29/12/2009
CONCLUSÃO
CIÊNCIAS HUMANAS:
“Todas essas incertezas são
porque estamos diante de um fator que se
chama “construção do homem”, que não pode ser
trabalhado por qualquer um, o conflito do cientista é ótimo, desde que
ele se estabilize. Por isso é de suma importância levar muito a serio esse trabalho. E foi o que eu
fiz depois de tanto trabalho entendi
que”
Depois de três
anos e meio, em que o foco principal foram voltados para mudança no estilo de ministrar aulas. Os
problemas e a realidade no campo escolar
e psico- social de todos. Arrecadei
um material riquíssimo em relações humanas, que poderão servir para futuros
estudos
Em sua grande
parte o professor ainda fica isolado sem recursos e em salas quentes. Os
recursos tecnológicos ainda são escassos, no tempo em que estive som esses
professores nenhum usou a sala de informática.
. No campo esportivo, tem quadra, mas não é o bastante ainda não se vê o
esporte como profissionalismo.
A proposta
acadêmica de libertar os alunos das correntes do resumo copiado no quadro, a
realidade do professor “livresco” ficou mais claro quando cobrei que eles elaborassem uma resposta
pessoal sem usar o livro.
Pelo menos
nesse momento na Escola Frei Daniel, não se ensina a pensar a não ser
reproduzir do conteúdo consequencia do professor livresco.
“São os
professores os grandes responsáveis por garantir que a criança e adolescente
tenham uma vida saudável, e colabore para a harmonia dos grupos dos quais fazem
parte. De fato pais e mestres são figuras centrais no desenvolvimento moral, ou
seja, no julgamento que a criança tem sobre o que é certo ou errado”
PRINCIPAIS PONTOS
NO CAMPO
·
Infelizmente ainda vi o famoso resumo copiado no
quadro
·
A linguagem do conteúdo da seduc está correto,
mas não significa que não pode incentivar a pesquisa.
·
O espanto dos alunos quando passei questões: Ao
me perguntarem qual é a pagina. “Não tem pagina, você vai criar a resposta”
·
Cada turma tem um nível, um grau, a metodologia
usada com sucesso para uma turma, não significa que dará certo em outra.
·
Peça a opinião, mas jamais em hipótese alguma
exponha conceitos acadêmicos.
·
Também conclui que as mulheres, “meninas” além
de serem mais inteligente são mais educadas que os homens.
·
Não tem estrutura para comportar jovens com deficiência e Homossexuais.
A base em pesquisa sobre a
forma como os pequenos lidam com as regras em situações de jogo e
dilemas morais constatou que a construção do sentido de justo e injusto tem ligação com o desenvolvimento
cognitivo.
Segundo ele, as crianças passam por diferentes
tipos de compreensão e relação as regras, conforme amadurecem obtém cada vez
mais condições de se relacionar com elas de maneira critica. Assim constituem
uma moral dita autônoma pela qual passam a considerar a intencionalidade dos
atos.
Nos primeiros anos de vida os
pequenos vivem um período de iniciação as regras, e precisam da intervenção
constante de um adulto que os oriente
sobre o que é aceitável. Não
morder o irmão e não bater
nele, pedir biscoito ao dono do pacote
em vez de tomá-los etc.
Com isso, distinguir o justo do
injusto passou a ser visto com apenas dos muitos aspectos de desenvolvimento
moral da criança e adolescente. Entre outros estudos e pesquisas que ampliou para o
desenvolvimento psíquico de outras virtudes como a generosidade, compaixão e
lealdade.
Jean Piaget (
1896-7980)
|
Meu Conceito: As crianças
com má formação se tornam adultos temerosos de responsabilidades, e escolhem
empregos que não oferecem risco, como já disse, ficando assim os jornalistas e
os professores de frente para a
realidade, então são eles o agente transformador. Além de não respeitarem a
condição social das outras, fazendo assim,uma conseqüência no cotidiano, que
são as ofensas morais, culminando assim com processos no dia a dia das
pessoas.
ERRO CONFIRMADO
Desde a 5º serie, com aquela
prova ferrenha de frente e costa, e com conceitos que eles não entenderiam. O
mesmo aconteceu com as provas da 6º e 7º.
Com um teor acadêmico fora dos padrões do ensino fundamental e médio. A
prova da 8º serie, foi mais acessível, mas construtiva.
EU TRABALHO AGORA ASSIM:
Com tópicos, explicando de frente
para os alunos, “olho no olho”. Cobro opinião própria, gosto de organizá-los em
grupos (trabalho em grupo). Passo prova. O trabalho tem que ser com o nível que
a Seduc estipulou, eles estão certo, mas deixo livre para pesquisarem em outras
fontes.
Acho que não
teve ninguém da minha turma que se empenhou
tanto nesse trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário