02/12/2014
FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA
DISCIPLINA: PRÁTICA PEDAGÓGICA II - EXTENSÃO-100H
PROFESSORA ANDRÉA DA SILVA PASTANA
PLANEJAMENTO ESCOLAR PARA O 1º
ANO
SEBASTIÃO PEREIRA VIANA JÚNIOR
Trabalho de PRÁTICA
PEDAGÓGICA II - EXTENSÃO-100 H.Apresentado Ao curso de História das
Faculdades Integradas Ipiranga Como
requisito parcial para obtenção do titulo de Licenciado em Historia. Orientado
pela Professora Andrea da Silva Pastana.
Data ____________________________________
Resultado_________________________________
BANCA EXAMINADORA
Andrea da Silva Pastana
Faculdades Integradas Ipiranga
Assinatura_____________________________________________
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
........................................................4
OBJETIVO; geral,
especifico....................................5
METODOLOGIA
....................................................6
AVALIAÇÃO............................................................6
CRONOGRAMA......................................................7
CONTEUDO..............................................................8
REFERENCIAS........................................................10
INTRODUÇÃO
Começaremos
abordando o movimentos das grandes navegações, que será abordado como um fator essencial no processo de globalização e de expansão do
capitalismo. Os motivos, as justificativas que fizeram esses países se lançarem
numa busca por mercado consumidor, desencadeando a chegada em novas terras.
O pensamento
político do Renascimento, o surgimento desse novo homem independente
desprendido da igreja católica, onde se difundiu esse pensamento, em que
circunstâncias os artistas viviam, eles dependiam da igreja de reis para serem
retratados?
A reforma
religiosa e protestante, esse embate sangrento, as ideias de predestinação, a
ideia das teses de Lutero. O perda do poder da hegemonia da igreja
católica,e a separação do estado da
igreja.
O estado
absolutista e a ideia de mercantilismo e
da balança comercial favorável nesse momento o capitalismo tem por ideia
a de que é rica a nação que acumular riqueza.
Com
o processo das revoluções burguesas, o pensamento de John Lock, em fim dos
iluministas e seu liberalismo. A derrocada do feudalismo os Despotismo Esclarecido, todo o aparato
teórico e os acontecimento para o desenvolvimento e formação da sociedade capitalista.
Concluindo
com a luta dos operários no século XIX, os pensamento dos socialistas utópicos
e cientifico, nesse processo de revolução industrial, e a consolidação da ordem
burguesa, e a resistência a essa ordem, nos pensamento dos Marx.
OBJETIVO:
Identificar os
principais fatores que contribuíram para a mudança da sociedades feudal para a
capitalista. Atentar para o pensamento iluminista que eram feitos por burgueses
inconformados com os impostos cobrados pelo Rei. Colocar as claras os
movimentos revolucionários burgueses e religiosos, suas verdades seus objetivos
financeiros.
Analisar
os processos históricos que são anteriores a formação da atual sociedade, que é
capitalista, entender como esse processo de pensamento foi construído ao longo
do tempo na historia. Os pensadores, as lutas sociais, e a problemática que é
entender a sociedade capitalista como um processo de dominação por uma
elite.
Em
o estudo da obra; O Manifesto do Partido Comunista; temos por objetivo
apresentar uma dinâmica diferenciada, uma vez que essa obra é apresentado
apenas trechos, e em alguns casos. Analisar o contexto histórico da obra, e
fazer uma comparação coma realidade social hoje, e os traços que a obra trás de
atual.
Geral
- Entender o processo, a transição da sociedade capitalista nos seus primórdios para a atual, e lançar criticas a esta sociedade.
Específicos
- Entender o processo do desenvolvimento do conhecimento e dos pensadores da fase de transição do capitalismo
- Lançar criticas ao capitalismo e dar ao aluno a consciência da lutas de classe, assim que entrarmos nesse contexto
METODOLOGIA
Aulas
explicativas com debate e estimulando uma visão critica sobre a historia. Que
faz parte do contexto histórico da humanidade e adotando a corrente
MARXISTA como modelo de visão histórica
da humanidade. Ou seja a historia das lutas de classe como motor central da
historia.
Ao longo das
aulas serão feitos testes, exercícios, estimulando a troca de ideias, o método
é estimular o debate ideológico entre professor e alunos. Os testes serão
feitos ano final de cada capitulo, podendo ocorrer testes entre esse tempo, se
achar que há necessidade.
Serão 8
Tópicos estudados, ao longo do 1º semestre, referente a Idade Moderna. Sendo
que o trabalho de Intervenção, será o estudo do documento histórico “ o manifesto comunista”, expostos no
cronograma com os dias.
Em o estudo da
obra O manifesto Comunista, procuraremos elaborar um texto temático,
minuciosamente em vista da dificuldade da leitura em Marx. Procuraremos
analisar, o que se aplica e não se aplica hoje na obra.
RECURSOS:
Textos (material digitado do livro) quadro magnético e
pincel.
AVALIAÇÃO:
Continuada, podendo ocorrer testes durante as aulas. E
exercícios e trabalhos para fazer em casa.
CRONOGRAMA
Janeiro
|
Fevereiro
|
Março
|
Abril
|
Maio
|
Junho
|
1-As Grandes
Navegações
Introdução
|
2- O Renascimento
Estudo da Obra o
Manifesto Comunista
|
3-Reformas Religiosas
Estudo da Obra o
Manifesto Comunista
|
4 - O Absolutismo ou
Estado Moderno
Estudo da Obra o
Manifesto Comunista
|
5-Revoluções Burguesas
6-O Iluminismo
|
7-A Independência dos EUA
8-Revolução Industrial
|
CONTEUDO:
ALUNO:
Sebastião Pereira Viana Júnior
DSICIPLINA: História
DIAS DA SEMANA: Segunda, terça e
quarta.
TURNO: Manhã
HORÁRIO: 7: 30 as 9: 45 SÉRIE: 1º ano
PROJETO:
Idade Moderna PERIODO: 24 de Janeiro
A 28 de Maio de 2015
1-As Grandes Navegações
Introdução
1.1-O pioneirismo português
1.2-Navegações Espanholas
1.3-Navegações Inglesa, francesas
e Holandesas
1.4-Navegações Chinesas
1.5-Navegações Vikings
1.6- A Questão dos negadores
Cabral e Cristovão Colombo
1.7- A Convivência na nau Capitania
1.8- Afinal Quem Descobriu a
"América".
2- O Renascimento
2.1-O Pioneirismo italiano
2.2-O Renascimento nos Países
Baixos
2.3-O Renascimento na península
Ibérica
2.4-O renascimento na Europa
Central
3- Reformas Religiosas
3.1-O desencadeamento da Reforma
Luterana na Alemanha
3.2-A Reforma na Suíça o
Calvinismo
3.4-A Reforma na Inglaterra e na
Escócia.
O Anglicanismo e o
presbiterianismo
3.5-A Reforma Católica ou contra
Reforma
4 - O Absolutismo ou Estado Moderno
4.1-O Mercantilismo
4.2-A Colonização
5-Revoluções Burguesas
5.1 Século XVII na Inglaterra
5.2-Século VXIII na França
6-O Iluminismo
6.1-Principais teóricos
6.2-O Despotismo Esclarecido
7-A Independência dos EUA
8-Revolução Industrial
8.1-O pioneirismo da Inglaterra
BIBLIGRAFIA:
SCHNEEBERGER Carlos Alberto. Minimanual Compacto de História
Geral Teoria e Prática. 2003. 2º Ed. São Paulo – Ridel.
MARX. Karl. O
Manifesto do Partido Comunista 150 anos depois. 2006
Obs: tem uma bibliografia que não foi possível citar porque,
a referencia se perdeu ficando apenas com o conteúdo.
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