FASCÍCULO DA FACULDADE
IPIRANGA –PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTEGRADAS – EIXO DE FORMAÇÃO COMUM,
Belém, PA, 2008. – Disciplina: Conhecimento Cultura e Linguagem – Unidade 1- Da
Oralidade à Informática (p. 8-24)
Sebastião Pereira Viana Júnior[2]
A humanidade ao longo de seu desenvolvimento, e de sua
historia passou e desenvolveu diversas culturas, diversas formas de se
comunicar, desde o mais antigo meio oral até a cibercultura. No entanto estamos
vivendo um dilema em relação a cultura da geração, em relação com o mecanismo
chamado educação, e a modificação do língua escrita que é muito modificada, nos
meio de comunicação das redes sociais. E
agora professor o que fazer? Como se
deve comportar diante dessas mudanças em que não reflete a realidade da escola.
Todas essas culturas fizeram do homem um ser que chegou a se destacar com
relação aos outros animais, tais culturas como a oralidade, a escrita entre
outras. Fizeram com que ele exerça um certo domínio em relação aos outros. Para
melhor refletir sobre o assunto discorremos acerca do tema tendo como base o
capítulo acima referenciado que traça um percurso da evolução da linguagem
mostrando que a passagem da oralidade à
escrita, há milhares de anos, alterou a própria estrutura do pensamento e
acabou por transformar a consciência humana, assim como a passagem da escrita à
informática, em nossos dias, faz emergir uma nova visão do mundo. Observa
também, neste capítulo, que o analfabetismo digital, isto é, a falta de domínio
da informática, gera exclusão social, como acontece com a falta de domínio da
escrita.
1-Criar Linguagem um privilegio Humano (pagina. 8)
1.1-A invenção da palavra assinala o primeiro
estagio da cultura humana, a cultura oral, dependente da presença física...
(pagina 9)
1.2-Transmitida de geração em geração graças
exatamente à linguagem. Na forma geral cada som da língua é percebido linearmente...(pagina
9)
1.3- Entende-se que a fala é o motor cultural a qual
o homem encontrou e desenvolveu ao longo do tempo, a qual continua até hoje.
Nos somos o reflexo daquilo que o homem
fez no passado para chegar aos dias de hoje. Também segundo o autor a invenção
da palavra assinala o primeiro estagio da cultura humana a cultura oral” (pagina
9)
1.4- “ Um breve conjunto sobre sons... celebra a
palavra, a mais genial invenção do ser humano do seu próprio passo distintivo”...
(pagina 9).”
1.5 “A historia de todas as literaturas do mundo
ocidental começa com a poesia” (pagina 10)
2- A Escrita (pagina 11)
2.1- A escrita marca o segundo grande momento da
humanidade, depois da fala, na historia da comunicação humana. Fale um da escrita como ela se caracteriza. (pagina
11)
2.2- Com a invenção da imprensa por Gutemberg, o
material escrito aumentou e houve a necessidade de criação de Biblioteca.
(pagina 11)
2.3- “A primeira biblioteca criada foi a de
Alexandria a qual continha todo o saber da antiguidade em torno de 700 mil
papiros e pergaminhos”. (pagina. 13)
2.4- “A escrita desloca o ouvido para o olho a
recepção da língua. Destinada a ser percebida visualmente” (pagina. 13)
2.5- No uso do cotidiano, a escrita “esconde-se”
como veículo, pois ao leitor interessa, sobretudo, o sentido do discurso. A
arte como sempre se incube de romper o lugar—comum a poesia concreta do século
XX requer não apenas o trabalho mental de compreender o sentido, mas a fixação
do olho no aspecto material da palavra na sua distribuição na pagina. (pagina 13)
2.6-A escrita desloca do ouvido para o olho a
recepção da língua. Destinada a ser percebida visualmente a escrita tem como a
fala uma dimensão linear e temporal... (pagina13)
3-A Imagem (pagina. 14)
3.1- Com o surgimento da imagem desestabilizou com a
hegemonia de cultura escrita, “cujo apogeu começou com o advento da televisão”.(pagina
14)
3.2-Com a cultura de massa, veio uma espécie de
fusão com a relação às outras, jornal, radio, cinema etc. Todas inseridas nesse
novo comportamento humano.(pagina 14)
3.3- “Da fusão da cultura de massas, surgiu a
linguagem hibrida, mobilizadora dos mais distintos órgãos de percepção que
