01/04/2014
FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA
Disciplina: Conhecimento e o Homem
Professor
Sergio Bandeira do Nascimento
Aluno
Sebastião Pereira Viana Júnior
LHN 02
Agora que você já fez uma abordagem inicial sobre a
sociedade brasileira com enfase na questão educacional, você deverá ler o
seguinte texto e em seguida desenvolver a atividade proposta:
Após a leitura do texto é importante que você
apresente a sua compreensão sobre:
A) A Relação entre Educação e Sociedade
B) Como os conhecimentos desenvolvidos no campo da
Sociologia contribuem para compreendermos melhor “os mecanismos seletivos e
discriminadores da educação escolarizada”.
OBS.: Apresente no mínimo três (03) argumentos do
texto/autor para fundamentar sua resposta.
RESPOSTA:
Parece que o mundo passou por transformações, até
chegar na sociedade em que estamos, ela veio por intermédio do conflito de
países capitalistas, querendo expandir a sua área de influencia. Também passou
por um período ideológico do capitalismo na pratica e do socialismo teórico.
A sociologia veem para estudar esse campo de
organização das pessoas que é de forma interdependente, não é possível entender
a sociedade sem a sociologia. Esse campo complexo da humanidade, é movido por
valores, um deles pela instituição escola.
“As primeiras abordagens sociológicas são fortemente
marcadas por uma "sociologia da ordem", onde o que conta é mais uma
ideologia conservadora em busca da ordem nos novos ambientes urbanos”.
1-Paradigma do conflito
Essa corrente aborda a sociedade organizada segundo
o seu modo de produção, como foi no decorrer da historia. A partir dessa
analise, ela busca entender o processo de produção e o conflito que ela causa
na sociedade contraditória.
comunal -escravista –feudal- capitalista -socialista
-comunista
Esse sistema
requer um conflito entre as classes, todos lutando pela hegemonia. É importante
para o aluno conhecer a classe social a qual ele faz parte, para que ele possa
ser um componente atuante em lutas sociais assim se ele quiser.
Não é um erro abordar o paradigma do conflito, uma
vez que a instituição estado se apresenta muitas vezes como uma instituição
conservadora, a beneficiar o capital, não abordar isso em sala de aula é um
crime contra o aluno.
2-Nova Sociologia da Educação (NSE)
Procura abordar os conflitos que se apresentam em
sala de aula, é uma nova visão também, por uma oposição ao paradigma do
consenso; “os estudos sobre currículos, representações de professores,
interação pedagógica”. E também a produção cultural desse professor é abordada.
Também aborda essa relação do aluno professor na
sala de aula e a preocupação com a identidade das duas partes no contexto
social. E o processo de formação do professor ligado à escola que ele atua.
3-O campo sociológico da educação
As relações microbiológicas foram abordadas em
substituição a abordagens globalizantes econômicas e desigualdades sociais. Ela
busca a abordagem do que acontece na sala de aula a interação entre os atores
sociais.
As desigualdades escolares veem estabelecidas pela
sociedade das desigualdades sócias, ela parece ser um reflexo da sociedade
tanto na forma como se educa como no conteúdo. Um conteúdo que aborda uma
típica família do Brasil, toda estruturada, o que não acontece em muitas
famílias, destruídas pela violência e pela influencia do narcotráfico.
Na sala vai acontecer os mais diversos conflitos
seja ideológico, de desentendimento etc. Esse espaço pedagógico vai ganhar um
olhar eu vamos chamar de micro sociológico, eu serão em outras palavras a
convivência em sala de aula .
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