30/01/2011
Como eu devo mostrar a sociedade pra eles? Para isso existem três teorias o marxismo, positivismo, historiografia. Não é correto escolher uma como base, certo é que as três se ligam, já vi professor jogar as idéias de modo ao aluno fazer –se pensar e definir o que estava acontecendo assim como já vi o professor falar o conteúdo sem deixar duvidas, isso não quer dizer que devemos omitir informação do aluno, mas saber explorar e puxar o raciocínio do aluno.
As teorias não podem ser escolhidas, na verdade, definir uma como padrão não é eficaz, nem ético. O professor não pode dizer vou adotar o estilo marxista até porque isso não é conveniente, mas não quer dizer que ele não mostre a história de forma crítica como propôs Karl Marx. Também posso resgatar a história como conseqüência do nosso presente e futuro. É imoral o professor pegar por base a teoria que lhe convém de acordo com sua classe social ou ideologia por todos as teorias fazem parte da história.
A profissão professor não é das mais simples, lhe dar com o homem não é coisa das mais fáceis, concluíram que nós estamos em campo minado, a qualquer momento, o professor pode ser vítima de calunias, ou alguns alunos mal intencionados, com essa onda na internet, muitas vezes eles são vítimas de difamação,gozação entre outras, por isso é bom estar preparado para essas coisas, principalmente para quem está entrando agora, a melhor forma de se proteger, é sempre recorrer as bases legais, e principalmente com os responsáveis do aluno quando não com o próprio aluno. Ainda cabe ao professor procurar a melhor forma de se defender a possíveis agressões, seja ela verbal, difamatória etc.
O estudo da universidade aborda principalmente fatores correspondentes ao ser humano que o envolve em SOCIEDADE E PSICOLOGIA : Não quer dizer que a história esteja fora desse contexto, mas foi forte a aprendizagem em si tratando do homem em sua formação psíquica . Trabalhar com eles envolve conhecimento de psicologia, didática e a moral e ética da filosofia, pós se o professor aborda tudo isso, e não se comporta de acordo o que procura passar, não é um comportamento de educador.
A psicologia não era apenas para compreender o homem, mas para construí-lo, nos moldes da ética e da moral, o professor não pode chegar na sala com o pensamento de 50 anos atrás pensando que a classe é um único corpo e que não é necessário conhecer a sua vida, para entender os fatores que prejudicavam a aprendizagem, mas como saber de tudo isso sem dominar mecanismos que passa interar todos.
É ai que entra a didática, e o professor se identifica como parte integrante e humano, entre os alunos, e por isso que é necessário o professor se conhecer e escolher qual faixa de idade ele se adapta melhor, assim como o professor escolhe uma didática para transmitir o assunto da melhor forma possível.
Esse recurso são dialéticos , e impossível se prender a um único recurso, usar apostilas, é o básico é simples por ser de fácil manuseio e simples locomoção mas não se pode desperdiçar uma oportunidade caso apareça a possibilidade de usar um data show e outros recursos mais sofisticados, lembrando que não se pode deixar ficar preso aos recursos, é sempre bom estar preparado para o improviso e o domínio do conteúdo e da classe..
Não se pode construir o individuo, sem fazer parte da convivência com ele, a construção do homem deve ser de forma crítica e moral, mas não se pode dar uma direção você mostra o caminho ele decide aonde ir. O trabalho deve estar todo minuciosamente organizado, e seguir o padrão rigoroso do que aconteceu realmente nas sociedades, sem impor vilões e heróis fazendo assim o aluno a pensar sobre a sociedade de todas as épocas.
Esse homem que quebra a tradição e os costumes, e não se deixa levar pelo momento e o aqui ágora, mas que construa o futuro e seja feliz realmente, não se enganando com a alegria do momento. Construir tipo de interação com a sociedade para que o aluno, ou acriança se sintam parte essencial da sociedade, e se sinta na obrigação de fazer algo.
Sebastião Pereira Viana Júnior
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