produziu o fragmentarismo a descontinuidade da leitura” (pagina. 15)
4-Cultura em Bites (pagina. 15)
4.1- Com o advento da informática surge uma nova
linguagem que revolucionaria tudo aquilo que nos já tínhamos visto até hoje, a
cibercultura, que teria como parâmetro uma sociedade em que seu conceito
seria a de uma sociedade bem informada. (pagina 15)
4.2- Os códigos que CDs e DVS lêem, vêem, em forma,
números, ou pequenos furos, como leigos
não conhecemos, mas que se converte na linguagem falada e escrita a qual nos
conhecemos, quando é lida num CD por exemplo, quando é convertida em letras no
computador etc.. Esse novo modelo pode ser usado por pessoas que se encontrem
on-line, na mesma hora e no mesmo lugar nas redes sociais, por isso em tempo
real alguém pode escrever um texto por exemplo, e publicar. (pagina 15)
4.3- Com os novos códigos instaurou-se o reino da
hipermídia, em que muitos meios convergem para a criação de uma nova linguagem,
hibrida, poderosíssima e de largo alcance. Contexto novo, que obriga a repensar
totalmente a educação tradicional. (Pagina 15)
4.4- Nessa nova cultura em bites exige novas formas
de pensar, de escrever e de se comportar. Para Pierre Lévy a “informática é uma
nova tecnologia intelectual, com capacidade de produzir um novo modo de pensar
o mundo e de conceber novas relações com o conhecimento” (pagina 15)
5- O Esperanto das Maquinas (pagina. 16)
5.1- Foi uma linguagem universal criada para
facilitar a comunicação entre os povos. (pagina 16)
5.2-“Na cultura digital, o mundo assemelha-se a uma
imensa rede sem dono. É de todos e de ninguém... (pagina 16)”
6- O Digital
é Novo? (pagina. 17)
6.1-Não. Ao acionar um interruptor, informamos á
rede elétrica queremos energia ou não (...). Obviamente a resposta é não pois
já havia esse tipo de mecanismo, bastava só ser expandir.(pagina 17)
6.2- A informática é um espaço virtual, que já
existia embora não tinha alcançado o que é hoje, por exemplo, quando se
colocava uma tomada, ou quando indígenas se comunicavam etc. Embora antigamente
não possa ser considerada com um espaço virtual como hoje, com redes sociais
livres opiniões etc. (pagina 17)
6.3- Para Pierre Levy os novos meios que veio
através da historia, não podem ser entendidos como estágios excludentes na
sociedade, mas como realidades concomitantes, já que criação humana. E a linguagem
deve ser entendida como uma atividade social do ser humano. (pagina 17)
6.4- Os novos meios que vieram através da historia,
não podem ser entendidos como estágios excludentes na sociedade, mas como
realidades concomitantes, já que são criação humana. E a linguagem deve ser
entendida como uma atividade social do ser humano. (pagina 17)
7- Da Oralidade a Escrita (pagina 18)
7.1-Nem todos os povos possuíam algum tipo de
escrita em comparação com a fala surgida
há 100 mil anos com os primeiros homo sapiens. (pagina 18)
7.2-Textos mais antigos: “pequenas plaquetas com
anotações, com numero de gado, escravos ou estoques de cereais, encontrado na
Suméria, cidade de Uruck sul do atual Iraque. 3300 a.C”.(pagina 18)
7.3-Pictogramas; foram os primeiros símbolos que o
homem utilizou para escrever; Cada símbolo representa um objeto, mais era muito
limitado. (pagina 19)
7.4-Alfabeto: As limitações fizeram com que houvesse
uma revolução na linguagem escrita “Daí surgiram dois tipos de escrita; a
silaba –grupo de sons representados por sinal- e alfabética cada sinal
representa uma letra como no português, no inglês etc. (pagina 19)
7.5- O alfabeto se espalhou e surgiu as mais
diversas expressões da escrita. Chegou-se a acreditar que a escrita não era
mais importante que a oralidade, “na verdade muitos textos afirmam-se a
superioridade e a independência do oral!”(pagina 20)
7.6- Nos dias de hoje, a escrita é considerada um
mecanismo de ascensão social a classe que a domina consegue ascender, “Mas será
que não se dá um valor demasiadamente exagerado a escrita” (pagina 20)
7.7- David R Olson: Começou a questionar a
superioridade da escrita em detrimento da oralidade, ela não revela as
