FASCÍCULO DA FACULDADE IPIRANGA –PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTEGRADAS
– EIXO DE FORMAÇÃO COMUM, BeléLebrum, In
Chartier Roger (org.). François Historia
da vida privada: da renascença ao século das luzes tradução: Hildegard Fiest.
São Paulo: Companhia das letras (p. 76-112)
m, PA, 2015. – Disciplina: a Construção da
Modernidade – Unidade 1-
Sebastião Pereira Viana Júnior[2]
INTRODUÇÃO
O principio básico da reforma protestante e a leitura. Portugal e Espanha e suas
colônias toda a América ibérica, e saxônica o disparato é muito grande. Qual a
característica básica do cristianismo? Ele é pessoal, mais é também coletivo. A
relação do individuo e a ordem em torno da Igreja o Cristianismo se desenvolve
e se adapta a estrutura moderna.
Essa mudança permite o maior controle sobre os seus
fieis, que é pelo sacramento batismo, crisma e eucaristia, casamento e a
extrema unção, nesse momento ela mantém o controle no sentido no sentido do
catolicismo.Da contra reforma católica.
Para o católico tem a relação com deus através do sacramento e do clero, para o protestante é direto com
Deus.A igreja passa a rever os seus dogmas.a critica de Lutero pode levar uma
cizão do cristianismo diversos estados querem romper com o catolicismo.
Qual é o momento em que nos podemos ver essa
contradição dentro da Igreja católica? Entre o coletivo e o pessoal! E a missa
o momento da expressão. A missa é a contradição acontecia que o fiel não
entendia nada o que ele estava fazendo ai. A missa é esse espaço, mas o sujeito
expressa a sua forma espiritual. Mas a missa era uma forma de controle do fiel,
existia o dia que eles não podiam faltar que era o domingo.
Não vai a missa se pensar logo que está virando
protestante. A reforma realmente começou com Lutero, mas varias pessoas
contestavam os dogmas da igreja como mas nenhum consegue modificar a estrutura
como Lutero, não era que ele seja o primeiro, começa a crescer o mundo de
hereges. A conjuntura rompe com a estrutura católica, no século XVI,
possibilitou esse rompimento. Sergio Buarque de Holanda fala que Lutero não
queria criar uma nova religião, ele quer reformar a igreja, foi excomungado, e essas
teses vão interessar a príncipes na Germânia..
“A maior senhora feudal da época era a igreja
católica”. E daí, se desdobra para Calvino, após o concilio de Trento ela vai
passar a reformular a missa e seus sacramentos, conhecidos como a contra
reforma. Modificado o latim para diversas línguas, mas não é na mesma lógica da
reforma protestante. A reforma protestante tem
varias vertentes e corrente. Muito diversificada de região para região.
Ela se deu a cena da Bíblia. Os católicos não dão o
acesso a Bíblia, o maior medo é não possibilitar o domínio da Bíblia porque
eles temiam e acreditavam na subversão aos dogmas da igreja, os dogmas poderiam
ser contestados. Possibilitar aos fieis uma participação maior no culto,
possibilitar isso aos fieis era possibilitar o maior controle sobre os fiéis.
Os sinais ocorrem hoje, e ontem, mas o Clero que decide quais as partes que vai
ser lida para manter o controle.
IGREJA CATOLICA: Usura condena é o lucro a igreja
condena o lucro ele é gerado, não utilizado, para as pessoas. Sem tem um casa e
recebe para alguém morar lá não é
pecado, não é usura. Se vende comida também não é. Mas se empresta dinheiro e
recebe os juros é usura é condenável.
Agora se tem 50,0. Empresta 25 e vai querer 30,0,
isso é pecado, a pessoa não come ouro. A salvação de católicos está na igreja o
padre é o entre posto entre a salvação e o elo de ligação entre o sujeito e
deus e a Igreja.
CALVINO: A usura
já não é problema, o trabalho quando fica rico, é porque ele é
predestinado. Quando alguém contestar eu trabalho mas
não conseguir a ascensão é porque faltou a predestinação. Ou seja os
elitos de Deus quem trabalha e produz a riqueza são os leitos.
As Reformas Devoções e Piedade Pessoal
O cristianismo é uma corrente que chama para a
convenção da fé, e ao mesmo tempo ela parece divididas entre duas tendências,
inconciliáveis. “filha tua fé te salvou” Pedro é pedra, e através dele
construirei minha igreja, tranca-te no teu quarto para orares. A contradição
está no âmago do cristianismo. Assim como a IGREJA INSTIUTIÇÃO e IGREJA CORPO MISTICO, é essa as tendências inconciliáveis.
Acredito a igreja instituição se identifica como uma
burocracia, com regaras e conceitos a seguir. A igreja Corpo Místico
corresponde ao significado de ser católico, e até onde ele pretende levar os
seus fieis, esse é o corpo místico da igreja.
A estrutura
hierárquica da igreja, pouco se estabeleceu com os bispos, são os chefes da
Igreja. Em Roma é o sucessor de Pedro. Os cenolitas praticam junto o exercício
da vida ascética, mas isso não impediu o fluir
de uma vida que se pudesse chegar a estágios místicos.
A igreja sempre desconfiou e espiona o comportamento
de ricos e aventureiros, espirituais. Por isso é importante estudar o papel da
Igreja a partir da reforma do século XVI, no comportamento da vida privada, a
essência do fórum intimo da vida privada ou seja o comportamento a
mudança de mentalidade daquelas pessoas. “Em que medida Igrejas protestantes e
igreja romana favoreceram ou frearam essa emergência? É a pergunta que se
coloca.”.
Se consolidou uma oposição de pensamento entre
cristãos católicos X protestantes. Cada um com o seu aparelho ideológico. Para
agregar fieis bitolados, pelo lado católico eles reforçaram os sacramentos, e o
papel da Igreja e do sacerdócio como intermediários, entre o fiel e deus.
Os protestantes ficam com o papel de livre leitura e
conhecimento para chegar a deus sem
excluir o papel da família e da comunidade.percebemos em ambos mecanismo
ideológicos de dominação.
DO LADO CATOLICO AS GRANDES PRATICAS COLETIVAS E O
INDIVIDUO
Nesse momento nos séculos XVII e XVIII, a igreja
tende a valorizar as mais variadas formas de culto e outras adorações.
A PARTICIPAÇÃO NA MISSA
Era fundamental participar na missa por parte do
fiel, na Igreja romana. Mas no século XVII os fieis são espectadores passivos,
que nem vêem o que acontece no altar, não é necessário ver o celebrante nem
ouvir a voz de padre, rezar o terço era expressar apenas uma devoção
(explicação familiar, do evangelho do dia ou de algum ponto de moral cristã
para a instrução e a edificação das pessoas).
Também se fazia orações pelos mortos, para Ave
Maria, Credo, e o mandamento de Deus e da Igreja. Mas segundo metade do século
XVII, por ter intermediado dos padres do oratório. As coisas evoluem, concluem
que a missa não é um simples exercício
de devoção, individual. Alguns pensamentos, corrompiam sobretudo ao desejo de
tomar o culto mais vivo.
No catolicismo existem a publicação de minas, com
texto litúrgico em latim e ao lado a tradição proporcionaram uma facilidade do
fiel também surgem “ exercícios para a Santa Missa.”. O objetivo desse
exercício é entrar numa seqüências de preces e orações, sem entrar- mos no sentido de tudo o que o padre diz.
No entanto esses missais esbarram no grande índice
de analfabetismo. Em 1686 -90.71% dos noivos e 86% das noivas não assinam seu
contrato de casamento. E o problema que a maioria dos fieis não se interessa
por folhetos, coisa que eles não conseguiriam ler. E também o que adianta os
fieis ouvirem as rezas ou preces, mesmo numa língua que eles não entendem.
No século seguinte a situação pouco se modifica pois
ainda era obrigado a presença dos fieis na missa, aos domingos. Também houve
uma mudança significativa, como: assistentes a missa deixaram de ser uma
devoção.
CONFISSÃO INDIVIDUAL E COMUNHÃO FREQUENTE.
Existe outra obrigação envolvendo a fé antológica
que é a confissão na comunhão pelo menos uma vez por ano. Quer se realize no
final de Quaresma, e a confissão de culpa e absolvição, com propósitos de não
reincidir.
A essência do sacramento é a penitência, e a
confissão individual. Os pecados mortais só podem ser eliminados através da
confissão auricular, ao padre. Em suas doutrinas católicas, pergunta-se o que
fazer, para examinar a própria consciência. Ele responde que é necessário
recolher –se em sua intimidade ajoelhar-se e pedir a Deus.
No começo do século homens e mulheres passaram a se
confessar não só uma vez, após ano, mais mensalmente, ou semanalmente, e
passaram a escolher um confessor a sua preferência. A maioria desses diretores
espirituais e de religiosos –Jesuítas,
oratorianos, dominicanos ou outras.
Mesmo com o sistema de confissão que a igreja
católica adota, assim, muitos fieis tem receio de contar seus pecados ao padre,
com medo de eles não guardarem sigilos. A confissão se tornou um meio eficaz de
ocultamento e obriga ao fiel examinar a mente. Tem que ser feitas sem trapaça
para o convencimento dos pecados.
A outra confissão é no leito de morte, que deve ser
confessado como uma espécie de sumario, onde no quarto só ficava ele e o padre,
desde o concilio de Trento difundiu-se entre as pessoas, a comungação moral dos
fieis.
OS
SACRAMENTOS: O RITO E O INTIMO
Os sacramentos são: batismo eucaristia, casamento,
que considera os seus, o individuo em suas relações pessoais com Deus. Batismo
crisma e Eucaristia são os sacramentos da igreja católica. Na comunidade
invisível e da igreja universal cada cristão tem a sua própria salvação.
Celebra-se no mesmo dia no recém-nascido na vida cristã, se essa criança morrer
ele será colocado sob a proteção de um santo do céu, e certamente gozará da
beatitude eterna.
Também cabe a igreja cobrar desse cristão o
cumprimento das obrigações, logo que chegue a idade dele compreender e elevar o
seu coração a Deus. Depois de estudar o catecismo a criança é levada para
estudar para comungar aos 12 anos. Nos séculos XVI e XVII ainda não
existia nenhuma cerimônia particular no
dia da páscoa.
O Tito de passagem ainda não tem a importância que
vai alcançar no século XIX, estou falando de toda aquela simbologia da
eucaristia, comunhão etc. O matrimonio constitui o primeiro sacramento na
presença do padre, percebemos que a igreja católica defende a hegemonia da “família nuclear”, embora atualmente não há
uma homogeneidade nessa constituição, existem diverso tipos de casos de
formação familiar.
Entre os sacramentos como penitencia eucaristia e a
extrema unção, visa ajudar o cristão a ter uma boa morte. Os padres tem
consciência da necessidade de intervir na hora da morte do cristão, uma vez que
esse tão desgraçadamente abandonara a deus eles pede para a salvação da das
chamas eternas, o objetivo em vez das chamas eternas é a salvação eterna.
Também é importante lembrar que a salvação não se dá
de forma que ele consiga isso sozinho. Nos últimos momentos de vida do cristão,
a presença do padre é ativa e rezam com
fervor para que o moribundo vença a luta contra o diabo e possa ascender aos
céus, e obtenha a misericórdia do Juiz soberano.
Tem uma
diferença entre o enterro da elite e das classes populares: Cortejo desde a
casa do morto, até a igreja ou cemitério. Os pobres é bastante simples, só a
família de alguns amigos acompanham, as classes mais abastardas tem os
privilégios pelo berço ou pela fortuna.
Existe
também paralelamente as praticas e devoções
facultativas,algumas com confrarias e peregrinações, tudo bob o controle da
igreja, a adoração da eucaristia seria o Jesus Cristo.também existem muitas
designações tem quem reze pelas almas no Purgatório, e as crenças em São José patrono da boa morte,
e o Sagrado Coração do Jesus. Entre outras temos a confrarias do Rosário e o
culto Mariano.
Independente dos grupos e dos cultos eles tem uma
característica de ajuda mutua espiritual, mas material também. Espera-se nesses
cultos a salvação da alma, e que ele possa superar a sua condição de pecador, e
possa alcançar a felicidade eterna. E os confrades se assistem mutuamente no
leito de morte, e rezam pelo descanso da alma.
Mesmo que um cristão não seja integrante de uma
confraria e tem aqueles que pagam para entrar na esperança da salvação, esses
que não são integrantes participam. Muitas vezes encontramos um sentido
clássico dos oratorianos, no sentido latino, e
na primeira metade do século XVII, se repetirá na França.
Em sua devoção os fieis não invocavam os santos
apenas para a cura dos doentes, mas também para a proteção de animais e
colheitas.
A VIRGEM MARIA: é considerada a mais poderosa das mediadoras, e
pode se invoca-la contra toda espécie de doença, Cada província tem seu próprio local de culto
a virgem.
As peregrinações envolvem as mais variadas formas de
culto, e pedidos tanto para pedir graça, quanto para pagar promessa. Trata-se
de um gesto pessoal que aspira confiança na intercessão do Santo. Essas
manifestações também podem ser uma grande manifestação coletiva, isso se
caracteriza pelo apega da população pela religião que pratica.
AS MISSÕES E OBRAS DE CARIDADE
As missões são um grande processo de manifestação do
cristão, para renovar o espírito do cristianismo. Capuchinhos, Lazaristas,
jesuítas organizaram uma missão constituía em agregar outras paróquias
vizinhas, destinados a diferentes grupos entre eles crianças, mulheres e moças,
homens e rapazes, domésticos etc.
O Clero vê essas manifestações como sendo de amor ao próximo, praticas tanto individual
como coletivas. A partir de 1660-80. O Estado procura encerrar nos asilos todos
os pobres e mendigos, pois não eram mais
visto como uma imagem de Cristo,mais como insociáveis. Também temos toda uma
consciência cristã dos leigos católicos, leigo é aquele que está engajado e
participa da vida da igreja.
A hora da
morte tem toda uma preparação, ela se insere na perspectiva cristã de boa
morte, onde se fala “em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo”, o testador
recomenda sua alma para Deus Pai todo poderoso a Jesus Cristo seu Filho único e
a bem aventurada. Virgem Maria, entre outros.
ORAÇÃO INDIVIDUAL
A piedade pessoal constitui nas orações da manhã e
da tarde. Isso no catecismo do século XVII. Entre o ritual estava tomar a água
benta, despir se e deita pensando na
sepultura do Senhor. Os genuflexórios são pequenos oratórios no quarto e
gabinetes, que na igreja aprova essa atividade.
E o direcionamento que o cristão deve ater-se a
Deus, em diversas circunstancias da vida. Oração da criança antes de
estudar,oração daquela que quer se casar. Algumas obras tentam responder as
necessidades de cada “estado”. São variados os clamores para os Santos.
O culto mariano no século XVII, a devoção a Santa
virgem se traduz na oração do Terço e do Rosário. Por volta de 1700 toda a
devoção dos humildes que não sabiam ler, limita-se a rezar o terço, e o habito
de escapulário chamado de as vezes de habito de virgem.
EXPERIENCIAS MISTICAS
Aqui é o sentimento de alto piedade, e de
conhecimento de Deus, através da instituição, existem praticas de devoção, e
muitas vezes coletivas da religião. Esse misticismo é a forma mais elevada que
se refere a relação do homem com Deus.
Nos século XIV e XV,
tivemos místicos renanos flamengos espanhóis,
o escritor Francisco de Sales escreve que é heresia querer acabar com a
vida devota, porque aspiramos querer a vida perfeita. E pode ser um meio tão
eficaz quanto a oração e a contemplação. Essa vida perfeita é a mais elevada
espiritualidade.
A partir do século XVII,
a igreja condena as praticas místicas, como também pode fazer valer a sua
autoridade, e acontecer uma relação de
desconfiança em relação as praticas místicas dos fieis. O aparelho ideológico
da igreja católica é mais dinâmico, e agregador, ou seja mais flexível.
AS PRATICAS COMUNITÁRIAS
DA REFORMA PROTESTANTE
Baseada numa espécie de autonomia do fiel em relação
a sua busca pela divindade, ou seja, de Deus, suja a palavra está na Bíblia,
que se deve ler e interrogar diariamente afirma Lutero. Com base no evangelho,
batismo e oração dominical, é ai que se encontra Jesus.
Nesse aparelho ideológico o homem agora luta sozinho
para se chegar ao destino do além, nessa doutrina todos os outros
intermediários são minimizados. Aqui se
dá a salvação pela fé,
As consequências dos dogmas da comunhão dos Santos
são para o protestante como uma crença no purgatório, o objetivo da
fé protestante, é se salvar pela fé, e pelo conhecimento da Bíblia.
O CULTO DOMESTICO
Em seu cotidiano os luteranos e calvinistas, se
engajam numa oração individual, e cotidiana, assumindo assim uma forma de culto
domestico, enquanto o católico vê na Igreja o centro para a sua devoção. O autor coloca que apesar da
obrigatoriedade para aprender a ler, e da escolarização nos países
reformadores, ainda sim boa parte dos fieis ainda não sabiam ler.
O prelo da Bíblia era caro, em geral cada família
possuía uma. Normalmente compete ao pai da família presidir tal culto. Ele lê alguns versículos, cabe a eles levar
para que até os criados siga o caminho do bem. Mas Lutero e Calvino, estão
convicto de que não se pode deixar o fiel sozinho é preciso enquadra - ló
solidariamente.
A PRÉDICA E A CEIA
O controle tem como objetivo três fundamentos
básicos 1-adoração 2-apelo a convenção 3-salvação. Os dois primeiros correspondem
à prece e a leitura da Bíblia. O terceiro e mais importante é alcançado pelo
sermão do pastor. Esse não pregara sem ter como tema uma parte das escrituras
sagradas.
Em ambos luteranos e calvinistas a ceia é celebrada
quatro vezes por ano. As igrejas protestantes que aboliram a confissão
auricular privada, adotaram certos dispositivos de substituição. Nas igrejas luteranas
pratica-s e absolvição evangélica.
