FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
SEBASTIÃO PEREIRA VIANA JÚNIOR
RELATORIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO NAS
ESCOLAS PAULO MARANHÃO E RUTHI ROSITA
SEBASTIÃO PEREIRA VIANA JÚNIOR
BELÉM-PA
2014
FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA
LICENCIATURA EM HISTORIA
RELATORIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO NAS
ESCOLAS PAULO MARANHÃO E RUTHI ROSITA
SEBASTIÃO PEREIRA VIANA JÚNIOR
Disciplina estagio supervisionado apresentado Ao curso de História das
Faculdades Integradas Ipiranga Como
requisito parcial para obtenção do titulo de Licenciado em Historia. Orientado
pela Professora. Andrea da silva Pastana.
BELÉM-Pa
2014
SEBASTIÃO PEREIRA VIANA JÚNIOR
RELATORIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO NAS
ESCOLAS PAULO MARANHÃO E RUTHI ROSITA
Disciplina estagio supervisionado apresentado Ao curso de História das
Faculdades Integradas Ipiranga Como
requisito parcial para obtenção do titulo de Licenciado em Historia. Orientado
pela Professora. Andrea da silva Pastana
Data ____________________________________
Resultado_________________________________
BANCA EXAMINADORA
Andrea da Silva Pastana
Faculdades Integradas Ipiranga
Assinatura_____________________________________________
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
...................................................................................5
DESENVOLVIMENTO; ......................................................................8
OBJETIVO. Geral Especifico................................................................8
CONSIDERAÇÕES
FINAIS..................................................................9
REFERENCIAS......................................................................................11
INTRODUÇÃO
Apresentaremos em nosso
relatório sobre as seguintes escolas,
Paulo Maranhão e Ruth Rosita, ambos localizados nos bairro do Guamá.
Abordaremos as atividades das mesmas no âmbito dos projetos educacionais e
outras que eles participam como o Paulo
Maranhão que tem um blog, essa escola se encontra em maor atividade na internet.
O estagio foi realizado na
escola Paulo Maranhão, este referente ao
ensino fundamental no período de 15/09/2014 a 29/10/2014. Sendo
amplamente reconhecido,e aproveitado a experiência bem proveitosa.No estagio da
escola Ruth Rosita ele foi realizada no período de 02/11/2014 a 31/12/2014. Sendo bem
aproveitado como experiência.
DESENVOLVIMENTO
Escola Paulo Maranhão
1200 alunos
18 salas
Sala de computação
Biblioteca
Apoio pedagógico
Uma quadra
|
O Espaço Físico
da Escola: Metodologia: A escola Paulo maranhão está localizada no Bairro do
Guamá, na Avenida José Bonifacio. A metodologia apresentado nesse primeiro dia
de aula, foi respectivamente a tradicional
escrita no quadro, e os alunos copiam, no caso era um exercício para a
ao alunos resolverem, depois ela passou um trabalho com um resumo tirado do
livro didático. É assim que ela trabalha não usa propriamente o livro, mas os
textos que ela trás ela extrai as informações do livro didático.
Na escola Paulo Maranhão, estive
olhando na internet as suas atividades e
encontramos um Blog de sua autoria, o
blog: http://eeefpaulomaranhao.blogspot.com.br/.
Nele encontramos alguma das atividade sócias que eles promovem e citamos as
seguintes:
APLICAÇÃO DO PERFIL PSICOSSOCIAL COM OS ALUNOS DA
503, 504,602,603 E 702 DO TURNO DA MANHÃ : UMA AÇÃO DO PROJETO REDE ESCOLA
CIDADÃ
I Concurso de Redação, promovido pelo Sindicato das
Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), em parceria com a Secretaria
de Estado de Educação (Seduc),
Postado por E.E.E.F.PAULO MARANHAO às 21.6.13 Nenhum
comentário:
Os 10 alunos da rede pública
estadual de ensino que venceram o II Concurso de Redação, promovido pelo
Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), em parceria
com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), serão apresentados oficialmente
na próxima quarta-feira (19), durante a cerimônia de premiação, na Estação
Gasômetro.
1º lugar: Luiz Carlos Lima da Luz – Escola Paulo
Maranhão - Belém
DIVULGANDO A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO 6º ANO E 6ª
SÉRIE NO 4º SALÃO DE ARTE INFANTO-JUVENIL DO CCBEU
GRAVAÇÃO DE DEPOIMENTOS DOS ALUNOS IURI, EVERTON,
KATLEN, KEICY, VERA E DOS PROFESSORES FRANCISCO E MARILENE SOBRE OS SEGUINTES ASSUNTOS:
ESCOLA, VIOLÊNCIA, CULTURA DA PAZ: UMA AÇÃO ORGANIZADA PELOS PROFISSIONAIS DE
COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UNAMA.
