é como se vivêssemos numa Matrix, com o agente Schimidith determinando
a sua vida, uma prisão que
você não consegue se libertar, porque
tudo ali que é imposto é uma verdade, que você não tem como contestar.
Você acredita que é livre porque pode escolher se acredita
ou não, você pensa que pode escolher no que quer acreditar, você acredita que
vivemos num estado democrático, que é livre para votar, se não votar tas
ferrado.Eles impões uma cultura de miséria, pobreza,, de que isso é normal, e você acredita.
Os movimentos sociais não são
meramente abstratos. Eles são constituídos por sujeitos: homens e mulheres a
mídia ao criminalizar um movimento popular, criminaliza os sujeitos neles
inseridos VOLANIN,pp,15.
Na citação a cima percebemos como é colocado a
cultura da criminalização dos movimentos sociais, embora a população seja
taxada de criminosa, ainda em grande escala, a cultura do medo, e da
criminalização são bastante forte no Brasil.
O conflito entre
população e a classe dominante, esta querendo manter propriamente o que
lhe dá lucro, e única exclusivamente, a
existência do capitalismo como sistema da classe dominante.
1.4-“INTENTORA COMUISTA”. A PRIMEIRA VITIMA DA AGRESSIVIDADE E DO PODER DA
MIDIA
Em 1935, a mídia, motivados por seu poder, de classe
dominante, detentores dos meios de comunicação, pois esse movimento foi
duramente oprimido pelos meios dominantes de comunicação. Banalizando e
criminalizando o movimento como um processo extremista e de criminosos. Entre
organizações de grupos sociais todos oprimidos pelo estado e pela mídia.
1.5-PROFESSORES CONSTANTEMENTE VITIMAS DA REVISTA VEJA E DA MIDIA EM GERAL
Numa clara violação aos direitos da greve a revista
Veja, anuncia que os professores durante a greve estariam, que as férias
estariam ameaçadas. Eles colocam como algo definitivo, e fechado, objetivando
desviar os olhares para o verdadeiro motivo daquele movimento, “os dados reais estavam voltados para a
desvalorização salarial do professor, e
do desgaste humano devido a quantidade de atividade que o professor recebe VOLANIN, pp,2 ”.
O que se vê hoje nas
greves em Belém e nas lutas do professores, em Belém na sala de aula, é que os alunos vêem com aquele estigma da
mídia, de que a culpa da greve e do
atraso escolar é “culpa do professor”. Eles vêem bombardeados pela mídia
burguesa, quando na verdade, o governo não está preocupado com o trabalho do
professor e o bem deles em seu campo de trabalho.
Desvalorização do profissional, agressão no dia a
dia, falta de estrutura nas instituições de ensino, necessidade de carga
horária grande para ter o mínimo de um salário maior, poder publico ausento e
inoperante, entre outros aspectos que deixam o professor sozinho em seu
trabalho, nunca é divulgado pela mídia. O professor não pode ser somente
funcionário publico, ele tem que partir para outras instituições particulares
para aumentar sua renda, tomando assim praticamente todo o seu dia.
Noticias transmitidas em um período correspondente a
cinqüenta anos de diferença entre uma e outra, mostra o mesmo objetivo dos de
muitos órgãos de comunicação; criminalizar os movimentos sociais ou
manifestações populares que vão aquém
dos interesses de grupos a concentração do poder e dos veículos de comunicação
VOLANIN, pp,2
Entendemos na citação de Volanin, percebemos que existe um interesse que se resume pela
luta pelo poder, e a interpretação
ligada a esses interesses que é dado pela mídia, criminalizar os movimentos
soais, é o mesmo que dizer a sociedade, fica quieta, ou dizer que a população,
é composta por vândalos e desordeiros
que querem acabar com a ordem nacional.
Embora existe uma luta desigual, da grande mídia, e
da informações transmitidas, e o entendimento de como o “receptor midiático”
entende esse processo, da manipulação
das informações e a postura antiética da mídia. Que possui um a postura ideológica e política em relação à estrutura e
organização da sociedade, mas especificamente sobre os movimentos sociais. VOLANIN, pp,2.