O batismo para os protestantes passa por um
processo, e esse não tem papel determinante para salvação, ao contrário dos católicos, as
crianças são batizadas no domingo seguinte. O pai apresenta o seu filho, e pode
dar-lhe o seu prenome. Entre outras celebrações temos os noivos, só o
consivorcio pode romper. O matrimonio não pé considerado sacramento.
SOLIDARIEDADE E ELEIÇÃO
As praticas protestantes como disciplina
eclesiástica, culto dominical, celebração da ceia etc. Parecem no mínimo tão
comunitárias como a dos católicos, para os luteranos e calvinistas, as praticas de culto coletivo
devem ser para reforçar a fidelidade do fiel em sua forma individual e a cima
de tido controlar essa fidelidade nada mais do que isso,
Os protestantes se sabem são os eleitos de Deus, o
que determinou o que queria fazer com cada homem. Essa eleição é envergada por responsabilidade
com Deus que salva. O católico deve com a graça merecer a sua própria salvação,
o protestante ele é liberado da angustia, da morte, e do Juízo. Acredita-se que
ao aceitar a palavra foi porque Deus o elegeu.
Geralmente o protestante reza sozinho, e o católico
com a comunhão da Igreja. Esse paradoxo, é marcado pela reforma de ambos os
lados, o que iria acarretar uma forma especifica de bitolar e de controlar os
seus fieis.
CONCLUSÃO
Os católicos esbarraram no índice baixo de
alfabetização. No protestantismo a salvação é a Bíblia, daquilo que ele Le.
Hoje nos caracterizamos os protestantes
como os evangélicos. Para a igreja católica o que importa é o clero que possibilita a reflexão.
A igreja é o instrumento mesmo com as imagens, mas ela utiliza mais ainda as
missas.
O PROTESTANTISMO: Não é dialética o cristianismo é
dialético, tanto protestantismo quanto catolicismo. Mas o elo de ligação no
catolicismo é a Igreja,mas existe o culto nos dois. O protestantismo avança
numa estrutura de combate ao
catolicismo. Era para reformar, por isso mais difícil.
CATOLICOS: na idade média essa ideia de romance que
se vê em filmes não existia isso é mais para hoje. O casamento era pra
procriação. Quando não se chega a esse
elo não se pode concretizar, a mulher era só para reproduzir.
CRITICA PRINCIPAL: Que é a cobrança de indulgencias,
na salvação da alma, deixava para a igreja os donatários. Mas o funeral tem
diferença, entre as classes tem as mais abastardas no século XIX, as famílias
mais ricas com um arsenal de ritual mais elaborado. As pessoas são enterradas dentro da igreja,.
O poder público cria os cemitérios, mas as estruturas ainda ficam, constroem
sepulturas, iguais as igrejas. Tem a possibilidade de uma boa morte, as
peregrinações que são individuais mais também coletivos estavam vinculadas a
adoração aos santos.
Características da reforma protestante:
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1-Justificação pela fé
2-Sacerdócio Universal
3-Autoridade da Bíblia
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O que salva é a crença em Jesus Cristo, visto dos
católicos são suprimidos pela adoração aos Santos. E hoje é motivo de conflito lembram o bispo
chutando a imagem da Santa Nossa Senhora.
CULTO DOMESTICO: oração individual através das
leituras chega-se até Deus a Bíblia é da
família ela e deixada como herança a leitura é organizada pelo pai, dentro da
família. Se dá do pertencimento, a uma paróquia dá a possibilidade de todos
poderem ser sacerdotes.
SACERDÓCIO: É
a autoridade veem de conhecimento, esse posto é essencial, porque quebra coma
estrutura da Igreja qualquer um pode discutir a Bíblia, e levar a conhecimento
da Bíblia.
ADORAÇÃO:
apelo a conversão o que salva é que a Bíblia ensinamentos chega a esse
conhecimento o sermão do pastor se dá pela Bíblia.
DOMINAÇÃO: Percebemos também que essas religiões
constituem um aparelho ideológico de dominação. Através do ensinamento controle
da justificação pela fé , não deixa de ser um aparelho ideológico. O coletivo
no catolicismo foi vencedor, no protestantismo não.
Católicos e
protestantes são muito diferentes em suas crenças, mas todos tem uma coisa em
comum, que é igreja ou congregação como um aparelho ideológico de dominação, o
fiel sustenta o sacerdote, e os senhores do colarinho branco.
REFERENCIA
Lebrum, François.
HISTORIA DA VIDA PRIVADA. tradução:
Hildegard Fiest. São Paulo: Companhia das letras, 2009, p. 76, 112.
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