GRUPO FOCAL COM OS ALUNOS DA 5ª E 6ª SÉRIE
DESENVOLVIDO PELO PROJETO REDE ESCOLA CIDADÃ
O projeto político pedagógico que a escola participa: A escola não participa de nenhum projeto político,
o pedagogo me falou que eles estão esperando uma verba do governo para,
implantar alguns projetos.
Escola Ruth Rosita
Numero de sala 13
Numero de alunos
Uma quadra
Biblioteca
Laboratório de informática
|
A escola Ruth Rosita apresenta
uma estrutura padrão, salas aberta a ventilação, e ventiladores, está localizada no bairro do
Guamá, conta com um grupo de professores empenhada na ideologia da educação. Ao
obervar a aula do professor percebei que ele ministra uma aula dialogada, e bem
dinâmica, com critica a desigualdade social no Brasil desde a época da colônia.
A
escola apresenta quem foi Ruth Rosita em um quadro na entrada. A escola também
participou do programa a escolado
amanhã, ganhando o premio, essa mesma escola se apresenta em melhores
condições, na biblioteca,e tem água para os professores, enquanto no Paulo
maranhão eles tem que comprar.
O projeto político pedagógico que a escola
participa: Mais Educação
e Jovem do Futuro ProEMI
OBJETIVO
Objetivo geral
* Identificar a relação aluno professor, e como o
material didático foi explanado pelo professor. O relatório tem pro objetivo e
metodologia do professor e as condições do espaço físico da escola
Objetivo Especifico
*O material didático
*A metodologia do professor
METODOLOGIA
Entraremos com a metodologia apresentado pela
professora em sala de aula ela constitui
em dois momentos básicos, 1º : Por meio de exercícios e trabalhos, valendo
ponto para os alunos, o que ela me disse ser bem tradicional, 2º ; A outra
metodologia é com base em que a
professora elabora textos a partir do livro
didático o que ela, um texto bem básico, onde ela faz o trabalho valendo
2 pontos. Sempre elaborado do livro didático para todas as turmas.
O método usado foi com base na
observação e anotações do trabalho do professor, e a comparação com as demais
teorias estudadas na faculdade. A metodologia da escola, está voltada para a
utilização do livre didático, oficialmente. No entanto percebemos que em certo
momento a professora nos contou que ela mesma pesquisa em casa para trazer o
conteúdo para os alunos.
Na escola Ruth Rosita o
professor trouxe na historia do Brasil a obra Raízes do Brasil de Sergio
Buarque de Holanda, tornando a aula muito interessante. Basicamente a
utilização do quadro e do pincel são os métodos predominantes da metodologia.
Consolidando assim um método tradicional.
O método tradicional citado a
cima não quer dizer que os professores sejam ultrapassados, antiquadros etc.
Muito pelo contrario eles são muito competentes,e conhecem bem a disciplina
história.
Trabalhos, textos, atividades resumo no
quadro, explanação do assunto, e até dica sobre o Enem como foi no caso no
ensino médio para 3º ano. Foram algumas das metodologias utilizadas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Existem ainda uma dificuldade,
na formação e na sincrônica da escola coma sociedade e os alunos. Falta de conhecimento não é! Esses
professores foram bem preparados, pois nas conversas com eles percebemos o grau
intelectual, a metodologia basicamente é ele o quadro, e Xerox,
A escola Paulo Maranhão se
encontra em maior dificuldade até então, não participa de projetos político
pedagógico, ao contrario da escola Ruth
Rosita, mas essa se apresentou mais organizada, mas durante alguma provas, essa
escola parou muito dificultando assim o estagio.
Percebemos que o professor ainda
tem muita luta pela frente, contra um estado que não consegue manter um padrão
mínimo de condições para ele trabalhar. Para driblar as dificuldades de uma
escola que a partir das 9:00 começa a esquentar, falta de água entre outras a
qual culpamos o estado como responsável.
REFERENCIAS
VINCENTINO Cláudio. Projeto Radix História - 6° Ano Aplicação:
Didáticos - Ensino Fundamental II - História - 6º Ano. Editora Scipione. 2015
VINCENTINO Cláudio. Projeto Radix História - 7° Ano Aplicação:
Didáticos - Ensino Fundamental II - História - 6º Ano. Editora Scipione. 2015
VINCENTINO Cláudio. Projeto Radix História - 8° Ano Aplicação:
Didáticos - Ensino Fundamental II - História - 6º Ano. Editora Scipione. 2015
VINCENTINO Cláudio. Projeto Radix História - 9° Ano Aplicação:
Didáticos - Ensino Fundamental II - História - 6º Ano.Scipione. 2015
DE HOLANDA Sergio Buarque. Raízes do Brasil. Companhia das Letras. 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário