02/02/2016
SOCIEDADE CULTURA ÉTICA E CIDADANIA
PROFESSORA: SARA DE SOUZA RIBEIRO
Turma: LBN 10
Alunos:
Sebastião Pereira Viana Júnior
Edemir Mougo
Von Paumgartten Júnior
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2º ATIVIDADE: Elaborar uma interpretação partir do filme e do texto
para próxima aula. Segundo o seu entendimento. (Filme 1492 A Conquista do
Paraíso) e o texto : (O Conjunto da America Diabólica de Laura de Melo e Souza
)
INTRODUÇÃO
A pesquisa tem por objetivo identificar os aspectos da mentalidade dos lideres religiosos, da época,
na colônia brasileira e nas sociedades pré colombianas. O texto descreve
aspectos sobre a idolatria na America pré
colombiana e as formas de perseguição a essas praticas religiosas.
No primeiro momento o texto fala sobre a demonologia e a importância da America no
desenvolvimento da ciência. O primeiro contato que o texto e o filme apresenta
um contato pacifico, não foi moldado por violência apenas num primeiro contato,
nem poderia, pois os espanhóis e seus lideres seja rei ou igreja, e Colombo
estavam apenas reconhecendo o território para a implantação do seu projeto
maior de exploração.
O autor fala que a navegação é o inicio do
desenvolvimento da ciência, somente do filme ele mostra como era a convivência
era de forma precária, mas foi lá que foram feitos estudos de técnicas
náuticas e astrônomas e o inicio da
consolidação de uma terra redonda.
CONTEUDO NORTEADOR
Parece que a justificativa do europeu estava em
expandir a sua Fé católica, o objetivo de salvar aquelas almas que estavam
cativas pelo demônio. No caso de Cristóvão Colombo, que desejava o ouro da America, com a justificativa
de recuperar a nova Jerusalém a Dom João III, justificava a colonização e a
exploração brutal através da fé católica. Isso é fato do interesse de Colombo
assim como todo homem de sua época ele era mais um homem sedento de ouro capaz
de o tornar em um louco sanguinário. O filme prova isso tanto que ele pediu 10%
de tudo o que conseguisse na America.
A PRESENÇA DA DEMONOLOGIA: com a descoberta da America a demonologia foi
a ciência teológica mais desenvolvida ou que mais se propagou (cronistas e
missionários eclesiásticos ), quem fazia esses relatos. Essa tendência era
caracterizada por um processo hegemônico de poder, da cristianização.
É como se a
demonização, a medida que os agressivos europeus iam se expandindo eles iam
associando esses novos povos as suas crenças povos como índia Etiópia e
America.
Apesar de alguns
autores como Pedro de Valencia e outros escreviam em tom antisuperticiosos,
nessa época, ainda era difícil diferenciar as barreiras da magia, religião e
ciência. A demonologia também surge como
um sistema de caça as bruxas, as viagens passavam a ser sinônimo de conhecer
os outros.
A DEMONOLOGIA
se desenvolveu a partir de relatos, viagens nos escritos, seja ele
relacionado aos jesuítas ou não. A APROXIMAÇÃO DO MODELO SABÁTICO: para o
espanhol Não havia muita diferença entre o índio idolatra e uma bruxa, a coisa
boa era a igreja católica a ruim chamava-se igreja diabólica.
A demonologia é visto como um campo complexo do conhecimento
revolucionário com o surgimento do moderno pensamento voltado para a
investigação do pensamento moderno antisuperticioso, diferenciar o pensamento
os demônios da religião e a magia.
Do que se
imagina e de que se comprova o moderno vai justificar as coisas através da ciência da superstição . A ciência teve papel fundamental na demonologia para o
europeu, o individuo estava em estado primitivo de natureza,por isso a
catequese é importante ela tira esse sujeito de seu estado primitivo.
Parece que esse contexto histórico começou a ficar
hibrido, até protestantes faziam defumação como os Tupinambás, , o contexto
passa a ficar composto por misturas culturais religiosas embora houvesse e
demonologia e a força para os hereges.os sacerdotes Incas, Maias, Astecas, e
até pejes tupi foram quase sempre
chamados de bruxos e feiticeiros.
A mudança do nome de Terra de Santa Cruz para Brasil foi atribuída a obra do
demônio, por João de barros e frei
Vicente. Acreditaram que foi a arvore do pau vermelho que roubara o nome
santificado dado a terra santa anterior.
O caso das revoltas de alguns indígenas foi
atribuído a um demônio menor, e as revoltas políticas de Guaixará e Aimberê,
chefes que lutam em 1566-1567. Eram chefes tamoios. Muita das informações e
relatos eram Feitos por missionários e cronistas. A idolatria da America foi interpretada
pelos doutores da igreja a sociedades pré colombianas e depois nasceu o
humanismo cristão.
Eles viam a idolatria como uma forma de não ser
naturalmente mas diabólica, ela é o
começo e o fim de todos os males. As
perseguições e caças as bruxas, e a demonização
persistiram até o século XVIII, depois ninguém mais dava importância a
isso, até os portugueses estavam pouco incomodados como o sabe e os
feiticeiros.
CONCLUSÃO
Por fim, concluímos que o europeu e os índios que se
encontraram tinham aspectos diferentes, embora o europeu dotado de valores
religiosos, ele viria acabar subjugando esse nativo, mais tarde seja pela
crença, seja pela força da espada e pela escravidão.
Embora o texto não tenha entrado nesse aspecto, o
filme “A Conquista do Paraíso”, acaba por colocar essa perspectiva de um
europeu agressivo e sedento de ouro e prata, a escravidão viria acontecer.
Embora acontecesse o hibridismo, da América pré
colombianas e Brasil, ainda sim o catolicismo e o protestantismo sendo culturas
da elite branca acabaria pro prevalecer, seja ela com adaptações ou com puro
radicalismo, mesmo assim houve uma fusão nas culturas.
REFERENCIAS:
SOUZA LAURA DE MELO. Inferno Atlântico Demonologia e Colonização, Companhia das letras , São Paulo,1993
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