TRABALHO APRESENTADO COMO PARTE AVALIATIVA PARA ATIVIDADE CIÊNCIA E O
HOMEM[1]
LIVRO: A TEORIA DO VALOR EM MARX
E A EDUCAÇÃO TEXTO: DIRETRIZES DO BANCO MUNDIAL PARA A INSERÇÃO DA LÓGICA
CAPITALISTA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS. EDITORA CORTEZ ANO: 2006. .ELISÂNGELA ALVEZ DA SILVA SCAFF.
Sebastião
Pereira Viana Júnior[2]
05/05/2014
PERÍODO DE 17/04 A
30/04 DE 2014
Finalização Da
Unidade I
Texto de referencia: Pesquisar um texto de natureza acadêmica que trate
do tema EDUCAÇÃO e SOCIEDADE. Realizar a leitura do texto e apresentar no
mínimo mais três (03) argumentos utilizados pelo(s) autor (es), com as devidas
referencias pelas normas ABNT.
A autora Elisângela apresenta o argumento de que o
banco mundial /central interamericano, quer privatizar as escolar
brasileiras, que se ocupa das políticas
neo liberais do capitalismo mundial, que priorizavam a reforma econômica a
qualquer preço. “(...). O aumento da pobreza e da exclusão social nos países em
desenvolvimento atraiu criticas que levaram os organismos internacionais a uma
redefinição de suas políticas” Nesse primeiro argumento colocamos que o banco mundial
quer privatizar a s escolar do Brasil.
No segundo argumento vamos avaliar e identificar a
sua concepção de educação: “(...) Conclui-se que os projetos desenvolvidos pelo
banco Mundial para a educação brasileira tem por finalidade a formação de indivíduos
para o mercado de trabalho” Diante dessa lógica capitalista a grande questão é
a escola está subordinada a ótica capitalista apenas como uma mera instituição formadora de mão de obra
qualificada para o mercado de trabalhos que compõe os interesses capitalista. E a formação do
cidadão critico onde fica? Parece que o autor Vitor Enrique Paro, atenta para a
lógica do trabalho em Marx em o capital “o trabalho na sua concepção mais
genérica, em contraposição ao trabalho desenvolvida sob a lógica capitalista.
No terceiro argumento atentamos para a lógica
capitalista na escola “(...) De acordo com Paro (1986), a educação entendida
como apropriação do saber historicamente acumulado, é inerente ao próprio homem
a o acompanha durante toda a sua historia. Para o autor”. Tudo o que o homem
construiu na sua história provem da cultura humana, a apropriação da cultura
por esses indivíduos é que constitui a educação. Porque é pela apropriação da
cultura que os indivíduos se faz homem.Apesar da escola ser antecessor ao
capitalismo ele tem sua generalização proposta a partir desse momento da
sociedade,é ai que está o grande debate os interesses neo liberais referente a
educação deve ser aderido, porque a lógica capitalista só interessa o operário
ele não quer saber de critica fica aqui esse alerta.
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