Nesse processo,
entendemos que existe toda uma ideologia oculta imposta, é pois necessário,
entender as intenções e interesses almejados por essa mídia brasileira, que tem
o poder sobre esse mecanismo de dominação em suas mãos.
2-IDOELOGIA E PODER
IDEOLOGICO DO SISTEMA
CAPITLAISTA E DO
ESTADO E DA CLASSE DOMINANTE
Consistem manter poder sobre todo um processo do uso
dos meios, de comunicação, nessa jogada suja, está a grande mídia, e os sistema
capitalista. A grande contestação que levantamos é que a mídia o poder, está
voltado para a manutenção do sistema capitalista, e o que esse sistema existe para manter a sociedade
hierarquizada.
A sociedade não pode contestar as desigualdades, não
pode contestar a pobreza, não pode contestar essas relação de poder que a
sociedade capitalista mantém, sem que seja duramente reprimida por essa “DITADURA MIDIATICA BURGUESA”, o objetivo é
manter a classe dominante sempre no poder.
Esse sistema da classe dominante se constituem, por
uma opressão sobre os movimentos e organizações populares no Brasil. Isso se
constitui por um monopólio, acaba por influencias todo um contexto social,
individuais e sociais.
Segundo Marx escreveu que a ideologia citou um
sistema que pode se sobrepor a consciência individuais, para ele a ideologia
pode ser usada para reprimir toda forma de manifestação, como vemos no quadro
social brasileiro.Ele coloca que a ideologia pode ocasionar todo um sistema de aprisionamento social
coletivo e individual.
Para ele toda essa carga ideologia provem da classe
dominante, que detém os meios de produção
material. E também os meios de produção intelectual e político. Esse poder constituem no objetivo da manutenção da
sociedade capitalista.
Com isso, a mídia, por mais
que esteja a serviço privado
transmite a ideologia do poder estatal, visto Ester está sempre sob
influenciada sobre a classe dominante e detentora dos meios de comunicação mais
influentes e conseqüentemente alienadoras.
VOLANIN, pp,5
Percebemos na citação
que o grande fator opressor, é o estado, por mais que a mídia, esteja voltado
para os interesses privados, e de transmitir essa ideologia da classe dominante
para, esse aparelho consiste em (econômico,social e político, plano das idéias).
O estado é ainda o grande detentos de controle social, e ele possui mecanismos
violentos de repressão que se ria a policia, caso ele preciso usar a força, e
não só a ideologia.
Embora haja resistência por causa das varias classes
sociais existentes, ainda sim acaba por força maior da opressão
ideológica prevalecer os preceitos e as idéias da classe dominante, e esse
mecanismo de opressão é a mídia.
Os conflitos sociais são
camuflados, justificando as diferenças existentes, decorrente da ordem natural
das coisas. São considerados naturais os fatos em que na verdade são frutos das
ações humanas, por exemplo, dizer que a divisão de classe faz parte da
natureza. VOLANIN, pp,6.
Na citação a cima
percebemos como é forte o pode4r da mídia e das pessoas que detém, o poder
de divulgação, querer tornar assuntos de
desigualdades socais, e da existência da classe sociais, como algo da natureza,
como se fosse normal, é afirmar que a
humanidade é inocente por natureza, acreditar nessa conversa é para os tolos.
Divisão de classe
social, não é uma dádiva, não é algo natural, não é místico não PE divino não é
nada. É sim uma ação humana de um grupo opressor sobre os outros, é comum
sim!Mas não é justo a manutenção da existência da divisão de classes, porque
ela gera hierarquias, e pobrezas.
A questão do domínio da cultura como forma de
movimento social, começo com a escola de Franfurt, principalmente através de Horkeheime e Adono a partir da década de 40,
relacionado a questão da economia, chegou-se a conclusão que dominando a
questão cultural, se conseguiria grande possibilidade de sucesso.
Esse foi um movimento que foi pioneiro em questionar
o processo de industrialização da cultura.Segundo esse movimento a mídia passa
a ser uma transmissora de dominação e da cultura de elite.
Essa produção midiática serviria toda para o
controle social e para a alienação das classes subalternas, uma jogada
inteligente, uma vez que como a população
ficaria em grande parte a mercê da ideologia da elite.
