LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
ALEYCON WARLLEM DE
OLIVEIRA
EGILDO MODESTO DA COSTA
JOSÉ RICARDO MOTA MELO
PAULO CRISTIANO BORGES DOS SANTOS
ROSIVAN ALMEIDA PINHEIRO JÚNIOR
SEBASTIÃO PEREIRA VIANA JÚNIOR
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
BELÉM-Pa
2013
FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA
LICENCIATURA PLENA EM HISTORIA
ALEYCON WARLLEM DE
OLIVEIRA
EGILDO MODESTO DA COSTA
JOSÉ RICARDO MOTA MELO
PAULO CRISTIANO BORGES DOS SANTOS
ROSIVAN ALMEIDA PINHEIRO JÚNIOR
SEBASTIÃO PEREIRA VIANA JÚNIOR
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Trabalho de Gestão de Sala de Aula apresentado
ao
curso de história das faculdades
Integradas
Ipiranga,como requisito parcial
para obtenção do titulo
Licenciado em História orientado
pelo
Prof. Marcelo Augusto Vilaça de Lima
BELÉM-Pa
2013
ALEYCON WARLLEM DE
OLIVEIRA
EGILDO MODESTO DA COSTA
JOSÉ RICARDO MOTA MELO
PAULO CRISTIANO BORGES DOS SANTOS
ROSIVAN ALMEIDA PINHEIRO JÚNIOR
SEBASTIÃO PEREIRA VIANA JÚNIOR
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Trabalho
de Gestão de Sala de Aula apresentado
História das Faculdades Integradas Ipiranga
Como
requisito parcial para obtenção do titulo de
Licenciado em Historia. Orientado pelo Prof.
Marcelo Augusto
Vilaça de Lima
Data ____________________________________
Resultado_________________________________
BANCA EXAMINADORA
Prof.
Marcelo Augusto Vilaça de Lima
faculdades Integradas Ipiranga
Assinatura_____________________________________________
Prof.
Marcelo Augusto Vilaça de Lima faculdades Integradas Ipiranga
Assinatura______________________________________________
Apresentamos o trabalho referente
ao estudo da “Historia da educação no Brasil”.O desenho a cima pode ser entendido como uma
referencia a historia da educação nesse país “negro”. Desde a época da
colônia até os dias atuais, quando os
Jesuítas chegaram aqui, e implantaram a seu sistema com o intuito de domesticar
o nativo brasileiro, e também mais tarde de que poderiam lucrar em cima disso.
Com a reforma pombalina implantou-se o
sistema de escolas centralizadas nas mãos do Estado, e de forma precária, pois
não havia uma metodologia.
Depois no período joanino a
educação se tornou descentralizada, onde o objetivo era formar pessoas para o
trabalho em construções e demais ofícios como fazer chaves etc. A educação na
republica velha não mudou muito, o objetivo era formar mão de obra para o trabalho, não se pensava
no intelectual, até as mulheres eram preparadas para o casamento.
Na época da ditadura militar, a
repressão foi total, temia-se que eles fossem se levantar contra o regime por
isso não era objetivo formar o cidadão critico. Na era Vargas que passa por
dois períodos, ele descentraliza, e depois na ditadura ele centraliza, e tudo tem
que passar na mão dele, mas teve o período populista que ele obriga o brasileiro a estudar, mas com o
intuito de conseguir trabalhadores.
Na redemocratização, temos a constituição
e a Elaboração da LDBEN,(lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional) de 1996, para redemocratizar a educação no
Brasil. Vale lembrar que muitos centro para a formação técnica foram criados,
mais uma vez para o intuito da qualificação da mão de obra para o trabalho, as
instituições particulares cresceram muito.
Vivemos
numa época, em que os grandes conglomerados econômicos só pensam na lógica do
capitalismo, assim sua ética não poderia
ser diferente, pois é de seu objetivo privatizar as escolas do Brasil para que
o giro do capital ocorra em maior quantidade no Brasil que vai causar uma
desigualdade social em nosso País sem precedente.
Atividade
1: Características da Educação na
Colônia dos jesuítas e do Marques de Pombal
Jesuítas
1-
Educação de responsabilidade dos jesuítas
2-
Preparo pedagógico por parte dos professores
3-
Método, repetição, memorização e provas periódicas
4-
Educação a deixar o sujeito passivo (idealizado)
5-
Cursos de letras e filosofia eram secundários. Teologia e Ciências Sagradas
eram de nível superior
6-A
educação tinha como objetivo “catequizar” os índios; Os métodos
de ensino eram pautados na repetição e castigo
Marques de
Pombal
1- Educação nas mãos do Estado;
2-Falta de preparo dos professores. E sua escolha era feita por nomeação. Exemplo:
Se existia um taberneiro ele ia dar aula
de matemática, se existia alguém que escrevia poemas, ia dar aula de
português...
3-
Lógica e pratica voltada para a relação econômica, anglo - portuguesa.
4- Não objetivava a formação e o ingresso na
faculdade ( não existiam)
5-
Aulas regias marcante na educação do marques. E os ensinos isolados não
haviam expansão das disciplinas
6- Ensino laico:
constituiu-se no ocidente a partir da separação entre o Estado e a Igreja
Católica, fortalecendo-se com o iluminismo. No Brasil, o ensino laico teve início
a partir da expulsão dos jesuítas, em 1759, pelo Marquês de Pombal. Seus
colégios foram fechados e o ensino no país foi laicizado.
Atividade
2: Características da Educação no
Império joanino e na Republica Velha
Características
da Educação no Império Joanino
-Educação descentralizada
-A educação era repassadora de valores e
conhecimento que privilegiava mais a elite
-Modelo privilegiado, era o técnico, aprender a
fazer chaves, construção civil etc.
-Não havia uma política de educação sistemática e
planejada
- Existência ainda das aulas regias: compreendiam o
estudo das humanidades, sendo pertencentes ao Estado e não mais restritas à
Igreja.
- São criados cursos de Agricultura na Bahia. 1818;· É
criada a escola de serralheiros, oficiais de lima e espingardeiros, em Minas
Gerais.· É criado o laboratório de química no Rio de Janeiro.
-No século XIX, ainda não havia propriamente o que
podemos chamar de pedagogia brasileira.
-Ensino Superior: Academia real da marinha, Curso
médico-cirurgico, diversos cursos, avulsos, de economia ; Letrados e eruditos
com ênfase na formação humanista, cada vez mais se distanciam do trabalho
físico “maculado” pelo sistema escravista.
-Ensino Secundário: São os parâmetros do ensino
superior, que determinam a escolha das disciplinas, do ensino secundário, mas
era de forma precário.
-Segundo Fernando de Azevedo, “a educação teria de
arrastar-se através de todo o século XIX, inorganizando, anarquicamente e
incessantemente desagregada entre o ensino primário e secundário.
- Não há vinculação entre os currículos dos diversos
cursos de níveis, alias nem a propriamente currículo, devido a escolha
aleatória das disciplinas, nem qual quer exigência de completar um curso só
para iniciar o outro.
- Ensino Elementar: Foi descentralizado, passando
para a iniciativa autônoma das províncias. Sem a exigência de conclusão de
curso primário para acesso aos outros níveis.
-Outra característica na educação era de que, aos
escravos era proibido a matriculas nas escolas, 80% da população era analfabeta
Características
da Educação na Republica Velha
- Educação voltada para ser mão de obra da indústria,
não se pensa no intelectual
-Escola para as mulheres; O objetivo era prepará-las
para o casamento
-Ensino elementar; favorecia a demanda da
industrialização,
-Ensino secundário, desgastada ao longo do tempo
-Escolas normais; para melhor a formação, dos
mestres, exemplo uma em Niterói
-Ensino primário e médio, era para as mulheres, e o
profissionalizante era para os homens
-Colégio D Pedro II, destinou-se exclusivamente para
os homens
-Surgimento dos 1º pensadores educacionais, que
sérvio de base para o movimento pioneiro da educação
-Método Monitorial Lancasteriano; O método supunha
regras pré-determinadas, rigorosa disciplina e a distribuição hierarquizada dos
alunos sentados em bancos dispostos num salão único e bem amplo, “fracassou”
-Método Intuitivo Profissionalizante. Era um método
que visava a serviços de trabalhos manuais, não intelectuais.
- Até a Reforma Francisco Campos, o Brasil não tinha
uma estrutura de ensino organizado à base de um sistema nacional (Romanelli,
1978, p.131). Cada Estado da Federação tinha seu próprio sistema.
Atividade
3: Características da Educação no Era
Vargas e na Ditadura Militar
Característica
da Educação na Era Vargas
-Descentralização do ensino do império, atribuindo a
União a incumbência do ensino superior, e secundário e aos Estados a educação elementar e a profissional; Isso
na época populista. Depois com mão de ferro ele centraliza
-Francisco Campos decreta o retorno de ensino
religioso, facultativo das escolas publicas.
- Em 1942, já no estado novo, através das “leis
orgânicas do ensino”, Capanema implementa a sua reforma abrangendo os ensinos
industriais, e secundários comercial normal primário a agrícola.