sutilezas do falante; “Já o discurso oral precede e está presente na preparação
interpretação e analise do texto escrito” (pagina 21)
8- Da Escrita a Informática (pagina 23)
8.1- Com o advento da informática, ficamos com o
cotidiano modificado agora todas as coisas do cotidiano estão na frente do
computador, lojas, cinema, escola etc. Tudo que antes precisava-se de um
deslocamento agora basta um click e algumas palavras e você terá acesso.É a
chamada cibercultura.(pagina 23)
8.2-Pierre Levi Foi quem definiu o conceito de
cibercultura, “Conjunto de técnicas imateriais materiais e intelectuais de
praticas de atitudes de modos e de pensamentos e de valores que se
desenvolveram juntamente com o crescimento do ciberespaço” (pagina 23)
8.3- Grande marco no século XXI são as
transformações envolvendo a internet, blocos econômicos dos continentes,
transnacionais, entre outros ramos do capitalismo e globalização, não
esquecemos que é desigual. (pagina 23)
8.4-Exclusão digital: com um click você pode ter
acesso aos mais variados textos e artigos mais têm o risco do autor nem ser
citado. Também na educação existe o problema daquele que não tem acessa a ela,
assim como na globalização, existem uma camada extremamente exclusa dos
mecanismos a qual alguns podem pagar, pelas maiores maravilhas da
tecnologia. (pagina 23)
8.5-Reflexo na educação: muitos não tem acesso a
rede, alguns por intermédio do cyber. Nas escolas, os monitores também se
recusam a mexer nos computadores, por medo de serem danificados; É preciso no
entanto saber inserir esses recursos no meio pedagógico da escola, é corremos o
risco de receber de alunos possíveis trabalhos sendo simples copias da
internet. (pagina 24)
8.6-“faz-se necessário que cada escola insira a
informática no seu projeto pedagógico e que esse projeto incorpore uma nova
visão de educação” (página 24)
Percebemos que a fala e a escrita
foram os primeiros estágios da cultura humana, e que ambas foram fundamental para o
desenvolvimento humano, e para a transmissão da cultura do homem. Seja de forma
oral e ou escrita. Cada fase a qual se desenvolveu a cultura humana foi como
uma revolução um salto para o desenvolvimento da espécie.
Percebemos
que o autor faz uma abordagem histórica da evolução da comunicação humana. Desde
os primeiros grupos que desenvolveram a oralidade, e depois a escrita que
diversos autores debatem a contestação da hegemonia da escrita sobre as demais e
o embate entre escrita é oralidade.
Entendemos
também que na sociedade moderna, os novos mecanismos pode constituir a exclusão
social, na sociedade da cibercultura; Curioso que não é de hoje que se fala em
exclusão social, na sociedade capitalista ela é marcante a sua existência ! Agora
veio também na cibercultura.
No
trecho final do capitulo mostra dois personagens, um alegando o gosto dos
livros, do lápis e a borracha, ele queria sentir o papel e o lápis. O outro alegava que escrever
manualmente era ultrapassado, que a cibercultura era consolidada, e que não podia se ver escrevendo um texto se não fosse
no computador.Isto mostra os diferentes sentimentos acometidos pelas pessoas diante daquilo é novo.
No
capítulo em estudo, aponta também uma critica do autor em relação à necessidade da escola se reformular e se adequar a nova realidade na cultura do
aluno que vivem na sociedade da cibercultura. Se existe ou não essa resistência
a essa mudança é uma coisa que os professores tem que saber e tornar a escola
uma realidade atrativa para o aluno, junto com a tecnologia, mas para não se
tornar completamente dependente dela. E sim saber usá-la quando preciso.
Portanto compreender-se que nos obriga a repensar totalmente a educação tradicional.
Concluímos
que o aparato tecnológico, e o desenvolvimento humano desde a fala a escrita, foram mecanismo que
transformaram o mundo revolucionando a sociedade. Todas desenvolvidas no seio
da cultura humana, invenções idéias, maquinas etc. Isso nunca terminará, sempre
vai haver o desenvolvimento ao longo da historia humana.
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