Os meios de comunicação de massa, está diretamente
ligados a esses aspectos, esse campo ideológico esta voltado para a permanência
e manutenção da sociedade das divisões classes e do sistema capitalista. Essa cultura
para Frenkjurt, ela não é apenas um sistema de opressão, na medida em que as
massas pegam esse conteúdo e fazem uma
releitura desse material e começa a contestá-lo.
Hoggrt
Willians e Thompson, preocupados em como
se constitui aq classe trabalhadora, buscam definir a noção tradicional de
cultura de modo que consideram a cultura midiática aquele que passa a conceder
a cultura de forma abrangente. VOLANNIN,pp,7
A citação a cima quer dizer que a cultura midiática,
é uma forma de manter o controle, quando ela se torna global, ou abrangente, ou
vista como verdade, ela se torna o
elemento cultural de dominação e controle das outras cultura.
Verdades, absolutas, informações pela metade,
interesses, elitizados, informações baseadas em números, mas que não abrangem
todo a complexidade de um assunto são
colocados como definitivo. Uma mentira falada muitas vezes se torna uma
verdade.
A mídia é um
reflexo do processo hegemônico (Williams
1978): ao mesmo tempo em que ele incorpora e se adapta as diferentes cultura,
em um processo continuo de negociação; ele intera os valores,significados e crenças da classe dominante. Esta ideologia dominante não existe sozinha. VOLANNIN,pp,8
Essa cultura e essa imposição, que a citação a cima
explica, sobre a classe dominante, se
torna um processo global, que por intermédio da mídia essa se torna o meio de
propagação dessa cultura dominante. Entender esse processo, é entender um
contexto sócio histórico no Brasil.Segundo VOLANIN, ter em suas mãos os meios
de comunicação de massa, se torna mais hegemônica a forma de se impor a
sociedade os seus valores e crenças da classe dominante.
Quando a mídia bate
nos movimentos sociais, o interesse, é para banalizar ao maximo, co0m o
objetivo de manter o que já está, não
despertar a artenção social para uma nova realidade, mais de igualdade, manter
a desigualdade,e o sistema capitalista é o ideário da classe dominante e seus
mecanismo.
2.1-RESISTENCIA; A
MIDIA ALTERNATIVA NAS MÃOS DA POPULAÇÃO. COMO FATOR DE RESISTENCIA A OPRESSÃO
E finalmente reconhecer nos meios
de comunicação alternativos como forma de divulgação da importância das
organizações populares para a transformação de superação da injustiças e
desigualdades sociais VOLANIN, pp,2.
Além disso, a teoria marxista avançou numa
analise dos processos de formação do
proletariado enquanto classe e movimento
social, na verdade dois lados da mesma moeda , que resistiu por mais de um
século . Marx e Engels apontaram um dos
problemas da formação da subjetividade
coletiva – ou da ação coletiva, como ficou consagrada a partir da de
cada de 1960 nas abordagens olsonianas e
pós olsoniana: se há tendência centrípetas que contribuem para a formação da
classe enquanto sujeito político.GONH e BRINGEL,pp,59
Uma demanda social provem cultura e
lazer, refletem e colocam em discussão os diferentes. Então, a partir daí, esta
linha de pensamento passou a entender que aquele que passa a receber a
informação, deixa de ser um ser passivo e passa a ser um ser ativo, buscando
uma posição de espectador fora da passividade e da dominação, resgatando –o
como produtor se sentidos, como sujeito capaz de resistir e de contestar o
conteúdo explicito em toda e qualquer forma de orientação midiática. VOLANIN,
pp,7.
A citação a cima, propõe que o leitor deve adquirir uma
postura critica em relação a essa cultura que é imposta, a partir do momento em
que ele passa a não so ouvir e aceitar passivamente ele se torna um sujeito
ativo.
É através dos mecanismos como face book, Watt Zapp,
que está incomodando a grande camada política, que detém o poder, é através de
ações para restringi-las, para proibi-las que essas ações arbitrarias se
perpetuam cada vez mais.
Essa ação é uma ação do estado “democrático
burguês”, você não vai dizer quer o Brasil por intermédio dessa falsa democracia
representativa quer banalizar os movimentos sociais. Você vai falar que é uma
ação do socialismo, porque é isso que
eles querem que você pense, que a culpa não caia sobre a “democracia” e essa
gama de políticos corruptor que só defendem o seu interesses.
A mídia alternativa é isso uma forma de projeção
política de oposição por parte da população, e isso está incomodando, tudo que
se levante contra a ordem, é constantemente bombardeado. Lembre-se que uma
mentira dita muitas vezes, ela se torna uma verdade, criminalizar os movimentos
socais é objetivo único me exclusivo da grande mídia burguesa.
A forma como aparece
essa resistência é através da mídia alternativa, que se perpetua com jornais
comunitários, radio comunitários, jornais escolar, essa produção cultural
engloba todo um sistema de resistência chamado de “produção de material
midiático alternativo”. Sendo assim mídia alternativa e movimento sociais
constituem um processo de comunicação alternativo
2.2-A MIDIA: UM MEIO DE CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NAS
ULTIMAS TRINTA DECADAS NO BRASIL
Os movimentos sociais abrangem uma gama de
perspectivas, voltados para interesses variados reivindicado por diversas categorias, classes, etnias etc.
Esses movimentos se levantam devido a necessidade em comum, assim se organizam
as redes, hoje não se defende mais partido político, o militante pode estar num
partido depois ele pode estar em outro que defenda os interesses da sua
comunidade.Seja ela etnia indígena, quilombola tes.
Essas condições provem das desigualdades socais comum, que atinge todas essas categorias ou
comunidades.No entanto, segundo ALVEZ (2000), esses movimentos se apresentem em
suas atividades de forma precária, muitas vezes sem nenhuma instrução política e cultural na pratica,
para os debates com os seu opressores..
“A ênfase da luta implica
considerar que a força da resistência está no encontro entre exploradores e
dominados por uma libertação do reprimido pelo domínio do
capital”VOLANIN,pp,11.
Segunda a citação a cima os embate se dá por uma
perspectiva marxista, entre dominantes e dominados, embora na desvantagem
organizacional, da classe que reivindica melhorias, ainda sim ocorre a
existência das redes e dos movimentos. Contra os detentores do grande capital.
Esse processo e essa
movimentação da população através dos movimentos sociais, o que caracteriza um
movimento legal e legitimo, coisa que é
inquestionável, frente ao descaso do poder publico, das desigualdades do
capitalismo.
Em contra partida e
ferrenha oposição a esse levante está a grande imprensa, ou seja a mídia burguesa, que ferrenhamente
transmite uma ideologia que tende a desmerecer a participação popular,
banalizar a ação da população é a sua
meta.Até para ela manter o controle
social.
Os movimentos sociais
têm em sua origem, os movimentos de esquerda, aquela geração que lutou contra o
Czarismo, na Rússia, Revolução Cubana etc. os movimentos sociais não são atual,
até na idade media existiram movimentos sociais, MS se fortaleceram nas
revoluções Russas e Cubanas.
No entanto esses
movimentos esbarram na opressão da mídia, que é um aparelho ideológico a
serviço do estado, estado esse que eles impõe, seja por meio de ditaduras, e
outros governo autoritários pronto a abafar os movimentos sociais.
Com isso comprova-se que os
movimentos sociais não são invenções das classes populares, dos capitalistas ou
mesmo de intelectuais, eles nascem da insatisfação por parte de determinada
classe ou grupo social. Significa uma
rebeldia coletiva, um protesto diante do confronto ideológico entre um e outro
segmento social. Tomam medidas de mudança tomadas pelas sociedades em conjunto
concordante que podem causar revoluções na realidade dos indivíduos.
VOLANIN,pp,12.
A citação acima
explica o que é um movimento social, e como surge, constituem uma necessidade
em vista da realidade, em grande parte, da exploração,da violência a esses
grupos seja no campo, no trabalho, a sociedade civil se levante através desses
movimentos
Os movimentos sociais
no Brasil é muito recente, desde as
rebeliões dos escravos, as lutas operarias, camponesas, até o MTS, e muitos
outros para entender a multiplicidade e ações especificas.
As estruturas midiáticas hoje no Brasil e no mundo,
dificilmente abriram espaço para os debates e expressões ou constituição de
interesses que ameacem a estrutura da sociedade capitalista, e cada vez mais
esses movimentos sociais são criminalizados pela grande mídia.
A mídia impõe uma visão de que os movimentos sociais
são ações de desordeiros, os colocam como algozes da sociedade, e de
terroristas, arruaceiros e
criminosos.Até a idéia de demonizar ou satanizar esses movimentos a mídia
coloca isso.
Eles joga que eles trazem prejuízo para o mercado, e outros adjetivos cruéis são
impostos a eles pela mídia. Eles se tornam noticias quando a policia entra em
conflito com eles, os jornais usam editorias, artigos, colunas, profissionais
pagos para desqualificar esses movimentos.
2.3-PROPOSTAS DE MUDANÇA E LEVANTE SOCIAL À HORA DO EMBATE
Por intermédio desse aparelho ideológico está a
falsa globalização, como um processo democrático burguês, e a falsa propaganda a favor da globalização, e nesse cenário que
vão se levantar os movimentos sociais.
A globalização inicia-se no século XV, as praticas
de sobreposição cultural já existia desde o descobrimento, do Brasil, não tinha
esse nome. O processo de globalização moderno tem inicio com a expansão do
capitalismo, no final do século XV.
A globalização é um fenômeno capitalista, que
começou na era dos descobrimentos. É um fenômeno de necessidade da dinâmica do
capitalismo, de formar uma aldeia global, que permite maiores mercados.
É uma forma de integrar ou interligar o mundo,
levando em considerações aspectos econômicos, sociais, culturais, e políticos,
isso tudo, gerando a fase de expansão capitalista. Esse processo por expansão
marítima, desenvolveu a partir da revolução industrial.
Para Milton
Santos a Globalização se dá por ser um processo de perversidade, onde os países
da America foram subjugados e massacrados. “Quando
tudo permite imaginar que se tornou possível a criação de um mundo
veraz”SANTOS,pp,17.
Globalização como
fabula:
fala-se em aldeia global diz-se que as difusões das noticias, realmente informa
as pessoas mercado homogêneo, se tornou menos unido, tornado-se mais distante o
sonho da cidadania.
Globalização com perversidade: o fortalecimento do estado, o salário médio tende
a baixar, a educação de qualidade é cada vez mais inacessível.
Uma outra Globalização: para Milton Santos uma globalização mais humana, Segundo Milton
Santos ele acredita que um processo de mudança ocorrerá partindo dos países
pobres, feita pelos pobres.
Revolução: Para Marx o proletariado seria o agente motor
desse processo para a formação da sociedade socialista se convertendo em
comunista. Esse processo não seria de forma pacifica, mas o próprio capitalismo
não é pacifico.
CONCLUSÃO
No estudo feito,
percebemos que a grande mídias detentora dos meios de comunicação, apresentam
propostas de controle e cultura social, por intermédio da ideologia da classe dominante a qual ela faz
parte.
A grande mídia
burguesa opressora, transmite matérias, cultural dados, como uma verdade
absoluta, a raiz do problema em grande parte, elas não divulga, exemplo dos índios
só divulgam que eles estão saindo da floresta,
com dados e números mas a causas que são as madeireiras eles não
descrevem.
Em contra partida
percebemos a resistência do leitor, vendo com visão critica e intervindo, a
banalização dos movimentos sociais ligados a necessidade, de categorias
diversas, é constantemente criminalizada
pelos meios de comunicação, e da mídia
burguesa.
REFERENCIAS:
VOLANIN. Leopoldo. Poder e Mídia: A Criminalização dos Movimentos Sociais no Brasil nas
Ultimas Trintas Décadas.
MARX e ENGELS. Karl e Friedrich. O manifesto do partido Comunista.
Martin Claret.São Paulo. 2014
GOHN e BRINGEL. Maria da Gloria
e Breno M. Movimentos Sociais na Era Global. Vozes,2012.
SANTOS, Milton, Por uma Outra Globalização. Record LTDA, Rio de Janeiro, 2000.
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