- A lei orgânica do ensino profissional cria dois
tipos de ensino; um pelo sistema oficial e outro pelas empresas (SENAI e SENAC)
- Havia muitas vagas para a demanda, que não havia
mão de obra qualificada. Não havia pessoas para a demanda do capitalismo.
- Houve um aumento quantitativo, mas não qualitativo
na educação. As pessoas não tinham a cultura de ir para a aula.
Características
da Educação na Ditadura Militar
- Foi organizada a nova LDBEN, de 1961, lei 5692; Enfim, a
falta de obrigatoriedade do ensino de língua nas escolas foi um retrocesso para o desenvolvimento do
ensino no Brasil. Os menos favorecidos ficaram à margem dessa opção.
Os estadistas defendiam que só o
Estado deveria educar. Escolas particulares podiam existir, mas tão somente
como uma concessão do poder público
-Em 1867, a ditadura embarga a lei das organizações
consideradas subversivas.
-Para cada universidade é proibida, qualquer tipo de
ação política; Estudantes é para estudar, trabalhador é para trabalhar.
-(OSPB) Organização Social e Política Brasileira, no
caso superior (EPB), Estudos de problemas Brasileiros. Percebe-se o caráter
ideológico manipulador da ditadura.
-As escolas de ensino médio sofrem controle, seus
grêmios são transformados em centros cívicos, sob a orientação do professor de
Educação Moral e Cívica. Também esta disciplina era uma extensão da
ditadura.
- O regime fechou o Brasil, e caiu num atraso em
relação a mão do obra técnica e cultural.Pelo menos esse era o objetivo. Não
era permitido pensar.
- Os cargos de professores deviam ser ocupados por
pessoas de confiança, sem passagem pelo Dops (Departamento Estadual de Ordem
Política Social)
-Decreto Nº 477, proíbe aos professores e alunos e
funcionários das escolas, toda e qualquer manifestação de caráter político.
-Com o pretexto de averiguar atividades
“subversivas”, instala-se o terrorismo nas universidades. Processos sumários e
arbitrários demitem ou aposentam professores.
-Seu currículo é voltado para a ciências exatas e
engenharia, de distancia da tradição humanista e acadêmica. Alem disso, esses
oficiais se sentem atraídos pelas formas de disciplinas moral e severas, típicas do “contismo”.
-Na constituição estabelece a separação da Igreja do
Estado e a laicização do ensino nos estabelecimentos públicos.
Atividade 4: Característica na
Educação na Redemocratização
Redemocratização
- Promulgada a atual Constituição ela da atenção
especifica a educação. Constituição de 1988, obrigatório e gratuita.
- Elaboração da LDBEN. LEI Nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996
-Gratuidade em ensinos públicos e estabelecimentos
oficiais.
-Ensino fundamental obrigatório e gratuito.
-Atendimento em creches e pré escolas as crianças de
zero a seis anos
-Valorização dos profissionais de ensino, com planos
de carreira para o magistério publico.
- Autonomia Universitária, ela pode escolher a
metodologia de ensinar os alunos.
-Modernização da metodologia escolar, da gestão de
Fernando Henrique. Parabólica, vídeo k7 etc.
Atividade 5: Interesse Neoliberal
Qual o Interesse
do Neoliberalismo em Privatizar as Escolas do Brasil?
Parece que a proposta neoliberal
"capitalista" segue em sua sangrenta ideologia de oferta e procura
desesperadamente, e pela necessidade de
manter o controle sobra a economia, as nações e as pessoas. Ideologicamente
falando é isso; Eles querem inserir a educação no giro do mercado global
capitalista para obter lucro.
Em relação a causa de desigualdade,
se as escolas forem privatizadas. Vai ocorrer a concorrência no mercado, que
vai ocorrer algumas mudança nas escolas em suas relações, transformando quem ensina num
prestador de serviço, quem aprende no cliente. E a educação num produto a ser
produzido com alta ou baixa qualidade".
A lógica de privatização e de
subvenção, carrega um caráter meritocrático, que só contribui para o aumento
das diferenças na escola, a mercantilização da educação só irá agravar a
situação daqueles que já se encontram excluídos.
Devido à maior parte da população
brasileira não ter acesso a esses serviços privados, já que os serviços
oferecidos pelo estado não são de qualidade, isso gera a desigualdade social,
pois somente uma minoria elite poderá pagar por esses serviços.
O possível interesse do governo em
aderir; a privatização das escolas, é
possível, que aja um interesse do governo em aderir a esse sistema, se não
for impedido por meio de protestos do povo porque assim, ele tira de sua costa
a responsabilidade de educar o povo. Jogando para a propriedade privada, e ai
que está o problema como vai ser essa educação, com que interesse, vai ser
sempre com objetivo de formar trabalhadores como atualmente, mas hoje pelo
menos se almeja uma mudança.
Atividade 6: Elaborar um texto a
partir do vídeo Zeitgeist Addendum do futurista
Jaques Fresco, mostrada em sala de aula
“O trabalhador
passa por diferente fases de desenvolvimento: Logo que nasce começa a luta
contra a burguesia”
Karl Marx
Manifesto Comunista
Segue
o texto:
“O homem ainda é o mesmo de antes. é
bruto, violento, agressivo, acumulador, competitivo. Ele construiu uma
sociedade nesses termos” ...A sociedade capitalista. A relação capitalista, se
desenvolveu para o que é hoje a globalização, e isso envolve um jogo sujo entre
os poderosos. Parece que a lógica do capital, e
que o dinheiro não existe. Ele é criado, em cima disso a pessoa, ou país que emprestam
do FMI, ou do Banco Mundial, já estão endividados. Todos os lideres que ousaram
a se opor a ordem capitalista dos EUA foram vitimas de conspiração, quando
aquele esse país recorria a assassinatos para manter os seus interesses do
capitalismo, isso é,a globalização das grandes corporações e pelo petróleo, e a
corrupção, eles são corruptos.
Por exemplo: Saddam Hussein, foi uma vitima que chegou a ser aliado dos EUA, depois
quando não correspondeu foi declarado inimigo. O mesmo podia ter acontecido com
Hugo Chaves que queria que o petróleo servisse para o bem do seu povo a
Venezuela. A ótica do capitalismo, parece que eles querem manter os sistema
monetário, em que os grandes conglomerados mantém o Estado e a economia ao seu
controle, no entanto a contradição da globalização capitalista é uma faca de
dois gumes.
A raiz do capitalismo tem como
objetivo endividar os países para que eles não consigam sair nunca desse jogo,
e o Estado compartilha disso. O Karl Marx, já falava na possibilidade de outra
sociedade comum a todos e sem religião. Em vista que o capitalismo beneficiava
apenas a minoria, porque nesse sistema havia: “Ganância e Competição não são
resultado de um temperamento humano imutável. Ganância e medo de escassez estão
de fato sendo criadas e amplificadas. A conseqüência direta é que precisamos
lutar uns com os outros para sobreviver.” Bernard Lietater, fundador do Sistema
Monetário da União Européia “Nós podemos ou ter democracia neste país ou então
grandes quantias concentradas nas mãos de poucos, mas não podemos ter ambos.”
Louis Brandeis, Juiz da Suprema Corte
É uma
sociedade com lógica monetária, a qual o Brasil está envolvido, e o seu
principal credor é o FMI, a qual o jogo deve ser o mesmo dos EUA. Onde ele está
envolvido, eles trocam dinheiro criado, por títulos e os credores patrocinam os
candidatos a governo. O sistema monetário é muito instável, não proporciona
segurança ao trabalhador, que vive o tempo todo ameaçado e inseguro.
O documentarista Peter Joseph trata
de demonstrar como o sistema financeiro foi magistralmente arquitetado para
manter o poder (e o dinheiro) nas mãos das mesmas pessoas de sempre, e que o
atual sistema fracionário produz um “dinheiro de fumaça”, que na verdade não
existe e, em situações como as que vivemos no momento (Crise Econômica Mundial
de 2008), não há como fazê-lo aparecer, levando à quebra geral de instituições
financeiras e bolsas de valores. O dinheiro não existe, quando ele é inventado,
ela já vêem para endividar alguém.
Também de que o dinheiro surge do
nada, o governo faz o empréstimo, em troca de títulos de dividas, a partir daí
cria-se as notas, mas 97% é dinheiro virtual. Essa luta entre os grandes se
consolida para a população que é um escravo alienado, e sem consciência da
brutal realidade que envolve esse jogo sujo do capital, que quando chega nas
mãos dele já está inflacionado, e com taxa de juros em cima, isso muda a forma
de viver das pessoas.
"A sociedade é uma criação
técnica, e os métodos mais eficientes para uma saúde humana optimizada,
produção, distribuição de recursos, infraestrutura citadina e assim por diante,
residem na área da ciência e da tecnologia, não na política ou na economia
monetária. Os nossos problemas são técnicos, não políticos ou financeiros. no
entanto, a maioria das soluções oferecidas no mundo de hoje continuam
enquadradas dentro da atual ordem social e de suas práticas.
http://bit.ly/17kkIeW
“Ninguém é mais irreversivelmente escravizado do que
aqueles que falsamente acreditam ser livres.” Johan Wolfgang Von Goet.
A
globalização não é esse romantismo ideológico que se vê na televisão! Ela é bem
dramática, envolve os interesses dos grandes capitalistas, de corporações e
bancos, que com o jogo de empréstimos endividam o governo, a qual exerce certo
poder sobre ele, e interfere na vida das pessoas.
“Existem duas formas de conquistar e escravizar uma
nação. Uma é pela espada. A outra pela dívida.” John Adams. O mundo globalizado
é caracterizado por uma Corporatocracia, governado de fato por instituições
como:
- Banco Mundial – CIA – FMI - JP Morgan Chase -
Reserva Federal dos EUA – OMC - Exxon
- Halliburton
Possivelmente o futurista Jaques
Fresco, se inspirou na formulação de uma sociedade alternativa, no lugar dessa
causticante capitalista, e sem religião como idealizou Karl Marx, onde seria
uma sociedade comum a todos. O manifesto Comunista termina assim: “proletários de todos os países,
univos ! (frase do manifesto comunista)”. Chamando todos para uma união contra
o sistema; assim como o Jaques faz ao sugerir que as pessoas não se alistem, e
se reneguem a fazer parte do sistema capitalista. Em outro ponto Karl Marx diz, “Ela não
consegue mais controlar os poderes que ela invocou das profundezas logo se voltará
conta ela” (frase do manifesto comunista). Deve ser referente a crise capitalista que não pode controlar, e
se torna desastrosa.
Tem pessoas que não acreditem que
essa realidade possa mudar um dia, até porque eles estão mergulhadas em
conceitos culturais, da sociedade capitalista, por isso não podem imaginar outra forma de vida a não ser o que
já está ai; São escravos sem consciência como retrata o filme. O jogo envolve
cada vez mais o surgimento de dinheiro, causando a inflação, isso um dia vai estourar,
e causar um colapso nesse sistema, que já pode ser considerado falido e
ultrapassado; temos que pensar realmente numa sociedade do futuro que vale a
pena viver.
Com o estudo realizado, percebemos
que ao longo da historia do Brasil, a educação foi movida por grupos de
interesse particular. Os jesuítas tinham o seu interesse religioso, em manter
aquele home cativo, daí por diante.
Nunca se pensou no bem do homem, da sociedade, para que a sociedade se
transforme para melhor.
Os mecanismo que fizeram parte da
historia, na educação do Brasil estiveram sempre ligados com interesses do Estado,
ou quando não do capitalismo; Parece que qualificar o homem para que ele
trabalhasse seria mais oportuno para a elite em vista que essa seria uma camada
da sociedade que se destaque nas regalias.
A ditadura, o Estado neoliberal, o
império, e outros impôs aos brasileiros
valores que correspondiam a eles, o interesse do Estado ou quando não de uma
instituição chamada Igreja o povo realmente esteve sempre a mercê desses
poderes excludentes que compões oligarquias no Brasil.
A exclusão do poder publico no
Brasil,percebemos que não vêem de hoje com esse estudo fica a sensação de
indignação de uma historia que parece que se repete nos dias atuais quando
vemos falar de um neoliberalismo que quer privatizar as escolas no Brasil. Na
atual democratização ainda falta muito para melhorar, mas privatizar
definitivamente não seria a melhor saída para os nossos problemas; desde quando
o capitalismo é a solução de problemas, eles são os problemas.
E a
questão do capitalismo que é uma força excludente e terrível contra os
interesses humanitários, até porque a lógica é tornar mais e mais rico aqueles
que estão no topo da pirâmide. Muitas teorias são idealizada para uma
substituição dessa, feita pela sociedade cível pois não há interesse do governo
que faz parte desse sistema. Propõe-se a revolução na consciência para depois
transformar a sociedade sem o materialismo.
Referências
Arruda Aranha Maria Lucia História da Educação. In Arruda
Aranha Maria Lucia. São Paulo SP.Editora Moderna, 2001
Marx Karl e Engls Frederich. O Manifesto Comunista
150 Anos Depois In Marx Karl e Engls Frederich. São Paulo SP, Editora Fundação
Perseu Ulbramo, 1998
http://www.helb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=32:ldb-de-1961&catid=1035:1961&Itemid=2
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb04.htm
http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_metodo_monitorial_mutuo.htm
historia.br.face.unicamp.br
wwweducarparacrescer.abril.com.br
http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=333
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